Efeitos pirotecnicos em show

Autor Mensagem
Russetwolf
Veterano
# jan/13 · Editado por: Russetwolf
· votar


leo2505
Tem que pegar a nota fiscal do produto, espuma sintética, ver o fabricante e responsabiliza-lo criminalmente. Cabe a ele a maior culpa pelas mortes ocorridas, vale lembrar que a grande maioria morreu por asfixia por conta da toxidade da fumaça irradiada da queima das espumas e do isopor, lembrando também que quem projetou este sistema também tem sua parcela de culpa. Que a justiça seja feita.
Abçs a todos

Russetwolf
Veterano
# jan/13
· votar


Que fique aqui uma sugestão para a iluminação de emergência indicadora de saída, ela deve piscar alternadamente, pois no meio da fumaça uma luz de banheiro acesa pode confundir a quem está desesperado a procura da saída e não se consegue ler a palavra Saída. Estou postando aqui para que todo o Brasil possa ler.
Abçs a todos

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Russetwolf
Tem que pegar a nota fiscal do produto, espuma sintética, ver o fabricante e responsabiliza-lo criminalmente. Cabe a ele a maior culpa pelas mortes ocorridas,

Mas apenas se o produto foi vendido e recomendado pelo fabricante para o uso que foi feito na boate. Caso contrário é uso inadequado. O fabricante em tese não pode ser acusado se alguém fizer uso indevido de qualquer produto.

E se na época era permitido e depois passou a não ser mais, a responsabilidade de troca seria do proprietário (e da fiscalização que deveria apontar que havia se tornado irregular).

Por exemplo, o fabricante do sinalizador não pode ser acusado, pois foi feito uso inadequado do produto:

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rs/2013-01-29/diferenca-de-r-675 0-entre-sinalizadores-pode-ter-causado-234-mortes-em-boate.html

O cara comprou o de ambiente aberto (mais barato) e o usou em ambiente fechado, o que caracteriza uso inadequado.

Russetwolf
Veterano
# jan/13 · Editado por: Russetwolf
· votar


makumbator
OK, respeito seu ponto de vista. Vamos aguardar os andamentos.
Aqui não é o melhor lugar para discutirmos isso.
Abçs

gucrispim
Veterano
# jan/13
· votar


Alguém chamou?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13
· votar


esse vídeo explica muita coisa


Russetwolf
Veterano
# fev/13 · Editado por: Russetwolf
· votar


Alguém tem que dizer a este individuo marrentinho que incêndio não é chama de uma vela e se vcs verificarem, poderão ver a fumaça negra subindo, se pedirem para ele inalar a fumaça gerada pela espuma a que ele diz incombustível, verão que esta fumaça é tóxica pois ele teria de rezar muito pra santa do pulmão novo. Os produtos contém retardante as chamas, porém contem componentes que são combustíveis, como pode ser observado no vídeo dele, enquanto houver chama o material se incendeia e haverá fumaça tóxica e é esta que vitimou os jovens. Podem observar também que o pedaço utilizado nos testes é pequeno e ainda sim pega fogo, pinga e libera fumaça negra (como ele mesmo narra) então a mesma tem componentes combustiveis. O demonstrado por ele é o micro do macro que é um incêndio, outros matérias alimentam e mantém as chamas enquanto a espuma com seu ‘retardante” exala a fumaça tóxica.
Em um vídeo feito pela perícia técnica, após o incêndio, mostra o teto da boate com espumas idênticas a que ele diz ser incombustível derretidas e placas de lã de vidro intactas penduradas, estas tem classificação de e são incombustíveis. Vale lembrar que o próprio fabricante afirma que os testes de laboratório não reproduzem as reais situações de um incêndio, leiam artigo em anexo. A demonstração deste individuo é válida e vem de encontro ao que o fabricante cita de seus produtos. Por ser ignorante no assunto como ele mesmo diz e sem qualificação técnica para tal ele faz conjecturas de um micro universo laboratorial, que ele criou sem qualificação para tal, e ainda sim, diante dos próprios olhos da forma micro, sem levar o resultado a um macro universo, não percebe o perigo do produto que vitimou tantas pessoas. É mais um achismo de um embusteiro que quer aparecer. São indivíduos como este que espalham o vírus da atrofia mental progressiva degenerativa da inconseqüência e da irresponsabilidade, e ainda dão credibilidade a isto! Abaixo estou colando um texto do Engenheiro Nestor Natividade, Retirado do Audio list ,leiam com atenção e vejam a data.
http://www.owa.com.br/noticia.aspx?NotID=26

Prezados Colegas

Corretamente orientado que fui pelo Prof. Lauro Xavier Nepomuceno, saudoso decano de todos os acústicos brasileiros, desde 1981 que pessoalmente advirto sobre os riscos inerentes ao uso (mesmo correto) de espumas sólidas de célula aberta, as aqui conhecidas SONEX e todos seus clones brazucas. A questão sempre foi a mesma, apesar de peremptoriamente negado pelo fabricante brasileiro e internacional, o material é altamente combustível e seu método de aplicação (uso de adesivos) faz não menos do que potencializar a combustibilidade do produto.

Apesar da letalidade inerente à presença deste tipo de produto dentro de um ambiente interno, o acabamento 'sexy' e 'profissional' que induz ao babaquara desavisado, entre nós este tipo de espumas têm sido aplicadas em todas as situações possíveis e não apenas naqueles casos onde é mandatória (onde há presença de vibração induzida).

Muito recentemente, todavia, na esteira das conseqüências advindas da morte de cerca de meio milhar de vítimas por carbonização em incêndios recentes ocorridos no exterior e cuja voracidade do fogo comprovadamente foi relacionada ao uso das espumas + um sistema de 'sprinklers' ineficiente ou inexistente nesses locais, finalmente a Illbruck International saiu do mutismo, afirmando categoricamente que seu produto É COMBUSTÍVEL e que as medidas tomadas ao longo do tempo por ela para mitigar isto foram infrutíferas ou, no mínimo, insatisfatórias.

Não no site brasileiro (porque nós brasileiros não merecemos respeito, claro, provavelmente pensa o fabricante) você profissional de Terra Brasilis irá encontrar as seguintes informações em

http://www.illbruck-sonex.com/FAQ/FAQ_warranty.html

'clicando' em 'Fire ratings' e fazendo o 'download' dos seguintes arquivos .pdf:

-- Boston Globe -- Foam and Fire e,
-- Feb 04, 2003 Open cell foam use in indoor environments -- Illbruck tutorial (título editado).

Apesar do tardio reconhecimento público por parte da multinacional (o tutorial em Inglês da Illbruck foi postado em Feb 04, 2003), que fique claro que na página brasileira do mesmo produto eles dizem exatamente o oposto:

http://www.sonex.com.br/aplica.htm

".... Os produtos SONEX possuem também uma alta resistência ao fogo, pois em sua formulação são utilizados aditivos antichama, sendo classificados como auto-extinguíveis e praticamente incombustíveis (CLASSE 1)....."

Não por último, gostaria de mais uma vez de lembrar que apesar da velocidade com que um incêndio se alastra quando se usa espumas SONEX ou seus clones dentro do ambiente, os estudos sobre o produto começaram justamente por um aspecto raramente relatado sobre a sua combustibilidade: tal produto quando em combustão exala um gás que atua sobre o sistema motor do corpo humano, impossibilitando a vítima de tentar uma fuga. A vítima usualmente morre lúcida e paralisada, no mesmo lugar onde o gás a alcançou muito antes das chamas. Elas assistem à própria morte.

Já postei aqui outros correios sobre o mesmo assunto, sempre alertando sobre essas mesmas questões. Os profissionais e meus colegas acústicos alcançados por essas mensagens, agora com o reconhecimento em público por parte da Illbruck International, quase três décadas após o início das investigações sobre o produto, creio eu, agora estão suficientemente avisados sobre o produto e tudo se restringirá à consciência profissional de cada um sobre apoiar ou não o uso de tal produto ou seus clones.

Finalmente, mas não por último, fui alertado por um colega acústico europeu que as informações que deveriam constar no item "Material data" (encontrado em http://www.illbruck-sonex.com/FAQ/FAQ_warranty.html )

foram retiradas do site pelo fabricante Illbruck depois que se descobriu que as informações emitidas por centros independentes de testes, certificados pelos diferentes governos europeus, 'não batiam' com as mesmas informações emitidas por laudos de instituições congêneres estadunidenses. Aquelas usanianas 'inflavam' a performance desse produto. Você até pode não ser mineiro, mas deve ficar desconfiado e 'colocar suas barbas de molho'. Estranho, não ?

Abraços
Nestor Natividade, eng. CREA 37475/6ª. Região, São Paulo
SOMPERFEITO
http://br.groups.yahoo.com/group/proaudio-br/message/6379
Então, vamos dar ouvidos a embusteiros sem qualificação técnica, que com seu achismos dão péssimos exemplos aos ignorantes de plantão, ou respeitar a opinião de profissionais renomados e pessoas serias que não querem ver seus filhos morrendo por conta deste aventureiros irresponsaveis que só querem aparecer?


Abçs

Leandro CMS
Veterano
# fev/13
· votar


o cara que criou esse tópico será que não é do gurizada fandangueira?

Russetwolf
Veterano
# fev/13
· votar


Não brinquemos com assuntos desta seriedade, se não tem o que dizer? Façam silêncio, ele é uma prece poderosa aos que necessitam.
Abçs

Del-Rei
Veterano
# fev/13
· votar


Pirotecnia não é problema. Independente de ser local aberto ou fechado.
Existem modelos feitos pra serem usados em ambientes fechados, com "chamas frias"... Não queimam, não há problema de incendiar nada.

Mas obviamente são bem mais caros que os normais...

Um aceno de longe!!!

leo2505
Veterano
# fev/13
· votar


Del-Rei

Tava passando na tv esses dias, o cara que vendeu os fogos pra eles falou que o mesmo sinalizador de chama fria, estava cerca de 70 reais, e o comum... R$2,50.

Aí imagina qual o cara comprou...

odion
Veterano
# fev/13 · Editado por: odion
· votar


leo2505
pra vc ver a influência do mau caratismo em tragédias como essa. tudo de graça é bom, né...então beleza nem vou trabalhar mais depois dessa tragédia em santa maria. ao vocalista só me resta as minhas preces e deve ser preso pra responder a sociedade por homícidio doloso de mais de 230 pessoas. vou rezar muito mesmo pra que esse cara se recupere e dê aula de música na cadeia. quem sabe com uma pena pesada exemplar de algum juíz brilhante e um promotor inteligente para condená-lo a prisão.

http://www.youtube.com/watch?v=wmin5WkOuPw

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


Russetwolf
ignorantes de plantão, marrentinhos embusteiros. gostei de sua explicação, com exceção a esses adjetivos. Vi que é de Juiz de Fora, mesma cidade do Rodrigo Itaboraí.

Russetwolf
Veterano
# fev/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Me desculpe, o calor das palavras é sentimento de perdas de jovens vidas, tenho filhos em idade para freqüentar casas noturnas, daí meu medo em subverter a ordem natural da vida. Ignorantes de plantão são aquelas pessoas induzidas a erro por ignorarem um assunto ou fato, por força do convencimento de outra, não é pejorativo, muito menos ofensivo, marrento é aquele camarada que para explicar alguma coisa usa de deboche e marra de forma ofensiva, embusteiro é um cara enganador, impostor, sem conhecimento de causa do que fala e se aventura em assuntos dos quais não domina.
O meu sacode é prá acordar as pessoas, principalmente os músicos que estão sempre dentro de estúdios, casas de shows e igrejas cheios destas espumas que na verdade não serve pra grandes coisa e podem ser substituídas por outros matérias com formas e texturas agradáveis a que vê.
Está pessoa é sim de JF, é músico e tem um “estúdio” que faz gravações de áudio de bandas, pouco significativo na cidade. Não quero de forma alguma ofende-lo, mas as declarações dele foram debochadas e ofensivas a quem trabalha de forma séria e correta, chamando de mentirosos os que tem propriedades para tal, como o Eng. Nestor Natividade, profissional renomado e respeitado em todo o País.

E por ultimo, gostaria de agradecer a você por ter nos mostrado que há muita mentira escondida por trás de vídeos de internet. Procurem saber quem é a pessoa que está narrando o fato, qual é sua qualificação, o que ele já fez, o conjunto de suas obras, mesmo que não tenha títulos. Desculpe-me se o ofendi, não foi minha intenção.
Um grande abraço.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


Russetwolf
Entendo sua revolta com as informações erradas, e que se aplicadas, podem ocasionar acidentes de proporções trágica, isso torna mais importante discussão entre leigos e profissionais.
No entanto coletar idéias e aplica-las por conta própria, sem supervisão de um profissional é irresponsabilidade de qualquer forma, videos e textos diversos servem para conhecer o que esta disponível, gerar duvidas e conhecer um pouco dos possíveis problemas de instalação e manutenção. Infelizmente até mesmo empresários parecem não saber isso, ou pior, são omissos.
Não sabia que na boate kiss estava instalado essa espuma 'anti-chamas', pelas reportagem eu deduzi que era a espuma comum de colchão. Acabei de ver agora na TV que as vitimas estão intoxicadas com cianeto. Como leigo acho que nem como colchão esse material pode ser usado.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Russetwolf

Afinal, lá era anti chamas ou não? Li na Folha hoje que o advogado da boate teria admitido que colocaram espuma irregular na boate há algum tempo.

odion
Veterano
# fev/13
· votar


toda espuma é inflamável.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


makumbator
Pelo que vi na reportagem, a espuma era poliuretano para ser usadas em colchão, banco de carro, sofá...
O que eu não sabia era que a espuma sonex anti-chamas é feita de poliuretano,segundo o site indicado
http://www.owa.com.br/noticia.aspx?NotID=26

2. Espumas de poliuretano utilizadas na linha Sonex, Flexonic, Roc, possuem aditivos retardantes à chama em sua formulação.

As espumas de poliuretano utilizadas na Linha Sonex recebem em sua massa aditivos de retardância a chama, que melhoram sua performance quanto à segurança ao fogo, reduzindo a velocidade de propagação do fogo conforme ensaios de laboratório, entretanto, os ensaios em geral não conseguem reproduzir situações reais de fogo, razão pela qual pedimos que os clientes consultem as legislações específicas de seus Municípios e Estados quanto à utilização de materiais de revestimento e produtos de acabamento na construção civil.
e vendo as reportagem, fiquei sabendo que poliuretano forma gás cianeto quando em combustão, cianeto foi usado nas camarás de gás nazistas, é letal.

Russetwolf
Veterano
# fev/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Os empresários da noite também são ignorantes no assunto e induzidos a erro por pseudo profissional, que por sua vez assistem vídeos como o demonstrado e acham que é correto o uso. Por sua vez os fabricantes de espumas, sabendo da letalidade de seus produtos omitem as verdadeiras condições de flamabilidade dos produtos, pois se as pessoas souberem da verdade, substituirão por outros produtos e os fabricantes terão prejuízos. Estes empresários da indústria das espumas querem proteger seus investimentos e seus lucros a qualquer custo, principalmente com uso de inverdades e isso acontece há anos como denunciado pelo ilustre Eng. Nestor Natividade entre outros, que vem a tempos provando a letalidade destes produtos, me causa estranheza as autoridades não se manifestam sobre o fato nem investigarem a veracidade das informações. Fica aqui meu manifesto e indignação ao que tenho visto e que todos possam assimilar o que foi descrito, para que isso não mais ocorra. Se as autoridades não se manifestam cabe a nós boicotarmos estes produtos, matando o parasita de fome.
Abçs

Russetwolf
Veterano
# fev/13 · Editado por: Russetwolf
· votar


Luiz_RibeiroSP
e vendo as reportagem, fiquei sabendo que poliuretano foram gás cianeto quando em combustão, cianeto foi usado nas camarás de gás nazistas, é letal.

Corretíssimo, isso é pesquisa, se eu pudesse, pontuaria mil vezes.
O que me espanta é ver 3000 visualizações sem que ninguém se manifeste
sobre o que ele diz, se eu tivesse uma conta no you tube me manifestaria, alguém por favor diga isso a ele.

Abçs

Gianew
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

fev/13

Isso nao aconteceria se tivessem ouvindo Echoes..

Russetwolf
Veterano
# fev/13
· votar


Esta foi ótima, vejam a resposta do vendedor de espumas acústicas ante chama no Mercado livre. Postei aqui, pois o vendedor vai apagar vejam rápido a picaretagem do mercado.

Boa noite! Comprei a um tempo atras 80 placas de espuma sendo auto extinguível, nunca tinha feito o teste para comprovar se era ou não auto extinguível, retirei uma placa risquei um fosforo e joguei encima, descobri que o barato sai muito caro. Não estou dizendo que vocês estão mentindo, mais se não estiverem, infelizmente estão sendo enganados. Faça o teste e comprove.Denunciar
Resposta:
Bom dia, toda espuma pega fogo, se trata de material com componentes orgânicos, o que se diz auto extinguivel é a velocidade de queima da espuma, uma espuma comum pega fogo muito rápido, já auto extinguível sua chama propaga bem mais lento, o que dá oportunidade de se apagar com água ou extintor de pó químico...Todo ambiente deve ter extintores e uma orientação de bombeiros para poder ficar certo a capacidade de se prevenir acidentes, nós trabalhamos com material para retardar a chamas, o que graças a Deus nunca tivemos problemas. - Há 13 horas.Denunciar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-453794753-espuma-para-isolament o-acustico-auto-extinguivel-_JM#questionText

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


Russetwolf
Vai ter gente que vai cair, esse tipo de trabalho é para ser feito por uma empresa honesta e fiscalizado por um órgão competente. Dai o perigo de se meter a fazer as coisas sem saber. Sou leigo no assunto mas se eu for fazer por minha conta, num quarto de ensaio da minha casa, usaria gesso instalado por uma empresa e nunca me meteria a usar espuma,caixa de ovo e qualquer coisa do tipo, sempre pensei no risco de incêndio alem de acumulo de pó.
Em uma casa de eventos pior ainda!

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


Russetwolf

Mas qual a definição técnica de material auto extinguivel? Pois isso é que vai determinar se o material se enquadra ou não na regra. Provavelmente (estou chutando) ele não tem que ser "inerte" ao fogo, mas sim queimar em uma taxa diferente do material comum. Afinal, até o aço e concreto sucumbem ao fogo em determinadas temperaturas (fato que acontece em determinados incêndios).

Outra discussão (que não tem relação com os materiais na boate) é sobre a superlotação (já comprovada pelas entradas no caixa, que segundo a polícia são mais de 800), que aí realmente o proprietário da casa não teria como se desvencilhar.

Mas acho que a polícia nem vai ir a fundo na questão do material (o fajuto e o "oficial") ser ou não auto extinguivel na verdade.

Russetwolf
Veterano
# fev/13 · Editado por: Russetwolf
· votar


Luiz_RibeiroSP
makumbator

A obrigação do poder Público é ir a fundo sim, já que tantas vidas foram perdidas por causa de um produto que está sendo vendido como espuma acústica sem ter laudos de comportamento acústico expedido por órgãos oficiais brasileiros será que não temos capacidade pra isso?. Induzindo pessoas a erros e sem deixar claro que este produto na queima liberam gases letais, as pessoas que os vendem são co-autores no crime por negligenciar informações sobre seus produtos, como no exemplo que dei no post acima. O camarada comprou de boa fé por estar escrito auto extinguível ou ante chama, leva a erro o individuo, por entender que o produto é incombustível, que após um teste simples do comprador, verifica que o produto é inflamável. Reclamando ao vendedor, vem a resposta de que toda espuma é inflamável, ora, se é, porque não foi dito antes da compra, porque não consta na pagina do vendedor um laudo de inflamabilidade dos produtos, com o tempo para queima de cada material exposto as chamas, já que o vendedor sabe e tem estas informações. Sonegá-las, sabendo dos riscos é expor outros individuo aos riscos dos quais o vendedor sabia o torna culpado. Mais culpado é o fabricante que produz, vende e sabe da letalidade e omite as informações, isso o faz ser mais culpado que o vendedor, por ultimo o poder Público que, se não sabe, deveria saber, pois cabe a ele a fiscalização e quem fiscaliza deve ter o domínio do conhecimento do que está fiscalizando, se não, será um mero órgão arrecadador para sustentar os indivíduos que ali trabalham.
Abçs

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Russetwolf
A obrigação do poder Público é ir a fundo sim,

Sim, obviamente seria o ideal, mas o que eu acho é que não irá, independente de ser ou não a obrigação.

Mas minha dúvida maior é em relação ao conceito legal de auto extinguivel segundo as normas técnicas.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Ontem no Jornal Nacional, mostraram o dono de uma tapeçaria afirmando que os proprietarios da Kiss compraram todas as espumas na loja dele e eram todas espumas alveolares comuns usados em preenchimentos de colchões e sofás.... e que eram presentes em meu studio até bem pouco tempo atrás

Sempe fiquei cabrero com isso, o fato de poder pegar fogo, mas achava muito comum isso, em salas semelhantes a minha estavam sempre lá, só removi todo este material por causa do excesso de úmidade, e porque foram adicionadas equivocadamente para isolar o som, então o tratamento estava um lixo

imaginar que um curto circuito poderia mandar tudo literalmente pelos ares é tenso

----

Agora uma linha de pensamento

Espumas Auto-Extinguiveis - -- eu entendo que não são anti chamas, e sim que se pegar fogo (com uma fonte direta) ao cessar o estimulo, ela cessa e apaga

O que para mim ficou bem claro no vídeo, a espuma comum de tapeceiro, se pegar fogo ninguem mais segura, vai embora, a profissional, pega fogo sim, mas ao ser retirada a vela, ela simplesmente se apaga

Portanto sendo um produto "seguro", o que não é seguro é o cara me acendr um localizador outdoor em ambiente fechado

Russetwolf
Veterano
# fev/13 · Editado por: Russetwolf
· votar


Edson Caetano
Correto, porém a cola utilizada na fixação das espumas é inflamável e quando se incendeiam alimentam outros materiais próximos que mantém as chamas.
Como vc disse muito bem, espuma não é isolante acústico. Ela é para controle de campo reverberante, mas isso não quer dizer que estúdios devam ter estas espumas pra todo lado ou cheios de carpetes, isso só vai juntar fungos e deixar a sonoridade do ambiente morta, tem de haver equilíbrio. As espumas, não importando se apagam ou não com extinção do fogo, quando queimadas liberam cianeto que é o que mata, isso fica bem claro no vídeo amador, e ele narra “pegar fogo? Pega! Solta fumaça? Solta! Pinga? Pinga! mas tirou do fogo para! Porque parou?” Na mistura que forma a espuma temos materiais combustíveis e retrateis, auto extinguíveis, e isso é claro no vídeo, enquanto houver fogo haverá chama, havendo chama haverá fumaça, em havendo fumaça haverá mortes. Então, podemos concluir que independente de ser ou não ante chama ou auto extinguível, na queima as espumas são letais?
Abçs

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Russetwolf
Aí sim, concordo com você, se o fogo, no caso da Kiss, correu comendo toda a madeira e isopor que jogaram em cima desta espuma, poderia até ser a do tipo auto extinguivel, como o fogo não iria parar, já que a madeira e o isopor já estavam bombando, a fumaça tóxica iria ser letal da mesma maneira, talvez tivesse uma reação mais lenta, mas a casa inteira era uma arapuca

Acredito na minha visão, se as espumas não servem para isolar, e o uso indiscriminado delas alem de continuar não isolando confere um tratamento sonoro ruim, o uso então é apenas estético, que usem então outras opções, com certeza existem ainda mais bonitas

O pior que o profissional que faz isolamento, tratamento acústico, muitas vezes não é consultado, ainda hoje vejo o pessoal pregar direto o uso, principalmente em salas de ensaio "caseiras" ou de baixo custo, fica melhor, o uso dessas espumas de colchão e ainda a boa e velha caixa de ovo

Claro que em uma situação dessa o pessoal consegue sair correndo lá de dentro, mas e o preju, talvez o excesso de umidade que estes materiais acumulam diminuam o inidice de acidentes com fogo

Russetwolf
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
O pior que o profissional que faz isolamento, tratamento acústico, muitas vezes não é consultado, ainda hoje vejo o pessoal pregar direto o uso, principalmente em salas de ensaio "caseiras" ou de baixo custo, fica melhor, o uso dessas espumas de colchão e ainda a boa e velha caixa de ovo
Concordo com tudo que foi dito e vou além, havia também isopor que também libera uma fumaça muito tóxica. Cartela de ovo é boa pra guardar ovos e velha, fixada nas paredes é bom criatório de baratas. :-)
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos pirotecnicos em show