【FIXO】 Comprando do Exterior - Dicas e truques.

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


geronimo.correa

Valeu amigo, abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Vem problema aí...

Segundo a TechMundo, vai haver mais uma taxa de 12 pila sobre os importados que forem taxados.

Vejam a reportagem.

ppaulo
Veterano
# jun/14
· votar


alguém sabe como funciona quando o instrumento é usado ? quero comprar uma guitarra de um amigo do canadá, 1500 dólares, precisa ser declarada e preciso pagar taxas ?

JJJ
Veterano
# jun/14 · Editado por: JJJ
· votar


ppaulo

Há controvérsias quanto à legalidade de importar produtos usados.

O texto da lei é confuso (que novidade, né?...) e, dependendo da interpretação, pode ser considerado proibido importar usados.

Eu já importei e chegou na boa, mas o pacote não foi aberto pra ver se era usado ou não...

A lei.

Note-se que o termo "instrumentos" no texto não se refere especificamente a instrumentos "musicais"... mas cada um entende como quer e como convém... Brasil, teu nome é clareza!!! #sqn

Ah... "bens culturais" são permitidos! Guitarra é um "bem cultural"? Pra mim é, mas pode não ser pro fiscal da Receita de plantão na hora do produto chegar! Brasil, teu nome é clareza!!! #sqn (2)

PietroLP
Veterano
# jan/15
· votar


Galera, vou pra Orlando, e pensava em trazer uma Fender Cabronita Telecaster, que ta U$399,99. Eu trazendo ela, da pra trazer como bagagem de mão? Vou ser tributado os 60%, mesmo sem ser acima de U$500,00?

mahler
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: mahler
· votar


Eu trazendo ela, da pra trazer como bagagem de mão?

Depende da companhia aérea. A maioria deixa de boa.

Vou ser tributado os 60%, mesmo sem ser acima de U$500,00?

Não, a menos que você leve outras coisas e o valor somado exceda 500 dólares. O limite é de 500 dólares por pessoa, não por produto.

Obs: Isso é na teoria, na prática duvido que vão confiscar cada objeto na sua mala pra ver se passou dos 500. Não esqueça de levar a nota fiscal para comprovar o preço.

Abs

edit: lá nos eua já é obrigatório a companhia deixar o passageiro levar o instrumento na cabine
link
Resta saber quando será aplicado no Brasil também.

PietroLP
Veterano
# jan/15
· votar


mahler

até onde eu sei, os 500$ são pra eletrônicos, certo? esses outros 500$ que você citou são os pra instrumentos musicais?

CaioArn
Membro Novato
# jan/15
· votar


Olá pessoal,

Qual a experiência de vocês para trazer microfones no aeroporto? Eles costumam parar, perguntar?

Valeu.

JJJ
Veterano
# jan/15
· votar


PietroLP
Os 500 dólares são o limite para tudo. O total das compras de produtos, se passar de 500, por pessoa, é taxado. A exceção é feita para itens de consumo pessoal em quantidade compatível com a duração da viagem e livros, que acho que não são taxados. Não tem essa de 500 para eletrônicos, mais 500 para instrumentos e tal... é 500 e fim.

CaioArn
Microfone é um item de consumo como qualquer outro. Entra na cota, normalmente.

CaioArn
Membro Novato
# jan/15
· votar


Eu sei.

O que quero saber é a experiência que o pessoal têm com microfones.

JJJ
Veterano
# jan/15
· votar


CaioArn

Então... É como qualquer outra coisa... Ninguém vai encrencar por ser um microfone. Não há nada de especial. Claro que se você trouxer uma caixa com 30 microfones, vai dar problema.

Se você está querendo perguntar algo diferente, eu não entendi.

claudiovaqueiro
Membro Novato
# jan/15
· votar


Pessoal,
estou comprando um acordeon de 900 doláres , corre o risco de ficar preso e não ter a opção de pagar o imposto ??

Se o envio for para pessoa juridica qual o valor do limite, 500 doláres ??

Att.

erico.ascencao
Veterano
# jan/15
· votar


claudiovaqueiro
Só existe isenção de Imposto de Importação caso o envio seja feito de pessoa física pra pessoa física e com valor abaixo de US$50. Para outros casos, a alíquota do imposto é de 60% sobre o valor do produto mais o frete. Você provavelmente receberá uma notificação dos Correios para retirar o pacote na agência mediante o pagamento do imposto e mais R$12 de taxa dos Correios.

makumbator
Moderador
# jan/15
· votar


erico.ascencao

Não, ele está se referindo ao limites de valores para os trâmites e não a questão de isenção.

claudiovaqueiro

O limite de pessoa física (comprando) sem cadastro é até 500 dólares. de U$ 500,01 até U$ 3000 você precisa se cadastrar no importa fácil dos Correios. Acima dos U$ 3000 só pessoa jurídica e com despachante legal.

No seu caso é preciso cadastrar no site dos correios.

Aqui algumas informações:

http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/pdf/importa-fac il/limites_de_importacao.pdf

claudiovaqueiro
Membro Novato
# jan/15
· votar


Obrigado Pessoal,
Meu medo era não poder importar nada que ultrapassase os 500 $ indpendente de pagar imposto ou não.

;)

CaioArn
Membro Novato
# jan/15
· votar


Então... É como qualquer outra coisa... Ninguém vai encrencar por ser um microfone. Não há nada de especial. Claro que se você trouxer uma caixa com 30 microfones, vai dar problema.

Se você está querendo perguntar algo diferente, eu não entendi.


Pretendo trazer apenas 1. Mas passa dos 500. Ele é pequeno e discreto. Gostaria de saber se alguém no fórum já trouxe microfones (qualquer que tenha sido o preço) só pra saber a experiência. Mas ninguém respondeu e na internet não encontrei ninguém mencionando problemas com microfones em aeroporto.

Mr.Wisniewski
Veterano
# fev/15
· votar


Enviar de pessoa física pra pessoa física muda alguma coisa em relação a ser taxado os 60% ou não? A incidência é a mesma?
Queria importar um amp,e pelo que leio é dificil que não seja taxado :/

makumbator
Moderador
# fev/15
· votar


Mr.Wisniewski

É a mesma taxa. Não importa se foi vendido pelo Joe da Silva através do Ebay ou pela Guitar Center, se for tarifado as alíquotas são iguais (60% de imposto de importação, IOF no pagamento do cartão de crédito, ICMS com alíquota variando de cada estado, e no mínimo R$ 12 reais de taxa de processamento do correio se não for por courrier. Dependendo do valor do produto pode ser preciso fazer o desembaraço aduaneiro de maneira diferente, e aí há mais taxas)

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


CaioArn
Pretendo trazer apenas 1. Mas passa dos 500. Ele é pequeno e discreto. Gostaria de saber se alguém no fórum já trouxe microfones (qualquer que tenha sido o preço) só pra saber a experiência. Mas ninguém respondeu e na internet não encontrei ninguém mencionando problemas com microfones em aeroporto.

Se passa dos 500, vais ter que pagar a taxa sobre o excedente, entrando na fila "a declarar". São 50% sobre o que passar dos 500. Exemplo: mic de 600 dólares, excede $100 (supondo que não haja mais nada a declarar, claro). Paga-se 50% desses 100, ou seja, mais 50 dólares. Seu mic sairá por $650, perfeitamente legalizado.

Agora... Se você está pensando em dar uma de João-sem-braço e passar na dura... até onde eu sei (é bom confirmar), se for pego, vai pagar a taxa em dobro. Ou seja, ao invés de pagar $50, te cobrarão $100... Aí seu mic fica por $700... e mais a bronca do fiscal... rs

Mr.Wisniewski
Veterano
# fev/15
· votar


E se um parente meu enviar um amplificador pra mim,declarando que foi 300 dólares e eu REALMENTE ter pagado esses 300 dólares (mesmo o amp valendo mais),mesmo assim o fiscal pode taxar o preço que ele achar correto ou não?

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


Mr.Wisniewski

Sempre se pode reclamar e pedir para rever o imposto, se vier muito acima do justo. Mas, na prática, pelo tempo e chatice envolvidos (além da possibilidade de não adiantar nada), muita gente desiste de recorrer e acaba pagando o que pedem...

Mr.Wisniewski
Veterano
# fev/15
· votar


Então mesmo que eu pague a quantia que foi declarada,o fiscal pode ir lá e por o preço que ele achar correto?

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


Mr.Wisniewski

Acho que sim, se ele achar que o objeto vale muito mais do que foi declarado, pois pode desconfiar que foi armação.

Ramsay
Veterano
# fev/15
· votar


Se eu comprar um produto lá fora que custe U$30 com mais uns U$15 de envio, eu vou ser taxado com o imposto de 60% ??

makumbator
Moderador
# fev/15 · Editado por: makumbator
· votar


Ramsay

Se comprar de uma loja/empresa sim. Nesse caso poderia custar U$ 0,01 e com frete grátis que mesmo assim seria uma compra sujeita ao imposto. E não apenas os 60% do imposto federal de importação, mas também o ICMS estadual (taxa variável em cada estado), o IOF direto na fatura se pagar no cartão de crédito e a taxa de R$ 12 dos correios (se não usar uma empresa de entregas internacionais, como Fedex, DHL, etc...).

Ramsay
Veterano
# fev/15 · Editado por: Ramsay
· votar


makumbator
Obrigado pela resposta, mas, e se a compra fosse de uma pessoa física no ebay, eu seria taxado mesmo assim??

makumbator
Moderador
# fev/15
· votar


Ramsay

Se for de pessoa física para pessoa física não seria taxado no imposto de importação e no ICMS, mas ainda teria o IOF (que independe até de ser compra de algo físico ou não, pois tributa a simples operação no exterior). Não sei se a taxa de R$ 12 reais seria cobrada ou não nessa situação (acredito que não).

Mas tenha em mente que um fiscal pode achar que a venda não é entre pessoas físicas e cobrar o imposto mesmo assim (como se ele considerasse que uma das partes estaria tentando fraudar). Nesse caso você teria que recorrer e provar que é tudo entre pessoas físicas (nos dois lados da operação).

TG Aoshi
Veterano
# fev/15
· votar


Ramsay
makumbator
Não sei se a taxa de R$ 12 reais seria cobrada ou não nessa situação (acredito que não).

Se passar direto pela RF não paga

makumbator
Moderador
# fev/15
· votar


TG Aoshi

Legal. Sem dúvida não ser cobrado é o mais lógico. Nesse caso ficaria apenas o IOF no cartão de crédito (6,38% sobre o valor total, de frete + produto).

renatocaster
Moderador
# mai/15 · Editado por: renatocaster
· votar


Já estão sabendo dessa "grata" novidade?

http://www.tecmundo.com.br/politica/80317-deputados-aprovam-aumento-im postos-produtos-importados.htm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Comprando do Exterior - Dicas e truques.