Mentalidade limitada - reflexão

Autor Mensagem
RoLP
Veterano
# jun/10 · Editado por: RoLP


Galera...

Tenho verificado muitas coisas que estão erradas no cenário musical, mas a maior que tenho visto, é a mentalidade da galera que curte música, principalmente rock aqui na cidade.

A galera em geral, principalmente em SP, sai para ouvir somente bandas covers e esquecem que no Brasil existe muitas bandas de qualidade e pouco espaço na mídia para tais.

Quando é uma banda de música própria, que toca bem ao vivo e tem qualidade, a galera não leva a sério pq a banda não está tocando em rádio, tv, etc...ou seja, para o público é bandinha.
Este é o pensamento com maior estupidez que já verifiquei e comprovei.

Não estou citando bandinhas ruins que tocam um som podreira sem saber regular nem o próprio instrumento ou timbre (ou volume) e acaba tocando uma mistura de "embolação com sujeira"...ai neste caso também prefiro ouvir cover, pq pelo menos sei como a música deveria ser .

Estou falando que, independente de ter banda, sempre sai para descobrir novas bandas, sempre me preocupei em divulgar e apoiar bandas de qualidade que não tem oportunidade de pagar o JABÁ das rádios ou tem os contatos de amigos do meio.

99% do que surge é contato ou Jabá, isto é fato, portanto, prefiro procurar bandas nacionais de qualidade por mim.

Só que também 99% do público aceitam esta imposição da mídia e só escutam bandas covers no Brasil, ou a original fora.

Não há renovação de músicas de qualidade em SP, justamente porque ninguém procura por isto, apenas senta e espera a imposição da mídia.

Ai começam a surgir os Restarts, Cines e outras porcarias e a galera começa a não ouvir mais rádio.
Estas atitudes pra mim são as piores. Você não muda nada desligando o rádio, pq o faturamento deles não vem de ibope...e vc não acrescenta nada em se fechar e ouvir ac/dc no teu quarto. (Que aliás é muito bom, hehehehe)

Não adianta a galera que é roqueira de verdade tomar a postura de total alienado e sair fora do mundo do rádio e TV, pois a renovação do rock depende também da galera.

A galera tem que apoiar as novas bandas de qualidade que estão surgindo, mas ao invés disto, é típico do Brasileiro...menosprezam as novas bandas de qualidade por elas não aparecerem já de forma "famosa".

Nos EUA, em qualquer lugar que vc sai, vc ouve bandas de músicas próprias surgindo com qualidade e a galera curtindo.

Por isto, que no Brasil em locais de shows, vemos tantas produtoras usando uma banda de destaquezinho (não famosa ainda) como principal e 8000 bandas vendendo ingressos (pagando pra tocar) para ter chance de tocar.

Evitem a cota de ingressos...e colaborem em shows de outras bandas de músicas próprias.
Todos os músicos devem deixar a inveja de lado (porque existem mais criticos pessimistas do que incentivadores, muitas vezes por pura inveja).

É como uma frase que ouvi e tem todo sentido.
Quem tem talento vira artista, quem não consegue virar artista (por problemas da vida ou falta de oportunidade) vira professor e quem não sabe fazer direito nenhum dos dois vira crítico.

dieguito guitar
Veterano
# jun/10
· votar


Acrescentando ao seu tópico:

No brasil nunca ouve muito espaço para o rock em geral, diferente de outros estilos como o sertanejo, o samba, o pagode e a porcaria do funk !!!

Pela boca dos empresários só escutei isso até hj em dia quando se trata de uma banda de rock " eles tocam bem, mas não é o que dá dinheiro" , não dá dinheiro por que não investem no rock !!!

Como é que os Beatles e outras bandas de rock fizeram sucesso? respondendo: Empresários que acreditaram na banda e envestiram nela !!!

E voltando ao assunto, gosto muito mais de bandas que tocam suas músicas!!! Por que "copiar é fácil, criar é dificil".

abraços !!!

RoLP
Veterano
# jun/10 · Editado por: RoLP
· votar


Como é que os Beatles e outras bandas de rock fizeram sucesso? respondendo: Empresários que acreditaram na banda e envestiram nela !!!

Pois é..no Brasil é mais complicado ainda, pq somos um "Espirro dos EUA", ou seja, o produtor ou gravadora vê o que está bombando lá fora e COPIAM o estilo para o Brasil, usando bandas de moleque xaropes pra isto.

E voltando ao assunto, gosto muito mais de bandas que tocam suas músicas!!! Por que "copiar é fácil, criar é dificil".


COm certeza absoluta....e o que mais tem hoje em dia é plágio de músicas...

MaicolBrevia
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP

Poxa, gostei do tópico. Bom mesmo.

O dinheiro sempre foi o maior dos problemas nessa questão, pq, o que os "empresários" querem, é apenas que o investimento deles em banda X, Y ou Z, de um otimo retorno($$$$). Para eles, não importa a quantidade de integrantes que tem na banda, se um toca com tênis rosa, listrado, calça rosa, camisa colada... e etc.

Na visão deles, eles estão certos no que estão fazendo, é o trabalho deles, de alguma forma eles tem que obter lucro no que fazem.
Aqui no Brasil, é desse jeito que as coisas acontecem(infelizmente), e provavelmente vai ser assim, por talvez, quem sabe, anos a frente. Tenho uma banda tb, tenho muita vontade de fazer som próprio, mas sei que no momento eu não consigo fazer um som do qual as pessoas gostem, por causa da minha técnica/criatividade, do qual, acho que não tenho o suficiente pra criar um som que atinja o publico, que escute, e diga, -Som legal velho, parabens.

Se é para fazer som próprio, eu levo a sério isso. Se for para fazer som estilo Cine, Fresno, Strike e etc.(nada contra quem goste), prefiro refinar minha técnica na guitarra, já tive amigo meu que se "vendeu", entrou numa banda emo, sei lá o que tocavam, somente pelo dinheiro e pegação, tempo depois, o cara me sai da banda, dizendo que não curtia mais, pq enjôou do som. Restart, Cine, Fresno e etc., não estão interessados no som que eles criam, apenas fazem o que o produtor manda, pensando em dinheiro, $$$$, money, cash, tutú, cascalho.

Perdoem qualquer ofensa, ai está a minha opinião.

RoLP
Veterano
# jun/10 · Editado por: RoLP
· votar


MaicolBrevia

Valeu cara....só quis retratar nossa realidade :)

Então...não achei que você ofendeu ninguém...na verdade penso semelhante.

Só vejo diferença em uma coisa... O Brasil é um País Rítmico...O Rock para agradar o ouvido do grande público aqui, precisa ser pop/rock e ter uma levada forte.
Ou soar como os ícones do Brasil, considerados por muitos, como Legião, Barão, etc...

O Brasil não abre espaço para o metal, trash, hard rock, e isto não é novidade para ninguém. APesar destes estilos soarem muito mais complexos que o pop/rock para tocar, não faz sucesso no Brasil, principalmente com vocal em português.
E em inglês vc concorre com a galera de fora, que convenhamos, é mto boa e a concorrência é muito difícil.

Minha banda faz um pop/rock, tem mulher no vocal...e as músicas soam mais na linha comercial...Só que MESMO assim, as coisas não andam pra frente sem grana, sem contatos...

O fato é...não depende SOMENTE de você ter um estilo que se adapte ao meio....e sim, à quanto você está disposto a bancar pelo sonho ou quantas pessoas do meio você conhece...

Se o público saisse com o objetivo de curtir músicas próprias e valorizar bandas do Brasil, haveria uma pressão interna neste pessoal que domina a música, a revelar coisas melhores e da forma que o público REALMENTE quer ouvir né.

Eles culpam a pirataria ...mas na verdade...o público erra na mentalidade e não em comprar Cd pirata.
Pois o Cd pirata só divulga a banda....(tem maleficios, mas não atrapalha uma banda de dar certo, pois na época sem pirataria, tb havia o jabá e os contatos).

Dexxter Bass
Veterano
# jun/10
· votar


Érrr...

tá brabo a coisa...

eu gosto muito da cena independente e undergroud, aliás, prefiro ficar "bem na fita" (conhecido) no independente ou no undergroud do q no malstream, pelo menos no undergroud eu posso fazer oq eu quero,compor sobre oq eu quiser,fazer melodias do jeito que eu quiser sem pitaco de produtor e o diabo a quatro,ou seja, eu faço minha arte do jeito exato que eu sinto...

o problema é que ninguém (maioria) não dá bola pros que estão aí na cena independente...ou seja, não somos valorizados, nosso trabalho não tem o mesmo valor de quem está na mídia.

É desanimador, quando vc faz um show autoral, e fica aquele vazio na frente do palco, daí tu toca um cover e vem gente de tudo qto é lado pra frente do palco ¬¬

Caike_bend
Veterano
# jun/10
· votar


Eu tava fazendo uma música um pouco ''pesada'', aliás, nem tão pesada, era um punk. Enfim, a música continha umas palavras meio fora do comum, logo as pessoas que ouviram não gostaram. Não procuraram nem entender a música ou procurar conhecer as novas palavras. Acho que isso atrapalha um pouco o músico na hora de fazer a música. De certa forma, ele se limita a um número de palavras, pois ele sabe que, se ele por palavras mais fora do comum, ninguém vai ouvir.

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Dexxter Bass
É desanimador, quando vc faz um show autoral, e fica aquele vazio na frente do palco, daí tu toca um cover e vem gente de tudo qto é lado pra frente do palco ¬¬

Falou tudo....este é o povo que MERECE ouvir restart, cine e outras porcarias do tipo....

renansena777
Veterano
# jul/10
· votar


O Brasil TEM publico sim para bandas de rock/metal, acho que as bandas nao ficam conhecidas porque muitas fazem aquele som cliche.
Mas acredito tambem que os produtosres nao dao muito valor para musicalidade nos dias de hoje, porque os caras, acima de tudo querem vender, e o publico é esse: a molecada de 14 anos que compra cd's e postes dos artistas "bonitinhos"

MaicolBrevia
Veterano
# jul/10
· votar


Mas acredito tambem que os produtosres nao dao muito valor para musicalidade nos dias de hoje, porque os caras, acima de tudo querem vender, e o publico é esse: a molecada de 14 anos que compra cd's e postes dos artistas "bonitinhos"

É justamente essa molecada que enche o bolso desses empresarios... :-(

RoLP
Veterano
# jul/10 · Editado por: RoLP
· votar


renansena777
O Brasil TEM publico sim para bandas de rock/metal, acho que as bandas nao ficam conhecidas porque muitas fazem aquele som cliche.

Não tem não cara...para músicos brasileiros não.

Os metaleiros só curtem os gringos e ainda assim, são uma parcela extremamente pequena em relação ao Brasil, deixando claro que não vira uma tendência capaz de fazer soar como algo comercial....
Este é o problema.
E os metaleiros que tem por ai, só quer ouvir cover.


É justamente essa molecada que enche o bolso desses empresarios... :-(


Não somente os empresários como revistas teens, canais de tv...etc...
Mas desta vez nem moleques bonitinhos estão arrumando...e sim os mais retardados possíveis, para dominarem.

TerraSkilll
Veterano
# jul/10
· votar


RoLP
Recomendo que fale com o Sub. Ele tem um pensamento similar ao seu.

Os metaleiros só curtem os gringos e ainda assim, são uma parcela extremamente pequena em relação ao Brasil, deixando claro que não vira uma tendência capaz de fazer soar como algo comercial....
Sendo um mercado pequeno, realmente nenhum empresário vai querer investir muito. Para que o rock nacional (e o heavy metal, por consequencia) conseguisse espaço, imagino duas possibilidades:
- um amplo público, "magicamente", passar a querer ouvir muito mais rock e derivados, deixando de lado os outros estilos. Com isso, os empresários passariam a investir em rock, para "suprir a demanda";
- algum empresário resolve-se investir pesado em rock, gastando o suficiente para convencer as pessoas a ouvir rock, investindo pesado em bandas, divulgação e shows. Sendo um investimento de alto risco, acho difícil alguém topar. Isso é negócios, não há muito que se fazer.

Pessoalmente, só ouço o que chega até mim. Não escuto muito rádio, mais por raiva dos comerciais do que não gostar. E, como bandas "underground" não tem divulgação muito longe de seus locais de origem, acabo não as conhecendo. Não creio que isso seja uma limitação, apenas uma opção. Pode não ser a melhor, mas é a que mais me serve.

Abraço.

Alvaro Henrique
Veterano
# jul/10
· votar


Gente, está tudo lindo, tudo legal, mas vocês já perceberam que ROCK NÃO É BRASILEIRO?

Aí vocês esperam que os BRASILEIROS ouçam bandas BRASILEIRAS quando o rock não faz parte da cultura brasileira? Que o público BRASILEIRO se identifique e goste de algo que é na origem estrangeiro e alheio à sua origem?

Não sei se algum de vocês teve a oportunidade de viajar para um país estrangeiro diferente dos EUA e ligar na MTV local pra ouvir os "trabalhos originais" dos músicos locais...

Quando surgiram bandas / artistas que criaram um trabalho realmente original, que dialoga com a cultura brasileiras, eles tiveram espaço. Sepultura no Roots, Chico Science, Mutantes, Novos Bahianos, são bons exemplos.

Não adianta ser virtuose, criativo, mas fazer música estadosunidense, com características estadosunidenses, e esperar que o público brasileiro se identifique com aquilo e ache legal. Pra se identificar com isso, só tendo uma experiência de vida que a maioria dos brasileiros nunca terá. Não é por acaso que Angra e cia. não move multidões.

Se for pra ouvir música ESTRANGEIRA, a preferência vai ser pelo original (cover), não pelo "rock made in brazil".

beca 84
Veterano
# jul/10
· votar


Os metaleiros só curtem os gringos e ainda assim, são uma parcela extremamente pequena em relação ao Brasil, deixando claro que não vira uma tendência capaz de fazer soar como algo comercial....
Sendo um mercado pequeno, realmente nenhum empresário vai querer investir muito. Para que o rock nacional (e o heavy metal, por consequencia) conseguisse espaço, imagino duas possibilidades:
- um amplo público, "magicamente", passar a querer ouvir muito mais rock e derivados, deixando de lado os outros estilos. Com isso, os empresários passariam a investir em rock, para "suprir a demanda";
- algum empresário resolve-se investir pesado em rock, gastando o suficiente para convencer as pessoas a ouvir rock, investindo pesado em bandas, divulgação e shows. Sendo um investimento de alto risco, acho difícil alguém topar. Isso é negócios, não há muito que se fazer.

Acho que os metaleiros so curtem gringos porque no cenario nacional nao tem bandas como as gringas. Mas isso tudo tem uma grande ligação, porque nao temos boas bandas de metal no Brasil, por causa dos empresarios que investem em bandas so pensarem no seu lucro e so patrocinam bandas de pop/rock e atualmente o Emocore. Acho que se todos os roqueiro se unissem poderiamos tentar mudar essa cena no nosso pais, tem que haver uniao entre gothicos, metaleiros, punks, grungs... para podermos lançar essas bandas de musica propria e de qualidade.

RoLP
Veterano
# jul/10 · Editado por: RoLP
· votar


Alvaro Henrique

Se for pra ouvir música ESTRANGEIRA, a preferência vai ser pelo original (cover), não pelo "rock made in brazil". Que o público BRASILEIRO se identifique e goste de algo que é na origem estrangeiro e alheio à sua origem?

Isto é uma das maiores bobagens que já li.
Se fosse assim, futebol é INGLÊS, surgiu lá e veio pra cá depois e não brasileiro...então devemos só assistir jogos Europeus.

Temos sim INFLUÊNCIA dos EUA, pois eles sabem fazer Rock de qualidade, porém, não significa que o Brasileiro não saiba.

Para cara..isto é limitação de pensamento.

Significa que você realmente só ouve o que está no rádio ou o que chega pelo domingão do faustão, pois não sabe que há várias bandas de extrema qualidade e que não são aproveitadas pois o Brasil é o País do contato.

que dialoga com a cultura brasileiras, eles tiveram espaço

O Brasil é um País colonizado por um monte de cultura diferente....porque você acha que a cultura brasileira é somente ritmica ou precisa ter algo "original"?

O Brasil tem público para todos os ritmos, e MTO roqueiro que curte rock ou pop rock, mas Bandas de qualidade não chegam nesta pessoa.

Me desculpe cara, mas na MINHA opinião, você representa o tópico com este pensamento.

RoLP
Veterano
# jul/10
· votar


TerraSkilll

Pessoalmente, só ouço o que chega até mim. Não escuto muito rádio, mais por raiva dos comerciais do que não gostar. E, como bandas "underground" não tem divulgação muito longe de seus locais de origem, acabo não as conhecendo. Não creio que isso seja uma limitação, apenas uma opção. Pode não ser a melhor, mas é a que mais me serve.


Mas isto não é limitação...é apenas falta de interesse em descobrir novas músicas...é diferente de se isolar por raiva do que está tocando e ficar reclamando pro espelho no quarto saca?
Não acho que vc esteja errado, apenas acho que se vc curte rock, deveria prestigiar o estilo no Brasil.

Só que veja bem..não falei em divulgação do estilo ROCK somente e sim do POP/ROCK, que tem alta aceitação no Brasil desde os anos 80...Neste caso não é necessária a criação de uma aceitação do público.

TerraSkilll
Veterano
# jul/10
· votar


RoLP
Não acho que vc esteja errado, apenas acho que se vc curte rock, deveria prestigiar o estilo no Brasil.
Mas faço isso. Paralamas, Barão Vermelho, Raimundos e etc estão entre minhas bandas favoritas. Se outras surgirem com uma proposta e qualidade similar, ouvirei também. Exemplo de banda "underground" que eu curto: In Nomine. Os caras são muito bons (na minha opinião), mas eu não os conheço porque se divulgaram ou porque eu corri atrás de encontrá-los, mas sim porque conheci o baixista um dia e ele me apresentou seu trabalho.

Só que veja bem..não falei em divulgação do estilo ROCK somente e sim do POP/ROCK, que tem alta aceitação no Brasil desde os anos 80...Neste caso não é necessária a criação de uma aceitação do público.
Agora eu não entendi. Você começou falando de rock, seguiu para o heavy metal e agora fala de pop rock. Aí fica complicado. É visível que pop rock atinge um público bem maior que heavy metal, e acredito que seja um estilo que não precise de incentivo, já que está nas mãos das grandes gravadoras e vendendo bem. Jota Quest e Skank que o digam.

Acredito que não faltem bandas boas, mas sim mais divulgação (talvez canais específicos para músicos de rock não tão famosos, como acontece no Palco Mp3). Não vejo mal em termos música altamente patrocinada por gravadoras, e podemos divulgar o rock "underground" numa boa.

Entretanto, por mais que muitos aqui no fórum tenham uma predileção por rock (e seus derivados), não vejo motivos para ele ter um destaque maior que qualquer outro estilo, nacional ou não.

Abraço.

snd
Veterano
# jul/10
· votar


Bandas de rock, hard e metal boas tem que tentar ir pra fora, como Angra/Sepultura por exemplo.

Gansinho
Veterano
# jul/10
· votar


RoLP

Isto é uma das maiores bobagens que já li.
Se fosse assim, futebol é INGLÊS, surgiu lá e veio pra cá depois e não brasileiro...então devemos só assistir jogos Europeus.


Ele pode tá errado ao dizer que a "música é estrangeira", mas ele tá certo quando disse que o rock não faz parte tão diretamente da nossa cultura. O futebol faz.

E o Alvaro Henrique em nenhum momento disse que a gente não sabe fazer rock de qualidade. Ele só acha que o povo dá preferência ao rock estrangeiro por ser normalmente melhor produzido e melhor composto.

Eu, por exemplo, não curto rock cantado em português, simplesmente pelo fato de eu achar que não combina. Você vai me recriminar por isso?

Eu não costumo ir a shows por aqui, nem de bandas locais com trabalhos próprios nem de bandas covers. Mas se alguma banda me agradar, eu passo a ouvir sem problemas, independente de onde ela seja. E eu acho que é assim que deve ser e é onde o problema do "povo brasileiro" está, no fato de ouvir o que a mídia diz que ele deve gostar, e não no que ele realmente gosta.

fernando tecladista
Veterano
# jul/10 · Editado por: fernando tecladista
· votar


vou comentar a mesma coisa que já comentei em trocentos tópicos do mesmo assuto
tá batendo na porta errada

barzinho que vive de bebedeira com azaração, radio que vive de jaba, tv que vive de comercial, se mudar a formula (toca-se povão) quebra

se quer comer kibe, você vai no habbibs, não adianta atazanar o mac donalds, se é vegetariano então nem perca tempo com estes dois, procura outro lugar

existe muitas bandas de qualidade e pouco espaço na mídia para tais.
a tal midia do texto deve ser o pacote: TV, radio FM e revista contigo....
não existe só elas, tem muita gente boa por ai, que toca pra tudo que é canto e nem aparece em TV
quantas vezes se viu "marisa monte" no faustão ou Céu hebe Vanessa da Matta no gugu ou tocando em alguma radio com nome de "radio cidade" "radio gazeta de sei lá do oeste" "radio progresso de pqp do sul"

esse povo tá aparecendo no altas horas da globo, no ensaio da cultura, na Nova-FM na Oi-FM... os mais novos no myspace, no palco mp3

-----------------------------------------------
A galera tem que apoiar as novas bandas de qualidade que estão surgindo
Evitem a cota de ingressos...e colaborem em shows de outras bandas de músicas próprias.

essas frases soam iguais a sistema de cota, reserva de mercado, alicota de importação, coisas de quando algo não funciona, se faz um remendo em uma ponta para resolver o furo que está do outro lado



==========================

o mais interessante é que eu imagino se esse discurso vai pra frente
- o cara conseguiu o seu espaço, fez sucesso, tá tocando na radio, no sergio, na virada cultural...
nessa pra distrair resolve ir em um barzinho com banda ao vivo e ve a banda tocando "sua música"

- o cara vai sair desesperado gritando no meio do povo:
pare, pare, não toque minha música, pare, não toque essa minha música, minha musica não pode ser o novo chiclete das radios, eu não quero cantar mais na tv.... você está tirando o lugar de outra banda...


============================

eu faço free-lance com muita gente:
sertanejo, pagode, banda de baile, tenho minha banda de cover de rock e um projeto autoral
qualquer um deles tem a mesma choradeira do tópico
"não tem espaço"
não é que não tem espaço, tem muita gente pra pouco espaço
em qualquer area tem muita gente tocando e pouco lugar quem quer ir pra frente tem que se livrar do "titulo do tópico" e enxergar isso, só que pra quem tá de fora parece que o espaço do outro tá de má vontade pra você, minha banda de cover levou mais de 3 anos pra pegar uma data em alguns bares legais de cover a fila também tá grande

tá dificil tocar autoral em um bar, tenta por um "cannibal corpse cover" e colocar pra tocar na virada cultural

no quarter
Veterano
# jul/10 · Editado por: no quarter
· votar


O grande problema é que até os músicos-de-final-de-semana não fazem sua parte, não só os fãs de rock. Não vejo usuários de influência em foruns falando sobre o som de bandas novas, apenas revivendo os clássicos. É uma hipocrisia pequena que faz muita diferença. Quando queremos convencer alguém de que Cine, Restart, etc são bandas (sic) ruins, mostramos as bandas antigas, que tiveram seu auge no passado, quando deveríamos mostrar alternativas novas, com um som diferente e original, que se mostre mais agradável aos ouvidos de quem gosta destas bandas, seja pela letra, ideologia, liberação emocional ou até mesmo aparência, que até para os nossos clássicos, foi um fator importante para o sucesso. Vale lembrar que os nossos clássicos já foram o underground de alguém no começo de cada banda, mas com apoio e fãs, conseguiu-se sucesso.

Só acho ruim ver tópicos como esse repetindo-se várias vezes, enquanto não fazemos nada, em grupo e de forma eficiênte, pois de nada adianta fazer cada um sua parte, se nunca fazemos tal de forma ordenada e sim como uma obrigação, uma vez ou outra.

Tenho apenas 16 anos e fico muito triste em ver garotas e garotos mais velhos "pagando pau" para jovenzinho coloridos quem empunham Gibson's quando não se ouve UMA guitarra sequer em suas músicas, apenas sintetizadores e batidas eletrônicas. E ainda fazem o símbolo do metal... _\\m//

Só esperava ações de quem realmente pode fazer algo...

beca 84
Veterano
# jul/10
· votar


Só acho ruim ver tópicos como esse repetindo-se várias vezes, enquanto não fazemos nada, em grupo e de forma eficiênte, pois de nada adianta fazer cada um sua parte, se nunca fazemos tal de forma ordenada e sim como uma obrigação, uma vez ou outra.
Concordo com voce no quarter
O que acontece é que muitos sabem falar, mas poucos sabem agir, ou melhor poucos querem agir.
Porque a maioria pensa que a ajuda de um ou de dois nao vai fazer diferença, mas no final esses um ou dois é que fazem a diferença.

RoLP
Veterano
# jul/10 · Editado por: RoLP
· votar


TerraSkilll
Agora eu não entendi. Você começou falando de rock, seguiu para o heavy metal e agora fala de pop rock.
Porque têm diferença entre estes três estilos, e comprovei na pele que o único estilo que é levado à sério por empresários, patrocinadores e eventos visando chegar ao mainstreen é o pop/rock...só quis exemplificar.


Acredito que não faltem bandas boas, mas sim mais divulgação
Isto é inocência...a maioria das bandas divulgam como doidos por toda a internet.
Do nada surgem "Mallu Magalhães" com 1 milhão de acessos e a galera acredita realmente que isto não foi "comprado".
Só quem está com um projeto sério e profissional tentando entrar no meio musical do mainstreen sabe a sujeira que é.
Divulgação te deixa conhecido entre amigos e amigos de amigos. E faz surgir pequenos fãs clubes por cidades pequenas, mas não faz diferença nenhuma. Tem que ter grana e contato.
E a maioria da galera não respeita banda que não aparece na globo, por puro preconceito.

RoLP
Veterano
# jul/10
· votar


Gansinho

Eu, por exemplo, não curto rock cantado em português, simplesmente pelo fato de eu achar que não combina. Você vai me recriminar por isso?
Não estou julgando ninguém, apenas retratando o que acontece no cenário musical atual. Dependendo do tipo de rock eu tambem acho que não combina. Tem que ter as manhas para saber fazer um rock em português sem parecer tosco.

Eu não costumo ir a shows por aqui, nem de bandas locais com trabalhos próprios nem de bandas covers
Mas ai é uma decisão tua e não tenho nada haver...vc não gosta de ir em show de banda local...
O foda é quem vai e só quer ouvir cover, pra mim.
Só que apartir do momento que vc tem esta postura, não pode reclamar de falta de renovação...porque você também não está procurando.

RoLP
Veterano
# jul/10
· votar


fernando tecladista

barzinho que vive de bebedeira com azaração, radio que vive de jaba, tv que vive de comercial, se mudar a formula (toca-se povão) quebra

Jabá é contra a Lei, comercial não.
A formula tem que ser mudada, infelizmente...


não é que não tem espaço, tem muita gente pra pouco espaço

Mas desta "muita gente", tem "muita gente ruim"...então mta parte é descartada. Do restante, sobre o grupo dos "com grana" e o grupo dos "com contato"...

RoLP
Veterano
# jul/10 · Editado por: RoLP
· votar


no quarter
Não vejo usuários de influência em foruns falando sobre o som de bandas novas, apenas revivendo os clássicos. É uma hipocrisia pequena que faz muita diferença. Quando queremos convencer alguém de que Cine, Restart, etc são bandas (sic) ruins, mostramos as bandas antigas, que tiveram seu auge no passado, quando deveríamos mostrar alternativas novas, com um som diferente e original, que se mostre mais agradável aos ouvidos de quem gosta destas bandas, seja pela letra, ideologia, liberação emocional ou até mesmo aparência, que até para os nossos clássicos, foi um fator importante para o sucesso. Vale lembrar que os nossos clássicos já foram o underground de alguém no começo de cada banda, mas com apoio e fãs, conseguiu-se sucesso.
Tenho apenas 16 anos e fico muito triste em ver garotas e garotos mais velhos "pagando pau" para jovenzinho coloridos quem empunham Gibson's quando não se ouve UMA guitarra sequer em suas músicas, apenas sintetizadores e batidas eletrônicas. E ainda fazem o símbolo do metal

Precisou um cara de 16 anos, bem esperto por sinal, sacar exatamente o que estou falando.
Eu estou falando exatamente disto...da pequena hipocrisia que existe ENTRE nós músicos e desta "torcida de nariz" pelo que é novo, pré julgando antes de ouvir e conhecer.
Novo que digo não é "cine, restart, hori", estas porcarias impostas pela mídia.

"NOVO" que digo é o que está por vir, tentando quebrar barreiras da sacanagem e precisa de apoio.

TerraSkilll
Veterano
# jul/10
· votar


RoLP
Isto é inocência...a maioria das bandas divulgam como doidos por toda a internet.
Vai me desculpar, mas acho que a divulgação precisa ir além disso. Divulgar na internet é bom, mas ter 10 milhões de visualizações no Yotube está longe de ser sucesso. O sucesso que a internet traz não se mantém por muito tempo, principalmente pelo fato de que as pessoas logo partem atrás de outra coisa, e existem muitas outras coisas para se ver. Acho que a internet anda meio saturada de gente querendo "aparecer" (no bom sentido, nesse caso), e muitas delas são talentosas sim. Falta trazer esse pessoal para o mundo real, pois é difícil querer acompanhar o trabalho de uma banda que eu nunca vou poder ver pessoalmente, porque só existe "online".

Divulgação te deixa conhecido entre amigos e amigos de amigos. E faz surgir pequenos fãs clubes por cidades pequenas, mas não faz diferença nenhuma. Tem que ter grana e contato.
Mas tem que, necessariamente, fazer diferença? Todo mundo que tem algum talento tem que ter oportunidade "comercial"? Não sou especialista em economia, mas acho que, como disseram, não há espaço para todo mundo. Se todos que quisessem pudessem aparecer, haveria tantos artistas por aí que seria simplesmente impossível escolher quais se dedicar. Isso é mercado, e o mercado seleciona alguns como "ícones", sejam eles bons ou não, sejam "independentemente" ou com grande ajuda em $$$.

E a maioria da galera não respeita banda que não aparece na globo, por puro preconceito.
Isso é relativo, e não resumiria à preconceito. Não se esqueça que, para muitos, não existe internet em "tempo quase integral" como existe para muitos de nós, e tv e rádio estão entre as únicas opções para se conhecer algo que está fora de sua região. Então, acompanhar "novos artistas" que surgem "online" não é uma opção. E, mesmo nesse caso, nem todos se deixam influenciar pela Globo (e afins). O "rebolation" se divulgou no Faustão e quase todo mundo que eu conheço viu. A opinião deles foi quase unânime: "é um bosta" (peço perdão a quem curte, mas partilho dessa opinião também).

O foda é quem vai e só quer ouvir cover, pra mim.
Não vejo mal nenhum nisso. É uma política de não trocar o "certo pelo duvidoso". Muita gente faz isso, conscientemente ou não.

Precisou um cara de 16 anos, bem esperto por sinal, sacar exatamente o que estou falando.
Eu estou falando exatamente disto...da pequena hipocrisia que existe ENTRE nós músicos e desta "torcida de nariz" pelo que é novo, pré julgando antes de ouvir e conhecer.
Novo que digo não é "cine, restart, hori", estas porcarias impostas pela mídia.

"NOVO" que digo é o que está por vir, tentando quebrar barreiras da sacanagem e precisa de apoio.

Ok, embora tenha compreendido o que você queira (eu acho) e discordado em alguns pontos, fica a pergunta: como então divulgar esas bandas "novas e boas" de uma maneira consistente, com resultados visíveis a curto, médio e longo prazos e ainda garantir espaço a todos? Lembrando que só internet (como eu ingenuamente sugeri acima, dizendo ser suficiente) não vale, nem na base da "imposição" ("você tem que ouvir porque você tem que ouvir").

PS: comentando que eu não conheço uma única música de Restart e Hori (que p***** é essa?) então, numa análise simples, eu teria preconceito com elas, pois não pretendo ouvi-las.

Abraços.

RoLP
Veterano
# jul/10 · Editado por: RoLP
· votar


TerraSkilll
Falta trazer esse pessoal para o mundo real, pois é difícil querer acompanhar o trabalho de uma banda que eu nunca vou poder ver pessoalmente, porque só existe "online".
Mas ninguém falou somente em divulgação via internet...apenas citei que é um tipo de divulgação que as bandas em comum faz. Existem várias bandas que entram em veículos de televisão, a minha mesmo já fez Tv Cultura, Ronnie Von, Mtv, Multishow, Tv Gazeta, e váááárias rádios de interior.
O problema é o BLOQUEIO à grande mídia, onde vc só entra com dinheiro ou contato muito forte, ou com um público muito grande, independente do seu trabalho ser bom ou não....
E para ter um público muito grande, vc tem que superar cabeças limitadas (Pq já são preconceituosas antes de ouvir).
E a maioria das bandas que estão lá fora vem depois de mto tempo pro Brasil, ou seja, vc tb não acompanha de forma "real".
Não teve mta lógica o que vc disse pra mim.

Mas tem que, necessariamente, fazer diferença? Todo mundo que tem algum talento tem que ter oportunidade "comercial"?
Ai vc falou besteira pra mim. Lógico que tem que fazer diferença.
Porra, com dinheiro entrando e visibilidade você tem mais liberdade para compor, para se dedicar somente à isto e fazer mais shows. ).
A maioria dos músicos trabalham a semana toda e nas horas vagas se matam para se dedicar ao seu verdadeiro "trabalho"
E o certo seria isto...Todos que tem talento deveriam ter oportunidade, com certezam desde que o trabalho agradasse o grande público (para isto precisam deixar chegar nas pessoas).

Então, acompanhar "novos artistas" que surgem "online" não é uma opção.
Depende do mundo que você está vivendo atualmente cara...porque internet engloba quase tudo. Tem lugares que você não chega sem internet, assim como não chega somente com internet.
Para a garotada que vai em show (de 10 a 17 anos), você consegue chegar pela internet, após fazer uma boa mídia televisiva ou bons shows na região.
LÓGICO que é uma opção.

Não vejo mal nenhum nisso. É uma política de não trocar o "certo pelo duvidoso".(SObre não ouvir músicas próprias e sim covers)
Se adequa totalmente ao que eu digo desde a primeira frase do tópico. Limitação de cabeça em relação à música própria...é teu direito ouvir o que quiser, mesmo que não seja apoiando renovações que você pode curtir futuramente, porque outras pessoas mais cabeça apoiaram saca?
Fazendo atitude como a tua, você não renova e vai ouvir daqui há 50 anos, Metallica, ac/dc, guns, etc...

Ou Pior...vão continuar surgindo imposições como Restart e Cine

(que você também não ouviu para saber do que se trata)

Ou seja...porque quer opinar, se você não ouviu nada das renovações atuais como disse, não ouve as novas músicas próprias (Das bandas que estão lutando para aparecer), curte sair para ouvir mais covers (pq troca o certo pelo duvidoso) e nem sabe de nada do mercado musical atual (pelo que falou acima)

Isto realmente não entendo.

fernando tecladista
Veterano
# jul/10
· votar


Jabá é contra a Lei, comercial não.
talvez, mas no final a radio tem um dono e ele manda tocar o que quer, de uma forma ou de outra

A formula tem que ser mudada, infelizmente...
por que? porque a gente não se enquadra na na formula? então é mais facil mudar a formula do que a gente?

Isto é inocência...a maioria das bandas divulgam como doidos por toda a internet
me enchem de spam todos os dias, podem até divulgar pela internet, mas se não dá ninguem então essa midia é falha

Do nada surgem "Mallu Magalhães" com 1 milhão de acessos e a galera acredita realmente que isto não foi "comprado".
ela achou a formula certa para o tipo de midia e publico que ela queria

sobre o grupo dos "com grana" e o grupo dos "com contato"...
você quer grana, as radios também, os bares também, os lojistas também... já dizia são francisco: é dando que se recebe

O problema é o BLOQUEIO à grande mídia, onde vc só entra com dinheiro ou contato muito forte, ou com um público muito grande, independente do seu trabalho ser bom ou não....

é você precisa disso, querendo ou não
imagina você que alguem lê seu tópico, se comove e te coloca de graça no altas horas e no faustão e na hebe na mesma semana 'tudo de graça" "na boa" o publico vê que seu som é verdadeiro
no proximo dia esse publico vai querer te ouvir:
não existe cd gravado pra demanda do publico, não existe um empresario pra agendar seus shows, pra norte, nordeste, sul, interior de sp, pra cuidar de avião hotel, logistica, roadie, nem dá pra sair tocando por ai, porque nem um onibus, caminhão pra levar o equipamento, muitos nem um ampli tem
nem dá pra continuar tocando naquele pub porque você deixou de ser alternativo e virou pop e o bar não comporta tanta gente e dá preju no bar
vai morrer na praia

TerraSkilll
Veterano
# jul/10
· votar


RoLP
Ou seja...porque quer opinar, se você não ouviu nada das renovações atuais como disse, não ouve as novas músicas próprias (Das bandas que estão lutando para aparecer), curte sair para ouvir mais covers (pq troca o certo pelo duvidoso) e nem sabe de nada do mercado musical atual (pelo que falou acima).

Isto realmente não entendo.


De fato, não sou um exemplo de pessoa "antenada" com as tendências e capaz de sair ouvindo coisas novas. E escrevi algumas coisas realmente questionáveis. Então vamos às correções e considerações:
- o que você chama de preconceito ("julgar antes de ouvir") nem sempre é preconceito. Eu não ouço Restart e Hori por opção, já que não me identifico com o estilo. Isso não é preconceito, mesmo que pareça;
- falhei ao dizer que a internet não é uma opção, mas ainda assim considero que depender dela é muito arriscado. Uma boa divulgação teria de equilibrar-se mais com outras mídias;
- eu ouço músicas de artistas "menos conhecidos", mas não são minha primeira escolha quando penso em ir à algum show. Isso é opção também. Sei (e concordo) que as pessoas deveriam buscar coisas novas (embora eu pretenda escutar Metallica, dentre outras coisas, daqui há 50 anos);

Enfim, mantenho minha pergunta: como então divulgar essas bandas "novas e boas" de uma maneira consistente, com resultados visíveis a curto, médio e longo prazos e ainda garantir espaço a todos?

Só espero que não pense que minha mentalidade é tão limitada quanto meus posts fazem parecer.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mentalidade limitada - reflexão