Opinião de Michel Leme sobre Legião Urbana, Titãs e Los Hermanos

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar



Acho que essas e outras tantas bandas são pra quem gosta de letras, de poesia; já a música, é medíocre, sem inventividade alguma, bem pobrezinha em todos os quesitos.


Ele poderia ter calado a boca aqui. O resto é diarreia mental de um senhor de meia idade que ainda não saiu da adolescência.

Jimi Van Halen
Veterano
# jan/11
· votar


Mas no fundo é bem isso,música com letra,banda de uma cara so,no caso do Legião Urbana podia ter se chamado Renato Russo Band,só ele se destacava...
Mas isso tbm é choro de fracassado querendo criticar...

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jan/11
· votar


Bog
Vou fazer uma brincadeira: cite aqui as suas bandas prediletas. Agora identifique entre elas quais você teria conhecido mesmo que não tivessem divulgação e exposição na mídia malvada capitalista.

bancando o advogado do diabo, né?hehe

algumas delas como Black Sabbath e Queen, eu posso ter visto algum clipe ou entrevista na tv. Mas, são exceções em meio à um mar de porcarias. Seria mais fácil eu gostar de algum grupo de pagode, axé ou sertanejo, essas modinhas que são empurradas pro povo.

se alguém discorda disso, é revoltado, fracassado etc. Se segue, é legal e culto. Uma beleza.

SK8Boy
Veterano
# jan/11
· votar


Curto mto o trabalho do Michel, tenho respeito por ele como músico...o kra toca muito - fato 1.

Ele se resumiu a falar besteiras nessa entrevista...generalização é osso(se é que ele disse isso tudo assim msm do jeito que tá...talvez sim talvez não...mídia é fuck), mas se foi isso msm, disse mto besteira - fato 2.

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Its Fucking Boring To Death
algumas delas como Black Sabbath e Queen, eu posso ter visto algum clipe ou entrevista na tv.

Mesmo que VOCÊ tenha visto na TV, elas só fizeram sucesso por causa da exposição. Se não tivessem tido divulgação - mesmo que no exterior - você provavelmente nem teria ouvido falar delas, nem saberia da sua existência.

se alguém discorda disso, é revoltado, fracassado etc. Se segue, é legal e culto. Uma beleza.

Não é isso, cara. Mas esse é o típico discurso de quem considera o seu gosto musical o único "verdadeiro". Aparentemente, é inconcebível para algumas pessoas que alguém realmente GOSTE de Ivete Sangalo. A pessoa pensa assim: "eu acho isso uma porcaria, portanto as outras pessoas só podem gostar disso porque a mídia capitalista do mal faz lavagem cerebral nas pessoas". E talvez ainda termine com um "death to false metal!!!".

RMafe
Veterano
# jan/11 · Editado por: RMafe
· votar


edu ROCK
Eu respeito muito o trabalho dele, mas penso que dessa vez ele falou merda.


Acho que não cara. Acho que ele falou o que pensa, de maneira honesta, e é interessante q pessoas falem assim. Enche o saco essa coisa de qualquer um que é minimamente conhecido na mídia pagar de amigo ou fã de tudo quanto é coisa, artista, etc



Editei porque estava em "internetês".

RMafe
Veterano
# jan/11 · Editado por: RMafe
· votar


edu ROCK
Embora provavelmente tenha opinião diferente, é bom que o cara digue o que pensa. Posso não concordar com ele, mas também não faço a mínima questão de pensar parecido, ou dele ter opiniões parecidas com as minhas.



Edit: escrevi "opiniões" errado. E duas vezes seguidas...

maspn
Veterano
# jan/11
· votar


eu acho o titãs uma puta banda... e que nem na música do titãs fala


" o último gênio da ultima hora, é o idiota do ano seguinte..."


serve pro tal Michel Leme, que eu nem conheço.

maspn
Veterano
# jan/11 · Editado por: maspn
· votar


é que nem quem toca blues, tem uns que sao de boas, tem outros que só servem pra criticar outros estilos e bandas... se acham mais "elevados, cultos"... que nem o tal de vinicius de moraes... tocava bossa nossa e se dizia intelectual... aff...

se for pra falar de grau elevado na música, eles nem estao vivos mais... bach, mozart, chopin e beethoven... fim de papo...

Bigtransa
Veterano
# jan/11
· votar


Acompanho o trabalho de Michel Leme, acho ele um dos maiores guitarristas do país e quero que se foda o que ele pensa da música pop...... Não acho que esse tipo de declaração deva afetar o julgamento das pessoas a respeito do trabalho dele como músico...... Chamar o cara de "guitarrista de barzinho" ou dizer que os discos dele são só para "apreciadores de solo de guitarra" não me parece muito certo.....

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/11
· votar


T-Rodman
Rick Bonadio
Esse é outro boçal.

GuiMolusco
Veterano
# jan/11 · Editado por: GuiMolusco
· votar


Se tá falando que a música dos Beatles é medíocre,e é só poesia?
Você é do tipo que nunca deve ter ouvido Beatles direito e fala mal pra ser do contra.Ou então tem mal gosto mesmo.


na vdd naum foi desse ponto q eu quis dizer.

eu quis dizer q tem muita mulecada por aí q diz ser fã d Beatles, pra parecer culto mas naum ouviu nem ao menos um album inteiro

vc missunderstood minhas palavras

musicleiton
Veterano
# mar/13
· votar


Eu me identifico com as canções da Legião, Engenheiros. Adoro as letras do Zeppelin tmb, são outras formas de poesia e claro, não podem ser traduzidas ou perdem o sentido. Mas eu também amo o Allan Holdsworth, tenho tudo (tudo mesmo) dele, assim como tenho tudo do Django Reinhardt, Joe Pass, e Wes Montgomery, Tom Jobim, Chick Korea e Frank Gambale. Amo Rock, Jazz, Fusion e Erudito. Eu passei e passo por processos de assimilação nesses estilos. Logicamente as canções mais complexas são assimiladas de forma mais demorada, as canções simples chegam mais rápido. Mas a assimilação é necessária em todas. Principalmente na música Erudita. Quem toca música Erudita sabe (a menos que seja hipócrita) que é preciso decorar todas as partes da música para tocar bem. Ou seja, ao meu ver, a música Erudita exige hiper assimilação.

Resumindo galera. Acho que é feliz aquele que consegue mergulhar em vários estilos musicais. Tanto faz se esse estilo é raso ou profundo. Aí vai depender do estado de espírito que nos encontramos. Acho que todos os estilos musicais tem o seu ponto baixo. Por ex: Qual é o compromisso que o Jazz tem com a sociedade??? Quantas letras de protesto se vê no Jazz/Fusion??? Com que letra as pessoas de uma sociedade de 3º mundo (sem segurança, saúde pública, bons salários, fome etc) se identificam??? Sometimes ou BAADER-MEINHOF BLUES da Legião??? Principalmente aquela versão do disco "Música Para Acampamento" disco 1. Onde tem a voz do Policial enquadrando inocentes, abusando da menina e baixando o pau nos dois. Pow, isso é a voz de muitos oprimidos cara. Isso é o que muitos querem dizer mas se omitem com "medo" da morte. Ou seja: O Rock é os olhos abertos e sem venda da justiça, é o não conformismo, é uma arte necessária. O Jazz/Fusion/Bossa é o belo, as coisas lindas do mundo, é para uma sociedade acostumada a ter coisas boas, que vivem o bom da vida. Por isso que os gringos se identificam mais com esses estilos, e nós do 3º mundo custamos mais a apreciar tais obras. Se tivéssemos cadeiras de "apreciação musical" do 1º ao 6º ano nas escolas talvez os jovens tivessem uma chance de aprender a apreciar músicas com conteúdos harmônicos complexos. Mas aí já é outra história. Michel Leme deveria ter pensado nisso.

Não acho que a música é apenas assimilação é claro. Ela é assimilação "também". Mas precisamos de "identificação" para querer ouvir certas canções. É por aí. Vou finalizar porque adoro escrever e daqui a pouco escrevo um livro. kkkkkkk

PS: Michel Leme fala da mídia massificadora mas ele não sabe que, se as aulas de apreciação musical (que será implantada nas escolas em breve) funcionar, e tivermos jovens mais cultos em relação a boa música no futuro, colocando a Bossa/Fusion/Jazz como os estilos mais ouvidos do Brasil. Não tenha dúvidas, a mídia massificadora vai se aproveitar disso, e vai continuar ganhando em cima dos artistas. Porque independente do estilo musical que esteja em vigor, a Máquina jamais para. :)

janick
Veterano
# mar/13
· votar


Não concordo, e achei uma declaração de merda.
Ser automaticamente contra tudo que faz sucesso e vende milhões, também é uma postura idiota.

O que você tem que fazer é analisar cada caso e decidir se você gosta daquilo ou não.

Eu gosto de Legião Urbana porque eu quero, eu conheci, e cheguei a conclusão que gosto daquele tipo de som.

ou seja, não conhecem ou consomem por gosto, mas, sim, por simples assimilação.

Não duvido que existem pessoas desse tipo, mas jogar todo mundo na mesma panela é uma generalização cretina. Ele põe em dúvida minha capacidade de ser adulto e decidir por mim mesmo do que eu gosto ou não.

E por fim, achei meio incoerente essa postura do Michel Leme.

Ele opta por fazer um som assumidamente pouco comercial, que ele SABE que não vai atingir as massas, e depois fica se sentindo amargurado quando artistas que não correspondem ao seu gosto pessoal/não fazem "música de verdade" atingem esse público.

Eu respeito muito o trabalho dele, mas penso que dessa vez ele falou merda.


Legião medíocre musicalmente? Mesmo o Dado e os caras sendo zeros a esquerda em seus instrumentos, não sei como, conseguiram compor melodias diferentes, coisas bem pensadas. Que a primeira vista parecem simples, mas se você dissecar a música, tu vai achar composições muito maneiras. Eu mesmo acho legião, em termos de composição, um "simples complicado". Algo que quando você ouve com tempo e vê o que os caras fizeram com "pouco" naquelas músicas, tu fica maravilhado. Já o resto das bandas, não opinarei pois conheço pouco!

Abçs

janick
Veterano
# mar/13
· votar


PS: Michel Leme fala da mídia massificadora mas ele não sabe que, se as aulas de apreciação musical (que será implantada nas escolas em breve) funcionar, e tivermos jovens mais cultos em relação a boa música no futuro, colocando a Bossa/Fusion/Jazz como os estilos mais ouvidos do Brasil. Não tenha dúvidas, a mídia massificadora vai se aproveitar disso, e vai continuar ganhando em cima dos artistas. Porque independente do estilo musical que esteja em vigor, a Máquina jamais para. :)

Ele critica, pois ele queria ser a menina dos olhos da máquina. Só por isso. Pergunta pra ele qual seria a opinião dele se o som dele fosse a bola da vez, se o jazz e derivados fossem os "Gusttavo Lima"'s da história.

Lelo Mig
Membro
# mar/13
· votar


janick

A questão é muito simples.........Legião Urbana, por exemplo, foi influenciado entre outros, por Joy Division, que fazia uma música simples, oriunda do Punk, dentro de um movimento que apregoava uma música direta, visceral e simples.

Michel Leme é influenciado, sobretudo, pelo jazz da linha Wes Montgomery e Joe Pass. Que é uma música, principalmente na construção harmônica, complexa e sofisticada.

Mas no fim, somos resultados de nossas principais influências.

O problema é que a maioria do "pessoal da complexidade", não aceita que uma música de construção simples faça sucesso.

É a velha discussão.... quer estudar música prá karamba? Então estude... mas não fique achando que deveria ter melhor destaque porque estudou, enquanto o outro que só faz meia dúzia de acordes básicos faz sucesso.

Música não é ciência exata...

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


É, meio infeliz mesmo a declaração do Michel Leme. Eu sei que cada um de nós tem seus estilos e bandas favoritos, mas me incomoda quem não consegue olhar um pouco além do seu mundo.

Mesmo que nós sejamos exímios músicos e virtuoses, tempos de lembrar que música cumpre diversas funções, e as vezes uma boa, uma boa reflexão, mesmo que sejam embalados por uma harmonia e melodia que não são as mais originais do mundo, são totalmente válidas

Eu diria mais até: até música feita diretamente com fim de entretenimento tem o seu lugar (embora eu não goste delas, mas tem)

Um ponto interessante, no meu caso, quando lido com música, a habilidade linguística fica meio travada... eu posso até ouvir a letra e cantar, mas não faz muito sentido pra mim. Pra eu conseguir realmente captar o sentido da letra, eu preciso ler a letra - desassociada da música. Estranho né? Mas já ouvi relatos de outros músicos que passam por coisas semelhantes.

renatocaster
Moderador
# mar/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Apenas vou parafrasear o Romário, que numa certa ocasião soltou a seguinte pérola a respeito de uma declaração infeliz do nosso rei do futebol: "O Pelé calado, é um poeta".

Rednef2
Veterano
# mar/13
· votar


O cara só deu a opinião dele, e alguns cairam em cima.

Maldito politicamente correto.

Jonas F. L.
Veterano
# mar/13
· votar


Rednef2
Se fosse só uma pessoa comum, nada contra ele dar a opinião dele, mas o cara tem visibilidade, e por isso é formador de opiniões. Além disso, é totalmente ignorante ele como um profissional criticar outros profissionais.

@topic
Declaração totalmente infeliz. Não por eu gostar de qualquer uma das bandas ou coisa do tipo, mas sempre teve mainstream e underground e sempre vai ter. Não é errado o cara ir numa balada, ouvir e curtir música eletrônica ou ir num bar rock e gostar de rock. Música é subjetivo e pessoal, e existe livre-arbítrio, só fica restrito quem quer.

LeandroP
Moderador
# mar/13
· votar


Ele tá agora com a banda Sangue... Sonzera!


http://www.youtube.com/watch?v=Jxw_qB2OuiU

A banda é forte! Grande Kiko!!!



http://www.youtube.com/watch?v=9QJV3Gx8WMg

Rock'n Roll \m/

Casper
Veterano
# mar/13
· votar


Na minha escala de valores, as bandas criticadas
pelo Michel Leme possuem mais relevância musical
que a fritação-setentista-guitar-hero-wannabe do mesmo.

Falta muito para o cara ser gênio, em todos os aspectos.

Marthin87
Veterano
# mar/13
· votar


Casper
Mas não é um muleque reclamando de bandas Emo. É um profissional expondo sua opinião.
Visitei uma forneria no fim de semana e o dono, engenheiro, italiano naturalisado aqui, comentou da pressa dos clientes nas mesas e tentava me explicar todo o trabalho que existe na cozinha, nada é feito sem cuidado e tudo é fresquinho. Mesmo dessa forma, ele assumiu, com saudosismo, que a maioria prefere o fast food por não querer perder tempo apreciando o lugar, a musica, a familia e tantos valores esquecidos
Acho que é por aí: quem se esforça para se manter ativo, com qualidade, não aceitará aquele que fez o caminho "mais fácil".

musicleiton
Veterano
# mar/13
· votar


Não tô sabendo que Joe Pass, Wes Montgomery, Allan Holdsworth etc estão na miséria não. Eles podem não terem 10 mansões nem Neverland. Mas são bem sucedidos, e o melhor, Felizes. Isso é o que importa. Acho que o cara deve fazer o tipo de arte que acredita e parar de ser frustadinho. Esse negócio de "é Brasileiro Tem Que fazer música brasileira" é uma babaquice. O cara faz o som que sente no coração, na alma. Por isso o Mozart Mello defende o Fusion a décadas. O Tom Jobim fazia aquele tipo de som porque gostava, sentia aquilo, não por obrigação. Se ele tivesse sentido o Jazz americano na alma ele teria composto várias canções lindíssimas de Jazz. O cara que faz um som por obrigação, ou porque um professorzinho enfiou isso na cabeça dele (a), acaba ficando uma coisa forçada, sem alma e sinceridade (como esses trabalhos lixo da atualidade).

Eu acredito muito nisso. E acho que isso se aplica ao Renato Russo, Humberto Gessinger, David Gilmour etc. Acho que os caras fizeram um som muito bem feito pros padrões técnicos/poéticos que escolheram fazer. Assim como acho que o Michel Leme faz um excelente trabalho também. Mas são dimensões harmônicas, propostas diferentes. Ele não deveria falar essas coisas sem pensar antes. Eu acho que Michel Leme é incapaz de criar uma letra como "ÍNDIOS" da Legião Urbana, ou "A Violência Travestida Faz Seu Trottoir" dos Engenheiros. Acho que ele nem entende do que se trata essa última. Letras assim exigem leitura brothers. Sociologia, Filosofia, História, Livros, Livros, Visão de Mundo. E até hoje eu nunca ví um músico foda tecnicamente falando pra gostar de tais livros, só os de música mesmo. Então, ele tem muita técnica, e pouca poesia, filosofia etc. E vice versa.

Agora se é possível compor uma música fodástica instrumentalmente e com letras Top De Linha como os Engenheiros do Hawaii e Cia. Aí já nõ sei, nunca vi. Acho que os Rockeiros estão abertos para esses experimentos. Mas AO MEU VER: A turma do Jazz/Bossa/Erudito acham que são superiores e não devem "se misturar" com músicos assim. São raça pura. RAY HITLER. hehehe. Salut!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião de Michel Leme sobre Legião Urbana, Titãs e Los Hermanos