Coluna Composição nº5 - Como começar a compor?

Autor Mensagem
Peterson Oliveira
Veterano
# fev/05
· votar


Será que existe alguma faculdade de música que esteja formando músicos
a altura de Beethoveen. Se alguem aí sabe por favor me informe o endereço que eu gostaria muito de compor como Beethoveen!

Peterson Oliveira
Veterano
# fev/05
· votar


Milhares de musicos sonham em compor como Beethoveen. Quem sabe se
eu me esforçar bastante...

Eduardo_dachary
Veterano
# mar/06 · Editado por: Eduardo_dachary
· votar


Acredito que compor seja algo muito íntimo de cada músico, não tem como dizer "Para vc compor uma música siga essa sequência !"
Cada pessoa deve tentar encontrar o sei meio, pode parecer dificil no começo mas depois que as coisas começam a andar, seu trabalho será muito mais produtivo do que seguir o que outros músicos falam sobre composição .

Temos que tomar cuidado para nao copiar o que os outros fazem em um assunto tão pessoal, de nada adianta livros com rimas prontas ou harmonias ou melodias, só basta trocar uns acordes e palavras e ta pronto a música ... isso é um crime. A arte é algo muito importante e especial, ela sempre deve ser criada e recriada não copiada ...

é isso que eu tenho para mim ....

Abração galera

Dogs2
Veterano
# mar/06
· votar


Ah, agora tem que estudar criatividade?
ahuaehae

Dogs2
Veterano
# mar/06
· votar


Regras pra compor é a maior merda
Faz do teu jeito

Eu ACONSELHO (não imponho como regra) escutar de tudo, pegar os melhores elementos e compor do seu jeito, sem copiar.

lula_molusco
Veterano
# mar/06
· votar


eu acho que o link tá quebrado

Brunorocker
Veterano
# mar/06
· votar


Dogs2
Ah, agora tem que estudar criatividade?

acho q não.

mas tem que estudar para ter criatividade.

izzystradlin
Veterano
# mar/06
· votar


# Enviado: 3/dez/03 09:36 · Editado por: Sam

rcorts
Veterano
# nov/09
· votar


Não aguentei a palhaçada. Então tive que ressucitar esse fórum.

Uma vez pensei que música fosse algo subjetivo e pronto. Mas nessa época eu gostava de Nirvana. Então procurei um psiquiatra, he he he. A culpa deste pensamento pós-moderno advém da maldita filosofia Punk do "Do it yourself", ou seja, faça qualquer coisa, de qualquer jeito porco, mas faça você mesmo.

Música é algo subjetivo, assim como qualquer arte? Sim. Por outro lado, qualquer arte envolve uma teoria que a justifique e a oriente sobre o que funciona bem, o que é harmônico, o que é belo, sobre semiótica, teoria da imagem, teoria musical, teorias sobre iluminação, relevo e coisa e tal. Enfim, para se realizarem obras ou, a grosso modo de falar, coisas bem feitas, deve-se antes de tudo existir um embasamento teórico e sistematização dos métodos de pesquisa.

Por isso tenho que concordar com o Rockstar que a maioria dos participantes deste tópico estão cheios de achismos.

Composição pode ser estudada sim, e aprendida; e criatividade também pode ser exercitada sim e a perfeição consiste em sempre tentar corrigir os erros.

Dica para composição: estudem mais ritmo, partitura, variações ritmicas e melódicas, harmonização, estilos musicais, formas da música (rondó, etc...). Estudem escalas, intervalos musicais e as funções das terças, quintas, sétimas, sextas e coisa e tal. Estudem progressões de acordes, modos gregos, harmonia funcional e então verão que composição não é algo puramente subjetivo e pode sim ser aprendido.

Como o tópico é antigo, uma boa parte do pessoal já deve estar estudando isto mesmo, então, no mais só uma dica pra quem quer se tornar um bom músico. Vamos "achar" menos e pesquisar mais antes de formarmos nossos conceitos.

Clauber guns
Veterano
# nov/09
· votar


rcorts
Parabéns cara, você acaba de upar um tópico de 2003 pra discutir com pessoas que nem estão mais no fórum


tsc...tsc...tsc...

rcorts
Veterano
# nov/09
· votar


Clauber Guns,

Parabéns Clauber Guns, você acaba de alimentar meu up de um tópico de 2003 pra discutir com pessoas que nem estão mais no fórum.


k k k k k k k. end point douchebag.

rcorts
Veterano
# nov/09
· votar


Clauber guns


Você leu a primeira frase?

Não aguentei a palhaçada. Então tive que ressucitar esse fórum.


Acho que não teve paciência, pois é um texto muito, muito grande, certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coluna Composição nº5 - Como começar a compor?