Acordeonistas, sanfoneiros, gaiteiros e seus derivados.

Autor Mensagem
Gaiteiro15
Veterano
# mar/11


Folks, é o seguinte:

Sou acordeonista e estou meio perdido pra conversar sobre este instrumento (por isso que falo quase só sobre violão). Não há um fórum para isso (nem deve ter), e o de teclados não se encaixa, porque as conversas e temas deste fórum não têm nada a ver com acordeon.
Só peço ao pessoal que toca acordeon se manifestar, isso se houver alguém, se não houver eu fecho o tópico mesmo.
Se aparecerem alguns isso pode virar um tópico de discussões e troca de partituras e afins deste belíssimo instrumento.

Espero a colaboração de todos. (trad: espero não estar fazendo shit)

dibass
Veterano
# mar/11
· votar


Não sou gaiteiro, porém gosto muito e arranho algumas coisinhas!

...vou acompanhar o tópico!!

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


dibass

Será que seremos os únicos?

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Ok, já que ninguém se manifesta vou postar pelo menos um pouquinho de conteúdo e compartilhar o material que tenho aqui em casa. Aí vai um pequeno trecho sobre a história do acordeon:

"Há quase cinco mil anos já existia, na China, um instrumento chamado CHENG, em canudos de sopro (feitos de bambu), com palhetas de metal que quando acionadas, emitiam sons, como um órgão portátil.
Levado para a Europa pela Rússia, chegou à Alemanha e despertou interesse maior pelo melhoramento de tal instrumento.
Na Áustria em 1822, Bushmann, fabricante de instrumentos, adaptou a gaita de boca e fabricou o primeiro instrumento.
Em 1837, na França, C. Buffet, também fabricante de instrumentos fez um melhoramente bastante considerável, tornando o acordeon algo bem próximo do que conhecemos hoje.
Somente a partir de 1910 é que o acordeon passa a merecer melhoramentos chegando ao nível dos atuais."
Este texto foi extraído do Método para acordeon Som Bertussi, escrito por Waldir Teixeira e Adelar Bertussi.

Um grande abraço, se alguém quiser mais coisa (exercícios, repertório, etc) eu posso ajudar um pouco, o tópico é para isso.

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15
Se tu tiver métodos, apostilas, etc.
Posso passar pro gaiteiro que toca comido :D

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Eu tenho em casa, no computador, não, mas vou procurar algo aqui.
No PC eu tenho umas coisas muito básicas, que não vão servir. Mas se tu pedires alguma partitura eu posso procurar ou fazer mesmo, e aí posto aqui.

gaiteiro que toca comido :D


Pois é, o homossexualismo é bem frequente entre os músicos. :P

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


A continuação do tópico:

Aqui estão alguns grandes nomes do acordeon gaúcho. Porém:
1 - Infelizmente muitos vídeos são de músicas que não são interpretadas pelos próprios autores, embora o primeiro vídeo de cada será sempre do próprio autor tocando.
2 - Postarei apenas acordeonistas que tocam acordeon CROMÁTICO, pois é minha especialidade, embora a pedidos eu posso até disponibilizar algum conteúdo.

Albino Manique:

Albino nasceu em São Francisco de Paula (serra gaúcha). Filho de pai músico (gaita-ponto), sempre teve contato com música, sendo muito influenciado pelos acordeonistas gaúchos, entre eles Honeyde Bertussi, Pedro Raimundo e Adelar Bertussi. Auto-didata, o rádio foi sua escola, onde adquiriu suas influências musicais. Criou um estilo tão próprio de tocar que é considerado um dos melhores acordeonistas da história do Rio Grande do Sul, de modo que há muitas pessoas que dizem que 95% dos gaiteiros gaúchos são influenciados por ele (lista esse à qual eu me incluo).
Um trecho da música Baile de Candeeiro, seu maior sucesso interpretado pelo próprio:

Mais duas interpretadas pelo também ótimo gaiteiro, Michael Hartmann:



Grande abraço, meus caros.

Helix
Veterano
# abr/11
· votar


Cara, gostei muito, particularmente da triste porém bela, "Acordes de Minha Alma". Não sou músico, mas dá pra perceber que os caras são feras.

Gaiteiro, você "enquanto gaiteiro" deve conhecer e gostar de zydeco. Dê uma olhada aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=kCBCPlXkqAI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=OHlHt7Djcg0&feature=related

Abraço

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11 · Editado por: Gaiteiro15
· votar


Adelar Bertussi (MESTRE!!!!!!!!!!!)

Músico, acordeonista, cantor (há controvérsias) e compositor. Natural de Criúva, Município de São Francisco de Paula, hoje Caxias do Sul, RS. Filho de Fioravante Bertussi e de Juvelina Medeiros de Siqueira.
De família de músicos, seu pai foi maestro da Banda de Criúva, de 1918 a 1928. Tocava todos os intrumentos, destacando-se no clarinete. Aliás, há uma gravação raríssima em que ele participa com seu clarinete, Os Bertussi.
Sua primeira experiência profissional em 1940, tocando gaita-ponto (concertina), cavaco e pandeiro num conjunto formado pelo seu pai.
Em 1950, Adelar formou a dupla Os Irmãos Bertussi, com seu irmão Honeyde Bertussi (que será tema de um próximo post).
Adelar Bertussi é formado em Teoria Musical, Solfejo e Acordeon.
Juntando os LP'S e CD's, possui 40 discos diferentes por 7 gravadoras, realizou aproximadamente 4 mil apresentações ao vivo e 400 músicas gravadas.
Destaca-se como compositor de música gaúcha folclórica e também como acordeonista erudito, com o Disco Adelar Bertussi e Sua Música Clássica, disco muito interessante, com várias obras eruditas e composições próprias.
Tradicionalista emérito, possui mais de 30 troféus e cartões de prata por emissoras e instituições tradicionalistas.
Seu maior sucesso se deve ao conjunto Os Bertussi.
Eu, particularmente considero um dos maiores músicos do Brasil, sua obra musical e folclórica é imensa e fundamental para o Acordeon gaudério.
Da sua obra instrumental, se encontra muito pouco no youtube, vou postar um pouquinho que eu consegui escavar aqui:



Foi difícil enontrar algum vídeo satisfatório do Xote Laranejeira, este é um dos melhores:



Infelizmente o que eu achei no youtube não é nem um centésimo de seu potencial e genialidade.

Carregando
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15


eu só não toco acordeon porque não tenho mesmo.

sempre gostei do som disso. bem massa.

mas é muito caro.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Carregando

Vida de gaiteiro não é fácil.

Se tu gosta, vai acompanhando o tópico.

R. Marcone
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15

Este ano eu tenho mais alunos de acordeon, do que de teclado. Isso é bom.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


R. Marcone
Este ano eu tenho mais alunos de acordeon, do que de teclado. Isso é bom.



Tem mesmo um revival da cultura brasileira. O pessoal tem buscado mais o acordeon.
Acho bem legal, eu também estou sentindo um up aqui na minha cidade.
Nem tudo está perdido!

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15
Putz cara, sensacional! Impressionante a sonoridade deste instrumento!

Eu há muitos anos já quero aprender a tocar acordeon, mas é foda de encontrar professor (além do preço do instrumento, que dificulta um pouco)

Acho um absurdo a cidade onde estou agora, no meio de Minas Gerais, não ter UM professor sequer de acordeon (nem de gaita, nem viola caipira, nem de mais nada regional...)

É foda e triste :/

R. Marcone
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15

Só que o acordeon está muito caro. Até um novo que saiu da MICHAEL está um absurdo. E nem dá para dizer o quanto um acordeon destes vai durar, porque é totalmente desconhecido.
Esta música sertaneja universitária ajudou bastante à colocar a sanfona um pouco pra cima.

R. Marcone
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
mas é foda de encontrar professor

Eu tenho um aluno que viaja 350 Km uma vez por mês para vir ter aulas. Ele fica na cidade durante um semana e tem 4 aulas. É complicado, mas ele tem o instrumento há mais de 10 anos e não sabia tocar nada.

R. Marcone
Veterano
# abr/11
· votar


Estes são alguns dos meus alunos. Agora já estão bem melhores.



Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


R. Marcone
Eu tenho um aluno que viaja 350 Km uma vez por mês para vir ter aulas. Ele fica na cidade durante um semana e tem 4 aulas.

Ficaria impossível pra mim por causa da faculdade...

No máximo eu teria que ver se consigo aulas nos fds e dinheiro pra viajar...

Estes são alguns dos meus alunos. Agora já estão bem melhores.

Parabéns! :D

R. Marcone
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
Ficaria impossível pra mim por causa da faculdade..

Claro. Isso é coisa de maluco. Uma pessoa viajar esta distancia para ter aulas é muito difícil. Tem que estar com muita vontade aprender. Muita mesmo!

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


O meu acordeon Michael, eu paguei 2.800 reais aqui no palácio da música em Novo Hamburgo/ RS.
É um absurdo. Não é só o acordeon, não são só os aerofones, não só só os instrumentos regionais, não são só os instrumentos musicais, TUDO É MUITO CARO!!!!!!
O Michael não é ruim, mas sua qualidade é muito inferior à Scandalli, Todeschini, Veronesi, Honner e Pampiana. Scandalli usado na loja estava 7.000. O Pampiana no site não por menos de 11.000 (120 baixos e 41 teclas).
Um Roland elétrico então é uma utopia pra qualquer brasileiro que não se chame Eike Batista.
É brabsdaitch.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Só postar estes dois vídeos, o primeiro de dois deuses do acordeon, Hermeto e Sivuca:



Este aqui é de uma apresentação dos três maiores (ou três dos maiores) acordeonistas do Brasil: Luciano Maia, Renato Borghetti e Oscar dos Reis (amigo do De Ros)...


Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15

Cabou? Este tópico merecia um stick...
Ou um fórum só pra ele :)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


Falando pelos "derivados", eu gosto de Escaleta:



Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


E pra quem também gosta de escaleta, recomendo o canal deste cara aqui no Youtube, o cara toca altas versões de clássicos só com escaletas, aqui, por exemplo, ele tocando o Concerto de Brandenburgo No. 3, do Bach, com 10 escaletas!

No mínimo interessante:



Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
Cabou? Este tópico merecia um stick...
Ou um fórum só pra ele :)


Bá, valeu mesmo, my dear.

Die Kunst der Fuge

Velha, Hermeto Pascoal é um gênio, talvez um dos maiores do Brasil. Esta aí é muito boa.
A do Concerto com as escaletas eu não tinha visto ainda, mas é bem legal.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Um Instrumento Eclético

Aqui no sul tem muita gente que acha que "gaita é só pras gauchesca", etc.
Ao contrário do que muitos pensam, o Acordeon pode ser, e é, um instrumento bem eclético.
A sua sonoridade é muito própria e característica, de maneira que se o gaiteiro e "buenacho", ou o sanfoneiro "arretado", o resultado fica MARAVILHOSO.

Música Gaúcha


Para não pôr Acordes de minh'alma novamente, vou dar um outra barbada de uma música bem legal:Talho da Tramontina
Composição de Edson Dutra, show de bola.
Para os gaúchos o acordeon é fundamental na música regional, algo como a guitarra para o Rock.
Ou como diria o poeta Leonardo: "cantiga sem gaita não tem cheiro de querência".
Recomendo o seguinte site:http://musicagpd.blogspot.com/

Nordeste
:

Não há, de maneira nenhuma como se falar do Acordeon sem citar os mestres nordestinos. O Acordeon chegou antes ao Nordeste do que ao Sul. Como não sou um conhecedor do acordeon nordestino, vou apenas citar os meus 3 favoritos:
Dominguinhos.
Sivuca.
Oswaldinho do Acordeon.
Entre no youtue e digite: Hermeto e Sivuca.
Há uma série de vídeos dos dois tocando juntos, simplesmente DIVINO.
Destaque para este vídeo, do (mestre)Dominguinhos tocando com o inoxidável violonista gaúcho Yamandú Costa, na Hebe.(putz!)

Música Clássica

Há muita coisa legal, embora sempre que eu ouço música clássica para acordeon, fico com aquela coisa: "só isso?".
Quero insistir no download do disco: Adelar Bertussi e sua música clássica um disco bem legal de Música Erudita para Acordeon.
Procura algo do Astor Piazzola.


A banda gaúcha Nenhum de Nós, usa em algumas músicas o acordeon, tocado pelo excelente João Vicenti.
A sonoridade fica muito legal no Rock.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Acordeon no Rio Grande do Sul (Trecho extraído do livro "Curso de tradicionalismo gaúcho", de Antônio Augusto Fagundes.)
"A gaita surge no RGS com o comércio da Guerra do Paraguai e seu impacto no folclore foi fulminante, destronado a viola"
Aqui vale uma nota: antes do acordeon, o instrumento folclórico rio-grandense era a viola caipira. Continuando:
" A quadrinha: "A gaita matou a viola/o fósforo matou o isqueiro./A bombacha o chiripá/e a moda o uso campeiro" ficou para sempre no folclore dos campeiros rio-grandenses, marcando bem o divortium aquarum que essa época representou.
Essa gaita era basicamente a mesma "gaita de botão"(concertina)(...) ressucitada pelos jovens tradicionalistas e popularizadas por artistas por artistas como Gilberto Monteiro e Renato Borghetti.(...)
"Já a chamada "gaita piano"(acordeon cromáticos, de teclas), aparece no RGS entre as décadas de 20 e 30, em pleno século XX. Seus fabricantes são descendentes de italianos e em pouco tempo, na serra gaúcha, fundam-se várias fábricas, hoje todas desativadas".
"O nome - gaita - é curioso. A gaita verdadeira é a de foles, dos escoses e dos vascos. Como o acordeon que chegava em 1865 também tem foles - diferentes, é verdade mas foles, afinal! - foi logo chamado de gaita. Maso nome - acordeon - também se adaptou: virou "cordeona", feminina e rusguenta, debochada e gargalhante, quase nunca doce no colo do gaiteiro."

Dúvidas sobre linguajar serão respondidas NESTE TÓPICO.

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


Quanto ao altíssimo preço das gaitas/acordeom/sanfona

Vale lembrar que se paga um absurdo por um instrumento relativamente fraquinho.
O gaiteiro da minha banda por exemplo, teve que desembolsar 1500 conto por uma gaita Universal.
Gaitinha ruinzinha.
Mas tééé que enfim ele comprou uma gaita melhor. Não teve choro, teve que tirar 5conto do bolso numa super 6.

Sem falar ainda no que gasta com microfonação (aos que usam) é vai mais uma boa grana nisso aí.

Rick Santos
Veterano
# abr/11 · Editado por: Rick Santos
· votar


Gaiteiro15

Me adiciona no MSN, sou de parobé e já toquei acordeon, mas vendi o meu a pouco tempo, migrei para os teclados.


henrique.plets arroba hotmail.com




Abraços

Rick Santos

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


dibass
eve que tirar 5conto do bolso numa super 6.

Pagou barato.

Rick Santos
Me adiciona no MSN, sou de parobé e já toquei acordeon, mas vendi o meu a pouco tempo, migrei para os teclados.

Infelizmente não tenho MSN.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acordeonistas, sanfoneiros, gaiteiros e seus derivados.