iluminaçao em shows

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# nov/08


ae galera.. tava reparando nos shows q ja vi e ja fui.. e percebi q a iluminaçao no palco eh algo essencial para um show.. a ilumiçao anima o show.. e dexa akela impressao nas pessoas d.. nossa q show foda esse.. claro qnd bem feita neh.. gostaria d saber d vcs ql o equipamento minimo para se ter uma iluminaçao legal num show d banda pequena.. q seja d um preço acessivel pra bandas q tao começando agora.. pra alugar vcs sabem qnt q sai tb uma iluminaçao basica? vcs tem alguma dica d como improvisar a iluminaçao? o famoso jeitinho brasileiro? rsrs..

tipo vamos trocando ideias e sugestoes... qm sabe nao conseguimos montar uma iluminaçao caseira q fique legal pras bandas q nao tem dinheiro.. pois a iluminaçao acresce bastante num show

vlww e abraço a todos

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Também gostaria de saber mais sobre iluminação. Quando BEM FEITA, da um clima fantastico.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


eu prefiro meio escuro.

esses shows de bandas pequenas geralmente sao alguns canhoes de luz somente, e sempre parados.

contratar pessoal pra fazer iluminação é caro.

Rmiguez
Veterano
# nov/08
· votar


guitarg3

ahuahuha.. qndo eu li "iluminação" pensei que fosse algum tópico religioso..

cara, no meu mode de ver, iluminação depende muito do ambiente e tamanho do evento.. não tem como pensar em montar uma iluminação padrão para todos os shows...

abs

Johnny Favorite
Veterano
# nov/08
· votar


guitarg3

Costumava colocar uns três canhões de luz coloridos de cada lado do palco. Na hora que o bixo tá pegando mesmo liga uma luz estroboscopica, fica loco!

Gabriel Cervi
Veterano
# nov/08
· votar


A iluminação depende do estilo da música, do clima que quer passar, enfim, do sentimento...
Iluminação é simplesmente tacar um ou dois canhões de luz e ir alternando aleatóriamente, tem que fazer todo o planejamento e tal...
Enfim, iluminação é um processo tão criativo quanto a própira composição da música ^^

fernando tecladista
Veterano
# nov/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


na banda minha a gente comprou alguma coisa, já faz um tempo, então nem lembro o preço

acho que pra começar eu compraria um par daquelas malas satelites
tem umas que tem um sensor que pega o ritmo de música e alterna as lampadas na velolicade da música

e uma caixa de fumaça, mas tem que ficar esperto com o liquido que coloca, não comprar o mais barato porque geralmente são os que mais deixam o publico de estomago virado

se for banda de rock, acho que já dá, se for banda mais pop que toca de tudo já compensa depois procurar também aquelas que fazem desenhos: raio de sol

se for algum muito pop, uns bate estaca, já também parte pra ver um "strobo"

--------------------------------
a tal da mala satelite, substitui bem o tal do canhão, se a banda toca em espaço pequeno é melhor a mala, se já pega uns palcos maiores os canhões você pode direcionar pra cada músico, mas é muito mais trabalho pra montar, ligar cada canhão no sequencial...
sem contar que a mala usa lâmpada "normal" daquelas ncandescente

o strobo é legal, mas tem muita porcaria ai de 100,00 que não serve pra nada, os bons são caros, tem lampadas caras que duram até 4.000 piscadas....
os tais raios de sol também tem uns ai que usam lampadas baratas e são bons, já que trabalham mais com espelho, mas tem uns ai que usam lampadas que você tem que pegar com luva, porque só o calor/sour/gordura da mão fode a lampada que vai o cachê da banda pra comprar outra

-------------------------------

nos bares de rock que toco por ai geralmente só tem uns canhões ou a tal da mala, alguns que tem mais espaço (pista de dança) já tem a maquina de fumaça, porque não dá pra colocar fumaça onde a primeira mesa do bar já é coloca com o palco

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


Rmiguez
hahahahah coisa religiosa hahahahaha

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


fernando tecladista
ahmm.. entendi.. entao.. ms essa mala sozinha ligada nao fica uma coisa sem graça? ela sai muito cara? geralmente nesses lugares pequenos vc vai tem uma iluminaçao tao sem graça.. akele negocio q fica aceso ce nem sabe se eh pra nao fica scuro o lugar ou se eh iluminaçao.. minha banda eh d rock.. eu tava pensando num negocio q ficasse legal e fosse barato.. meio q caseiro até.. pra da akele clima no show.. pra ajudar na agitaçao do show

como o Gabriel Cervi flou.. iluminação é um processo tão criativo quanto a própira composição da música.. alguem tem sugestoes criativas pra iluminaçao?

Fuinhosila
Veterano
# nov/08
· votar


guitarg3
meio q caseiro até
tipo aquelas latinhas de nestom com capa de caderno e lampada?

hehe

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


po vei quando minha banda era nova que criei na adolescencia eu usa 30 pisca pisca de controle,hoje uso moving,rsrsrs,e barras de metal,mais da uma impressão boa,acho spot direcional e uns dimmer ta blz pra um show pequeno.

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


po vei quando minha banda era nova que criei na adolescencia eu usa 30 pisca pisca de controle
huSAIEHUEIUEIHWu entao.. embora pareça engraçado eu to procurando soluçoes desse tipo.. baratas e criativas q fiquem legais

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


Fuinhosila
hauIeheHUi eh.. nesse estilo.. ms tb nao serve qlqe coisa neh.. tem q se um negocio q fike legal e cause uma impressao boa.. anima a galera.. nem se for pra por um neguim pra fica ligando e desligando as luzes da tomada pra da os efeitos ou fica girando discos pras luzes piscarem.. to procurando soluçoes criativas

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


po.. ngm?
vamo discutir tb o posicionamento estrategico das luzes no palco.. tipo.. tava vendo e pensando.. a banda tem uma bandeira com o nome da banda.. pra por atraz do baterista.. se colocar uma iluminaçao no xao qse embaixo da bandeira iluminando ela.. talvez essa iluminaçao possa ser feita com uma lampada normal msmo e um soquete.. precisa fazer testes primeiro pra verse ilumina legal.. axo q ficaria bem massa e iria dar uma boa impressao no show.. sem contar q ficaria bem barata a luz..

falem ae mais ideias q tiverem
sei lah.. ligar um refletor no meio do palco.. algo criativo e barato

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


tipo.. nessa foto a iluminaçao ta simples ms ta legal http://www.fotolog.com/sugarkane2003/56796890 .. a ideia da iluminaçao da bandeira tirei daki.. mais ideias??

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


guitarg3
posso tirar uma copia via escaner e te manda um projeto de iluminação que fiz barata pratica e simples.obs:vai depender do lugar onde você ta!!!

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


claro!.. manda nesse email aki fernandopratistz@hotmail.com
estou aguardando

obrigado !

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


vei vo demorar um pouco que minha impressora fica em casa e eu num paro em casa!!! fwl em menos de 1 mes deve ta ai.

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


brigado cara.. eu pretendo começar a correr atraz dessas coisas lah pro dia 5 d dezembro qnd vou voltar pra casa.. e reunir a banda novamente.. estou aguardando seu email.. qto antes melhor =)

abraços

e obrigado!

Luqueuris150
Veterano
# set/17
· votar


Revivendo esse post de quase 10 anos atrás auehauehauhseaushea. Tambem queria uns esquemas de iluminação legais/baratos pra locais pequenos. Se alguem tava discutindo no post tiver vivo e puder, manda pra luqueuris150@hotmail.com

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Barato não tem... Esse é um ramo que com o advento do LED, ficou barato de fazer, mas o povo tá cravando a faca cada vez mais...

Em tese, para controle manual, eu recomendo algum software rodando uma interface DMX. Alguns canhões par LED RGBW de 1W (3W seria o ideal). Um erro comum é usar 3 canhões de alta potência, sempre opte pelo maior número possível, e de baixa potência, isso permite trabalhar com mais nuances.

Existem algumas variantes quanto as cores: RGB (vermelho, verde e azul), RGBW (vermelho, verde, azul e branco), RGBA (vermelho, verde, azul, e alfa) RGBWA (vermelho, verde, azul, branco e alpha), CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), CMYKW (ciano, magenta, amarelo, preto e branco)...

Não faz sentido mais que RGB ou CMYK, o preço sobe demais, para uma diferença que não é necessária.

Existe também variação quanto ao tipo de LED, a maioria de 3 cores são 36 LED's, 12 de cada cor. Mas existem LED's multicor, de 3 e 4 cores eu já vi.

Sai uns 90 pila cada um se comprar em quantia (10 ao menos).

É interessante algumas ribaltas também. A ribalta é uma barra de luz, e é mais discreta e ampla para por na frente dos músicos (o legal seria no chão, mas aí vai da estrutura de palco, se há chance de derramar bebida etc etc etc), eu gosto de por duas no baterista e algumas na frente do palco presa ao grid / estrutura treliçada, para deixar sempre ligado. No stand by, deixo num tom amarelado (muito vermelho, médio de verde e um toque de azul) para a apresentação, e um cheiro num tom vermelho, verde ou azul (prefiro os dois últimos) para o stand by (antes, nos intervalos de músicas etc).

As máquinas móveis (moving heads, moving led, bean, scan, moving washer, spot...), são caras... Mesmo de segunda mão, sai a partir de 2mil cada uma.

Se por luz, e não por máquina de fumaça ou máquina de neblina não faz sentido. Máquina de bolhas também é legal, mas faz muita sujeira. Opte por duas pequenas invés de uma grande. É muito interessante usar um ventilador para espalhar e resfriar a fumaça (o que aumenta sua densidade).

Existem ainda luzes de iluminação (as anteriores são mais para efeito) como lentes fresnel, canhão PC, HQI, brute (muito usados em estádios, no alto de postes, estacionamentos), mini-brute, canhão seguidor (esse é clássico no ballet e na ópera), bin-bin, refletores em geral...

NOTA: na lista acima tem mais duas que eu não consigo lembrar o nome, são usadas para iluminar cada músico individual. Sabe a cena de desenho animado quando alguém tem uma iluminação divina e tem uma luz forte de cima? É isso que as máquinas fazem. Uma é a elipsoidal, que é redondo. Tem o quadrado que eu não lembro o nome.

A última moda é painel de LED, mas esse é um troço caro. uns 5mil o 0,8m² no top do top (P2). O basicão P25, fica nos 2mil... E ainda precisa de caixas d'água as vezes pra fazer contra-peso, e uma estrutura BOA E MUITO FIRME, porque o negócio é pesado, e o ventinho já balança com ele.

Vai precisar de cabeamento também. Eu recomendo que se use cabo PP 4 vias (2 para AC e duas para sinal DMX), para desencargo de consciência use cabos de 1,5mm² a 2mm². Outra opção é comprar os canhões já com entrada e saída AC, eles são mais práticos.

Existem máquinas mais antigas, como spyder (aranha), QTX, UFO, Mace, comet, crazy ball (bola maluca), chauvet, laser... Muito se desenvolveu disso, e ainda é marcante em danceterias. Não que não se possa usar em shows (vide shows do Tokio Hotel, Meshuggah etc), mas fica fora de contexto na maioria das vezes... A vantagem é que a maioria delas se compra por preçinhos bem camaradas, mas tome bastante cuidado, a maioria usa lâmpada incandescente, que drena MUITA CORRENTE, logo precisam de cabos grossos, enquanto os LED's usam uma corrente quase desprezível.
Só para dar ideia, 2 araras de 4 canhões par foco 5, e elas drenam 8 000W, uma rede de 96 canhões LED, dá pouco mais de 4 800W.

Dá uma passeada nesses blogs, tem muita coisa interessante.

vintagenightclublighting.blogspot.com.br

dicasdesomeluz.blogspot.com.br

Lá em cima o pessoal perguntava de iluminação de palco, o nome correto é luz cênica, tem vários artigos no segundo link, a maioria se refere a teatro, porque é onde a luz mais importa.

Gosto dessa explicação básica sobre luz cênica.

http://slideplayer.com/slide/3907811/

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Luqueuris150

Vai nas dicas do Ismah que ele manja.
Não vai em coisas baratas e cabreiras, 90% de chance de ficar na mão quando for usar (sendo muito otimista).

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Obrigado o crédito, mas estou bastante deslocado na real. Isso sei do convívio diário na sonorização.
Até sei criar fixtures (arquivos que fazem o roteamento de canais, para os diversos aparelhos) para Avolites. Fora isso, só sei prender ao grid, plugar cabos e dar manutenção em alguma coisa... Se depender de mim, não liga nem as lâmpadas do show, porque realmente não sei operar as consoles de iluminação.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Tenho um colega de faculdade que trabalhou na Pro Shows.
O cara manja demais, posso dar uma consultada com ele.
O problema é que o cara tá tão habituado a trabalhar com isso que manda dicas valiosíssimas em um minuto e não dá pra absorver tudo, tem que filmar o cara falando. Filmar mesmo porque os gestos com as mãos também são importantes. rsrs

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Eu sei o que é isso... Todo italiano fala metade com as mãos, metade com a boca, não sei se isso ajuda ou atrapalha, mas nunca ninguém reclamou de eu ser uma estátua pra apresentar trabalhos rsrs

O Edvard Hansson é um dos melhores do mundo... O cara dá pau em muitos crânios da música eletrônica, onde luz é muito mais usada, e só mexe com metal extremo ao que sei...

Saca o trabalho que ele fez pra UMA música...
Ou segundo ele mesmo "A day of work in 1 minute. Automating one song."

www.youtube.com/watch?v=hFx0ZhANnKY


Luqueuris150
Veterano
# set/17
· votar


Ismah

Cara, muito obrigado de verdade! Eu to começando a me informar sobre isso por agora e to montando a iluminação da minha banda e você acaba de me salvar \o/

Paludo756

Verdade ausehausehuase. Estamos dispostos a gastar um dinheirinho legal pra isso e tal. Com "barato" eu tava pensando em algo que não fosse um sistema com 200 canhões, por exemplo, já que a maioria dos lugares em que tocamos são palcos pequenos por enquanto.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Eu me garanto na iluminação de uma casa onde há:
- 4 canhões par led, RGB, em arara (nas pilastras) de 1W, e um deles pifou o azul (se queimar um LED os outros param)
- 2 moving led (o nome certo é moving head spot)
- 1 ribalta que queimou aparentemente... Ela faz falta, usava para o baterista, agora preciso queimar um canhão para iluminar ele.

Tudo controlado por uma DMX Operator 240.

Eu mudaria muita coisa!
Os canhões estão em pares. Se com controle individual, poderia fazer sequenciais circulares e diagonais, assim só tenho os superiores e inferiores.
O mesmo para as spot, elas operando separados poderia espalhar mais a luz... Isso no pau pegando, com strobo é essencial...

É simples de fazer, basta mudar o endereçamento e refazer as cenas, mas mudaram as políticas da casa e eu to chegando sempre em cima da hora, já com público na casa.

Não há fumaça, então é preciso jogar bem com contrastes de luz.

Aliás, escuridão trás climas poderosos para o show, tanto quanto a luz. E o contraste sempre é bem vindo, nada mais louco que um palco escuro com um strobo pulsando no ritmo da música (vide vídeo acima).

No geral de festival, ninguém mais quer 575 e spots, a moda é bean.
Eu não sou iluminador / light design / light tech / nome que quiser, mas em 90% dos lugares, preferia usar 20 spot 575, que 10 bean...
As bean são muito fortes, acaba-se não tendo o facho de luz e a escuridão em volta... A maioria pira porque aparece sem fumaça, mas eu sou meio conservador, uso a luz móvel muito mais para efeitos que para movimentos cíclicos.
Mas as bean são de outro nível, tanto que há restrições de uso (em tese, porque raramente é respeitado), onde as 5R (médias, tem a 3R e 7R, já vi 8R, muda a lâmpada e a quantia de luz emitida) só se deve usar elas 12m de distância... E não é a toa, já vi notebook DERRETER em trabalho.

Curiosidade: Antigamente se cozinhava e esquentava alimento nos canhões pares (é sério), hoje se esquenta pizza nas bean... rsrs

Luqueuris150
Veterano
# set/17
· votar


Ismah

Saquei. Por enquanto, to planejando as coisas usando um programinha pra visualizar a iluminação em 3D (o Realizzer). Tem algum programa que você recomenda? Por sinal eu não consegui identificar qual programa o técnico do meshuggah usou no vídeo. To fazendo isso pra já entender melhor o que pretendo fazer, como a iluminação, fumaça e a escuridão casariam melhor com as músicas e tal, pelo menos a meu ver (por enquanto. Algum dia quem sabe a gente decida arranjar um designer, sei lá).

mas eu sou meio conservador
Melhor ainda, já que o som da minha banda é bem no estilo mais clássico mesmo o/


Mas as bean são de outro nível, tanto que há restrições de uso (...)
só se deve usar elas 12m de distância... E não é a toa, já vi notebook DERRETER em trabalho.
Curiosidade: Antigamente se cozinhava e esquentava alimento nos canhões pares (é sério), hoje se esquenta pizza nas bean... rsrs
Bom, então pelo menos por enquanto, eu vou ficar longe das bean auehaeuhaseuhasuesa.

Bom, até agora, pelo menos um jogo de 10 canhões Led RGB 1W e algumas (por enquanto estou pensando em umas 5) Ribaltas eu deva comprar. O resto das coisas eu ainda estou avaliando enquanto aprendo a programar DMX com calma tambem.

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Por sinal eu não consegui identificar qual programa o técnico do meshuggah usou no vídeo.

Acredito que seja um software próprio para da MA Lighting, ou talvez específico para a console que ele usa.
Nunca sequer passei perto de uma ferramente da MA Lighting, trabalhei apenas com Avolites - essa os editores off-line e " visualizadores " são free, mas exigem bastante processamento (ou é defeito do software rsrs).

Existem uns outros fabricantes, mas é fora da minha área mesmo.

Cheguei a aceitar uma proposta de fazer iluminação, e comecei a estudar o tema, usava um software que o ícone era laranja, mas não lembro de verdade o nome. Ele aceitava input DMX e MIDI - acredito que o Edvard usa MIDI para " sincar " com o beat da trilha e injetar na console... Não faço ideia de como fazer isso.

O software citado eu não conheço, não sei com que tens controlado ele, mas é um baita equipamento de estudo. Estou inclinado a adquirir uma Operator240 + interface só pra brincar com isso. hehehehe

No vídeo de apresentação, todas as cenas são simples. O barato é a sobreposição delas, digamos um movimento circular somado ao abre / fecha da iris de cada máquina, e os par em strobo no contra tempo...
O efeito disso é incrível! :)

Das máquinas, veja lá... Tu precisa de 5 ribaltas? Ou vai fazer cenário com elas?

Luqueuris150
Veterano
# set/17
· votar



Das máquinas, veja lá... Tu precisa de 5 ribaltas? Ou vai fazer cenário com elas?


Não tinha pensado nisso. Agora que li mais um pouco sobre iluminação cênica propriamente dita, acho que pensei em um cenário inconscientemente uauehasuehauseha. Estou começando a achar que uma ou duas vá ser o suficiente e talvez em contrapartida, eu invista em alguns moving heads.

e os par em strobo no contra tempo...
Então, a única coisa que eu ainda não entendi muito bem o que faz e como se parece em uma casa de som quando em funcionamento e tals, ou que de fato incrementaria em um show de banda é o Strobo.

Vem cá, o que você acha da mesa DMX 512, pelo menos à priori? Ela parece ser de menor qualidade que a operator240, mas será que dá conta?

Quanto à máquina de fumaça e ventiladores, será que podem ser usados ventiladores normais ou só aqueles próprios pra dispersão de fumaça? Por sinal, eu vi pelos youtubes da vida o pessoal fazendo efeito neblina de forma bem simples/caseira, Vou tentar depois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iluminaçao em shows