Cadências na Bossa Nova/MPB (Teoria Musical)

    Autor Mensagem
    CaioRC
    Membro Novato
    # 12/nov/22 01:29 · Editado por: CaioRC


    Não encontrei nenhum tópico específico sobre isso, por esse motivo estou aqui. Tenho curiosidade em saber as funções de algumas cadências que ocorrem frequentemente na Bossa Nova/MPB.
    Não sei se existem respostas para as minhas perguntas. Caso não exista, agradeço de qualquer forma.

    1 - G7(13) G7(13-) Gm7 Gm6 ou Gº ou C7(9-)
    Eu sei que essa sequência faz cair em um II V I, mas não sei muito bem a função dos dois acordes antecedentes ao grau II.

    2 - Dm7 Bb7M G7
    Como exemplos, essa sequência aparece na música Por Supuesto da Marina Sena (com um pouco menos de sofisticação) e em boa parte da música Boa Noite de Djavan.
    Eu tenho uma teoria que talvez explique o motivo de G7 resolver em Dm: G7 pode resolver no acorde relativo (Am), com tônica na sexta de dó maior, e no antirrelativo (Em), com tônica na terça de dó maior, por causa da semelhança das notas presentes nesses acordes em relação a tônica (C), G7 resolvendo em Am seria a mesma coisa que resolver na terça de fá maior, que também poderia resolver na sexta de fá (Dm).
    Não sei se ela está correta e se as relações que fiz são possíveis, válidas e passíveis de acontecerem, mas foi o que pensei para tentar justificar.

    3 - G7 Bm7
    Como exemplos, essa sequência aparece em um pedaço da música Topázio e no início de Asa, ambas de Djavan.
    Como o tópico anterior, também possuo uma teoria sobre isso que segue a mesma linha de raciocínio:
    G7 pode resolver em um acorde meio tom abaixo dele, esse sendo maior ou menor (F# ou F#m), nesse caso, F#m. Esse último é antirrelativo, terça de ré maior, portanto, G7 pode resolver no próprio acorde de ré maior (D) como no seu acorde relativo (Bm), com tônica na sexta de ré maior.

    4 - Dm7 Dbm7 Cm7
    Não tenho muito o que falar sobre essa, pois é uma decadência muito popular, usada em tudo quanto é música.
    Em relação à essa, não tenho nada concreto em mente. O máximo que eu consigo pensar é que o Dbm7 seria um acorde de passagem (talvez seja somente isso mesmo e eu esteja procurando pelo em ovo kkkk).

    Bom pessoal, é isso. Essas são minhas dúvidas sobre teoria musical.
    Eu sei que nem sempre as coisas precisam fazer sentido na música, que soar bem já é mais do que o suficiente, mas essas cadências aparecem com frequência em várias músicas, citei apenas alguns pequenos exemplos, e creio que deva ter um motivo para tal.
    Corrijam-me qualquer coisa, por favor! Seria um aprendizado imenso!

    LeandroP
    Moderador
    # 12/nov/22 08:30
    · votar


    CaioRC

    1- aproximação cromática

    2- aproximação cromática também
    Bb (tônica do BbMaj7) --> B (3a maior do G7) --> C (7a menor do Dm7)

    3- no meu entendimento o G7 é um "grau blues", como o "IV Blues"

    4- aproximação cromática também

    CaioRC
    Membro Novato
    # 12/nov/22 09:09
    · votar


    LeandroP

    Muito obrigado por sanar minhas dúvidas! Me ajudou grandemente!
    Por último, gostaria de saber se o que eu pensei faz sentido e se está correto pensar dessa maneira.
    Mas muito obrigado de qualquer forma!
    :D

    Lelo Mig
    Membro
    # 12/nov/22 17:44 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    CaioRC

    Em cima do que o LeandroP já explicou "aproximação cromática", seu raciocínio "eu consigo pensar é que o Dbm7 seria um acorde de passagem" não esta errado. Antes de compreender teoricamente (claro que é importante) compreenda no ouvido: O cromatismo faz uma "escada", ele faz a harmonia "escorregar" subindo ou descendo e é um recurso muito utilizado na MPB e no Jazz. No Blues e no Rock você vai ver bastante esse recurso melodicamente, mas harmonicamente não é muito comum.

    A ideia é essa mesmo, geralmente reforçado pela cadência, dar essa "escorregada" harmônica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cadências na Bossa Nova/MPB (Teoria Musical)