"Nova MPB", o início de uma nova era?

    Autor Mensagem
    leminhoca
    Veterano
    # out/09 · Editado por: leminhoca


    O samba começou a ter influência no cenário nacional no início do séc. XX, sendo Ernesto dos Santos, compositor da música "Pelo Telefone", o primeiro do gênero a gravar oficialmente no Brasil. Logo em seguida vieram músicas de Pixinguinha, Ary Barroso, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, entre outros.

    Com o avanço da comunicação por intermédio do rádio, essas canções foram se popularizando cada vez mais, e caindo no gosto popular.

    Ao longo do tempo, foram surgindo novos artistas e com eles novos estilos derivados do samba, como por exemplo, a Bossa Nova, criada no final da déc. 50, trazendo um estilo mais calmo e suave nas vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Elis Regina, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso e por aí vai...

    Atualmente, nota-se que está havendo uma renovação de cantores e compositores nesse estilo, sendo considerados como "A nova MPB", dentre eles destacam-se: Mariana Aydar, Roberta Sá, Maria Gadu, Diogo Nogueira, entre outros...

    Dessa nova geração, quais cantores ou bandas além dessas citadas, podemos considerar como promessas??? E quais já deixaram de ser promessas e se tornaram realidade???

    Acho bacana discutir isso, para termos idéia de como vai seguir a Música Popular Brasileira em um futuro não muito distante.

    Abraços a todos!

    Tonanteador
    Veterano
    # out/09
    · votar


    E quais já deixaram de ser promessas e se tornaram realidade???
    Diogo Nogueira pra mim já deixou de ser promessa a algum tempo.

    Acho bacana discutir isso, para termos idéia de como vai seguir a Música Popular Brasileira em um futuro não muito distante.
    Se vc diz a MPB AQUI, sim, vai ser uma droga, agora lá fora com certeza seremos bem representados.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Pode me chamar de saudosista, mas tá longe de algum novato da mpb me conquistar... Bem que eu gostaria, mas tá longe.

    Dói o meu saco quando quando ouço refrões exagerados, a la Alexandre Pires & Cia...

    Aí eu ouço Noel Rosa e fecho os olhos...

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09
    · votar


    leminhoca
    vei eu num gosto de mpb não , mais quiria faze igual aques caboco !!!

    Endurance
    Veterano
    # out/09
    · votar


    A que me parece bastante promissora é a Maria Gadú, gosto muito das composições dela e do timbre de voz, além de ter uma personalidade marcante

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tirando Satanique Samba Trio (essa é avant-garde demais e, apesar de ser música brasileira, muito dificilmente será popular), a última coisa nova que ouvi na música brasileira foi a vanguarda paulista, que existiu há 30 anos atrás...
    Apesar de não ser ruim (pelo pouco que ouvi), essa "nova mpb" não tem nada de novo. =/

    SK8Boy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    De fato algo assim totalmente novo não existe, não só na MPB mas na musica em geral. Porém o que está sendo discutido aqui não é raltivo a essa questão na minha opinião.

    Todos os cantores citados por leminhoca de fato são boas revelações, e estão dando uma lufada de ar fresco na musica brasileira, q a mto tempo não apresentava nvos caminhos, novos nomes...

    O nome q mais destaco, mais gosto e q qse ninguem(qse ninguem msm) cita é o Fábio Goés. Alguem aqui conhece?
    Mto bom o som. Só possui um disco, chamado "Sol no Escuro", produziu trilhas de cinema(Abril Despedaçado, Cidade de Deus ou Carandirú é o outro, nao me recordo bem). Multiinstrumentista, compositor. Letras mto boas, melodias excelentes...enfim, é uma experiência ouvi-lo.

    Coloco mta expectativa nesse nome. Sei q é cedo pra falar sobre oq virá, como se sairá em seus próximos passos, etc.

    SK8Boy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Agora, sinceramente, quem aqui conhece o Fabio Goés? Um gato pingado ou outro.

    Culpa da população, q não busca...sem interesse, até por não haver uma cultura em ralação a isso...esperam q coloquem tudo na frente de seus olhos, de "mão beijada". A mídia tbm tá pouco se lixando. Se contenta com as merdas...e qdo aparece algo bom, são medalhões, nada de novo...

    Sds,

    SK8Boy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    O que quero dizer com meu post anterior é que existe sim, musica boa sendo feita, mas q muitas vezes não chega até nós. é só dar um rolé a noite nos bares q tem espaço aberto pra musica ao vivo(mto poucos e ainda sim mtos são aquelas duplas com teclado e bateria eletronica, com uns bêbados dançando forró e o restante conversando, sem prestar atenção...).

    Enfim...notas do que penso sobre a musica brasileira e o que diz a seu repseito e está nas entrelinhas...

    Sds,

    ju_flor
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu acho que tem muita coisa boa nessa MPB atual sim, talvez não tão revolucionário e surpreendente como 'no passado' (Clube da Esquina, Doces Barbaros, Tropicália, Belchior, Elis, Chico...), ou talvez sejamos nós que não nos surpreendemos mais (?)
    Existem vozes bonitas, músicas muito boas e músicos muito bons, não sei exatamente o que está faltando...talvez sejam os tempos que mudaram...

    Acho Céu muito boa, Roberta Sá, Diogo Nogueira....
    mas acho que no final das contas acabo ouvindo mais coisas antigas da MPB

    Julia Hardy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    gosto de um grupo chamado Quatro à zero, que é um grupo de choro de Campinas. Acho que é só.

    dessa 'nova mpb', não gosto de nada.

    GustavoCórdoba
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Um dia Chico Buarque vai morrer, infelizmente é claro, assim como Tom morreu. E outra, estamos em outros tempos tudo muda, tudo passa, mais essas raízes vão ficar por gerações. A música na verdade ela esta a frente de seu tempo, no entanto existe sim muita elegância nas "jovens" vozes da NOVA MPB. Com o tempo, entre no Sonora da Terra e ouça o ranking da Nova MPB. São variados autores e diversas músicas tenho certeza que irão se apaixonando pouco a pouco. Maria Rita filha da eterna Elis é uma grande prova disso, é canta o Samba carioca, paulista o samba de roda e bares. Vanessa da Mata com suas melodias angelicais, Maria Gadú e seus SHIMBALAIÊS, O Moinho da Bahia que toca o diferenciado samba de Jorge Ben Jor. Vale a pena Ouvir. Estejamos atentos a essas vozes esses sons essas expreçoes, amanha pode ser um de nós que faremos parte da geração filhos da MPB.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Nova MPB", o início de uma nova era?