Opinião de Michel Leme sobre Legião Urbana, Titãs e Los Hermanos

Autor Mensagem
Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jan/11


Michel, o que vc acha do rock brasileiro, feito por bandas como Legiao Urbana, Titas e Los Hermanos? Obrigado. (Guilherme)

Acho que essas e outras tantas bandas são pra quem gosta de letras, de poesia; já a música, é medíocre, sem inventividade alguma, bem pobrezinha em todos os quesitos. Isso faz parte dos estratagemas da massificação: difundir coisas simplezinhas e superficiais pra distrair as pessoas, enquanto elas acham que são cultas por consumir estes produtos...E quem decora esses sons e canta junto - e digo isso antes que alguém use a falácia que diz "mas milhões de pessoas os conhecem" ou "eles venderam x milhões de discos" -, o faz em decorrência de ter ouvido inúmeras vezes na mídia (que é o alto-falante do Capital), ou seja, não conhecem ou consomem por gosto, mas, sim, por simples assimilação. Sintoma de que a Indústria Cultural vai funcionando muito bem, enquanto os artistas de fato ficam apenas com as migalhas desse "mercado" nojento. Então, se você faz música honesta, acostume-se a estar às margens, em todos os sentidos. E arrume um trabalho pra pagar as contas (seja ele com música ou não). E quando for fazer música, ligue o "foda-se" para a lógica da mercadoria.
Abraço.

Fonte: http://www.formspring.me/MichelLeme

pulgadopc
Veterano
# jan/11
· votar


HUHUAUHAHUAH , CONCORDO !

Eu ja li uma entrevista dele na guitar player , parecia tao educadinho .. ue o "foda-se" para a lógica da mercadoria.

Theuzito
Veterano
# jan/11
· votar


Eu concordo quando ele diz que as pessoas consomem essa musica mais por assimilação e por achar que estão ficando mais cultas ouvindo, mas também não existe só idiota que não entende nada e escuta porque tem que escutar.
Se for assim vamo parar de passar clipes na tv e no músicas no rádio porque ninguem precisa escutar e nem refletir sobre nada.




P.S: Imagine então é uma bosta, Let it Be tbm etc.

Rafa-Ban
Veterano
# jan/11
· votar


pulgadopc
deve ser porque a guitar player é toda cheia de viadagens mano,os kras traduzem entrevista do zakk wylde e vc não ve nehum simples palavrãozinho sequer

edu ROCK
Veterano
# jan/11
· votar


Não concordo, e achei uma declaração de merda.
Ser automaticamente contra tudo que faz sucesso e vende milhões, também é uma postura idiota.

O que você tem que fazer é analisar cada caso e decidir se você gosta daquilo ou não.

Eu gosto de Legião Urbana porque eu quero, eu conheci, e cheguei a conclusão que gosto daquele tipo de som.

ou seja, não conhecem ou consomem por gosto, mas, sim, por simples assimilação.

Não duvido que existem pessoas desse tipo, mas jogar todo mundo na mesma panela é uma generalização cretina. Ele põe em dúvida minha capacidade de ser adulto e decidir por mim mesmo do que eu gosto ou não.

E por fim, achei meio incoerente essa postura do Michel Leme.

Ele opta por fazer um som assumidamente pouco comercial, que ele SABE que não vai atingir as massas, e depois fica se sentindo amargurado quando artistas que não correspondem ao seu gosto pessoal/não fazem "música de verdade" atingem esse público.

Eu respeito muito o trabalho dele, mas penso que dessa vez ele falou merda.

Chad Stroke
Veterano
# jan/11
· votar


É realmente o que salva o rock nacional são as letras fodasticas, peguem como exemplo: Será do Legião Urbana, creio que muita gente conheça a musica e goste (umas das minhas preferidas do Legião) mas todos concerteza gostam dela por causa da letra, porque o instrumental é ruim, a maior parte da musica é feita por C, F, G, Am.

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


Tenho certeza absoluta de que ele só ouviu "Anna Julia" dos Los Hermanos. Opinião sem base, eu descarto.

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


Its Fucking Boring To Death

Se eu for seguir a linha de raciocínio desse sujeito, concluirei que não apenas Legião Urbana é uma porcaria, mas qualquer coisa que tenha a mão malvada do mercado por trás. O que incluiria qualquer banda com shows megalomaníacos (Queen, Led Zeppelin, Pink Floyd) qualquer banda que teve vendagem absurda e exposição gigante na mídia (Beatles, Guns'n Roses) e muito provavelmente a maior parte das bandas que todos aqui curtem. Digo, se você olhar através dos nomes das bandas citadas e se focar no argumento em si, vai ver que ele se aplica a maior parte das bandas.

Diga-se de passagem, depois de Anna Julia os Los Hermanos tiveram bem menos exposição, o que por si só já enfraquece o argumento do sujeito.

Enfim, típico mimimi de artista que se considera um gênio incompreendido, que enxerga a sua obra como A Arte enquanto quem ele não gosta é um vendido escravo do Capital. Enfim, nenhuma novidade, os velhos choramingos, um discurso - ironicamente - pobre e sem criatividade.

Curly
Veterano
# jan/11 · Editado por: Curly
· votar


quanto a opinião em si eu até concordo mas acho que ele como um profissional não deveria falar em público esse tipo de coisa que não trará nada de bom para ele e ainda pode fechar algumas portas.

será que se os titãs convidassem ele para entrar para a banda, ele recusaria ?

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


Bog
Diga-se de passagem, depois de Anna Julia os Los Hermanos tiveram bem menos exposição, o que por si só já enfraquece o argumento do sujeito.

Anna Julia é só uma musiquinha qualquer dentro do repertório do Los Hermanos. Eu recomendo total todos os cds, principalmente o "Bloco do Eu Sozinho" e o "Ventura".

SteveRayMorse
Veterano
# jan/11
· votar


Concordo com a opinião em partes.

Acho que essas e outras tantas bandas são pra quem gosta de letras, de poesia; já a música, é medíocre, sem inventividade alguma, bem pobrezinha em todos os quesitos

Nisso ele tá completamente certo. Aqui ele colocou de maneira mais geral, e não só das bandas específicas mas falando das bandas citadas eu ouço alguma coisa Legião única e específicamente pela letra, assim como o Titãs. Mas isso é uma característica muito boa das bandas e eu curto.
Nem só de acordes dissonantes e solos sinistros sobrevive o músico mas também de uma boa letra, coisa que bandas como Led e Purple não tem isso como ponto forte, vide Black Dog e Smoke On The Water que, na minha opinião, são letras horríveis e nada a ver.
Já Los Hermanos acho que realmente está num nível abaixo. Conheço os cds e não gosto de quase nada, mas que eles vão bem mais além de Ana Júlia é fato.

Isso faz parte dos estratagemas da massificação: difundir coisas simplezinhas e superficiais pra distrair as pessoas, enquanto elas acham que são cultas por consumir estes produtos

Não dá pra generalizar, mas a maioria é sim.

Bog

Se eu for seguir a linha de raciocínio desse sujeito, concluirei que não apenas Legião Urbana é uma porcaria, mas qualquer coisa que tenha a mão malvada do mercado por trás. O que incluiria qualquer banda com shows megalomaníacos (Queen, Led Zeppelin, Pink Floyd) qualquer banda que teve vendagem absurda e exposição gigante na mídia (Beatles, Guns'n Roses) e muito provavelmente a maior parte das bandas que todos aqui curtem

Hehe...você não está errado, mas eram outras épocas. Mas que não se faz, ou pouco se faz, rock como antigamente, isso é fato hehe.

Curly

quanto a opinião em si eu até concordo mas acho que ele como um profissional não deveria falar em público esse tipo de coisa que não trará nada de bom para ele e ainda pode fechar algumas portas.

será que se os titãs convidassem ele para entrar para a banda, ele recusaria ?


Concordo e apoio hehe..

Abçs

megazord
Veterano
# jan/11
· votar


Típico guitarrista que passou a vida decorando escalas e modos,e acha que algo que não tenha teoria musical o suficiente é lixo.
Só que com todo estudo dele,ele não consegue fazer um àlbum que um apreciador de música,e não de solos de guitarra,consiga ouvir sem se cansar.
Frustrado.

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


vou citar um pouco de outro cara que fala bobagens, apesar de ter sucesso e ser igualmente infeliz em suas declarações:
"quem é Michel Leme"? - parafrasando Rick Bonadio, quando ele mencionou isso para com Leonard Cohen e Velvet Underground.

kkkk

overlappingcircles
Veterano
# jan/11
· votar


T-Rodman
parafraseando um cara que leu este topico:
"overlappingcircles- WHo the f*** is Michel Leme?"

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


megazord
prefiro ser o chimbinha do que o Michel Leme, kkkkk

guitartube
Veterano
# jan/11
· votar


Eu acho que ele errou em afirmar isso. Pow!!!!! Ele esqueceu que a melodia faz parte da música?
Anti-ético, anti-profissional e uma ofensa a inteligência das pessoas.

Enfim, típico mimimi de artista que se considera um gênio incompreendido, que enxerga a sua obra como A Arte enquanto quem ele não gosta é um vendido escravo do Capital. Enfim, nenhuma novidade, os velhos choramingos, um discurso - ironicamente - pobre e sem criatividade.(2)

flw!!!!!

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/11
· votar


Nossa !!!

Poucas vezes discordei de um texto INTEIRO, palavra por palavra.

fernando tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


E quem decora esses sons e canta junto

pensava que esse era um dos objetivos da música "interagir"
-------------------------

Não concordo, e achei uma declaração de merda. (2)
------------------

a declaração do cara é igual a trocentos que choram que o mercado "independente ou alternativo" não tem espaço, quando aparece algum espaço é porque o cara se vendeu

interessante que oss videos dele que vi é paga pau de americano
tocando "Cantaloupe Island" que em termos de "criatividade hamonica é pobre, um loop de poucos acordes ou improvisa gliches de blues

alias nos outros videos, não vi nada de extraordinário, coisa que já vi em muito barzinho por ai, então também quem só ouve isso também passa por um processo de "assimilação", Cantaloupe Island é uma por exemplo que eu não gostava e de tanto ouvir por ai acabei gostando, agora não sei se gosto de verdade ou se assimilei devido ao sintoma da industria cultural de música de barzinho

-------------------------

o mais chato de tudo é que esse tipo de discurso de "verdadeira música" acaba levando muito cabeça de vento com isso, na pratica, bares onde pessoas vão para se distrair ouvir músicas simples após um dia de trabalho, o tal "cabeça de vento" acha que tem que tocar sua verdadeira música no barzinho, no final da história o dono do bar cansa de bater boca com músico, manda todos embora e contrata um DJ

------------------
e da série
"Diga-me com tu andas e Eu direi quem tu és"

tem um video dele tocando com a faiska: faiska já tocou com: Eduardo Araújo, Fagner, Wanessa Camargo e Fabio Jr

Mad Dock
Veterano
# jan/11
· votar


Putz....esse tipo de argumento acho errado e meio subjetivo: "música simples = música medíocre''
Mas acho bem verdade o que ele falou porque muita música dessas bandas foram minutos perdidos da minha vida para escutá-las...enrtetanto outras delas marcaram e me emocionam ainda hoje...vários anos depois de ouví-las pela primeira vez...
e também acho verdade que qualidade não é sinônimo de $$ em vendagens!!...e vice versa!! vendagem alta não significa boa música...vide a mídia brasileira quanta merda na música que descontrói qualquer tipo de virtude moral e etc...ainda que sejam em essencia arte...
Mas acho que a maior verdade é que qualquer generalização é por si só errada e a maior parte preconceituosa...
Querem algumas?!
Rock é música de drogado! Sertanejo de corno! Pagode de negro! pop de viado! etc...
quando as pessoas amadurecem percebem que gosto não se discute e muitos dessas discussões se resumem a isso...pura e simplesmente gosto musical.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Nunca li tanta merda, e olha que sou membro do ot..

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jan/11
· votar


Bog

poisé. Beatles foi o maior golpe de marketing do século.

mas, se conformar com todo esse lixo que é bombardeado pela mídia sobre o público é uma bosta. Quer dizer que música só vale a pena se vc aparece num programa idiota como Faustão ou Gugu? Então é melhor pegar um osso e batucar em alguma árvore.

eu não concordo com tudo que o Michel Leme diz, nem sou o maior apreciador da música que ele toca. Mas esse comentário em particular é perfeitamente plausível. Admiro pessoas que são desencadas e cagam pra essa cultura de celeridades.

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Its Fucking Boring To Death
se conformar com todo esse lixo que é bombardeado pela mídia sobre o público é uma bosta

Vou fazer uma brincadeira: cite aqui as suas bandas prediletas. Agora identifique entre elas quais você teria conhecido mesmo que não tivessem divulgação e exposição na mídia malvada capitalista.

Quer dizer que música só vale a pena se vc aparece num programa idiota como Faustão ou Gugu?

E quando foi que eu disse isso?! O.o

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


Bog
Hoje em dia, eu diria que é missão quase impossível. Seria quase que começar a curtir alguém que deixou uma música inédita e própria aqui no FCC, no myspace, no bladock indie playlist, no mp3.com ou afim.
Alguém comenta desses artistas por aqui?
- bom, pra não falar que eu não frequento essas praias estranhas, eu comecei a ouvir um grupo tecnopop da islândia, chamado Bloodgroup. Esse sim, eu achei no bladock playlist de setembro do ano passado, gostei e comecei a ouvir. Só assim pra se falar que não tem influência da 'mass media', porque todo resto, realmente, de uma forma ou de outra vem de mídia. Eis a música que ouvi deles e curti, e depois fui comprar na net o album deles:
http://www.youtube.com/watch?v=aulHMTxwrhI

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


GOSTO É GOSTO!

na minha opinião, c td oq o michel leme flo, ele tivesse flado sobre beatles, ao invez d legião e los hermanos e cia. eu teria concordado!

principalmente pq tem muuuita mulecada por aí q diz: "beatles é daora, pago pau" e nunca ouviu um album inteiro (naum estou generalisando)

bom, eu nunca vi o trabalho desse michel leme, e dpois dq ele disse, nem vo mi dar ao trabalho d procurar, pra mim é só um FRUSTRADO

Dualitty
Veterano
# jan/11
· votar


Tava ouvindo umas musicas desse Michel Leme.....Puta lixo,cheio de teoria,mais eu duvido que a ''melhor'' musica(se e que tem),desse kra consiga acrescentar algo de bom na vida de alguem,o que pelo menos transmita uma emoçao momentanea que e o que muita dessas bandas ditas lixos comercias,conseguem,mais ele c toda a teoria do mundo n chega nem perto.....e eu nao conheço ngm que ouça legiao e sai falando que e cult por causa disso........

E quando for fazer música, ligue o "foda-se" para a lógica da mercadoria.

Entao o Michel Leme faz musica.......e o Legiao nao? ; D


Obs:preferia ser Leo Santana há Michel Leme.

Foucault
Veterano
# jan/11
· votar


Ridículo, pura merda.

megazord
Veterano
# jan/11
· votar


GuiMolusco
Se tá falando que a música dos Beatles é medíocre,e é só poesia?
Você é do tipo que nunca deve ter ouvido Beatles direito e fala mal pra ser do contra.Ou então tem mal gosto mesmo.

Marcelo Bico
Veterano
# jan/11
· votar


Its Fucking Boring To Death
Bicho, hoje a cultura é dividida em guetos e a música é sub-dividida em vários estilos, e sempre aparecem mais sub-divisões.
O rock and roll dos anos 50 se dividiu em rock e rythym 'n blues, e depois em prog, metal, hard-rock e etc.

Nos anos 60 não existiam guetos na música e a rebeldia do rock virou objeto de consumo devido a uma convergência de vários fatores: talento, marketing, demanda( vontade dos jovens em terem seus ídolos ), oferta ( grupos talentosos dispostos a serem os ídolos ) e tudo isso ao tempo certo.

Os Beatles estavam nessa onda aí. Era uma banda talentosa que apareceu no tempo certo e fizeram música ATEMPORAL, que até hoje é apreciada aos montes. Sim, eles tinham um aparato imenso de marketing, consquistado por eles próprios, após mostrarem que tinham talento. Eles ralaram durante 3 anos sem apoio de qualquer gravadora.

Hoje o rock ( e o pop e um monte de sub-gêneros ) virou produto de consumo e propicia uma inversão na ordem das coisas: qualquer empresário pode montar um aparato de marketing prá qualquer banda que não tenha um pingo de talento, e daí lançar ao mercado.

Acho que voce exagerou ao dizer que os Beatles foram a maior jogada de marketing do século. O aparato de marketing da banda era proporcional ao talento.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jan/11
· votar


bla bla bla

e eu ainda pensei bastante se essa grande merda merecia que eu digitasse um "bla bla bla", mas enfim...

Arimoxinga
Veterano
# jan/11
· votar


então uma música boa tem que ter no minimo 30 acordes entre eles 5 diminutos, 2 painos tocando em contraponto, 3 harpas tocando em semifusas, e violinos com melodias divinas?

Peace!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião de Michel Leme sobre Legião Urbana, Titãs e Los Hermanos