Rock e Pagode - Roqueiro e Pagodeiro

Autor Mensagem
castanho
Veterano
# dez/08
· votar


Rock + Pagode = falta de personalidade

aproveita e faz uma comunidade dessa no orkut!

"si vc axa ki kem curti rock e pagode saun uma bestas sem personalidade essa eh sua comu!

pagorockers seram expulsos sem piedade!

a comu agora ta moderada por causa duns maneh q tava apavorando aki!"


HUSHAUShAUShaUSAsa

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


ok, agora é a minha vez de falar =)

pra começar, detesto vários estilos de música, inclusive dentro do rock e principalmente fora dele, bem, para se começar qualquer discussão, não podemos colocar barreiras, como vi alguns falando sobre música nacional e etc, tudo que nós temos sofre influência de outra culturas, assim como a MPB, sertanejo, o rock, o funk, axé, os ritmos de batuque baianos e por ai vai, outra coisa é questão de gosto, se você gosta de algo, goste e respeite o que os outros gostam, isso basta, não fique falando o que não sabe sem ter argumentos, e pra finalizar, como músico, o mais importante é você gostar do seu som, independente se você toca todos os estilos ou se é focado só em um, tem que gostar do som que faz, essa história de "vou aprender a tocar de tudo em todos os estilos para ser músico profissional" é uma tremenda babaquice se você não gostar do som que está fazendo - assim como em qualquer coisa que encarar profissonalmente -, faça o teu som do seu jeito e deixe os outros fazerem como quiserem, afinal de contas, música é para agradar, e não para gerar conflitos, é um horizonte imenso que nunca pode ser generalizado, cada um tem um espaço enorme para pegar o que quiser e aproveitar, e se estiver satisfeito não cabe a ninguém julgar. se eu respeito todos os estilos que não gosto? de forma alguma, por mais que eu queira e tente ainda não consegui tal façanha, sempre acabo falando algo que me escapa, principalemnte quando me implicam, avanço mesmo e falo o que sei e o que não sei, e é isso. "Let there be rock!!!"

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


Rock + Pagode = falta de personalidade

falta de personalidade é fazer algo que não gosta e fingir, independente do que for e qual for o motivo

B.Frusciante
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
hehe

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
essa história de "vou aprender a tocar de tudo em todos os estilos para ser músico profissional" é uma tremenda babaquice se você não gostar do som que está fazendo

o/

Penso assim também. Sempre me falaram (e falam):

"Cara, você também tem que tocar axé, sertanejo, samba, músico tem que tocar de tudo, você não pode tocar só rock."

Bom, nunca segui isso, pois sempre tive esse pensamento que devemos tocar aquilo que gostamos e o que nos deixa feliz. Sempre que me imaginei tocando em uma banda dessas que toca de tudo, eu percebia que jamais suportaria aquilo.

eutoco_frauta
Veterano
# dez/08 · Editado por: eutoco_frauta
· votar


Rock + Pagode = falta de personalidade

falta de personalidade é fazer algo que não gosta e fingir, independente do que for e qual for o motivo


Ser músico por hobby é uma coisa...Fazer o que o cara que ta pagando te pede não é falta de personalidade, é profissionalismo, é ter juízo e querer colocar pão na mesa.

Essa atitude de só fazer o que gosta pode ser a diferença entre ter dinheiro no fim do mês...ou não ter.

A propósito, fazer algo que não gosta independente do motivo...isso faz parte da vida, e é uma das lições mais duras que se aprende, nem sempre a gente faz o que gosta/quer.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
· votar


minha mae não me deixou chegar perto de uma guitarra até os 11 anos de idade, ela chegava a esconder a guitarra do meu pai, queria que eu estudasse piano, pq é bonito e guitarra incentiva o rock som dos drogados e baderneiros.

mal sabia ela que o filho dela secretamente (mesmo sem saber o que era) ouvia van halen. A guitarra foi meu objeto de desejo desde que eu aprendi o que é musica.

Antes eu repudiava o pagode, funk e afins, tinha nojo, raiva e ficava puto por EU era o retardado, e não aquela exibição de sexo explicito na mídia.

Hoje tenho um grande amigo pagodeiro, que era totalmente o oposto e todos os conceitos que eu tinha de pagode ele tinha de rock.

Conseguimos desenvolver um trabalho legal, misturamos os estilos e o som ficou rico, é o que o angra faz e eles são nossa maior referencia.

Acho que quanto mais eclético o músico for, mais ele evolui.
Tanto no rock como em outros estilos, existem coisas boas e ruins e não devemos ficar cegos se gostamos da banda A e o cara ali gosta da banda B.

Uma vez vi uma reportagem do Kiko Loureiro dizendo que ele achava uma vergonha a maioria dos guitarristas do Brasil não saberem nada de MPB. Ele está CERTO e quando aprendermos a valorizar nossa cultura sem esquecer de nossos gostos, vamos nos tornar tanto músicos como pessoas melhores

cybx
Veterano
# dez/08
· votar


SpectrosGuitarman
Uma vez vi uma reportagem do Kiko Loureiro dizendo que ele achava uma vergonha a maioria dos guitarristas do Brasil não saberem nada de MPB. Ele está CERTO e quando aprendermos a valorizar nossa cultura sem esquecer de nossos gostos, vamos nos tornar tanto músicos como pessoas melhores

Concordo que o MPB atribui muitas qualidades musicais quando estudado e/ou feito corretamente, mas falar que nós PRECISAMOS valorizar nossa cultura por apenas termos nascido no Brasil é idiotice.

Eu valorizo algo se acho que vale a pena, e não pq nasci no lugar em que ele foi criado, mesmo não achando-o tão bom assim.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


cybx
mas falar que nós PRECISAMOS valorizar nossa cultura por apenas termos nascido no Brasil é idiotice.

tudo é relativo, como eu disse, todo estilo tem coisas boas e ruins, eu por exemplo acho que o yamandu costa é um ótimo musico, mas em muitas vezes ele chuta o pau da barraca e viaja demais fica um monte de barulho longe do que pode se chamar de musica

edit: mas é claro que isso é minha opinião

MANFREDINI
Veterano
# dez/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Essa atitude de só fazer o que gosta pode ser a diferença entre ter dinheiro no fim do mês...ou não ter.

arrume um emprego que goste oras, vai ficar fazendo o que não gosta pra ganhar dinheiro, ainda mais músico, que rala pra cacete e não ganha, poucos são os que vão tocar pra esses caras que pagam muito

cybx

e você acha mesmo que a MPB é um ritmo tipicamente brasileiro? cara, todos estilo de música tem influência de outros, assim como o rock veio do blues e do jazz, mpb veio de outras vertentes, como o Brasil é um país descoberto a apenas 500 anos, acredito que nunca vai existir um gênero "do Brasil" mesmo, que seja natural e nativo daqui, só fossem música Incas ou Asteca, algo assim, então valorizar música tipicamente brasileira seria ir pra amazônia e nos juntarmos a tribos de índios e gravar discos, mesmo porqeu nosso português é brasileiro, mas teve origem em portugal, tá vendo como isso de "música brasileira" é muito relativo?

Uma vez vi uma reportagem do Kiko Loureiro dizendo que ele achava uma vergonha a maioria dos guitarristas do Brasil não saberem nada de MPB. Ele está CERTO e quando aprendermos a valorizar nossa cultura sem esquecer de nossos gostos, vamos nos tornar tanto músicos como pessoas melhores

ele está certo pra VOCÊ, eu acho que devemos valorizar a cultura que gostamos, o mundo é um só, é esse pensamento "nacionalista" tosco que sempre causa conflitos, devemos seguir o que gostamos, sermos nós mesmos, seja como músicos ou não

A propósito, fazer algo que não gosta independente do motivo...isso faz parte da vida, e é uma das lições mais duras que se aprende, nem sempre a gente faz o que gosta/quer.

sim, mas a vai usar isso logo na música que algo tão bom e gostoso?

MANFREDINI
Veterano
# dez/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Luiz Rhoads

sim cara, acontece o mesmo comigo

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
É por isso que embaixo eu disse que tudo é relativo, se eu moro no Brasil e gosto do Brasil, eu vou valorizar o que o Brasil tem de bom, correto?
Como disse, em todas as vertentes existem coisas boas e ruins, e você não ser cego pra isso.
Se uma pessoa não gosta de um lugar, ela tem algumas opções:

a) tentar mudar o mundo
b) se mudar
c) viver em revolta

O Brasil tem seus N problemas, sujeiras e etc, mas se você não for considerar o que foi desenvolvido aqui como nosso, então nada é nosso.
A MPB veio duma fusão de Jazz com Foxtrot, ritmos popularmente ingleses e norte-americanos.
Certo, o avião foi inventado no Brasil e hoje os melhores produtores são os russos e os norte-americanos. Por isso o avião que eles fazem é nosso? A gente inventou, eles melhoraram, e assim caminha a humanidade.
Jamais cuspa no prato que você come, o rock e o metal que hoje conhecemos tem muito de erudito, e até mesmo do MPB, que é extremamente respeitado no exterior. O blues veio depois (que eu particularmetne adoro).
Nas aulas de história da dona maria, é comum se pensar que o Brasil é uma bosta, mas existem coisas alem da escola que nos fazem ver que as coisas não são bem assim. Só o tempo nos ensina isso. Na sua idade eu pensava da mesma maneira e não sou assim tão mais velho que você.

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


SpectrosGuitarman

sim, sim, não estou dizendo que não gosto daqui e que nosso país é uma bosta, só disse que ele é um país novo e que a nossa cultura de verdade é nativa, o resto é influência, memso porque hoje as fronteiras entre as pessoas e a cultura são bem menores com o acesso a informação, concordo com o que disse agora, mas de qualquer forma - e é nessas horas que eu adoro pagar de nacionalista hahaha -, foi um brasileiro que inventou o avião e o Brasil é um dos maiores produtores de aviões de porte médio, pasmem, acho que estamos quase entrando em um acordo

agora, eu não queria entrar nssa questão, mas eu acho que se for pra valorizar a culturar, o samba deveria ser tão valorizado quanto a MPB, sempre botam a MPB no meio porque é uma coisa elitizada, não é música de laje lá no morro, e o samba veio da influenca da áfrica, dos escravos que vieram pra cá e após se tornarem livres muitos formaram as favelas, pricipalemnte lá do Rio, onde o samba é famoso no morro, esse é um dos motivos que eu cito pra voltar a afirmar que cultura a gente valoriza a que gosta, valorizar porque é do nosso país não é motivo mais "digno", entende?

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
Quando eu falo em MPB eu incluo o samba nesse contexto, pra mim música popular brasileira é popular porque é do povo. Hoje é elitizado porque nós jovens, que deveriamos valorizá-los, não queremos saber deles, e se for entrar nos porques disso vamos cair numa questão educacional, nas revoltas que aconteceram no país, anos 60 70 80..... Me incluo como culpado nisso.


Sim, a Embraer faz bonito no cenário mundial da avição, to postando de dentro dela no momento, rs indo embora pq deu meu horário

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


SpectrosGuitarman

Hoje é elitizado porque nós jovens, que deveriamos valorizá-los, não queremos saber deles, e se for entrar nos porques disso vamos cair numa questão educacional, nas revoltas que aconteceram no país, anos 60 70 80..... Me incluo como culpado nisso.

é, é, existem muitos fatores, vamos cair em questões filosóficas e chegaremos a diferentes conclusões, já entendi o que disse, concordo com você mas continuo achando que devemos gostar do que gostamos porque achamos bom, e ai todas as questões se repentem novamente etc

Sim, a Embraer faz bonito no cenário mundial da avição, to postando de dentro dela no momento, rs indo embora pq deu meu horário
o/ hahahaha

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/08 · Editado por: Luiz Rhoads
· votar


Uma vez vi uma reportagem do Kiko Loureiro dizendo que ele achava uma vergonha a maioria dos guitarristas do Brasil não saberem nada de MPB.

Acho que isso não tem nada a ver. Talvez a maioria dos guitarristas do Brasil não queiram saber, nem tocar MPB por uma questão de gosto, e pra mim, isso não diminui eles em nada como músicos perante até o próprio Kiko ou qualquer outro que ame MPB, e vice-versa. E isso também de forma alguma quer dizer que eles não respeitem, ou que desprezem a MPB e outros ritmos brasileiros apenas por não saberem tocar, não quererem tocar ou não gostarem.

Rafa-Ban
Veterano
# dez/08
· votar


eu godto de mpb pq é gostoso de ouvir mas não sei tocar,e esse negócio de ser profissional é foda,pq querendo ou não vc tem que tocar de tudo,é um trabalho,fazer o que? todos nós temos que saber separar o lazer do dever,e pra ser sincero eu prefiro mil vexes tocar com o bruno e marrone(que eu odeio,diga-se de passagem) ,por exemplo e ganhar uma graniha boa,do que passr dias numa linha de produção ou enfurnado no escritório

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
· votar


Luiz Rhoads
eu não sei quase nada de MPB tbm, mas sinto a necessidade de aprender, tem muita coisa boa que eu não aproveitava. to estudando MPB agora. Não acho errado quem não gosta, só acho que como musico e como brasileiro eu tenho que conhecer a cultura do meu pais, nem se que seja pra não passar vergonha quando me perguntarem.
esse moleque foi o ponto chave pra mim.

ele tem 11 anos, é koreano, nunca nem esteve no Brasil e olha o que ele faz cara...
isso é só uma opinião minha, não julgo quem não gosta


Rafa-Ban
do que passr dias numa linha de produção ou enfurnado no escritório

é meu amigo, sei bem o que é isso, é uma bosta.... se fosse pra tocar com o cantor ovelhar, vivendo da minha guitarra eu tava feliz

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/08
· votar


SpectrosGuitarman
eu não sei quase nada de MPB tbm, mas sinto a necessidade de aprender, tem muita coisa boa que eu não aproveitava. to estudando MPB agora.

Concordo plenamente que a MPB é um estilo musical riquíssimo. Você faz muitíssimo bem em aprender, irá enriquecer muito o seu conhecimento.


Não acho errado quem não gosta, só acho que como musico e como brasileiro eu tenho que conhecer a cultura do meu pais, nem se que seja pra não passar vergonha quando me perguntarem.

É isso que eu não concordo. Como já disseram, isso soa como uma obrigação. E eu acho que ninguém é obrigado a gostar e conhecer os estilos musicais do Brasil só porque é brasileiro, é meio que tentar forçar um patriotismo: "Ah, é do Brasil, então eu tenho que conhecer". Penso muito por esse lado, acho que só por eu ser brasileiro não quer dizer que, obrigatoriamente, eu tenha que me interessar, e muito menos gostar da cultura brasileira.

Eu particulamente não gosto de nenhum estilo musical brasileiro, apesar de muitos serem muito bons e riquíssimos musicalmente. Porém eu não sinto vergonha alguma em dizer que não gosto e não sei tocar.

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/08
· votar


bruno e marrone(que eu odeio,diga-se de passagem) ,por exemplo e ganhar uma graniha boa,do que passr dias numa linha de produção ou enfurnado no escritório

Sou mais o escritório, huahsuahus. Sei lá, eu não consigo nem imaginar em tocar algo que eu deteste.

Acho que uma das coisas mais importantes na música é você gostar do que toca e curtir o som que você faz, se não for pra ser assim, eu prefiro que não seja.

Taiandyr
Veterano
# dez/08
· votar


pagode eh merda e pronto!! hah metalllllllll ah e forro pior ainda eh o plagio em pessoa

Faop
Veterano
# dez/08
· votar


Taiandyr

E falou o tr00 headbanger 666 nordic viking from hell

Fejaum-sp
Veterano
# dez/08
· votar


O negocio é o seguinte...

O Deus METAL diz assim:
" Se a mina é pagodeira, nada a ver vc curtir ela,
Mas...

vc é traidor

Rock não é estilo pra vc fica correnu atras de mulherada
rock é atitude e vc mais q ninguem deveria saber dissu , já q tem uma banda punk

aprender pandero e cavaquinhu? e antes de tudo fala q curte outros tipos de som ja quer dizer q vc é um grande poser axanu q é metaleiro

vc naum sabe de nada sobre oq é ser punk

que sai com a mina, nada a ver, mas declarar publicamente que é punk mas curte outros tipos de sons e aprendeu a tocar pandeiro pra fazer uma "sonzera"

TRAIDOR"

dibass
Veterano
# dez/08
· votar


Fejaum-sp
Senhor achei ipócrita e insolente a sua sitação visto que você pelos seus comentários expressa um julgamento a nivel de senso comum que fala baseados em hipóteses e se acha um rapa nui.
E ainda digo, antes de ser roqueiro, jazzêro, pagodero ou qualquer coisa que seja EU SOU MÚSICO, e músico que se prese gosta de uma boa música, e quanto a questão do "traidor", se eu estiver traindo um bando de pessoas que tem a sua visão do 'tudo' tapada por roupas pretas fico feliz, apesar de não me contentar com isso! E aida ouso dizer que é uma vergonha para os músicos contar com companheiros de trabalho tão prepotentes!
E a respeito
Rock não é estilo pra vc fica correnu atras de mulherada
Meio baitola esta oração! hiahauiaua!

Enfim já lhe pesso desculpas pelas advérsias!

Att. Diogo Cosme


VLW

El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


Eu gosto de pagode, estilo Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Alcione, entre outros. Esses pagodes, na minha opinião, apresentam um conteúdo musical muito rico e não são iguais a essas porcarias que não tem letra, não tem instrumentais decentes, etc.

Só para constar... Eu tiro uma pira muito louca nos violões de pagode. São muito bem arranjados...

fulanno
Veterano
# dez/08
· votar


prezados senhores

sei que a minha declaração pode ter causado um choque em vossa senhoria ,porem a minha opinião não muda e vou dizer o porquê.
antes que alguem reclame ou algum moderador entenda errado, ressalto que, é a minha opinião e como todas deve ser respeitada.

faz muito tempo que o brasil deixou de ter musica.
o que reina é o reflexo de uma cultura mal sucedida.que ao inves de manter o nivel dos primordios, optou por exaltar as ramificações do estilo musical referido . oque gerou esse escandalo que vemos hoje.
ai vem o sujeito e me diz : eu gosto de sertanejo,pagode,ópera, classico, rap, funk, heavy metal,rock, soul, tudo ,logo sou eclético.

para mim essa palavra é uma besteira.

não digo que vc não possa gostar dessas coisas. mas deixar de admirar as coisas belas de raiz ,para dar ouvidos á uma falsa cultura é uma loucura.

fulanno
Veterano
# dez/08
· votar


El Musicista
Eu gosto de pagode, estilo Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Alcione, entre outros

eu definiria isso como samba , de certa forma, de raiz.

apresentam um conteúdo musical muito rico e não são iguais a essas porcarias que não tem letra, não tem instrumentais decentes, etc.

concordo com vc.
as coisas de antes sempre são melhores., tirando o fato do zeca pagodinho só falar em macumba, acho que ele tem uma puta banda e a percussão dele é uma maravilha.

El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


as coisas de antes sempre são melhores., tirando o fato do zeca pagodinho só falar em macumba, acho que ele tem uma puta banda e a percussão dele é uma maravilha.

Com relação às letras do Zeca Pagodinho cabe aqui uma ressalva, gosto apenas daquelas mais "comédias", tipo: "Vacilão" (não sei se de fato é dele, mas me lembro dele cantando), "Penetra" (conta a história de um penetra que entra numa festa de aniversário), entre algumas outras.

No quesito instrumental é outra história, são todas muito boas...

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


fulanno
musica boa de verdade, salvo raras exceções, não se escuta no rádio. Isso nos ajuda um pouco a fugir das porcarias que hoje são veiculadas por ai.
Não só a musica nacional esta decadente, a musica mundial está, se você quer buscar boas referencias musicais (é claro que existem excessões) você tem que buscar no passado.
O ser humano tem o terrível hábito da lei do menor esforço. Se antes era comum numa progressão de blues, acordes com 9 e 13, hoje é comum ver apenas power chords variando com 6 e a 7 quando muito. A "crise musical" atingiu todas as vertentes. Eu arrisco a dizer que só ligo o rádio pra ouvir meus cds, mas isso é ruim porque dai você fica fechado e precisa que alguem te indique um nome para que você possa ouvir.
É por isso que é tão difícil a assenção no mercado musical, produtor nenhum escuta tranqueira, só aqueles desmiolados ganaciosos que jogam essas porcarias na midia. Porque você acha que Tati quebra Barraco, bonde do Tigrao dentre outros não dura? É dinheiro de momento, vc prensa lá 10000 discos, vende, vai no Gugu, no Faustão, na Luciana Gimenez e acabou, nunca mais, graças a Deus.

edit: correção

GustavoYCB
Veterano
# dez/08
· votar


funkeiros dizem que Rock é só gritaria. ¬¬'

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock e Pagode - Roqueiro e Pagodeiro