Existe diferença entre MPB e Bossa Nova

Autor Mensagem
Falkon36
Veterano
# set/09


Sei la ,eu acho q a bossa nova faz parte do mpb mas ne mtodo mpb do bossa nova,algo assim xD,mas n sei d nada,queria q vcs me ajudassem

Musicólatra
Veterano
# set/09
· votar


Nunca fui chegado em bossa nova, não tenho saco pra ouvir Tom Jobim.

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


mpb é musica popular brasileira e bossa nova é... ...é!

kiki
Moderador
# set/09
· votar


pra mim, mpb é algo mais amplo. pelo nome "musica popular", que é toda a música não erudita do nosso país.

inclui samba, bossa, baião, xote...
põe aí paulinho da viola, caetano veloso, gilberto gil, maria bethania, elba ramalho, zé ramalho, geraldo azevedo, luiz gonzaga, dominguinhos...

bossa nova é um estilo especifico, algo entre um samba canção e um jazz.
a partir de vinicius de moraes, seguido por tom jobim, joao gilberto, chico buarque, etc...

ficou meio tosca minha explicação.

dibass
Veterano
# set/09
· votar


Musicólatra
Herege!

Bossa nova nada mais é do que uma ramificação da MPB, muito parecido com o samba!

Musicólatra
Veterano
# set/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


dibass

Não é que eu não goste, eu nunca me interessei por bossa nova. E sei lá, parece que gostar de Bossa Nova é ser culto, inteligente, gente fina e intelectual. Podem tacar pedras mas Noel Rosa é muito mais letrista do que Tom Jobim. Minha opinião, tá?

lula_molusco
Veterano
# set/09
· votar


Bossa Nova é parte da MPB, assim como o Samba, o Choro, o Baião e cia.

Blackus
Veterano
# set/09
· votar


Musicólatra
Quer poesia, vá ler. Tom Jobim é O músico brasileiro, não há dúvida, talvez só o Villa represente melhor.

Bossa nova nada mais é do que uma ramificação da MPB, muito parecido com o samba!
Muito pelo contrário, a MPB veio depois da Bossa Nova, como ramificação desta.

Eu acho incrível como todo mundo sae que jazz rock fusion progressivo neo sei lá o que da Inglaterra foi representado por sei lá que banda e durou seis meses, mas não sabem nem distinguir bossa nova, chamam baião de MPB, façam-me um favor, se querem se chamar de músicos, estudem a música do seu próprio povo, no mínimo.

Musicólatra
Veterano
# set/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


Blackus

Eu não gosto de Tom Jobim.

Obs: E leio muita coisa boa, tá? Amo Vinícius.

LeD_HaleN
Veterano
# set/09
· votar


a mpb tem forte influencia da Bossa nova, a Mpb nasceu depois q a bossa nova "morreu".

Bossa nova é mais ligado ao Jazz Americano.
e a MPB, como o nome ja diz " é Brasileiro ", com variações do ritmos da nossa terra.

Passini
Veterano
# set/09
· votar


Bossa nova é mais ligado ao Jazz Americano

Putz, essa doeu :(

Bossa é brasileira, se ela atingiu o jazz americano isso foi bem depois que ela saiu do Brasil e foi para os USA.

Vinicius Capiotti
Veterano
# set/09
· votar


Blackus
façam-me um favor, se querem se chamar de músicos, estudem a música do seu próprio povo, no mínimo.

Acho interessante sim estudar a música brasileira, seja para o músico brasileiro, finlandês, jordaniano, marciano etc; porém arte é uma coisa, geografia é outra.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


Passini

Putz, essa doeu :(

Bossa é brasileira, se ela atingiu o jazz americano isso foi bem depois que ela saiu do Brasil e foi para os USA.


Não.

LeD_HaleN
Veterano
# set/09
· votar


A Bossa Nova foi feita pra não deixar o Blues entrar no Brasil.

Passini
Veterano
# set/09
· votar


A Bossa Nova foi feita pra não deixar o Blues entrar no Brasil.

Ah sim, criaram um estilo para contra atacar outro, puta merda me poupem. O estilo foi criado a partir de um clima que existia na época e a partir de pessoas com uma idéia genial para tal estilo.

Blackus
Veterano
# set/09 · Editado por: Blackus
· votar


Vinicius Capiotti
O conhecimento é uma coisa só. Música é cultura, se é música produzida por um povo, é sim muito passível de ser estudada pela geografia.

Nós vivemos aqui no meio da cultura brasileira, então nós temos mais do que qualquer outro povo estudar nossas próprias coisas, pra assim entender o nosso entorno, e até pra não deixar que essa cultura se desfaça ou deixar uma coisa tão espontânea e bonita que é esse monte de música que a gente faz ser trocada por coisas quadradinhas, comprimidas e mastigadas dos EUA ou da Inglaterra...

Bossa é brasileira, se ela atingiu o jazz americano isso foi bem depois que ela saiu do Brasil e foi para os USA.

Não.

A bossa influenciou muito o cool jazz, eu acho, não sei. Mas também deve ter sido bastante influenciada pelo bop, depende do compositor que estamos falando; o Tom por exemplo tinha bem mais influência do Debussy e do Villa e coisas assim, mas se for pegar o Sérgio Mendes, aí sim, muito jazz.

kiki
Moderador
# set/09
· votar


Blackus
Muito pelo contrário, a MPB veio depois da Bossa Nova, como ramificação desta.
pra mim era o contrario
por favor, defina MPB pra eu entender melhor isso.

Vinicius Capiotti
Veterano
# set/09
· votar


Blackus

Nunca disse que a música não possa fazer parte da cultura de um povo. Só quis dizer que música, como toda arte, é algo universal que não pode ser delimitado por limites geográficos; portanto acho sem-sentido dizer que um músico árabe que estuda música árabe é mais músico do que um músico árabe que estuda fusion.

Culturalmente, com certeza é importante saber sobre o passado do povo do qual tu faz parte. Confesso até que conheço muito pouco da história e das tradições do Rio Grande do Sul, por exemplo.

LeD_HaleN
Veterano
# set/09
· votar


Passini
um dos intuitos foi esse cara, estude um pouco mais, o pessoal da epoca não queria q o blues invadisse, queriam algo da terra, daí criaram a bossa nova.

e sim, a Bossa Nova teve suas influencias do Jazz americano.



kiki
a Mpb surgiu no inicio da "segunda geração" da bossa nova, no final decada de 60, acho q 66/67 por ai, começou com gil, caetano...
o caetano interpretava bossa nova no incio, com o tempo foi misturando outros ritmos.

El_Cabong
Veterano
# set/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


kiki
pra mim, mpb é algo mais amplo. pelo nome "musica popular", que é toda a música não erudita do nosso país.

É muito amplo!!! Vejam só.
Sepultura faz que tipo de arte (música, teatro, cinema)?? Música
Eles fazem música popular ou erudita?? Popular
Os membros da banda tem nacionalidade brasileira ou gringa?? Brasileira
Sepultura é MPB!!
He He!! Brincadeirinha.

dibass
Veterano
# set/09
· votar


Na realidade o que falta e muito na maioria dos músicos do brasil é serem um pouco mais brasileiros!
Não necessariamente gostar do estilo da MPB mas ao mínimo conhecer!!

MMI
Veterano
# set/09
· votar


dibass
Verdade. Eu mesmo não suporto o lance de "um barquinho vai e a tardinha cai...". Só que depois percebi que a harmonia disso aí é muito legal, apesar de que achava lamentável a letra. Depois que eu ouvi os compositores (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) contando de onde veio esse lance da letra, acho engraçado pra caramba. A coisa não fica tão ruim.

El_Cabong
Veterano
# set/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Acho muito legal as letras das MPB e Bossa Nova dos anos 60 e 70 que criticavam o regime militar, só que de uma maneira bem subjetiva para driblar a censura. Muita criatividade!!!

Blackus
Veterano
# set/09
· votar


kiki
Vou pegar a definição que tá na wikipédia, pra exemplificar:

A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

Falkon36
Veterano
# out/09
· votar


ééé gente,é uma coisa pra gente se orgulhar,ouvi dizer que tem gente do brasil que vai pro exterior estudar bossa nova uasheaushe,dizem que tem 1 harmonia mto rica :]

Kamus23
Veterano
# out/09 · Editado por: Kamus23
· votar


Pelo pouco que sei...

Jazz é a "reunião" de todos os sons de um determinado lugar/região/país...

Porisso o Jazz Americano tem um pouco de "Blues" no meio...

E o nosso Jazz tem muito com o Samba/Bossa Nova/Chorinho/Baião/Forro, entre outros...

Coloquei Reunião entre aspas, pois não sei se é a palavra certa para traduzir o que eu quero explicar...

Mas espero que tenham entendido

Abraços

Ps - Se eu errei, desculpe

UR-King
Veterano
# out/09
· votar


mpb = musica pesada brasileira

B.Frusciante
Veterano
# out/09
· votar


kiki
É quase que exatamente isso que você falou, só que com uma pequena modificação(para evitar erros como o caso do Sepultura ali):


mpb é algo mais amplo. pelo nome "musica popular", que é toda a música não erudita do nosso país e que não possui rótulo(estilo musical) definido.

É analógico a como o povo Europeu/Americano define música tipo Los Hermanos, Detonautas, e outras da América que são muito diferentes mas na sua maioria são rotuladas de 'Latin American Rock'.

B.Frusciante
Veterano
# out/09 · Editado por: B.Frusciante
· votar


É quase que exatamente isso que você falou, só que com uma pequena modificação(para evitar erros como o caso do Sepultura ali):


mpb é algo mais amplo. pelo nome "musica popular", que é toda a música não erudita do nosso país e que não possui rótulo(estilo musical) definido.

É analógico a como o povo Europeu/Americano define música tipo Los Hermanos, Detonautas, e outras da América que são muito diferentes mas na sua maioria são rotuladas de 'Latin American Rock'.


que droga, tenho que evitar o uso excessivo do 'que' :P

kiki
Moderador
# out/09
· votar


Blackus
entendi... eu não conhecia dessa maneira. legal saber.

pra mim, eu defini mpb muito em função de uma coleção de discos que meu pai tem, que foi lançado pela abril, chamada historia da musica popular brasileira, que acaba resultando na mesma sigla mpb.
essa coleção engloba desde cartola, luiz gonzaga, até mutantes e secos e molhados.

B.Frusciante
'Latin American Rock'.
putz, mas esses rótulos são muito ruins.
pior que isso só world music.
ou alguem faz musica no espaço?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe diferença entre MPB e Bossa Nova