Nova Lei da Ordem dos Musicos do Brasil

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Pow cara, qualquer um que tenha acompanhado todos os tópicos já tirou suas conclusões e não restou mais nada para discutir, GRAÇAS A DEUS.
Deixa este assunto pra lá professor, não vale a pena discutir sobre OMB. É uma perda de tempo muito grande.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/09
· votar


não vale a pena discutir sobre OMB. É uma perda de tempo muito grande.

A maior perda de tempo é essa palhaçada existir. É vergonhoso, por isso que esse país tá nessa merd* em relação a música. E Funk carioca vira patrimônio estadual. rídiculo!

Que País é esse?
É a porra do Brasil!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Prof. Rosélio Araujo: Uai "sô"... Será que a OMB acabou e não me disseram nada. Porque acabou a discussão acirrada, cheia de argumentos e etc... e tal.

Quer continuar o assunto? Uai, descongela o pão de queijo então aí pra nóis pq que hoje é sexta-feira! ;-)

Abs

ps. sinceramente, cansei da OMB...

londrer
Veterano
# set/09
· votar


A partir do momento que você tem lucro com algo é natural a intervenção da lei.
Porém, quando a banda não está recebendo nenhum centavo para isso, por favor né?

A OMB, ao contrário do q muitos imaginam, regulariza a profissão "músico" e, c realmente tivesse uma fiscalização descente, não tinha uma porrada d músico trabalhando por migalha Brasil a fora.

Sou contra a taxa da carteira de músico ser tão cara e ter a anuidade absurda. Mas se fosse um orgão com mais postura, ai valeria a pena ter a carteira. Tem muitos benefícios no site da OMB, mas que não são vistos na prática.
E c vc exige ele dos seus contratantes, eles não t contratam.

Acho q c vc ta apenas tocando sem fins lucrativos, blz. Não precisa ser pago, não precisa ter carteira nem nada. As bandas que fazem shows pra juntar akele dinheirinho pra pagar ensaio e talvez uma demo, tbm acho q é injustiça exigir carteira d músico.
Agora, uma banda profissional, contem profissionáis como qualquer outra profissão e devem ser fiscalizadas sim. Mas com a devida postura dos fiscais.

Acho q multar igreja pela bandinha q toca la uma coisa ridícula, a igreja nção ganha dinheiro por causa da banda. A banda toca de graça. Os músicos tão la voluntariamente. Não rola dinheiro.É um absurdo, e olha q eu nem sou religioso.
É q nem mexer com a minha banda q faz shows uma vez por mes. Ja pensou? To na merda

londrer
Veterano
# set/09 · Editado por: londrer
· votar


Agora, começou a rolar grana... tem q se regularizar sim

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


londrer
A partir do momento que você tem lucro com algo é natural a intervenção da lei.

Não há lucro quando vc recebe o seu cachê, mas sim remuneração.
Sobre a remuneração vc tem a lei do imposto de renda, que é outra história, e não cabe aqui.
Este assunto já foi discutido aqui por inúmeras páginas e não se chegou a nenhuma conclusão aceitável da existência da OMB, nem mesmo numa esfera profissional.

Agora, começou a rolar grana... tem q se regularizar sim
Para um músico profissional, basta ir ao INSS e se cadastrar como músico para obter seus direitos, não há novamente a necessidade da OMB.
E para os muito bem remunerados, declarar seu imposto de renda e pronto, ou seja continua não havendo necessidade da OMB.
Este pessoal da OMB reluta em aceitar os fatos de que o Brasil mudou do distante ano de 1960 para cá, suas leis mudaram e a atualização da lei passou a reconhecer e regulamentar a profissão de músico no Brasil independente da OMB.
Então restou apenas a porcaria da carteirinha que não serve pra bosta nenhuma. Se um policial te parar na rua e vc apresentar a carteirinha da OMB, arrisca de: Ele rir da sua cara e vc ainda levar uns bons tapas.
Para os donos de clubes, bares e casas de show o que importa é público, e não musico credenciado na OMB.
Para bandas contratantes de músicos profissionais carteirinha tbm não resolve, o que eles querem como em qualquer empresa é experiência no instrumento.
Por incrível que pareça a atuação da OMB é tão útil quanto a persistência do Prof Rosélio em alimentar discussões sem pé nem cabeça e que não geram um acorde sequer, quem diria benefício seja para músicos hobystas, amadores ou profissionais.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Edit

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


jimmy vandrake
Pow cara, qualquer um que tenha acompanhado todos os tópicos já tirou suas conclusões e não restou mais nada para discutir, GRAÇAS A DEUS.
Deixa este assunto pra lá professor, não vale a pena discutir sobre OMB. É uma perda de tempo muito grande.



Já é. Nos econtramos em outros tópicos.
Um abraço

Benjamin_the_Linus
Veterano
# set/09
· votar


# Enviado: 19/set/09 08:55 · Editado por: Prof. Rosélio Araujo
Prof. Rosélio Araujo
# Enviado: 19/set/09 10:18
foi buscar a égua rapidinho hein

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


Benjamin_the_Linus
foi buscar a égua rapidinho hein

Já fui e já voltei.

Diego_Serafim
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Sou um guitarrista de quarto. Estudo, me dedico na medida do possível. Faço alguns shows esporadicamente, só pra satisfazer meu ego e me divertir. Não recebo, pelo contrário, pago algumas vezes pra tocar (o esquema de vender ingressos).
Não deixarei de tocar por lazer por medo de me pedirem a carteira da OMB, até porque não sou profissional.
Toco apenas por lazer, não tenho pretenções e não estou cometendo nenhum crime.

Se um dia me pedirem a carteira de músico, simplesmente, irei abrir um sorriso, falar que não tenho e sair fora.

erick_guitar
Veterano
# nov/09
· votar


Isso na minha opinião é roubo!!! Querer tirar dinheiro de músicos voluntários que tocam na igreja ? Meu isso é sacanagem de mais! Até concordo que se for para bandas que realizam shows profissonais devem sim ter essa carterinha tanto as bandas gospel como as seculares, mas musicos voluntários? pelo amor de Deus isso é roubo sim!

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar


Aff uparam um dos tópicos preferidos do Prof. Rosélio..

PHRN
Veterano
# nov/09 · Editado por: PHRN
· votar


Não li tudo. Até porque a respota dispensa:

OMB é inconstitucional, não respeita liberdade de expressão, é uma instituição falida e mercenária e por não devolver qualquer tipo de benefício a quem tem a carteirinha está explicitamente cometendo furto e extorsão. Eles estão fabricando dinheiro fácil, sem trabalho, às custas dos músicos.

EDIT

Li. Continuo com a mesma resposta.

-Dan
Veterano
# dez/09
· votar


Só pra apimentar, vi essa carta que o Kiko Loureiro pos em seu blog. Nao sei se já postaram. Se já, malz.

Segue uma carta que esta na internet. Um pouco atrasada para postar aqui, mas importante para conscientizar e divulgar à todos um pouco do despótico e desprezível antro que é a Ordem dos Músicos

Carta aberta ao presidente da Ordem dos Músicos do Brasil
Álvaro Santi 18 novembro 2009


Senhor Presidente: No mês em que se comemora, dia 22, mais um "Dia do Músico", acuso o recebimento do habitual boleto bancário, que me envia V. Sa. sem falta desde 1985, quando recebi com orgulho minha carteira de músico, emitida no exato dia em que completei a maioridade. Acompanha o boleto a habitual missiva, a me lembrar que "a Ordem é dos Músicos"; e o adesivo com a frase "Músico, valor em si". Uma vez mais, pergunto-me que valor seria este que só o músico tem "em si". E constato que todo o conteúdo deste envelope me causa a mais profunda frustração.

Sinto pois a necessidade de confessar-lhe, Sr. Presidente, que este ano gostaria de receber outra coisa. Algo surpreendente, como notícias do processo eleitoral. Melhor ainda, a notícia de que o famigerado Código Eleitoral foi alterado, estendendo o voto a todos os músicos, já que há mais de 20 anos só votam os que lêem música, ainda que tal discriminação não tenha amparo legal e, é claro, todos recebam o boleto idêntico.

Mande-nos notícias também sobre os esforços que a OMB, autarquia federal integrada ao Poder Executivo, tem feito em nosso benefício, promovendo o debate e o encaminhamento de questões sérias como a informalidade, a pirataria ou a educação musical (matéria de lei federal recentemente aprovada); entre outras. Quisera conhecer as propostas, elaboradas por V. Sa. e seus pares, mui dignos membros dos nossos Conselhos Federal e Estaduais, para a urgente atualização da Lei 3.857/60, que no ano que vem completará 50 anos sem uma única alteração! Quisera mesmo saber quantos músicos lograram se aposentar no Brasil como músicos, neste período. E quem sabe ainda, que luxo, receber de V. Sa. uma prestação de contas sobre os valores arrecadados neste meio século, especialmente através do célebre Artigo 53 da mesma lei, aquele que destina à OMB 10% do valor do cachê dos músicos estrangeiros, assunto que a imprensa já abordou, apontando o subfaturamento do contrato dos Rolling Stones. Ou ainda, saber de V. Sa. que medidas foram tomadas para que o caso, amplamente noticiado, do jornalista de Carta Capital que recebeu a carteira da OMB sem saber tocar, não se repita. Ou quem sabe, Sr. Presidente, conhecer da argumentação que o insigne departamento jurídico da OMB terá preparado a fim de combater a tese, que nos tribunais vai ganhando força, da "ausência de risco para a sociedade" no exercício da profissão de músico. Tese esta usada, ao abrigo da garantia constitucional da liberdade de expressão artística, com o intuito de desobrigar os músicos de seleção, registro ou pagamento de anuidade à OMB.

Ficaríamos felizes em saber, Sr. presidente, eu e outros que discordam ou têm restrições a essa tese, que a OMB vem recorrendo das sentenças. Argumentando, por exemplo, que quando um jovem toca por diversão em um bar, existe o risco, ou mesmo a certeza, de que mais um artista que há muitos anos escolheu viver da música profissionalmente, terá de encontrar outro meio de sustentar sua família. Como V. Sa. já deve ter percebido, sou um otimista incorrigível e seguirei aguardando essas boas novas. Se não no dia do músico, quem sabe no Natal. Nem precisa enviar pelo correio: ponha tudo no site. Mas se for para me enviar de novo essa tralha, Sr. Presidente, por favor, não gaste mais selo comigo. Economize, que é tempo de crise.

Cordiais saudações.

Álvaro Santi
Titular do Conselho Nacional de Política Cultural


-Dan
Veterano
# dez/09
· votar


fonte do post acima

LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


Eu tenho esta carteirinha pra poder tocar no Sesc e outros lugares que exigem. E pra nenhum fiscal ou delegado me encher o saco.

Fora isso, não serve pra nada.

Andy Viper
Veterano
# dez/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


LeandroP
Eu tenho esta carteirinha pra poder tocar no Sesc e outros lugares que exigem.
Mas você paga a anuidade? Tem como o fiscal saber que a anuidade não foi paga, só verificando pela própria carteirinha em si?

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Depois do ultimo tópico com o Prof. Rrosélio, é assim que me sinto toda vez que vejo tópico sobre a OMB:

http://lh4.ggpht.com/_tHBsfaeYEzs/ShRnhV9eJHI/AAAAAAAAAC0/YvvU4W8-phk/ s400/reflexaogorilavo3.jpg

LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


Andy Viper

Na verdade não é a carteirinha que manda, é o contrato.

Broadallex
Veterano
# jun/11
· votar


a OMB é inconstitucional.
querem se livrar dela? vejam esse tópico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/136712/

eu tenho a carteira da OMB e p mim ela só serve p entrar de graça em shows e desconto para registrar músicas.
no resto não servem para nada e eles não tem o poder de multar ninguém.

cidadao em exercicio
Membro
# abr/13
· votar


Muito se fala sobre lei, é típico do brasileiro andar na contra mão da lei, devia se lembrar que uns pais que desrespeita suas leis constituídas e uns pais em tirania. Vou citar o que aconteceu comigo tocando em uma lanchonete, sou baterista e tecladista e voz, nesse dia tava sozinho com teclado, derrepente não me apareceu fiscal da OMB, e sim três policiais pra fazer cumprir a lei do silencio, determinou que desligasse o som, se não ia prender tudo, carrego na minha pasta copia do,
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; e o Art. 170, A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social.
Entreguei copia aos policiais e disse a eles que estava em serviço exercendo a minha profissão, e o teclado e o som e minha ferramenta de trabalho, e eu gostaria que obs. meus direitos constitucional, os policiais saiu de lado, leu e voltou, me falou que tinha que cumprir o inciso XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; então neste momento tive o maior prazer em tirar minha carteira do bolso e apresentar aos policiais a minha carteira de musico, os policiais me disse que podia continuar o show mas precisava obs.Os 80 decibéis que a lei permite, novamente peguei meu decibelímetro e entreguei aos policiais para que aferissem o som, disse que não precisava obs., se não fosse minha carteira de musico como iria provar que estava dentro da lei. Preste atenção, a lei do silencio esta impedindo muitos músicos trabalhar já ouve caso de prisão por desobediência a lei do silencio, eu não sou contra a OMB.
Sou contra a não participação dos músicos, em buscar conhecimentos e participar das atividades que a OMB, e conhecer seus fundamentos e ninguém vai excluir a OMB, a mesma foi criada pela lei federal 2857/60, para ter alteração ou revogação da lei tem que passar pela câmara dos deputados e senado federal e sancionada pela presidente da republica, e bom os músicos participar das alterações que a OMB vai ter que fazer, apresentando propostas, é necessário que se tenha uma instituição de classe para regularização da profissão de musico.
Ok. Espero ter contribuído com os amigos, tenho orgulho de participar da OMB, entre todas as ordens existentes, a ordem dos músicos do Brasil é a segunda da categoria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova Lei da Ordem dos Musicos do Brasil