Coluna Composição nº5 - Como começar a compor?

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# dez/03 · Editado por: Sam


Olá, pessoal!

Em seu quinto artigo, Isolda introduz o processo criativo.

Utilizem este espaço para trocar idéias sobre o assunto.

Se vc ainda não leu a aula, clique no link abaixo:
http://www.cifraclub.com.br/colunas/composicao/index.php?id=5

Bons estudos!

fernando canuto
Veterano
# dez/03
· votar


Esse espaço parece ser mais uma propaganda, uma jogada de marketing!!!

Sam
Moderador
# dez/03
· votar


fernando canuto

Não deixa de ser. Além de abrir o espaço para discussões entre as pessoas que acompanham o curso, divulga a nova aula entre os usuários do fórum. :)

fernando canuto
Veterano
# dez/03
· votar


Boa jogada! Penso que isso deva ser mais divulgado aqui!

Mas, coloque como compor arranjos e solos legais!

Sam
Moderador
# dez/03
· votar


fernando canuto
Por favor, envie suas sugestões diretamente à Isolda. :)

maggie
Veterana
# dez/03
· votar


Existem dicionários de rimas e dicionários de sinônimos que estão a venda em qualquer livraria, acho que são bastante úteis, principalmente, por causa das idéias que a gente encontra, quando está procurando por alguma palavra. É uma boa.

Esses livrinhos são bem caros...

Gostei das dicas, mas parece que a coluna está rasa demais. Não podia ser um pouco mais longa, pelo menos?

Yellowcard
Veterano
# dez/03
· votar


Bem que esta coluna poderia estar um pouquinho mais recheada jah que ela eh um pouco demorada para ser atualizada...

E outra, a Isolda naum pode fazer milagres...tipo como criar solos e arranjos legais..naum existe como ensinar isto ..ainda mais via internet.... eh obvio q a coluna dela pode ajudar e encaminhar ... mas existe um certo esforco e empenho pessoal se vc quer compor ..
Leva um tempo pra vc criar um identidade nesta questao...
mas sei lah eu naum entendo muito disso estou dando soh minha humilde opiniao

fernando canuto
Veterano
# dez/03
· votar


valeu Yellowcard!!!

septo
Veterano
# dez/03
· votar


Acho que compositor é livre, assim como o poeta...
o convencional não me chama atenção.

Overdoser
Veterano
# dez/03
· votar


agora sim a coluna ficou boa... parabens

queria umas dicas pra compor melodias.... se é que existe

king_arthur
Veterano
# dez/03
· votar


Overdoser
uyahuaeuah tenho o problema contrario... nao consigo de jeito nenhum escrever letras...

kgueta
Veterano
# dez/03
· votar


gostei muito destas aulas, queria dar os parabenes e agradecer a Isolda pelo trabalho que esl eta fazendo, me ajudou muito e estou compondo musicas com muito mais facilidade ......


abraços

Kgueta

Lucaslegiao
Veterano
# dez/03
· votar


Calma gente!
Se vcs querem compor é fácil.
1. Pense em um tema com duplo sentido. (uma cesta de basquete, por exemplo, que a bola passa por fora e quase entra)
2. coloque um letra simples e idiota, tem que ser ridicula e indecente. (A bola vai rodando, vai rodando, entrou!!)
3. coloque um ritimo de axé.
4. Mais um vocalista ridiculo e duas loiras ( ou morenas ) que saibam mexer bem a bunda e pronto!
Música genuinamente brasileira e atual!

Lucaslegiao
Veterano
# dez/03
· votar


Se vcs estão pensando que isto é só com axé estão enganados.
O fato de compor hoje tem sido um mero detalhe nas músicas.
Foi-se o tempo dos paralamas da legião do cazuza, agora dizerem que detonautas, charlie braw ( é assim que se escreve ) cpm 22 e essas outras bandas de mauricinho é musica de qualidade, puts... não deve começar a compor não.
"quando o sol se for a luz indicará vc pra mi" que isso??
Muito mistico mas idiota tb, mas faz sucesso por um motivo:
toca na novela. Se vc discorda me fala o nome de uma música que faz sucesso mesmo e não toca em alguma novela.
Então atenção para a dica: não se preocupe com o que compor e sim como vc irá levar sua musica pra tocar na novela.
Agora se vc quer compor para expressar algo para o mundo e ajudar as pessoas, respire fundo, a musica está dentro de vc, a qualidade dela aos poucos vai crescendo, não se preocupe com o sucesso ou com o perfeccionismo, preocupe em passar algo que as pessos possam aproveitar.

Rockstar
Veterano
# jan/04
· votar


Sei lá eu achei essa Isolda um tanto superficial, subjetiva demais nos seus conceitos, nao me parecendo uma compositora profissional... talvez ela seja o legado dessas revistinhas que ensinam a tocar musica q vc encontra em qualquer banquinha... hehehe acho q poderiam colocar alguém mais capacitado pra escrever uma coluna dessas.. sei lá, é oq eu acho...

Rockstar
Veterano
# jan/04
· votar


Ah, pro cara q pediu dicas pra fazer melodias... tente fazer com q as notas da melodia estejam em grau conjunto, com alguns saltos maiores de vez em qdo, mas se esses saltos melódicos forem maiores do q uma quinta justa, deve haver um movimento melodico contrário na melodia para compensar o salto... faça com que a melodia tenha um certo movimento q caminhe para um ponto culminante, uma nota mais aguda, e depois volte ao repouso... nao use apenas as notas do acorde na melodia, use também notas de passagem para dar mais movimento à melodia... sei lá, isso já pode ajudar um pouco...

macs
Veterano
# jan/04
· votar


Rockstar

Não acho q compor existe fórmula, se vc está pensando q pra compor é só somar A + B, tem o pensamento errado... po a composição é algo q é extremamente pessoal, e existe pessoas q fazer bem e q fazem ruim, e pessoas q não fazem, assim como tocar um instrumento, não é qualquer um q tem essa capacidade...tem q ter talento, é uma pena q hoje em dia como falou o Lucaslegiao, no meio musical q faz sucesso hoje em dia está cercado por compositores medíocres...

macs
Veterano
# jan/04
· votar


A música por ser arte é sempre subjetiva, pois é assim q temos vários estilos q atingem a varias pessoas diferentes... então a explicação dela tem q ser subjetiva!

Rockstar
Veterano
# jan/04
· votar


macs
Pois é cara vc deve tar falando isso pq vc nunca deve ter tido alguma aula de composição, contraponto, harmonia, análise, apreciação musical, estética da música, etc... pra pessoas que tem um conhecimento raso da linguagem, estética e forma da música, é normal que achem q a música é subjetiva e ponto. É perdoável vc achar isso, mas agora se essa Isolda vem escrever uma coluna q tem como objetivo ensinar a compor, ela jamais pode achar isso tb. Afinal, vc acha q Beethoveen escreveu a quinta sinfonia baseando-se em conceitos subjetivos??? Td bem, ela tá ensinando a compor musica popular, mas mesmo assim, é tudo música, e nao merece a abordagem superficial e vazia q ela tá tomando... enfim, é oq eu acho

macs
Veterano
# jan/04
· votar


Rockstar

Ah, cara então relaxa...por que eu não mudei minha opinião.... hehehehe....

macs
Veterano
# jan/04
· votar


E além do mais...quinta sinfonia é uma coisa, escrever letra de música é outra...Beethoveen compos a quinta sinfonia pq era um cara foda...e esse processo envolve muito (ou quase tudo) de teoria musical...

macs
Veterano
# jan/04
· votar


E pra apreciar música tem q fazer aula???

Rockstar
Veterano
# jan/04
· votar


Letra? Ninguém tá falando de letra... escrever letra não é fazer música, é poesia, uma coisa diferente... "E pra apreciar música tem q fazer aula?" Não! Lógico que não! Mas pra escrever uma coluna que ensina como compor sim, tem que manjar de música sim!
Vc deixaria que alguém que nao fez medicina fizesse uma cirurgia em vc? Não né! Então nao deixe alguém que nao manja de musica te ensinar como compor... é oq eu acho...

macs
Veterano
# jan/04
· votar


Rockstar

É cara, nisso vc tá certo...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jan/04
· votar


Eu acho que ninguem pode induzir ninguem à um processo criativo. Se o caboclo não consegue fazer música, não é o outro dizendo como que faz, que ele vai conseguir fazer uma.

DTGNR
Veterano
# jan/04
· votar


Música é sentimento, letra inteligente e noção melódica ao perceber que a voz do cantor tá batendo com a nota tocada coisa que muita gente não tem!

Rockstar
Veterano
# jan/04
· votar


ServeTheServants[b][/b]

Vc tá enganado, o processo criativo pode sim ser exercitado e processado por qualquer um, desde que se sigam métodos sérios. Qualquer um, que esteja disposto a aprender, pode SIM compor música "de qualidade". Esse mito de que se necessita talento pra compor é conformismo e desculpa de pessoas que não tem a capacitade de ensinar música com seriedade e propriedade. E eu não to falando isso por "achismo" não (como percebo q muitos falam aqui..) to falando isso por ter vivenciado vários desses casos...

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Rockstar

Concordo que antes de dizer que não sabemos fazer algo, devemos primeiro tentar, pois da mesma forma que para aprender um instumento necessitamos muita persisitência (pois ninguém aprende a tocar bem apenas vendo outra pessoa tocar), devemos exercitar nossa mente a criar...

Mas isso não quer dizer que qualquer pessoa pode fazer música de qualidade, isso tb depende de talento e sensibilidade.

Um curso de composição nos dará apenas a "idéia" de como compor uma música, por melhor que seja o professor não há como ensinar uma pessoa sem nenhum talento para a música a compor com qualidade.

Milhares de crianças sonham em jogar futebol como Ronaldinho... todas irão conseguir ? NÃO, pois isso depende de persistência, paixão, sorte e sobretudo TALENTO.

Rockstar
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica

Uma vez um cara disse: "Todo gênio é 2% talento e 98% esforço e dedicação." Eu concordo totalmente com esse cara, que se chamava Beethoveen a propósito. E acho que isso é uma verdade ainda maior qdo diz a respeito a composição de música popular, q é oq está sendo discutido aqui. E vou frisar novamente q eu to falando isso por experiencias q já vivenciei, não por simples achismo... achismo q parece q tá prevalecendo aqui nesse forum...

Agora sobre a relação entre futebol e composição, eu nao saquei muito bem... nunca vi nenhum tipo de estudo que correlacionasse estas duas atividades distintas, mas sei lá, vc pode ter lido alguma tese a respeito, sei lá... mas até lá eu ainda não entendi... enfim...

Max
Veterano
# jan/04
· votar


Ela da dicas ne galera...
Pq uma coisa dessas nao tem como se ensinar... é como andar.. vai com o tempo.. é um aprendizado..qt mais musica voce ouvir e mais experiencia tiver melhor!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coluna Composição nº5 - Como começar a compor?