Mediocrização de grandes artistas: será?

Autor Mensagem
Gaiteiro15
Veterano
# mai/11


Estava eu (no mais puro ócio) lendo uma coluna do ********, falando sobre a discografia do Queen. Eis que ele fala a respeito de um fenômeno (ou não), do qual o Queen teria sido vítima: a mediocrização, ou seja, a redução da carreira dos mesmos a apenas duas ou três músicas.
Sempre achei que o AC/DC foi uma vítima de algo parecido, e que escutar a discografia das bandas nos fala mais sobre elas, mas nem sei se seria algo geral.

Opinem.

Loues
Veterano
# mai/11 · Editado por: Loues
· votar


Não é que se reduz a carreira dos caras a duas, três músicas. É que quem não conhece muito, não é muito fã, pode conhecer só os hits mais famosos... mas qualquer pessoa com bom senso sabe que a banda pode ter feito muito mais coisa, e coisas bem diferentes...

Eu não costumo ouvir toda a discografia das bandas, e quando conheço só os hits é o que já falei ali...

O que acontece às vezes, é de alguém não conhecer a banda tal não gostar dos hits dela e acabar sem conhecer - "Nem gosto de Pink Floyd, daquela música com as criancinhas lá..."

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Loues
"Nem gosto de Pink Floyd, daquela música com as criancinhas lá..."

Isto acontece bastante. Tenho muitos colegas que não gostam dos Beatles, e por quê? Lembram de Help! e até de Ob-la-di Ob-la-da, sem conhecê-los mais a fundo.
O problema desta cultura de hits* é justamente esta injustiça com as bandas.

* não estou afirmando de Ob-la-di Ob-la-da (não sei se está escrito certo) seja necessariamente um hit.

Doggy
Veterano
# mai/11
· votar


Eu costumo sempre ouvir as bandas que eu curto além dos hits.

Mas muita gente não faz isso, o que, pra mim, é perfeitamente normal, mas que infelizmente colabora pra tal "mediocrização".

Sabe... Até gosto disso, sou daqueles possessivos musicais...

"MINHA BANDA, SÓ EU POSSO OUVIR!!1!"

Rs.


Abç

Loues
Veterano
# mai/11 · Editado por: Loues
· votar


Gaiteiro15
Eu não acho ruim existirem os hits. São aquelas músicas que todo mundo conhece, canta junto! (Nem que seja enrolado o refrão hehe)
Acho que isso é muito legal, une muita gente com algo em comum...

O problema é quando as pessoas acham que a banda é somente o que está em um ou dois hits, ou nas poucas canções que elas conhecem... às vezes não sabem o que estão perdendo!

Por isso é legal sempre trocar idéias com alguém pra conhecer as bandas, com alguém que já conhece e pode apresentar melhor. Às vezes por indicação comecei a escutar bandas que sozinho talvez não pesquisaria muito sobre... isso também vale pra conhecer mais daquelas bandas que se conhece só os hits...

O caminho inverso também, mostrar um pouco das bandas que a gente mais conhece e curte, pra quem não conhece muito...

Loues
Veterano
# mai/11
· votar


Doggy
"MINHA BANDA, SÓ EU POSSO OUVIR!!1!"

Deixa de besteira! Divide a banda com os outros!

birometaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Olha vcs vão acha um absurdo oque eu vou escrever aqui. Vale a pena resaltar outro tipo de mediocrização, fazer uma banda a principil legal composta por bons musicos virar o restart. Eu sei, todo mundo falando de Queen e eu falando de Restart, mais gente oque eu quero fazer vcs pensarem é q todo tempo temos boas bandas sendo resumidas a 1 ou 2 musicas e tb bons musicos sendo obrigado a tocar lixo comercial.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Loues

Síntese do que penso.

Mas eu acho Beating Around the Bush melhor do que Back in Black.

birometaleiro

Bá, minha velha. Com todo o respeito, mas não tem absolutamente nada a ver com isto.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


bons musicos sendo obrigado a tocar lixo comercial.

mimimi, gravadoras são do diabo, mimimi...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


O problema é quando as pessoas acham que a banda é somente o que está em um ou dois hits

No caso de AC/DC, isso é a mais pura verdade.

Renato F
Veterano
# mai/11
· votar


Não sei, não, acho que o mp3 contribuiu um pouco pra isso.

Algumas pessoas ainda baixam o cd inteiro mas, a maioria só faz download exatamente dos hits.

Antes, nos tempos do bom e velho vinil, a gente acabava ouvindo todo o trabalho da banda. Sabia que músicos gravavam cada album, enfim, percebíamos as evoluções dos caras.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Die Kunst der Fuge
No caso de AC/DC, isso é a mais pura verdade.


Exatamente. Vai perguntar para alguém que não conhece muito, vai te dizer que AC/DC se resume a Back in Black, Highway to hell, Hells Bells e no máximo Thunderstruck.

Renato F

A mais pura e cristalina verdade. Isto acontece muito.
Acaba se tornando mais ou menos a tal de "mediocrização", reduz-se a carreira aos hits.
Claro que eles DEVEM existir, até porque ajuda muito a incluir alguém na mídia, mas não passemos dos limites.

Holds...

Loues
Veterano
# mai/11 · Editado por: Loues
· votar


Renato F
Tem razão, também penso que podendo baixar as músicas separadas fica mais fácil ter vários hits de várias bandas e conhecer menos bandas de um jeito mais profundo... comigo mesmo é assim.

Mas os mesmos dowloads também me ajudaram a conhecer melhor a obra de bandas que gosto, de um jeito que não faria pagando pelos discos... é tipo um test-drive que se faz, e com a internet temos acesso praticamente ilimitado...

Acho que isso vai mais da consiência das pessoas mesmo, para quem quer conhecer as bandas a fundo, o material está aí. Para quem quer só a superfície, e ter uma coleção de hits, o material está aí também... É só ter noção da própria ignorância, saber que a banda pode ser (e é) mais do que seus maiores sucessos...


Às vezes acontece de eu conhecer só algumas músicas de uma banda, aí descubro que um amigo meu curte a banda e indica um ou outro álbum pra ouvir... pode não passar disso, eu posso gostar e procurar mais coisa, posso não gostar... às vezes cada um conhece um pouco da banda, mas partes diferentes, aí no fim os dois saem conhecendo mais...

Teve uma época em que baixava as coisas mais por blogs, que tinha achado uns que postavam músicas de gêneros que eu estava interessado em conhecer, e gosto de ouvir. Sempre tinha uma apresentação da banda, isso também é bom pra ter uma idéia...

Outra coisa também é quando baixa um álbum, e se gosta de algum músico do grupo, aí se pesquisa mais sobre ele. Se gostou de um tema, ver quais outros artistas regravaram, etc... esses últimos é mais comum nos discos de jazz e afins...

dibass
Veterano
# mai/11
· votar


vai te dizer que AC/DC se resume a Back in Black, Highway to hell, Hells Bells e no máximo Thunderstruck.

Pura realidade. Quando a música que eu mais gosto deles não é nenhuma delas.
Mas a minoria conhece.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


dibass

Touch too Much ou Jailbreak?

Loues
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Mas eu acho Beating Around the Bush melhor do que Back in Black
Essa mais tarde eu vou conferir...

dibass
Quando a música que eu mais gosto deles não é nenhuma delas.
Mas a minoria conhece.

Qual é?

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Loues

Está no Álbum Highway to Hell. Uma das melhores gravações do Angus.

dibass
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Loues

You Shook Me All Night Long



Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


dibass

Sério que é a tua preferida?

gosto dela, mas tem umas quantas bem boas (leia-se melhores).

dibass
Veterano
# mai/11
· votar


Aah, gosto da Black Ice também!

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


dibass

Pois é tinha esquecido desta.
O álbum é bom também.
Só nestes dois tem músicas que deixam os hits no chinelo.
Estou ouvindo uma muito boa - Night Prowler.

Muito boa.

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Fala, rapá!
Excelente tópico, adoro debater sobre discografias.
No caso específico dos citados Queen e AC/DC, bandas das quais tenho a discografia inteira:

Sobre o Queen:
acredito que chamar de "mediocrização" é pegar pesado demais com a escolha feita pela banda. O caso é que o Queen passou uns oito anos fazendo música criativa da melhor qualidade. Misturavam letras cínicas e harmonizações vocais incomuns com melodias criativas e arranjos geniais. Não sei se o pessoal aqui já teve tempo de ouvir acuradamente os álbuns " Jazz", " A Day At The RAce", " A Night At The Opera", " News Of The World"... a diversidade de estilos era algo que poucos tinham a coragem de fazer lá pelo meio dos anos 70.
A partir do álbum " The Game" a banda manteve parte deste estilo, mas também lançando poderosos hits que alcançavam facilmente as ondas do rádio. Devido ao talento que sobrava nos quatro músicos, obviamente os hits eram de altíssima qualidade, o que elevou a banda além dos limites de uma banda de rock.
Todavia, a banda depois de quase 20 anos na ativa passou a criar menos, como alías todas as bandas que existem - a crise de criatividade é comum a todas as bandas com mais de sete/oito anos de atividades ininterruptas.

Sobre o AC/DC:
aí a coisa é um pouquinho diferente. A banda assumidamente mantém o estilo e vai tocando rock and roll de raiz, sem muita firula. Agrada a alguns ( meu caso ) e desagrada muitos, que acusam a banda de repetitiva. A criatividade do AC/DC está nos riffs, e a banda toca com honestidade , assumem a linha adotada.
Também sofreram a crise da criatividade - é só ouvirem os álbuns entre 1983 e 1989 e notarem o deserto de riffs criativos, marca registrada da banda.

Na minha opinião, isso não é mediocrização. Bandas medíocres são as que nascem medíocres e não tem nada em sua discografia que seja digno de entrar para a História.

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


Quanto aos hits do AC/DC, o pessoal esqueceu do maior deles, You Shook Me All Night Long !

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Marcelo Bico

Acho que tu não entendeu o sentido da "mediocrização" da qual eu estava dissertando.

Um cara mais acima citou You Shook me All Night Long. Eu particularmente não gosto muito...

T-Rodman
Veterano
# mai/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


a mediocrização não está em quem gosta de música. está em quem 'escuta música'.
É duro, mas quem daqui já não viu quase que de imediato uma banda 'jukebox', tocar assim:
- Metallica - Enter Sandman
- Queen - Under Pressure
- AC/DC - Back in Black
- Nirvana - smells like teen spirit
- Ramones - Blitskrieg pop ou Pet cemetery
- RHCP - Under the Bridge
- Deep Purple - Highway Star ou Smoke in the water
- Eric Clapton - Cocaine
- Led Zeppelin - Rock and Roll
- Rush - Tom Sawyer

e não é só 'Rock and roll'. Aqui na cidade, toca-se muito 'samba rock', onde se traduz geralmente a um único repertório, todo mundo que toca tal estilo.

Bem, é assim que eu cresci enjoado de 'hits', e fui aprender a tocar meu repertório 'alternativo', que exclui todas as citadas, excluindo também todas do Raul, rs.

BTW, Queen e Pink Floyd pra mim, em termos de gravação de discos, técnicas de estúdio e tal, é referência hoje em dia. Vale a pena escutar os discos dessas bandas em equipamento de qualidade para melhor apurar o som, o que não acontece com muitas bandas, incluindo-se AC/DC, que é uma ótima banda, contudo em estúdio, não é aquela maravilha.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Saindo um pouco do Rock, o Martinho da Vila é o artista mais injustiçado do Brasil neste sentido.
Se alguém diz: Martinho da Vila. O que vem na hora na cabeça?
É devagar, é devagar, é devagar, é devagar, devagarinho...
Esta é PIOR MÚSICA DO MARTINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ele fez discos INACREDITÁVEIS, como Batuque na Cozinha, Martinho da Vila e Canta, Canta Minha Gente. O Memórias de um Sargento de Milícias é razoável. É inaceitável ver gente criticando-o sem fazer nem idéia da existência destas maravilhas.

Desabafinho básico.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Só acrescentando: embora eu ache o Régis meio fascista e chato, >>esta coluna<< dele fala (e bem) sobre isto.

Abraço.

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Seria a " mediocrização " a banda se vender ao mainstream? Passar a criar hits com a intenção de alcançar as ondas do rádio?

Se for esse o sentido, eu acho que há dois tipos de banda que têm hits:
a) as bandas geniais ( genial por qualquer motivo ) que chegam ao mainstream por pura competência. Nesta categoria eu nem me daria ao trabalho de listar exemplos, pois o nosso amigo T-Rodman acabou de citar um monte. Apesar de eu concordar que muitos desses "hits" já encheram o meu saco, pela quantidade de vezes que já os ouvi na vida.

b) as bandas ( pré-fabricadas ou não ) que fazem toda a sua discografia propositadamente direcionada a alcançar a mídia. Criatividade zero, essas eu dispenso.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


Marcelo Bico

Na verdade, um pouco são até as pessoas que fazem.
Estas bandas de plástico são diferentes porque... porque... porque são ruins, e talvez fora dos hits encontra-se músicas piores que os hits.

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Bicho, eu odeio samba mas dia desses estava ouvindo a MPB FM, sabe-se lá porque he he he.
Ouvi uma música do Martinho da Vila com um letra sensacional, uma crítica ácida à diferença social. Falava que ele chegava tarde da faculdade para onde ia após o trampo, da qual não dava conta de pagar a mensalidade. O refrão dizia: Particular, ela é particular...

Não sei o nome dessa obra-prima, mas lembro que eu ouvia quando criança nos anos 70. Nunca mais havia ouvido e só hoje, aos 48 anos, ouvi de novo e entendi a mensagem.

Corajoso o cara...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mediocrização de grandes artistas: será?