Acordeonistas, sanfoneiros, gaiteiros e seus derivados.

Autor Mensagem
Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Abrindo uma exceção nos nossos grandes gaiteiros da pianada, vou postar um (ou o) mestre da gaita-ponto (concertina, diatônica).

Tio Bilia.

Antônio Soares de Oliveira - 5/09/1906 a 12/09/1991. Animava bailes desde os 18 anos.
Natural de Serra de Cima, Santo Ângelo - RS. Em 1960, Tio Bilia participa de um concurso de gaita de botão, no CTG 20 de setembro em Santo Ângelo, promovido pelo patrão Maximilano Bogo. Consegue o merecido primeiro lugar, que foi, com certeza o grande passo para o sucesso. Em 1961 tornou-se grande amigo dos Irmãos Bertussi (Adelar e Honeyde Bertussi) e dois anos depois Honeyde o levou para São Paulo onde gravou o primeiro LP "Baile Gaúcho".
Tio Bilia, que recebeu a alcunha de "Rei do Vanerão", deixou mais de uma centena de músicas gravadas.
Foi músico auto-didata, aprendendo de ouvido as músicas tocadas nos bailes.
Suas composições são famosas entre os gaiteiros do sul.
A música Missioneiro é talvez a primeira música que o gaiteiro gaúcho aprende, por sua beleza melódica e simplicidade técnica, fatores que fizeram do Tio Bilia um grande nome do Acordeon gaúcho.




Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Ainda nos grandes gaiteiros.

Itajaíba Mattana


José Itajaíba de Oliveira Mattana. Natural de Ilhéus, campos de Criúva - Caxias do Sul. Acordeonista, cantor e compositor. Estudou música com os professores Waldomiro Torres do Valle, Luiz Chiarelotto, Eleonardo Caffi e Lino Casagrande. Fez parte do Duo Os Cobras do Teclado com Adelar Bertussi por mais de dez anos. Itajaíba Matanna tem 20 discos gravados, e pelo seu virtuosismo no uso da mão esquerda, é considerado "O Cobra da Baixaria". Reside em Caxias do Sul e leciona música e acordeon.




Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Baixaria


Talvez um dos divisores de águas entre os estilos brasileiros de se tocar acordeon.
O radialista, tradicionalista e cantor Darcy Fagundes dizia que ao avaliar um gaiteiro se deveria olha em primeiro lugar para a mão esquerda, que é ela que demonstra o verdadeiro talento de um gaiteiro. De fato, por experiência própria eu descobri que a parte mais difícil de se domar não é o teclado, e sim a baixaria. No teclado, você pratica escalas, arpejos, exercícios melódicos, escalas em terça, em sexta, e até aprende a fritar (é uma sensação única dar uma fritada num acordeon)... enfim. Com estudo se domina muito bem o teclado.
Mas a baixaria funciona de maneira distinta. Os baixos te exijem uma malandragem muito grande, em primeiro lugar porque tu não pode enxergar nada, em segundo lugar porque qualquer escala que não seja a diatônica exije de ti um malabarismo digital torturante.
Na música sertaneja, a baixaria simplesmente não existe, um acordeonista e um escaletista não possuem nenhuma vantagem ou desvantagem entre si. O único gaiteiro sertanejo que eu vi usar os baixos é o Mangabinha (o Slash do acordeon).
Na música nordestina a coisa se divide. Na sua imensa maioria os baixos são usados para fazer uma simplória base. Enquanto outros sanfoneiros (Dominguinhos e Hertemo) abusam dos efeitos melódicos e arranjos de baixo.
Na música clássica a coisa varia muito.
Na música gaúcha também, existem muitos que usam do baixo só para acompanhamento, outros (Albino Manique e Itajaíba Mattana) fazem arranjos inacreditáveis de baixaria. Infelizmente os arranjos se limitam a escalas e arpejos intercalando-se com acordes da mão direita. Por ter apenas uma oitava, fica difícil fazer algo mais melódico.
O auge da baixaria se encontra na música na música nativista moderna e no choro. Gaiteiros como Luciano Maia apresentam uma criatividade muito grande em criar arranjos para os baixos.
Opinião pessoal:
Eu gosto de usar os baixos para acompanhamentos, floreios intercalados com os acordes da mão direita, e no máximos uns floreios tipo "samba paulista"(quem ouve demônios da garoa sabe do que falo).
Motivo: toco sempre sozinho (forever alone), então se eu parar com os acompanhamentos de baixaria deixo a música monótona.

Desculpem-me o alongamento do texto, mas é isso aí.

Abraços.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Não vou resistir àquele upzinho básico, mas pelo menos postar estes dois sites já bem divulgados, mas vou postar novamente:
[url=www.acordeom.com.br]www.acordeom.com.br[/url]
No Solano Music(que novidade!!!) achei umas partituras bem legais para acordeon.

lucasgauderio
Veterano
# mai/11
· votar


E aí gaiteiro, já toco violão e guitarra gaucha, tambem contra-baixo, to agora querendo aprende acordeon, tu tem alguma coisa pra passa pra um novato na gaita?? se tiver algo agradeço...

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


lucasgauderio

Fala minha velha, faz o seguinte: Entre >>Aqui<< e baixe a apostila de acordeon.
Tu que aprecias a nossa cultura gaúcha, procure o método Som Bertussi, escrito por Adelar Bertussi e Waldir Teixeira (dois Trolls da gaita), que tu encontra bastante coisa.

De minha parte uma dica: Pratique MUITO escalas e arpejos. São eles que te dão mobilidade e destreza para tocar.
Arrume um professor.
Se não conseguir segue as dicas.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


lucasgauderio

Se tu não responder não sei se tu leu ou não.

luizmicioneiro
Veterano
# ago/11
· votar


opa amigos gaiteiros buenos dias!!

sou aqui de nova friburgo RJ... Estou tentando começar alguma coisa na música gaúcha... Descobri esse jênero no ano passado, e desde lá trabalho para dar aos meus instrumentos: a flauta e o violino, uma pegada campeira/micioneira.... Mas como aqui no meu Estado o jênero gaúcho/nativista não tem inserção, acabo não conseguindo gente pra me acompanhar... Sabe como é: não tô na pilha de tocar música comercial não. Minha parada é mais raíz mesmo, quanto mais fronteira melhor.

Mas aí eu tô procurando amigos pra tocar idéias, e gravações pela net??? Talvez se algum(a) amigo(a) puder gravar acompanhamentos pra eu levar em apresentações, meus solos também podem estar à disposição!...

Tenho 28 anos, sou deficiente visual, faço faculdade de música na UFRJ (licenciatura).

meu msn é:
luisalbertamorim@hotmail.com
é só deixar no convite um recado de que édo sifraclub

valeu galera

Fronteiro
Veterano
# fev/12
· votar


Buenas indiada !
Primeiramente gostaria de pedir desculpas por ressucitar este topico , mas achei desnecessario abrir um novo ja que a prosa seria a mesma e por aqui o tema ja esta bem desenrolado .

Bueno , pra quem nao sabe como andejo me apresento , sou de Caxias do Sul mas estou no momento no rio de janeiro , AMANTE do acordeon , cordiona , gaita etc ... da musica regional gaucha rio-grandense e castellana ...
Procurei uns tempos atras realizar o desejo de estudar este instrumento e seguir a sina da familia , comecei a fazer aulas em caxias com meu mestre OSCAR DOS REIS , de quem comprei um instrumento bem antigo e basico apenas para iniciar os estudos .

Na epoca consegui fazer uma boa sequencia de aulas ate o dia que a distancia do pago falou mais alto e ficou dificil manter o aprendizado tao longe .

Gostaria de saber se alguem conhece algum professor no rio de janeiro , que ensine no jeito tradicional sulista de tocar , e que use de preferencia o metodo ANZAGHI , pois assim poderei continuar fazendo aulas mais espaçadas com o mestre oscar e aproveitar o tempo no rio .

Para terminar , gostaria de fazer uma manutençao no meu instrumento , nao sei especificamente de que , mas sei que precisa de uma geral , se alguem puder indicar uma localidade no rio agradeço .

No mais , mil gracias desde ja , espero que alguem possa me ajudar nessas questoes , estou disposto a aprender e compartilhar informaçoes sobre este belo instrumento .

Me vou , um abraço no gaiteiro ,
Alexandre

OBS : GATEIRO15 , parabens , otimos textos !

dibass
Veterano
# fev/12
· votar


Fronteiro
Po bacana! Masterizamos nosso CD lá em caxias hehe.

Abraço.

sandrojar
Veterano
# mar/12
· votar


E aí pessoal? pararam com as postagens? Alguém aí está precisando de partituras para acordeon tenho muitas. Quem quiser, mande um email para tocarsanfona@yahoo.com.br
Obs: Tenho alguns métodos também.

adrivb
Veterano
# abr/12
· votar


pessoal, podem me ajudar?
eu não sei tocar nada, quero começar a fazer aula
mas eu sempre achei a gaita ponto mais bonita, mais simpatica, enfim
ela é mais dificil de aprender? quais os prós e os contras entre a gaita ponto e a de teclado?

muito obrigado, espero um dia estar aqui orientando os novatos rss

dibass
Veterano
# abr/12
· votar


Não se se vocês viram, mas fizeram uma JAM lá procês hehe

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/285774/

Abraço.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Onde é que estão os Gaiteiros do forum tchê?? de Gaita de botão??

Eu to começando a tocar gaita de botão ou ponto como alguns dizem por ai e a gaita véia é dificil por demais, to aos poucos pegando a manha dela, abrindo e fechando certinho, pra quem nao sabe essa gaita é diferente das gaitas de teclas, a nota muda conforme abre ou fecha o fole, mas é muito bom tocar ela, então se alguem que toque essa gaita puder trocar uma idéia comigo, porque o pouco que sei do instrumento aprendi escutando tio bilia, gilberto monteiro, bah o gilberto é pra mim um mestre.. se eu tocar 10% do que esse home toca eu to feliz já.

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acordeonistas, sanfoneiros, gaiteiros e seus derivados.