Rock e Pagode - Roqueiro e Pagodeiro

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# dez/08


Por que existe um certo e considerável preconceito entre a maioria dos roqueiros quanto a pagode? ? ?
Poxa, eu sou roqueiro (dentre outras coisas tmbm) e curto muito uma pagodêra,
inclusive meu irmão (guitarra d minha banda d punk) aprendeu tkar cavaco e eu aprendi pandêro pra gent fzer uma sonzera!

qew
Veterano
# dez/08
· votar


dibass
curto muito uma pagodêra

realmente, tem umas pagodeiras gostosas pra caramba, qdo é assim eu deixo o preconceito de lado, e parto pra cima.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


dibass

pelo contrario.
os pagodeiros sao preconceituoso qto aos roqueiros. os funkeiros MAIS ainda.

dizem que somos loucos e doentes da cabeça...
IAEUOHOEAIUOHEIUEHIEHEIUHE

fazer o que, cada um na sua, se todos se respeitassem nao haveria nada disso.

dibass
Veterano
# dez/08
· votar


Diino
é verdade!

o preconceito é entre ambas partes!

Rafa-Ban
Veterano
# dez/08
· votar


dibass
olha,eu gosto de samba msm nã de pagode,pagode tem aquelas letras mela calçiha bem no estilo sertanejo,que me dá vontade de vomitar,o samba tem letras legais e u instrumentla bem legal

Burp após Duff
Veterano
# dez/08
· votar


Não é bem um pré-conceito.´

Pelo menos pra mim.
Desde pequeno quando eu ia nos churrascos, ou em algumas festas, eu repugiava qualquer manifestação musical.
Era muito chato os batuques e talz...
E aquelas músicas todas iguais sobre mesmos temas.

Eu odiava música por só ouvir pagode e sertanejo.
Quem curte blz, mas eu nunca curti.

Depois de ouvir os sons que o mamonas faziam, eu comecei a conhecer a guitarra.
Depois de um tempo fui ver eu podia mexer no rádio e achar umas coisas legais.

Veio Red Hot, Nickelback, Linkin Park ... depois Metallica, Iron, Dream Theater...

Comecei a gostar do som de violão com corda de nylon.
Comecei a achar coisas boas em diversos estilos, mas no pagode não achei nada de tão relevante musicalmente.
Cantores desafinados, sempre os mesmos temas.

Pagode de bom só a mulherada.
Tenho nada contra quem ouve, mas conheço muita gente que vai nos pagodes por motivos alheios à música em si.

thiaguinhu
Veterano
# dez/08
· votar


eu comecei a respeitar grupos de pagode, qdo comecei a ir em bares com shows ao vivo. Ouvindo parece igual, mas prestem atenção no violão de algum desses pagodes. É animal! E muito mais trabalhado que esses pop-rocks da vida ..

Dougs_Guitar
Veterano
# dez/08 · Editado por: Dougs_Guitar
· votar


thiaguinhu

mas prestem atenção no violão de algum desses pagodes. É animal! E muito mais trabalhado que esses pop-rocks da vida ...

Cara o pagode é uma vertente do samba, e as linhas de violão no samba são bem legais, alguns (muito poucos) violonistas que tocam pagode pegam esses arranjos de samba e colocam no pagode.

As bandas famosas de pagode preferem um pagode misturado com "soul" e letras romanticas.
Pelo o menos as coisas que ouvi ultimamente.

Abraços a todos!!!

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Burp após Duff
Desde pequeno quando eu ia nos churrascos, ou em algumas festas, eu repugiava qualquer manifestação musical.
Era muito chato os batuques e talz...
E aquelas músicas todas iguais sobre mesmos temas.

Eu odiava música por só ouvir pagode e sertanejo.
Quem curte blz, mas eu nunca curti.

Depois de ouvir os sons que o mamonas faziam, eu comecei a conhecer a guitarra.
Depois de um tempo fui ver eu podia mexer no rádio e achar umas coisas legais.
(2)

bahhh cara, exatamente que nem eu

o/

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


Se não fosse o rock e algumas bandas de pop, sinceramente eu acho que nem gostaria de música.
Não é preconceito é gosto mesmo.

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


Se não fosse o rock e algumas bandas de pop, sinceramente eu acho que nem gostaria de música.
Não é preconceito é gosto mesmo.
(2)

sem dúvidas o/

radiocarbono
Veterano
# dez/08
· votar


Primeiramente aviso, não tenho pré-conceito, tenho pós-conceito...Acho impossivel um cara dizer que gosta de Rock e pagode...são duas coisas completamente distintas, que nao se misturam...tipo água e óleo.....o pagode é o lixo do samba...tipo o crack que é o lixo da cocaína.... As linhas de violão e cavaco no pagode é uma mesmice sem fim...acho que dá pra tocar todas as musicas com a mesma levada...sem falar das letras idiotas que as gostosas sem cerebro insistem em idolatrar.....mas como disse o outro, o bom do pagode são as pagodeiras...de boca fechada é claro.....

Sniper
Veterano
# dez/08
· votar


Se não fosse o rock e algumas bandas de pop, sinceramente eu acho que nem gostaria de música.
Não é preconceito é gosto mesmo.


de acordo!

Headstock invertido
Veterano
# dez/08 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Desprezo qualquer tipo desses sons (versão MODERNA), esses pagode da Baía, Funk Carioca, Forró eletônico, essas coisas...

Pra mim forró é Gonzagão, e pagode? nada a ver. É samba de raíz...

Mas pra mim a música é Rock e suas vertentes...cabou!

os pagodeiros sao preconceituoso qto aos roqueiros. os funkeiros MAIS ainda.

dizem que somos loucos e doentes da cabeça...


Ahhh, tá...é porque o cara pensa muito pra compor uma musica daquelas...to ligado, ele tá certo...

Meu Deus, quanta ignorância desse povo né?...

¬¬

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/08
· votar


radiocarbono
As linhas de violão e cavaco no pagode é uma mesmice sem fim...acho que dá pra tocar todas as musicas com a mesma levada...sem falar das letras idiotas que as gostosas sem cerebro insistem em idolatrar...

Não quero defender o pagode (não gosto de ouvir), mas... eu toco guitarra a tive certa dificuldade pra tirar os pagodes que a gente toca na banda... se vc for notar, a parte rítmica é legal (não exatamente trabalhada) e vc tem que ter uma certa 'ginga' pra tocar, que eu até hoje não aprendi direito aehuaeh

E cara, tem letra ruim em qualquer estilo musical, existem alguns pagodes com letras legais. Mas, como eu disse... não curto ouvir, mas até gosto de tocar na banda - principalmente porque sempre aparece uma mulherada na frente, o que é o contrário de quando a gente toca algum rock... fazer o quê né.

Abç

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


Eu simpesmente NÃO curto pagode. Preconceito não tenho.

Venal
Veterano
# dez/08
· votar


dibass
O preconceito de fato existe, mas depende do lugar.

Eu me surpreendi uma vez quando toquei "Robocop gay" num moto club, os caras tudo bruto cheio de corrente começaram a "se soltar" hauahauh
Tem que saber curtir um pouco de tudo na vida, assim não importa onde você esteja vai ta curtindo!

guitarclub
Veterano
# dez/08 · Editado por: guitarclub
· votar


na linha de que o Headstock Invertido e Rafa-Ban já falaram, eis minha opinião:


eu curto um povo mais "clássico" do samba, como Bezerra da Silva, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, até um Marcelo D2 eu curto (principalmente o acústico dele).
já pagode, realmente não curto.

sertanejo eu não curto mto, mas respeito bastante esses sertanejos mais de raiz, indo até um Chitãozinho & Xororó (que já é um sertanejo mais "romantico", mais pop).
já esses sertanejos que estão famosos (Vitor e Léo, Menotti e Fabiano, essas coisas) eu também realmente não gosto.


um problema meu é q, musicalmente, só curto coisas mais antigas... não gosto de praticamente nenhum grupo atual (com exceção de alguns que foram formados a anos atrás, ou que tocam estilos mais antigos, como Velvet Revolver, RATM [é bem moderno, mas eu curto], Lynyrd Skynyrd, Barão Vermelho, Cachorro Grande, Ozzy, etc...)

como o head invertido falou, eu meio que desprezo esses sons modernos que estão no mainstream, como axé, pagode, forró eletrônico, funk carioca, tecnobrega, sertanejo universitário, etc.

é isso :P

abçs

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/08
· votar


Eu curto um pagode e um bom samba,mesmo já tendo tocado em bandas de prog,black e death metal,não abro mão de umas gigs tocando um pagode ou um sambinha,pra mim música boa está acima de rótulos.

O pagode é um "samba com açúcar",os pagodes antigos (os que o pessoal detesta) eram bem pobres,tinham harmonias repetitivas e arranjos limitados e vazios,mas se pegarem pra ver o pagode de hoje em dia,dá pra ver que a coisa já mudou muito.

Tem uma galera com uma forte influência jazzística tocando e arranjando dentro desse meio,na maioria dos casos os arranjos ao vivo ficam muito melhores que os usados em estúdio,vejam o último dvd do Belo como exemplo,mesmo suas pobres (e péssimas) músicas antigas estão com um ótimo instrumental e belos arranjos,é um trabalho um tanto refinado até.

Em todos os estilos tem músicas boas e músicas ruins,é só saber separar bem o que você anda escutando.

Eu queria ver como o pessoal cheio do preconceito ia se virar numa gig tendo que tocar um samba ou um pagode,ou tendo que criar um arranjo pra esse estilo,falam que o estilo é chato,repetitivo,pobre (rítmica e harmonicamente),mas na hora não conseguem entrar no groove,tocam sem acentuações e articulações,sem o mínimo suingue entre outras coisas.

thiaguinhu
Veterano
# dez/08
· votar


Rafael do Baixo
Positivado!

Esse cd do belo tem excelentes arranjos incluindo umas linhas de violinos muito bem tocados por sinal.

Esses que falam q é impossível ouvir pagode e rock são extremistas e preconceituosos. Quando você começa a ouvir uma música como músico, você passa a prestar atenção em tudo e não simplesmente na letra ou no instrumento que você toca.

Exaltasamba, Pixote são excelentes grupos e digo mais não é qualquer um que toca não....

radiocarbono
o bom do pagode são as pagodeiras...
Só concordo com isso q vc falou. Elas são um show à parte ;)

Invalid User
Veterano
# dez/08
· votar


Venal
Eu me surpreendi uma vez quando toquei "Robocop gay" num moto club, os caras tudo bruto cheio de corrente

Caralho, muito ousado você, cara!

Thi_tecladista
Veterano
# dez/08
· votar


thiaguinhu

Não gosto muito do Pixote, mas tenho que admitir que a harmonia de Beijo Doce é um show à parte. Muito melhor do que os G D Em C que a gente vê em muito rock por aí. Já Exalta é bom demais. São letras românticas muito bem construídas, e nem todas são de corno. Quem nunca viveu uma situação relatada pelo Exalta, que atire a primeira pedra.

PS: Toco rock, mas acima de tudo sou músico. Acho que os roqueiros têm muito a aprender sobre harmonia com os pagodeiros. E os pagodeiros têm muito a aprender sobre letra de música com os roqueiros. Mas o importante é não generalizar, pois coisa boa e coisa ruim tem em todo estilo de música.

thiaguinhu
Veterano
# dez/08
· votar


Thi_tecladista
o negócio é apreciar música independentemente do estilo. Quanta coisa eu deixei de aprender pelo fato de ouvir só um estilo. Hoje sou mente aberta, e por mais que algo não me agrade na música eu tento ver as outras partes que compõe a música.

Lezinha.m
Veterano
# dez/08
· votar


Thi_tecladista
pois coisa boa e coisa ruim tem em todo estilo de música.
Concordo plenamente !

Eu, particularmente, não gosto de pagode, maaaaaaaaaaaaaas não critico quem gosta...afinal, como eu poderia exigir respeito se eu não respeitasse pessoas com preferências diferentes das minhas?

Duas das minhas melhores amigas são pagodeiras e agente nunca brigou por causa disso...

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


eu gosto de chorinho, e samba das antigas. esses mais moderninhos nao tem nada à acrescentar.

Bizet
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bizet
· votar


Acho que os roqueiros têm muito a aprender sobre harmonia com os pagodeiros.

Po, se você tivesse dito choro, ou aqueles sambas de raiz, eu concordaria plenamente... Mas com o pagodão de hoje? :S

Venal
Veterano
# dez/08
· votar


Invalid User
O piór que era a música preferida dos caras!
Podia deixar de tocar Deep Purpple mas não podia faltar mamonas.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


Thi_tecladista

Sei não, mas para fãns de Led Zeppelin, Pink Floyd, Deep Purple, Queen, Yes, Rush, bandas clássicas, acho que não tem muito para se aprender com os pagodeiros. Na verdade nada.

Thi_tecladista
Veterano
# dez/08 · Editado por: Thi_tecladista
· votar


jimmy vandrake

Aí você chutou o pau da barraca, só citou banda top. Mas esse não é o padrão do rock, e sim sua parte excelente. Minha provocação se refere a gente que só toca Ramones, Nirvana e outras coisas de 4 acordes e ainda fala que pagode não é música.
Já fui muito crítico com relação ao pagode também, mas minha mão não caiu quando comecei a tocar alguns. Pelo contrário, adquiri mais um ritmo para o meu repertório e ainda melhorei minha gama de recursos. Saber tocar mais um estilo nunca é demais.

dibass
Veterano
# dez/08
· votar


Tem oma coisa que eu axo muito legal que é a mistura de rock com pagode, tem pouquíssimas bandas que tem a ouzadia e fazer isso, um exemplo muito bom é a banda Virgulóides que faz este trabalho que pra mim é Fantástico e muito engraçado!


Abrax

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock e Pagode - Roqueiro e Pagodeiro