As vezes eu penso que nossa musica é limitada

    Autor Mensagem
    guizimm
    Veterano
    # mai/12


    Só doze notas(contando tudo), e as musicas sempre reptem as mesmas progressões e os mesmos acordes...
    Claro que existem coisas muito mais complexas, mesmo assim tudo baseado nessas regras da música ocidental, como acordes, escalas, tons e semitons...

    Com as infinitas possibilidades de se usar tantos tipos de som, nós fazemos música com essas coisas.Nós deviamos mudar, não juntando sons aleatórios como muita gente faz e se acha super inovador, mas padronizando outras coisas, sei lá.

    É o que eu acho, e vcs?

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    só 12 notas em uma gama de umas 5 ou mais oitavas, com uma variedade de timbres igual ao numero de instrumentos existentes e suas variações (algumas centenas?) tocadas em durações e silencios variados.

    eu acho que a habilidade está em fazer muito com o que se tem, que pode até ser pouco.
    se variedade permitisse fazer mais era só comprar um kit de 500 tubos de tinta pra ser pintor.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm +
    kiki
    = infinitas possibilidades

    antonio.peba
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Não são só as notas, tem muitas variáveis envolvidas como tempo, timbre, força aplicada, sustain, etc. et. e etc.

    Vou acompanhar o tópico para ver até onde vamos...

    vinicius000
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm

    Eu também acho que voce está pensando muito em números, e está se esquecendo de outras coisas que já foram citadas.

    Aposto que se pedir pra 100 músicos comporem uma música com apenas 4 acordes e todo iguais para cada um, eu tenho certeza que todos fariam alguma música uma diferente da outra.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    mas padronizando outras coisas, sei lá.
    padronizando outras coisas teriamos apenas mais um conceito padronizado que cairia no mesmo caso do que você citou:
    essas regras da música ocidental, como acordes, escalas, tons e semitons...

    teriamos outras regras, outras progressões, outras escalas..... mas seria mais um padrão junto a outros

    é limitada porque nos limitamos
    por exemplo existe música indiana com outros conceitos de notas (muito além das 12), outros conceitos de ritmos (muito além dos 2/4, 4/4 e 12/8 nosso de cada dia) com outros conceitos de formas (que sai dos 4 acordes, parte A parte B parte A, ponte parte B 2X, fade out....)
    nada impede que eu ou você estude sobre isso e faça música em cima disso, como também estudar outras formas de música oriental ou música regional/folclórica que tem muita coisa que de principio parece "torta"
    isso sem falar em outros conceitos de música atonal, dodecafonismo e outras coisas que parecem doidices

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    fernando tecladista
    eu sei que a música oriental é bem diferente da nossa, foi isso que me levou a pensar sobre a ocidental, que tem bem menos recursos
    vinicius000
    eu sei, mas mesmo assim a base seria a mesma, não que eu me incomode com isso, mas acho que a música poderia abrager bem mais combinações de sons
    kiki
    eu acho que a habilidade está em fazer muito com o que se tem, que pode até ser pouco.
    se variedade permitisse fazer mais era só comprar um kit de 500 tubos de tinta pra ser pintor

    é claro, mas o meu ponto não é esse
    eu estou dizendo que a música poderia abranger mais commbinações de sons(é, a mesma coisa que eu disse acima)

    Scrutinizer
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    só 12 notas em uma gama de umas 5 ou mais oitavas, com uma variedade de timbres igual ao numero de instrumentos existentes e suas variações (algumas centenas?) tocadas em durações e silencios variados.

    Isso aí perto do conjunto de TODOS OS SONS POSSÍVEIS é ínfimo.

    Nossa música é limitada sim, que bom que você percebeu a tempo. Eu ainda fico espantado ao me dar conta que 90% da música produzida nos últimos anos ainda é tonal.

    weslleyhm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Só doze notas(contando tudo), e as musicas sempre reptem as mesmas progressões e os mesmos acordes...
    com isso que você falo e ainda conseguimos criar zilhões de musicas e ainda continuamos a fazer musicas uma diferente da outra, oque é muito parecido um com o outro é o que a mídia oferece, tudo igual só muda a letra

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    a musica é, os musicos não

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm
    Não é bem assim, é que as coisas acontecem pouco a pouco pelo tempo, as regras não nascem prontas, elas vão sendo testadas e ficam as que agradam a maioria das pessoas pelo passar do tempo. Simples assim.

    Dois exemplos com apenas as 12 notas que você se referiu e a instrumentação praticamente igual (a única diferença é que no segundo, no lugar da trompa, tem um corne-inglês):





    Casper
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Só doze notas(contando tudo), e as musicas sempre reptem as mesmas progressões e os mesmos acordes...

    O alfabeto só tem 26 letras. E note que não existem "acordes" de letras,
    cada uma só entra uma atrás da outra. Após uma letra só pode
    aparecer uma outra das 26 letras. E a escrita não depende de tempo,
    simplesmente é uma letra atrás da outra.

    Então, pela sua lógica, toda literatura é extremamente limitada,
    vamos poder escrever apenas alguns livros, o resto é repetição.

    Veja abaixo o Wynton Marsalis tocando "parabéns pra você"
    e pare para rever seus conceitos



    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Limitados são os músicos, a música é infinita

    Se prender ao padrão de regras ocidentais é opção de cada um, mas esta pequena proporção de notas já exige anos e mais anos de estudos, e uma vida inteira para tentar atingir a maestria, imagina ampliar...

    Um grande exemplo da variedade possível, são as Jams aqui do fórum, se juntam diversos músicos para trabalhar em cima de uma mesma back tracking, não é que cada um faz um trabalho bem diferente dos outros... nunca acontece repetição, se for pensar em teclado então, onde é possivel utilizar milhares de timbres, acho improvável alguem fazer algo parecido

    Só para fechar... quem acha que precisa ter algo mais a ser criado, que seja o criador e entre para a história da música

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    weslleyhm
    com isso que você falo e ainda conseguimos criar zilhões de musicas e ainda continuamos a fazer musicas uma diferente da outra
    claro, mas tudo na mesma base de sempre
    Ken Himura
    as regras não nascem prontas, elas vão sendo testadas e ficam as que agradam a maioria das pessoas pelo passar do tempo
    na minha opinião a música deve ser moldada pelo artista, não pelo público
    se tudo fosse feito para agradar as pessoas, muitas obras primas não teriam existido
    Casper
    é verdade, já tinha pensado sobre isso sem achar uma resposta, mas na versade isso tem sentido
    e o que eu pensei não é bem uma lógica, foi só uma coisa que eu pensei e não cheguei a uma conclusão
    Edson Caetano
    se for pensar em teclado então, onde é possivel utilizar milhares de timbres
    se pegar uma musica e mudar o timbre, continua sendo e mesma musica

    g.wilhelms
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu também pensava isso, o que me levou a ouvir coisas que antes eu nem pensaria em escutar. Hoje eu já acho que uma só vida de estudo é pouco, heh.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    guizimm
    na minha opinião a música deve ser moldada pelo artista, não pelo público
    se tudo fosse feito para agradar as pessoas, muitas obras primas não teriam existido

    Esse seu pensamento vai contra o que acontece desde que inventaram a música. Regras estéticas surgiram e ainda surgem pela busca da beleza, e a beleza agrada. Tá bom que num primeiro momento, a novidade assusta, mas ela fica se agradar.

    Ir contra isso só causa seu isolamento.

    guizimm
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ken Himura
    Regras estéticas surgiram e ainda surgem pela busca da beleza, e a beleza agrada
    então, quem faz isso são os artistas

    l.m.g
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Doze notas são muita coisa... Os músicos repetem porque não fazem questão, penso eu. Tendo em vista que a intenção é a venda. Falta mesmo é a genialidade de compor algo diferente que não cause tanta estranheza pra quem escuta. É complicado man.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cadê o scrutinizer?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As vezes eu penso que nossa musica é limitada