→ Debate - É crime baixar músicas pela internet? Qual a posição dos músicos com relação a isso

Autor Mensagem
edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


Isso é a merda que devia ser combatida, por isso eu acho que as distribuidoras são a parte ruim do processo.


Concordo parcialmente com você.
Mas vejamos, o artista assinou o contrato com a gravadora, ele tem que arcar com as consequências do que estiver escrito nesse contrato, você não acha?
Se no contrato diz que a gravadora terá total controle sobre os direitos das músicas deles, o cara assina se ele quiser, não é?

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


edu ROCK

O problema é que até então o cara que não assinasse com a gravadora não conseguia lançar o cd. Daí saiu esse mercantilismo todo, mas agora a rede propõem uma nova forma de distribuição que pula a gravadora e liga o artista direto ao consumidor, possibilitando o artista a controlar sua própria música, diminur custos e até mesmo ter uma aproximação maior com seus fãs.

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

Sendo assim, eu concordo totalmente com você.
Hoje em dia , vale muito mais a pena ser independente, o que com certeza te dá uma liberdade artística muito maior do que amarrado a uma gravadora.

E os artistas de hoje em dia , os independentes, tão fazendo isso mesmo, usando a net a seu favor, pra divulgação, distribuição de músicas e tal.
Mas na minha opinião, o grande problema são os artistas consagrados, que estão a décadas acostumados com o antigo formato...
Eles são extremamente resistentes á essa nova realidade.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


edu ROCK

Mas eles vão acabar mudando quando os cds estiverem vendendo a 10 reais e os seus cds de 40 reais não sairem das lojas.

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

Tomara que sim.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Uma coisa é certa: alguém vai perder e outro alguém vai ganhar; e quem estava ganhando não quer perder ou deixar de ganhar. Em suma, as grandes gravadoras, que tinham o monopólio da música até uns 15 anos atrás estão tentando perder menos dinheiro e ao mesmo tempo encontrar uma forma de ganhar dinheiro com a internet ou se adaptar aos novos tempos da informação direta. Eu acho que a tendência é ser tudo virtual mesmo. Vejo isso claramente pois TODAS as lojas de CDs que tinham aqui em Icaraí (Niterói - RJ) desapareceram ao longo de 10 anos. Observando o passado a gente pode até imaginar o futuro.
Abs

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Então, cara.
É por aí mesmo.
Ou se adapta, ou morre.
Mas o que eu acho é que as gravadoras demoraram pra tomar a decisão de se adaptar.
Pelo contrário, enquanto puderam elas tentaram das formas mais agressivas possíveis impedir a distribuição ilegal.
Inclusive, teve aquele triste caso em que a Sony, se eu não me engano, colocou um software nos CDs que impedia a sua cópia e também danificava o computador do usuário.
Isso , na minha opinião, é um absurdo.
Além de queimar o filme das gravadoras, é totalmente inútil.
O Metallica brigou com o Napster e ganhou.
Mas no seu lugar vieram Emule, Kazaa, Limewire, Ares, etc...
A APCM brigou e conseguiu tirar a Comunidade Discografias do ar (fato que saiu inclusive em vários sites de notícias, o que comprova como esse debate é relevante.)
Mas no mesmo dia, já tinham sido criadas outras dez "Discografias".
É uma batalha perdida, na minha opinião.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Se não querem que baixem as músicas, não as coloque na internet. Este é o risco que os artistas nem as gravadoras querem correr. Querem divulgar o trabalho o maximo que puderem, mas não querem pagar o preço, que é o das pessoas baixarem as músicas. Ou a música, porque muitos CDs só tem uma ou duas músicas boas.

Um abraço

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Isso , na minha opinião, é um absurdo.
edu ROCK
Eu acho que estão simplesmente adiando ao máximo.

Prof. Rosélio Araujo
Se não querem que baixem as músicas, não as coloque na internet.
Tem razão. Aliás, graças a intenet eu puder ter aceso a vários artistas que nunca teria conhecido sem a internet!!
Abs

Lucas Rodrigues.
Veterano
# abr/09 · Editado por: Lucas Rodrigues.
· votar


gravar custa caro.
é o produto que vc investiu alto pra criar.
vc vende pelo preço que quizer.
pode incluside dar sem cobrar nada.
só é crime baixar musicas que não são liberadas pelos respectivos proprietários dos fonogramas.

Lucas Rodrigues - MySpace

Nelton88
Veterano
# abr/09
· votar


a pirataria é minha amiga..eu baixo musica e ñ quero nem sabe!!!
os artistas ñ estão nem ai p/ fãs..então faço o mesmo.

qew
Veterano
# abr/09
· votar


os artistas ñ estão nem ai p/ fãs..então faço o mesmo.

esse manja...

Julia Hardy
Veterano
# abr/09
· votar


que eu saiba, os músicos ganham pouquíssimo com a vendagem de cds. Então, não entendo toda essa choradeira.

outra coisa: certos artistas tem que se mancar que os ábuns deles podem não estar vendendo por serem ruins e não por causa de pirataria, internet ou o que quer que seja.

Pompermayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


Prof. Rosélio Araujo

que é o das pessoas baixarem as músicas. Ou a música, porque muitos CDs só tem uma ou duas músicas boas.

Eu acho que as pessoas baixarem músicas não é uma coisa ruim, pelo contrário, se for bem utilizado pelo próprio artista, será uma forma de divulgação do seu trabalho, incentivando a vendagem dos cds e dos shows. Isso, como eu disse antes, só fere as gravadoras e os selos, já que seus papéis no processo são exclusivamente de distribuição, nem assessoria elas prestam, e a rede propõem essa distribuição direta por parte dos músicos e produtores para o consumidor.

MauricioBahia

Eu acho que a tendência é ser tudo virtual mesmo

Acho que não, uma prova é que no ano passado, em plena era dos mp2mil, a vende de discos de vinil aumentou absurdamente. Só que o fato do cd existir, não elimina a possibilidade das músicas estarem na rede, até porque nós experimentamos tudo antes de comprar, até livros, por que com cd tem que ser diferente?

Tem razão. Aliás, graças a intenet eu puder ter aceso a vários artistas que nunca teria conhecido sem a internet!!

É exatamente esse o espírito. Como eu disse pro The Root, imagina você entrando nas páginas oficiais desses músicos e encontrando download das músicas, gostando e descobrindo que ali mesmo no site você pode comprar um cd cheio de coisas legais pra fãs, por um preço bem mais acessível do que o atual.


Julia Hardy

que eu saiba, os músicos ganham pouquíssimo com a vendagem de cds. Então, não entendo toda essa choradeira.

A choradeira é de quem ganha muito, os selos. Esses caras que sugam a obra do artista, o trabalho do engenheiro de som, a produção do produtor e lançam seu selo no cd dobrando o seu preço.

outra coisa: certos artistas tem que se mancar que os ábuns deles podem não estar vendendo por serem ruins e não por causa de pirataria, internet ou o que quer que seja

Sempre tem gente que gosta.

Nelton88

Você faria isso se, ao entrar no site de um artista, encontrasse as músicas disponíveis pra download? Compraria qual cd, o original de 10 reais no site dos caras, cheio de extras, com qualidade excelente ou o pirata de 5?

Pompermayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


Lucas Rodrigues.

gravar custa caro.

Você tem esses números pra gente? Se tiver passa aí.

Gravar custa caro e isso é indiscutível, mas o preço final do cd, hoje, é mais que suficiente pra cobrir as despesas e sobrar muito dinheiro pra quem não devia ganhar nada.

Galera

E sobre a relação bem cultural/imposto, até que ponto a música pode ser considerada um bem cultural?

Gustavo18
Veterano
# abr/09
· votar


Músico não ganha dinheiro com CD, ganha fazendo shows.

_FrEd_
Veterano
# abr/09 · Editado por: _FrEd_
· votar


Pompermayer

O custo para gravar um cd hj, considerando a prensagem (uns 1000 cds) e trabalhos de arte, deve sair por volta de 12 mil reais. Mas ae depende do estúdio, da forma de gravação, do tempo de trabalho e etc...

Sab_Ian
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

É crime, ou pelo menos, ético, baixar músicas pela internet?

Qual é a posição dos músicos e bandas com relação a isso?


A única maneira de lidar com isso é se adaptar a isso. Não há o que fazer para combater a pirtataria e o avanço da mídia. O jeito é usar a internet para divulgar o trabalho de um músico, seja usando myspace, orkut, msn, site, enfim. Deixar as músicas para download agora já é comum. A única maneira de valorizar financeiramente o trabalho musical, é fazendo shows e apresentações.

Pompermayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


_FrEd_

Então cara, um cd saindo por 15 reais é um chamativo enorme à comprar um original do que um pirata.

Sab_Ian

O problema é que os grandes selos não estão de acordo com isso. Recentemente a Roadrunner records retirou do youtube todos os clipes da Killswitch Engage.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Tem razão. Aliás, graças a intenet eu puder ter aceso a vários artistas que nunca teria conhecido sem a internet!!

Com certeza. Eu acho que as gravadoras deveriam era agradecer. Não só as gravadoras, os artistas muito mais. Me diga se alguém iria saber quem era "Malú Magalhães" sem a internet? Muitos músicos que conheço foram através da internet. E o que dizer da orquestra do YOU TUBE? Onde ninguém se conhecía pessoalmente. E deram um show.

Um abraço

Falkon36
Veterano
# abr/09 · Editado por: Falkon36
· votar


isso aee ,é com criatividade que se fica bilionario =] por isso que o google eh fodão

SeeYouLaterAlligator
Veterano
# abr/09
· votar


Na minha opinião deve-se repensar o direito do autor. Se utilizar de outros meios, como o Creative Commons e esquecer o copyright. O que não é um probleam do Brasil, mas de todo o mundo ainda. Ninguém resolveu.

Quanto ao download de música, sequer é ilegal ao meu ver. Ilegal é a venda. Baixar música é como emprestar um cd. É a mesma coisa, mudando apenas a velocidade da informação. A legislação é baseada em um mundo no qual a informação demorava infinitamente mais do que hoje em dia para alcançar as grandes massas. Citando um professor: "...quando se impede a cópia e as recombinações, cria-se uma zona de exclusão social e cultural que interfere na liberdade de informação e enfraquece o processo de criação corporativa de bens de informação."

"...a lei não pode bloquear ou controlar a criatividade e a cultura não pode ter amarras para evoluir e assim como o copyright foi o motor do século passado, periga ser o freio deste atual se alguma coisa não for mudada."

Você cria uma zona de exclusão social e cultural. A internet é a maior democracia que existe. É a mesma para o mais rico e para o mais pobre, ambos podem ter acesso às mesmas músicas, filmes, textos e imagens.
Agora, se o único modo de adquirí-los seja por meio de uma mídia de 30 reais, acaba-se restringindo o público.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


Você cria uma zona de exclusão social e cultural. A internet é a maior democracia que existe. É a mesma para o mais rico e para o mais pobre, ambos podem ter acesso às mesmas músicas, filmes, textos e imagens.
Agora, se o único modo de adquirí-los seja por meio de uma mídia de 30 reais, acaba-se restringindo o público.


Excelente, muito bem colocado!!

jimmy vandrake
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

Legalmente não é.
Ainda não existe lei que: Clasifique, caracterize o download como crime. o congresso vai ter que discutir muito este tema, até sugerir uma lei que proiba o download.
Pode ser anti ético, ou até errado ou prejudicial ao artista e gravadoras enfim. . . .
Acho que as gravadoras ja deveriam ter encontrado outro meio de, divulgar, distribuir e comercializar musicas. A unica coisa que eles não tem razão nenhuma é querer vender o tal do cd original por R$30,00. Aí estão realmente pedindo para que paralelamente saia de graça.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


jimmy vandrake

A unica coisa que eles não tem razão nenhuma é querer vender o tal do cd original por R$30,00.

É exatamente isso que eu digo. Porque se os cds sairem por 10, 15 reais, mesmo com os downloads, os cds serão vendidos, ainda mais se nos cds vierem extras. Só que, ao meu ver, a única forma de isso acontecer é o governo passar a enxergar a música como bem cultural, livrando os cds de impostos e com o fim dos selos e gravadoras.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

As veses eu acho que o nosso problema é só o Governo. Não é. Temos um judiciário péssimo e uma classe empresarial péssima. Se o governo tirar ou reduzir o imposto, neguinho vai querer transformar o imposto em lucro e continuará vendendo o CD por trintão. Tamo morto.

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


O custo de um CD de gravadora eh muito caro. quando se compra um CD de loja (de selo) voce esta pagando por este cd mas no preco esta embutido pelo menos uns 10 outros cds de artistas que a gravadora investiu achando que ia fazer sucesso e nao fez, entao o estupendo lucro dela cobre o prejuizo de outros. existe ainda outros custos altissimos.
Apos o chamado Show Case aos artistas que passavam no teste ganhavam contrato e um adiantamento (o chamado advance de 250 a 300 mil dolares), um contador da gravadora controlava todo a grana envolvida e seus artistas. Se em dez 3 ou 4 fizerem sucesso pagam pelo preju dos outros. Uma especie de agiotagem, um contador empresta (investe uma grana) e o artista fica 2 anos preso a uma gravadora ate fazer sucesso e pagar a divida.
A internet inviabilizou todo esse processo. Ruim com gravadora, pior sem elas. Ninguem mais vende musica. As gravadoras e seus contadores estao partindo para o show ao vivo.
Quanto a internet e baixar na internet, nunca foi de graca, se paga ela na conta telefonica, ela no cabo da TV. o conteudo e programacao dessa telinha chamada internet da lucro para essas companhias de telefonia e cabos. elas que paguem para as gravadoras e editoras e etc.

Chespirito
Veterano
# abr/09 · Editado por: Chespirito
· votar


Eu ñ vejo nada d+ baixar as músicas pela internet, e pouco me importa a reação dos músicos.

fill.zanchez
Veterano
# abr/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Chespirito
Eu ñ vejo nada d+ baixar as músicas pela internet, e pouco me importa a reação dos músicos.

Cara, percebe-se pelos seus últimos tópicos criados que realmente vc n se interessa nem por músicos, nem por música!!! Na verdade nem sei oq vc está fazendo nesse Fórum! Acho que esse site é melhor pra vc!
---------||-----------------------||-----------------------||--------- -----
Na verdade os vários processos entre a gravação e a distribuição é que encarecem o preço de um CD! O lance mesmo é vender música de forma alternativa pra quem quiser, como já fazem pela internet, ou então baixar radicalmente o preço dos Cds, que pra falar a verdade são muito melhores que qualquer MP3! Com capinha, CD de qualidade, e tal... =D

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


o conteudo e programacao dessa telinha chamada internet da lucro para essas companhias de telefonia e cabos. elas que paguem para as gravadoras e editoras e etc.

Então acrescentemos a comodidade de pegar o seu CD junto com a conta telefônica


Eu ñ vejo nada d+ baixar as músicas pela internet, e pouco me importa a reação dos músicos.


Se o músicos ou gravadoras acham bom ou ruim nem é o que importa, porque aposto que quando sair uma lei de permita os downloads, todos vão concordar que era o certo e tal... as vezes acho que é questão de que muitos foram acostumados a ver o download como algo errado (entrando na parte psicológica da coisa)... se fosse aprovado isso, aposto também, que a massa de músicos que já trabalham com selo iriam ver mais a sério essa questão e a criatividade de meios para se lucrar com isso iria florescer...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a → Debate - É crime baixar músicas pela internet? Qual a posição dos músicos com relação a isso