>>> Tributo Titãs FCC - Lado B <<< Ouçam, Comentem!

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# ago/10
· votar


kiki

Televisão ficou sensacional!!! De os parabéns pra sua irmã também!!

Ela é gatinha!? hehe

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


overlappingcircles: Serio? Entao todas as bandas de cover podem ser processadas?

Já li que o Prince mandou o Justin tirar vídeo aulas ensinando músicas do "símbolo"... Ridículo. Eu tenho medo...

Abs

ps. não vou mais desvirtuar... :-P

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


É mix é fogo!! Nunca, nunca ta bom!!! hehehehe...
Será? Gravar voz eu acho pior, rs. Meu set de músicas que eu comecei a gravar, desde que montei o homestudio, dificilmente aumenta, e todo dia, eu acabo regravando a faixa de voz nas músicas do meu set. Mixar, pior ainda. Cada nova 'fórmula' de efeitos (atualmente estou usando ambiência, compressor, exciter e limiter, nessa ordem) aparentemente funciona em algumas faixas, e não funciona em outras. Muitas vezes com essa fórmula atual, eu acabo regravando a voz, regravando tudo, e assim vai.
Tributo não tem jeito. Vai do jeito que está. A minha versão de "enquanto houver sol", por exemplo, foi gravada sem essa 'fórmula'. Só tinha compressor e ambiência. Nas anteriores, nem isso tinha, e o volume ficava mais baixo, porque eu geralmente colocava um efeito de instrumento sobre cada instrumento, e não tinha reverb em nada.
Quem sabe na próxima eu não acerto mais o pé, rs.
Tem dia que a paciência para gravar e mixar acaba. Daí eu vou fazer outra track, volto na antiga, e assim vai, rs.

amplexos

T.

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


overlappingcircles
Serio? Entao todas as bandas de cover podem ser processadas?

Poder até pode, mas é claro que o custo de processar uma pessoa comum apenas por gravar um cover e disponibilizar na internet é alto demais para o retorno que isso traria. Mas a verdade é que a gente precisaria de autorização formal para alterar a obra alheia(os arranjos novos) e também para lançar isso em público, como fazemos, mesmo sem obtermos lucro.

overlappingcircles
Veterano
# ago/10
· votar


makumbator
interessante, entao o processo seria de pedir autorizacao antes de comecar o tributo? So pra ter uma ideia de como funciona por ai (e paro de desvirtuar aqui tbm)

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


De outro lado, um tributo, uma cover, em vários aspectos seria mais homenagem e reconhecimento ao trabalho de um artista.

Creio que queimaria a imagem de qualquer artista que não desse uma certa liberdade para que 'homenagens' do gênero não fossem feitas. Pelo menos entre artistas americanos, eles sempre são motivados a tocarem covers de outros colegas em shows ao vivo. Isso você escuta em gravações ao vivo de artistas consagrados. Mas nem sempre dá certo, como foi o caso do Smashing Pumkins tocando mal uma cover do The Cure, antes do show do the Cure, que o pessoal entendeu como deboche, no Hollywood Rock 96, em SP. De outro lado, Shakira não canta AC/DC? Moby não toca Joy Division? Processo por processo, acho que só me lembro de 2: Rolling Stones Vs. The Verve com o riff no Bittersweet Symphony, e Steve Wonder Vs. RHCP em Higher Ground. Mas ambos terminaram em acordo.

Agora, tem o lado da gravadora. Essa sim sempre olha torto pra todo mundo.

kiki
Moderador
# ago/10 · Editado por: kiki
· votar


overlappingcircles
MauricioBahia
makumbator
T-Rodman
faz favor, desvirtuem que eu quero saber mais sobre isso de direitos autorais

se a conclusão for positiva, até mando pr'os titãs (será que eles param pra ouvir?)

ogner
sabia que ia ter um... quase "ominti" essa informação!
=p

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki

Gente, no próprio Palco MP3, antes de upar uma música tá la: "1. Não serão aceitos covers ou versões, em hipótese alguma, incluindo remixes ou samplers de músicas de outros artistas."

No Myspace e outros é a mesma coisa. Tem que pedir autorização dos artistas. Agora, como o Makumba disse, aqui é coisa pequena, galho fraco... ;-)

Abs

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


O site de tributo mais antigo que eu conheço é esse: http://modeified.com/
Desde 1995 eles fazem tributos ao Depeche Mode, sempre juntando novas versões e modos. A banda sabe da existência, e nunca deu nada. Deu sim: já saiu 7 discos de tributo, desde 1995.

Sites como Palco e MySpace tem de se resguardar, porque de um lado pode virar pirataria de música, e de outro, é um local em que o artista tem divulgação e lucro - onde seria difícil separar o 'artista mirim' de artista consagrado. Então o site é que tem de tomar cuidado para não ser confundido como espaço onde o pessoal sai pirateando faixas.

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


T-Rodman

Pois é, mas é certeza que em show eles pagam o valor referente à execução pública. Aqui no Brasil também se paga ao ECAD pelos covers quando o show é bem organizado e correto.

Lembro nos anos 90, quando comecei na música, e após um workshop do Nico assumpção(inesquecível, por sinal, até hoje me guio por coisas que ele falou) o vi escrevendo o formulário do ECAD, para fazer o pagamento de temas de outros músicos que ele havia tocado na apresentação(não sabia o que era e perguntei a ele, que me falou e mostrou)...e era um mero workshop em Juiz de Fora

E tem artista que não gosta disso de cover não! O Prince é um exemplo bem lembrado pelo Bahia. Tenho certeza que muitos odeiam, mas não comentam nada jsutamente por medo de se queimar, e que as pessoas os achem antipáticos.

Agora, tem o lado da gravadora. Essa sim sempre olha torto pra todo mundo.

Exato. Foi uma associação americana de direitos de autor que fechou o saudoso mysongbook, que tinha tonaledas digitais de arquivos em guitar pro. A alegação é justamente a de que o site e os criadores dos arquivos não tinham autorização para transcever a música, e que deviam ter é comprado edições autorizadas de partituras...

Coisa parecida aconteceu com o portal que reunia material do powertab. Ameaçaram o cara de processo(e fizeram ameaças pesadas, do tipo: temos dezenas de advogados, e vamos tomar todo o seu dinheiro, vc vai perder sua casa, carro, economias...vamos raspar tudo e no fim ainda te mandar para cadeia). Ele repassou os dados para pessoas fora dos EUA, e criaram um sistema fechado para baixar os materiais(com convite)

O mysongbook hoje só tem material de dominio público, ou coisas escritas pelos próprios criadores dos arquivos.

O imslp, que tem só material de música erudita, também foi ameaçado, pois havia material de compositores em que não haviam entrado em domínio público nos EUA(70 anos), mas eram livre no Canadá(local do site, e com prazo de 50 anos após morte do compositor para ser domínio público). Em outros casos a música era domínio público, mas a edição ainda era protegida(e portanto tinha que se pagar direitos conexos ao editor).

O cara que cuidava do site ficou com medo e fechou após as ameaças. Depois o projeto foi retomado, com o devido cuidado de só liberar o material de 50 anos para IPs do Canadá, e há uma equipe de moderação, que examina se a edição já está também em domínio público, antes de ser lançado online.

T-Rodman
Veterano
# ago/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


makumbator
Sabe por que é complicado isso?
- porque se começa a rolar dinheiro, todo mundo começa a ficar antenado.
Sites geralmente ganham grana pelo material que eles guardam, e por isso que geralmente são mira de processos. Usergroups ou fórums, geralmente não.
Teve site que fazia karaoke, lembra dele? www.letsingit.com que depois virou www.thesimsonstage.com - e tinha autorização para todas as músicas serem cantadas pelos seus usuários.
Tem gente que ganha mais dinheiro hoje, vendendo música para o Rock Band ou Guitar Hero do que vendendo discos assim dizendo.
E tem artista que de um lado faz por lazer e não é incomodado, como vários desses vídeos do youtube. Mas a partir do momento que o cara vira 'profissional' e começa a render dividendos sobre isso, certamente as gravadoras já caem em cima do artista para fazer acordo ou remover o material. Isso eu lembro que aconteceu com uma web-artist portuguesa chamada Mia Rose, que enquanto era só uma usuária que postava vídeos inocentes dela com o violão cantando no youtube, não acontecia nada com ela. A partir do momento que ela virou profissional, apareceu na TV e ganhou um contrato, sumiram todos os vídeos dela cantando covers, e ela só começou a postar os videos dela.
http://www.youtube.com/user/miaarose

Então é mais ou menos isso: se a pessoa ganha projeção e fama, o negócio é pagar pelo preço. Caso contrário, somos apenas fãs, fazendo homenagens.

Do mesmo modo, em minha conta no youtube eu já postei videoclipes e shows de bandas, e já postei covers feitas por mim. Já recebi notificacão para mover vídeos e já tive vídeos removidos - mas eram vídeos de artistas. Os meus covers, nunca recebi nem comentário, rs.

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


T-Rodman
Mas a partir do momento que o cara vira 'profissional' e começa a render dividendos sobre isso, certamente as gravadoras já caem em cima do artista para fazer acordo ou remover o material.

Pois é. Inclusive, essas associações pressionam o Youtube para que entre em acordo e pague uma espécie de taxa geral, que cobriria justamente os trailers e trechos de filme, clips e covers dos usuários. Ou seja, os usuários não pagariam, mas quem guarda o material e o disponibiliza teria que pagar.


Lembro no começo dos anos 2000, quando houve uma onda de uso de música em acampamentos de fitness nos EUA. Pois bem, as associações de direitos de autor passaram a matricular espiões nesses acampamentos. Eles faziam relatórios e gravações. Depois as empresas recebiam ameaças do tipo: ou vcs passam a pagar para usar a música ou vamos processar(e já cobravam o material que os fiscais levantaram).
Alguns acampamentos chegaram ao cúmulo de BANIR a música em qualquer ocasião(mesmo as de domínio público, para não haver dúvida). Eles alegaram que os fiscais exageravam, e relatavam como atividade do acampamento até um grupinho de alunos a noite, tocando violão e cantando antes de dormir.

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


ainda bem que eu sou ruim e nunca vou ganhar dinheiro.

daqui a pouco some os tributos do makumba, do bahia...

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


kiki

daqui a pouco some os tributos do makumba, do bahia...

daqui a pouco a gente vai ter que preencher formulário de arrecadação de direitos autorais e conexos até para cantar no chuveiro...as gravadoras adorariam uma coisa assim!

Stalingrado
Veterano
# ago/10
· votar


kiki
Se você é ruim, você vai ganhar dinheiro, cara!
Prova disso é o atual cenário musical.


:)

Stalingrado
Veterano
# ago/10
· votar


Up the Titãs! o/

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


Stalingrado
Se você é ruim, você vai ganhar dinheiro, cara!
Prova disso é o atual cenário musical.

não sei se fico feliz ou triste com isso

+_+

Stalingrado
Veterano
# ago/10 · Editado por: Stalingrado
· votar


Galera, eu e o tito lemos conversamos sobre organizar um novo tributo. Sei que a proposta é fazer um do Elvis agora, mas, ao meu ver, é possível realizarmos dois tributos ao mesmo tempo.
Tanto é que isso aconteceu recentemente, com o tributo ao ACDC acontecendo ao mesmo tempo que esse do Titãs.

E aí? O que acham de NIRVANA?


(Estamos aceitando sugestões)

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


Stalingrado
E aí? O que acham de NIRVANA?

Boa idéia. Mais para frente, podíamos fazer outro tributo nacional, que poderia ser para o Barão Vermelho(e poderia até englobar o Cazuza em carreira solo).

Stalingrado
Veterano
# ago/10
· votar


makumbator
Também é uma ótima ideia!

Já fiz um monte de covers do Cazuza e do Barão com minha banda.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
Bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla. Bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla.

Bla, bla, bla, bla, todo mundo com preguiça de comentar bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,

Bla, bla, bla.

Abs

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


Stalingrado

Um outro grupo legal, (mas menos conhecido da galera mais jovem), é Mutantes, que também daria um belo tributo.

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Bla, bla, bla, bla, todo mundo com preguiça de comentar bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,

Hsahshaash! Eu estava esperando baixar as duas versões para comentar tudo de uma vez! Vou ter até que abrir o word...

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


Stalingrado
Tanto é que isso aconteceu recentemente, com o tributo ao ACDC acontecendo ao mesmo tempo que esse do Titãs.
opis é, só vi quando acabou... é que eu nem conheço muito AC DC, então passou batido pra mim. mas achei legal que rolou, depois vou dar uma ouvida.

E aí? O que acham de NIRVANA?
eu toparia facil.

makumbator
Boa idéia. Mais para frente, podíamos fazer outro tributo nacional, que poderia ser para o Barão Vermelho(e poderia até englobar o Cazuza em carreira solo).

posi é. meu plano era Paralamas, depois um mais geral brazuca. Aí percebi que pulei Barão (não sou tão fã assim, mas se rolar até entro).

MauricioBahia
como cedescobriu?
=T

hoje nem rola comentar, ainda to fechando um trabalho aqui
=p

kiki
Moderador
# ago/10 · Editado por: kiki
· votar


makumbator
Um outro grupo legal, (mas menos conhecido da galera mais jovem), é Mutantes, que também daria um belo tributo.
nossa, eu tava nessa fácil tambem

já tem a te a primeira musica: 2001.

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


só acho que tem que rolar rodízio de organização, que dá uma canseeeeiraa...

se o sam me pagasse, até organizava dois por vez, masi as JAMS...

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


kiki
Paralamas

è bem legal também, apesar que eu gosto mais do Barão.

já tem a te a primeira musica: 2001.

Hashasha! É só sugerir uma banda que nego já escolhe até a música!hashsahh!

se o sam me pagasse, até organizava dois por vez, masi as JAMS...

Até a Nike passou a pagar os funcionários! Pouco mas paga!

Entre com uma denúncia na Organização internacional do trabalho, reclamando de escravidão digital.

http://www.oitbrasil.org.br/

Gilberto Juba
Veterano
# ago/10
· votar


Um outro grupo legal, (mas menos conhecido da galera mais jovem), é Mutantes, que também daria um belo tributo. (2)

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


Gilberto Juba
eu voto no mano makumba pra organizar. deu idéia, agora toca!

ps.: só bucha pra cantar hein? por isso eu queria paralamas... até eu canto.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki

Eu organizei o Prêmio FCC e moderei uns 4 meses direto. Tô de férias hein... Só curtindo!

Eu voto Paralamas!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a >>> Tributo Titãs FCC - Lado B <<< Ouçam, Comentem!