Tentar a vida nos EUA,como músico,claro!

Autor Mensagem
ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


UP

old steel
Veterano
# mai/09
· votar


Briga de foice com força local.
rsrsrsrsrsrs

cocomaluko
Veterano
# mai/09
· votar


dificil viu. eh mais facil ganhar dinhero como musico no brasil doq no eua....

eu moro no eua, jah tive banda aki, nunca ganhei 1 centavo, ao contrario, soh perdi dinheiro e tempo. tem banda demais aki...vai por mim.

ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


cocomaluko
Mas qual estilo você tocava?

cocomaluko
Veterano
# mai/09
· votar


Mas qual estilo você tocava?

no comeco toquei em banda de pop punk, naum deu nada. depois toquei em uma de metal. fiz alguns shows e tal, mal conseguia vender os 30 ingressos q eh o minimo.

tocar em banda pra mim agora soh se for em banda cover de bar(mesmo assim ganha pouco, mas pelo menos paga alguma coisa). mas nunca conseguir achar integrantes

Paul Young
Veterano
# mai/09
· votar


ronaldo da fiel
Com uma banda de Glam Metal,o que acham da idéia?

Luiz, é você??

BaNdAiD
Veterano
# mai/09
· votar


Se vc for muito bom, vc consegue alguma coisa sim!!
Não pense que vai ser fácil...

O Udora, por exemplo, ficou 5 anos nos eua, lançou 1 CD, foi considerada a melhor banda alternativa dos eua, abriu um monte de shows pro jerry cantrell, teve uma musica como tema da copa do mundo na ESPN (Beautiful Game), tocou no City Sessions, e em mais uma porrada de lugares...

Dá pra fazer, mas tem que ser bom!!

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Não custa nada tentar. Pode acontecer e virar sucesso. Porque não?
Um abraço

ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Cara,que honra você no meu tópico,brigadão
Paul Young
Hein!?

zoso
Veterano
# mai/09
· votar


Não custa nada tentar. Pode acontecer e virar sucesso. Porque não?

Realmente... mas imagine quantas bandas estão rolando no cenário independente lá nos eua.

dudu_RockeR
Veterano
# mai/09
· votar


ronaldo da fiel
Vou pegar visto né cara

cuida pra não pegar gripe suina tmb ;)

ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


cuida pra não pegar gripe suina tmb ;)

não sou palmeirense
\piadatoscaoff

ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


UP

Powerslave158
Veterano
# mai/09
· votar


Lá é foda tem muuuita galera boaa, gurizinho de 12 13 anos destruinda na guitarra e muitas bandas boas, mas boa sorte pra ti!!

brunofaraco
Veterano
# mai/09
· votar


se o kurt cobain e os jonas brothers fazem sucesso por que voce nao vai fazer

Gi_Fo
Veterano
# mai/09
· votar


ronaldo da fiel
13 anos, Mogi-Mirim / SP Cadastrado em 15/12/2008 Mensagens: 315 · Tópicos: 11



Sei lá, da um tempo, se forma antes e tal

Se for pra ir pra lá, é melhor ter o ensino médio completo, penso eu.

Paul Young
Veterano
# mai/09
· votar


ronaldo da fiel
Paul Young
Hein!?


ahueahuehaue to de zuera, é que o baixista da minha banda (luiz) pensa exatamente assim.

janick
Veterano
# mai/09
· votar


Esqueceu de escrever a hora que você cai da cama e acorda =P

BurnTKD
Veterano
# mai/09
· votar


Cara, você só vai conseguir se tentar. Se não conseguir, pelo menos tentou!
Não adianta desanimar antes mesmo de começar. Não é fácil, mas se tu tiver talento e força de vontade, um dia dá certo.

MMI
Veterano
# mai/09
· votar


ronaldo da fiel
13 anos, Mogi-Mirim / SP Cadastrado em 15/12/2008 Mensagens: 315 · Tópicos: 11

primeiro vai estudar, moleque...
Depois, se for o caso, tenta. Mas a chance de quebrar a cara é muitas vezes maior do que se dar bem, que é quase nenhuma. Daí, se precisar voltar você estudou e é alguém. Ah, e menor de idade tem menos chance ainda.

ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


MMI
Mas eu só vou tentar ir pra lá,quando for maior de idade...

MMI
Veterano
# mai/09
· votar


Vou copiar aqui um texto da jornalista Ana Paula Sousa.

"No país em que caixinha de fósforo virou instrumento de percussão, é de se esperar que os músicos sempre tenham sido muitos. E bons.

Mas um fenômeno tem chamado a atenção. Se, em 1992, havia 50 mil músicos profissionais no Brasil, em 2006 esse número saltou para 118 mil.

Outros dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) atestam o avanço dessa profissão que, a despeito do grande número de adeptos, é exercida em condições precárias e depende muito do apoio estatal.

Para se ter uma ideia:

- Entre 1992 e 2001, o número de pessoas ocupadas cresceu 16% no Brasil. No setor de artes espetáculos, o salto foi de 67%. Metade desse universo é representado por músicos.

- No ano 2000, houve 894 matrículas em cursos superiores de música. Em 2005, foram 5,2 mil matrículas.

- Apenas 10% dos músicos têm emprego formal. Quase todos os que têm vínculo empregatício trabalham em orquestras ou são professores.

- A Cooperativa de Música registrava, em 2003, 26 cooperados. Hoje, são mais de mil.

- Enquanto apenas 8% da população brasileira tem curso superior completo, entre os músico esse índice salta para 63%.

- 82% dos músicos são do sexo masculino. No caso das mulheres, o instrumento é, quase sempre, a voz.

Esses dados foram apresentados ontem à tarde pela socióloga Liliana Segnini, professora da Unicamp, no V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), que acontece até amanhã em Salvador.

Para realizar o trabalho, ela debruçou-se sobre os participantes do programa Rumos, do Itaú Cultural, um dos mais importantes do País – ao lado do Prêmio Visa e do Projeto Pixinguinha.

Foram ouvidos 39 artistas selecionados num universo de 2,2 mil inscritos.

A ideia era descobrir em que momento a música deixa de ser hobby para virar profissão e de que maneira a sociedade brasileira encara esse ofício.

Liliana tentou recuperar o pensamento do sociólogo alemão Norbert Elias que, ao falar de Mozart, procurou entender quais eram as pressões sociais para que um músico trabalhasse na corte.

Uma frase escrita por Elias mantém-se intacta:

- Um músico quer ser socialmente reconhecido como artista e ser, ao mesmo tempo, capaz de alimentar sua família.

Liliana, nas entrevistas, percebeu que a instabilidade faz parte da rotina:

- Predominam as formas instáveis e intermitentes. Muitos, mesmo sendo músicos profissionais, exercem outras atividades, como contador, diagramador de jornal, artista visual etc. Havia até mesmo um trabalhador agrícola, que faz música de raiz.

Muitos citam a necessidade constante de "fazer um cachê", que significa trabalhar na noite.

Trata-se de uma atividade instável, mal remunerada e, em certa medida, frustrante, já que, num bar, o público está mais interessado em beber e conversar do que em ouvi-los.

Também foram recorrentes, nas entrevistas, referências a sofrimento psíquico e casos de depressão.

A pesquisadora descobriu, por exemplo, a síndrome do músico estressado. Nesses casos, o cérebro, simplesmente, deixa de mandar estímulos para os dedos e a execução da partitura torna-se impossível. ..."

Essa é a realidade brasileira. Em número de músicos e educação musical, multiplique algumas vezes o número brasileiro para estimar o americano. Lá, a facilidade de se adquirir instrumentos é muito maior, é muito mais barato e acessível. Depois entra o fato de ser estrangeiro, o que dificulta muito.
Assim, quer ser músico? Estude, estude e quando cansar, estude mais um pouco. Se quando chegar a época de entrar na faculdade você ainda pensar em ser músico, vá fazer uma faculdade de música. Quem sabe, se você puder, faz lá nos EUA. Ainda assim, conheço alguns brasileiros que fizeram isso e voltaram com o rabo entre as pernas.

Clauber guns
Veterano
# mai/09
· votar


Bom eu acho q se é isso q vc quer, vc deve correr atrás!

É melhor você tentar e não conseguir do que ficar aqui tendo uma vidinha mediocre sem saber se vc teria conseguido ou não

Izzy Dragon
Veterano
# mai/09
· votar


ronaldo da fiel
Cara... se você realmente quer VAI!

A coisa realmente é difícil, mas os EUA tem uma tradição muito maior de valorizar quem é bom. E lá você não precisa ser absurdamente famoso pra ganhar dinheiro... te garanto que você nunca vai tocar de graça ou pagar pra tocar como aqui.

E tem outra, se você for e der tudo errado o que vai ter perdido?

Melhor do que chegar no fim da vida, olhar pra trás se perguntando "o que eu fiz na vida?" e a única resposta ser "estudei e trabalhei, só"

ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


Izzy Dragon
É verdade,não adianta chorar o leite derramado...

guitarclub
Veterano
# mai/09
· votar


ah, sim, um cara de 13 anos indo (provavelmente) sozinho pros EUA pra tentar a vida como músico, com um banda de glam metal.

Izzy Dragon
Veterano
# mai/09
· votar


PedroShinzato
ah, sim, um cara de 13 anos indo (provavelmente) sozinho pros EUA pra tentar a vida como músico, com um banda de glam metal.

Ele já falou que só pretende ir quando for maior de idade

cocomaluko
Veterano
# mai/09
· votar


A coisa realmente é difícil, mas os EUA tem uma tradição muito maior de valorizar quem é bom. E lá você não precisa ser absurdamente famoso pra ganhar dinheiro... te garanto que você nunca vai tocar de graça ou pagar pra tocar como aqui.



EUA tem uma tradição muito maior de valorizar quem é bom?

soh na sua cabeca cara, de boa, oq mais faz sucesso no eua eh rap e hip hop pra vc ter uma ideia.

e sim, aki no eua, se vc naum for famoso vc naum ganha NADA, vida musico aki eh muito dificil, na minha opinaum eh mais dificil q no brasil....como eu disse antes, eu moro no eua, jah toquei em bandas...e soh perdi tempo e dinheiro, pode acreditar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


MMI
A sua citação do livro do N. Elias foi excelente, recomendo a todos os foristas que o leiam para, com o embasamento teórico necessário, poderem discutir sériamente o assunto, sem os "achismos" costumeiros. Eu lí sobre essa presentação da Profª Liliana no programa do encontro que me foi enviado por um amigo que é Prof da UFBA. Acho até que ela foi "otimista".
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tentar a vida nos EUA,como músico,claro!