Minhas Dicas para músicos inexperientes com relação a ter uma banda

    Autor Mensagem
    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12


    Hoje felizmente estou com muitas coisas pra fazer , mas com preguiça de fazer qualquer uma delas , então na "falta do que fazer" resolvi compilar algumas coisas que aprendi com minha experiencia em algumas bandas da minha cidade.

    1 só entre em uma banda (mesmo que o objetivo da banda seja diversão) se você realmente for se dedicar a ela , na medida que você for deixando de tirar as musicas que a banda ta tirando , faltando ensaio pra sair com a namorada etc , tu não estas simplesmente deixando tua banda na mão como tambem estas queimando o teu próprio nome . o Brasil não é um pais de cidades grandes , tirando o sudeste a maioria das capitais do pais tem no máximo 3 milhões de habitantes (são um ovo) então se queimares tua própria reputação você quando no futuro quiser se dedicar mais e fazer algo mais serio vai ter dificuldade.

    2 NÃO É IMPORTANTE QUE OS MEMBROS GOSTEM DAS MESMAS COISAS!! isso é um dos maiores mitos que existe , na verdade quanto mais influencias diferentes uma banda tiver mais diversa ela vai ser , agora logico que é MUITO IMPORTANTE que todos partilhem o mesmo senso comun quanto a musica , ou seja que o conceito de feio e de bonito seja universal entre os membros da banda .

    3 Ensaio é Investimento , aquele estudio que tem os melhores equipamentos na cidade esta fora do seu orçamento? vamos ser honestos com nós mesmos , voce não pode gastar com isso ou voce não quer gastar com isso(talves pra poder sair com a namorada no fds e gastar a mesma quantidade de dinheiro no shopping)? bom... BROS BEFORE HOES PORRA! volta ao caso do item 1 se não quer se dedicar não tenha banda .Mas se o caso for que voce realmente não pode é outra historia , converse com a banda , sempre tem aquele que ta melhor de vida que pode te ajudar com a tua parte do ensaio , se não tiver conversa na boa com a banda e procurem o melhor estudio possivel dentro de um orçamento que de pra todo mundo. uma opção se nao tiverem problemas com os vizinho é ensaiar em casa , mas só optem se tiverem os equipamentos minimos necessários(é complicado fazer o vocalista tentar cantar sem amplificação) e se tiverem DISCIPLINA pra não transformar o ensaio em uma tarde jogando videogame.

    4 Abrace os ensaios como um programa divertido , a maioria das bandas principalmente pela questão de tempo ensaiam no fim de semana , se voce se sente perdendo tempo do fim de semana quando tem q ensaiar no meio da tarde de sabado , honestamente musica não é pra voce e voce não gosta o suficiente de musica pra levar a coisa pra frente.

    5 Duas horas por semana no MINIMO e de preferencia mais , não tenho um argumento racional pra essa daqui ,mas todas as minhas experiencias (que não são muitas mais não sao poucas) me mostraram que com 1h por semana q banda n sai do lugar.

    6 a democracia grega é o sistema que melhor funciona em estados pequenos , em um estado grande não funcionaria bem , e da mesma forma se tomarmos a banda como pessoa jurídica ou como uma instituição, a melhor base para uma burocratização do funcionamento da banda é se basear na democracia grega , cada um tem seu espaço , cada um pode representar suas ideias , ninguém fala em nome de ninguém ,e todas as decisões importantes são feitas em conjunto e com aprovação unanime , ao personagem que seria o líder passa a ser mero administrador da banda.

    7 voltando a questão da democracia , se for uma banda cover o melhor é todo mundo escolher uma musica e saber calar a boca caso um colega escolha uma musica que você não gosta , da mesma forma que se for uma banda autoral incentivar todas as tentativas de composição dos seus colegas ,ser franco se precisar , mas sempre fingir gostar de pelo menos uma assim todo mundo se sente incentivado.

    8 sobre recrutamento de integrantes , aprenda a reconhecer "nãos subjetivos" , quando você convida alguém e essa pessoa fica te enrolando mais de uma semana para dar uma resposta , não corra atras , é obvio que o sujeito não ta interessado.

    9 humildade , você na maioria dos casos vai começar por baixo , tocando em festival de escola pra meia duzia de alunos e pais ,na igreja se for religioso , ou pra meia duzia de pessoas não interessadas em um churrasco. seja gentil , não se ache melhor que os lugares que tas tocando diga obrigado quando te cumprimentarem

    10 tente manter uma postura cética quanto ao potencial da sua banda , não aceite convites para tocar ,mesmo que seja no melhor lugar do mundo, se a sua banda não estiver preparada , vocês vão passar vergonha .

    11 lidar com imprevistos faz parte ,em todo ensaio é importante que se leve cabos ,extensões e cordas extras.encha o saco dos guitarristas para sempre estarem com 2 jogos de corda extras em casa alem do que esta instalado na guitarra , dessa forma não vai rolar " n tive tempo de comprar vou ver se consigo até a hora do ensaio " (ele não vai ver , e vcs vão ficar sem guitarrista nesse ensaio)

    12 existe hora certa para coisas certas , não adianta a banda no primeiro ensaio de vida descidir um set list de 16 covers para pegar , combinem no maximo duas musicas por semana.

    13 um grande professor de historia me falou uma coisa uma vez , mesmo se seu trabalho é virar hamburguers no macdonalds se esforce e faça o melhor trabalho que puder só assim existe a chance de alguem notar .Eu acredito que a mesma coisa vale para a banda , mesmo que voces não tenham muita ambição , se se fossem abrir show para o led zeppelin semana que vem.

    14 se forem se apresentar usem os melhores timbres possiveis, CORDAS NOVAS!!!! encha o saco dos guitarristas e baixistas nesse aspecto, ter equipamento bom não é obrigação nem todo mundo tem grana , mas timbrar da melhor maneira dentro da sua disponibilidade de equipamento é OBRIGAÇÃO.

    15 network , quando for assistir algum show em barzinho sempre cumprimento os musicos , mesmo que voce seja antisocial por instinto ,tente fingir simpatia com as pessoas que podem lhe ser uteis no futuro (e toda pessoa pode ser util de alguma forma).

    16 mais uma sobre repertorio , respeite as limitações do seu vocalista , mesmo que voce ame uma musica , se não der para ele não da pra banda e ponto.

    17 marque um chopp com a galera , não é incomun voce ser recomendado por amigos e entrar em uma banda que não conhece ninguem , faça amizade com eles , é muito importante que a banda desenvolva laços de amizade entre si.

    18 seja um personagem , não precisa se vestir qnem os caras do KISS , um chapéu , um oculos escuro , um cordão , uma pulseira , as vezes até uma determinada camisa algo que te faça parecer vizualmente interessante (ps : vizualmente interessante não significa bonito , tem gente q nem o diabo salva)

    bom , que me venha na cabeça é isso , se pensar em mais coisas eu posto mais, abc!

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ah , e desculpem pelo portugues!.

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    gostei do tópico, tem varias dicas úteis, eu gostei.

    Não é igual akele tópico que apareceu ontem sobre como comportar no palco, akilo foi ridículo!

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    juninholiveira
    eu tinha visto aquilo , pelo menos achei que o cara foi sincero quanto ao que ele achava , só achei radical demais... tipo sobre o negocio da correia , imagem é importante sim , mas não passa na frente do conforto na hora de tocar. tocar direito é mais importante que a imagem .
    coloquei algumas opiniões minhas que acho um pouco polemicas ai tambem , mas não sou dono da verdade , isso são dicas , não existe formula , o cara pode fazer o contrario de tudo que eu escrevi ai e acabar tendo uma banda q da super certo .. só tou tentando mesmo dar uma noção.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara! Simpatizei com o topico!
    Nao desmerecendo seu trabalho... tudo isso, pra mim, eh meio óbvil, porem pertinente!
    Eu sempre tive problemas pra achar banda, me dedico, mas sou muito anti-social e nao cuidava muito da aparencia, hoje vejo que ela tambem eh importante para o musico. Outra coisa eh o exesso de influencias. A gente perde o estilo e fica um cara chato, querendo discutir coisas complexas, querendo abracar tudo inclusive meter o bedelho outros estilos de artes. Gostaria de opinioes, mais especificas sobre a relaçao de estetica: pessoal X musical X Comportamento. E como focar num estilo principal pode ajudar ou atrapalhar uma carreira.

    alexandrecoppo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums
    gostei do tópico pra mim vai ser bem útil num futuro um pouco proximo (ou nao ne nunca se sabe).

    flw abraços!

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Darkjazz
    é uma faca de dois legumes essa questão do estilo ... mas acho q sobre isso é justamente oque vc falou , pode ajudar ou atrapalhr.

    aristoteles dizia que a maior virtude que existe é a medidade , acho que manter o foco em uma coisa é importante mas na medida que isso não feche sua criatividade dentro de uma caixa.

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    19 Relacionamento , pode vir acontecer de ter alguem do sexo oposto (ou do mesmo sexo ,afinal tem pessoas q gostam de outras coisas ) na banda , voce se sentir atraido por essa pessoa , e ela corresponder . se for o caso não tente criar um relacionamento , namoros só terminam de duas formas , ou acabam ou se tornam casamentos , e como é muito dificil que seja o caso do casamento é melhor evitar isso pra não ficar aquele clima de mal estar na banda quando voces terminarem . se voce é do tipo mulherengo ( ou ninfeta para as meninas) não de em cima de namorada ,ou paixão platonica de outro membro da banda .

    20 Pense antes de falar , as vezes um comentario que a primeira vista para voce pode parecer banal , pode magoar profundamente algum amigo da banda.

    21 Divulgue o seu trabalho , palco mp3 ,youtube , vale até gravar umas 3 musicas com um produtor , fazer um monte de copias em cd virgem e sair distribuindo em sinal da rua . seja criativo!

    22 de dicas subjetivas para o seu amigo , se os improvisos do guitarrista,por exemplo , são extremamente chatos , fala como quem não quer nada ,para ele tirar o original pq tu acha bonito pra caramba ou algo assim.

    23 como falei , seja cetico sobre o potencial da banda , escolham os repertorios baseado no musico mais fraco da banda e não no mais forte , se se todos forem iniciantes não vao querer tocar tecnical dificulties.

    24 não existe musica manjada , musica manjada na minha opinião é um sinônimo pejorativo que usam para "musica tão foda que todo mundo conhece" , gostam de smoke on the water? toquem smoke on the water oras!

    25 quando for escolher por exemplo entre 3 guitarristas diferentes , ou baixista , ou vocalista , ou baterista , ou qualquer musico (ops baterista n é musico!hehehe). não avaliem só a tecnica do cara , as vezes vale mais um cara tecnicamente mais fraco que tenha um pisicologico mais estavel do que um cara extremamente dificil de lidar.

    se eu for pensando mais eu coloco mais.

    Curly
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Curly
    · votar


    me arrependi, vou editar, coitado do cara, teve maior trabalho então não sou eu que vou zoar, hehe ! mas que eu não aguento mais esses tópicos, eu não guento !

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/288375/

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Curly
    O juninholiveira comentou sobre isso tb , mas minha ideia é bem diferente daquele topico , eu postei dicas , e não um metodo , até porque nao existe o "caminho certo" voce pode fazer tudo diferente do que eu escrevi e dar muito certo , nunca se sabe.

    vinibassplayer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    1 só entre em uma banda (mesmo que o objetivo da banda seja diversão) se você realmente for se dedicar a ela

    já começou com o mais importante! dedicação.
    mtas bandas aabam por causa (ou falta) disso.

    weslleyhm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    uma coisa que é importante também é a humildade, eu esqueci disso e a agora to suspenso por um tempo, mas acho que essa decisão de me deixar um pouco de molho acabou sendo muito bom pra mim, estou aprendendo a escutar mais e não tocar enquanto os outros estão falando, é confesso que o ultimo tá um pouco difícil de aprender mas com o tempo eu consigo

    em relação ao tópico, achei muito bom, ótimas dicas
    abços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minhas Dicas para músicos inexperientes com relação a ter uma banda