Por que você deixou de ser músico?

Autor Mensagem
supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# out/08


Olá!

Por favor, deixe aqui neste espaço o seu depoimento.

Onde você acha que errou, quais as dificuldades que você encontrou e que não conseguiu vencer?

Se pudesse voltar no tempo, o que você jamais teria feito, ou o que você com toda certeza teria feito? Com quem você já tocou? Por quanto tempo você viveu de música? Quais as lições e experiências que você tirou de tudo isso?

Enfim, desabafe. Talvez seu testemunho sirva para os que estão começando ou para os que pretendem voltar a mexer com música.

Abs.

fernando tecladista
Veterano
# out/08
· votar


Por que você deixou de ser músico?
se o cara deixou de ser músico duvido que ele fique frequentando fóruns de música

se a pergunta é:
porque você desistiu de ter uma carreira músical, sem ter outra fonte de renda?
-porque na vida real o buraco é mais em baixo e viver só de música é complicado, qualquer abalo no sistema financeiro (tá vindo mais um) você já começa a perder alunos, lugares de tocar, paga mais baixa...
-porque um ruela que toca por caixa de cerveja e leva a familia toda pra entupir o bar mas consome uma lata, começa a tocar no bar que tua banda tocava e o dono do boteco não te chama mais
-porque numa dessa com 30 anos já não dá pra correr pra saia da mãe quando a coisa aperta
-porque quando o dolar passa dos 3,00 o que você ganha já não dá pra fazer manutenção no seu equipamento importado
-porque ultimamente a classe "músicos" me da nojo, um quer passar a perna no outro: eu cobro menos, eu faço de graça, fulano não toca nada, ciclano é só poser, tem que tocar por 3 horas, tá louco...essa música eu não toco, vai pagar quanto?
-porque músico de hoje tá perdendo a visão de mercado, não escuta o que o publico quer ouvir, acha que tem que ser "artista" e chega lá só quer saber de ficar improvisando um blues atravessado enquanto o publico que pagou espera ouvir outra coisa
-porque ninguem mais tem mais saco de montar uma banda, fazer as músicas redondas e se apresentar, a moda agora é somente gig, free lance, e viva as traves nas músicas....
- porque quando você monta uma banda de 5 pessoas, 1 corre atras de show, outro é o chato que pega no pé de todos, os outros 3 são para falar mal desses 2
---------------

mas ainda sou brasileiro e não desisto nunca

old steel
Veterano
# out/08 · Editado por: old steel
· votar


Cara,eu acho que a gente nunca desiste de ser músico.Eu sou um exemplo disso,pois já cheguei até a me desfazer de todos os equipamentos que possuia por conta de desilusões musicais(rsrsrsrsr).Eu acho que o que muda com o passar dos anos,é que os objetivos se modificam,e se voce de fato não caiu de cabeça na profissão de músico,terá fatalmente que buscar outra profissão.O que sobra para um músico profissional,salvo se integrante fundador de alguma banda consagrada.é ser professor,e não se ater a preconceitos sobre qualquer tipo de música,do MPB ao Axé,pois somente desta forma conseguirá sobreviver nessa profissão.E olha que não é só no Brasil não,pois assisti a um Work Shop do guitarrista Americano Scott Anderson,e ao final da apresentação ele desceu do palco para vender CD's a R$15,00 cada.
É isso.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


fernando tecladista

Desabafou legal!

mas ainda sou brasileiro e não desisto nunca

É isso aí!

Abs.

Hansen
Veterano
# out/08
· votar


fernando tecladista
Bom desabafo.

supermulti
Bem, eu nunca quis aprender a tocar pra ser profissional. É um hobby que tenho. Nunca me empenhei além do que eu queria tocar, pois nunca tive compromisso com a música.

lula_molusco
Veterano
# out/08
· votar


porque eu sou ruim haha

Chespirito
Veterano
# out/08
· votar


Por que você deixou de ser músico?

Eu até cheguei a desistir quando o pessoal insistia bastante e acabei voltando atrás. Hj eu sou um bom músico!!! =)

Kirk_Hammett
Veterano
# out/08
· votar


Nunca fui músico, mas meio que parei de tocar guitarra pra estudar

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Chespirito
Eu até cheguei a desistir quando o pessoal insistia bastante e acabei voltando atrás.
? Ficavam insistindo pra você desistir? Huaahahahaahau

Renan Russo
Veterano
# out/08
· votar


supermulti

A pergunta está equivocada. O certo seria talvez perguntar"pq você deixou de ser músico profissional?" Pois todos aqueles que fazem música são músicos, e ñ necessáriamente um virtuoso profissional. Para os músicos que amam realmente a música jamais deixarão de ser, pois ela faz parte de nós, sendo tão essêncial quanto comer e respirar.

Um abraço

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


Renan Russo

A pergunta está equivocada.

Não está. Do jeito que eu perguntei, fica mais abrangente. Foi proposital.

Assim, inclui tanto o músico profissional que deixou de sê-lo, como o amador que deixou de ser músico. As respostas podem ser tão diversificadas, interessantes e reflexivas quanto o número de membros que há neste fórum.

Até porque cada um tem sua história e trajetória de vida, e cada cabeça tem sua própria sentença.

Abs.

Johnny Favorite
Veterano
# out/08
· votar


Eu não deixei!

jimmy vandrake
Veterano
# out/08
· votar


Existem bandos de amadores confudidos com banda de amadores.
Criar uma expectativa profissional baseada em apresentações em pequenos bares com músicos imaturos, sem equipamentos com conhecimento e tocada limitada e fazer disto uma confusão com profissão é demais. Aí é preciso rever mesmo os objetivos, e até parar de tocar quando alguns da banda bebem todo o cache e saem madrugada a fora ensurtados chamando a profissão de bosta e ainda ter que carregar todo o equipamento de alguns baderneiros que acham que isto é uma atitude roqueira tem que sair fora mesmo. Melhor fazer da música um hobby e se divertir, seja em garagens ou festas mas sem expectativa comercial.
Agora se vc quer ser um músico prtofissional, precisa se juntar a pessoas com atitudes profissionais e habilidades de profissional, seja para som próprio ou apresentações em casas de espetáculo com remuneração condizente. Não vejo de outra maneira. É preciso trabalhar duro, desenvolver técnica e conhecimento, ter objetivos e manter qualquer coisa alheia a isto bem distante no relacionamento entre músicos, público e ambiente de trablaho.
Uma grande apresentação é uma grande festa apenas para o público, para o músico é trabalho. Enquanto isto não for claro a todos do grupo continuará sendo apenas uma grande bagunça, com consequencias de grandes bagunceiros. Tá frustrado ? Qualquer profissão é assim, os objetivos existem para serem alcançados.

Marcosrcf
Veterano
# out/08
· votar


fernando tecladista
- porque quando você monta uma banda de 5 pessoas, 1 corre atras de show, outro é o chato que pega no pé de todos, os outros 3 são para falar mal desses 2

Até hoje não tinha lido uma definição melhor pra palavra 'Banda'. (Inicio de uma banda...)

El Mariachi
Veterano
# out/08
· votar


fernando tecladista
Muito boa sua definição! É bem por aí, mesmo!

Pardal
Veterano
# out/08 · Editado por: Pardal
· votar


supermulti

Eu smplesmente não deixei de ser músico. Mas, quanto ao que leva alguém a deixar de sê-lo, com certeza vou concordar com o colega jimmy vandrake. Para alguém viver de música, conseguir grana e parar de reclamar da profissão, tem de tratar como profissão:

1-Trabalhar as interpretações das músicas, em banda ou em trabalho solo;

2-Não torrar a grana na hora, mas valorizar o que você conquistou com o suor do seu rosto;

3-Agir profissionalmente, sendo pontual e sério, encarando como trabalho e serviço prestado e criando e mantendo contratos escritos;

4-Como todo profissional, buscar aprimoramento, ao invés de continuar a fazer a vida toda o mesmo som, e experimentar coisas novas, ir atrás de formação especializada.

Quem não age como profissional não vai conseguir mesmo.

Agora, há também o QI. Tem muita gente que toca mal pra caramba e faz sucesso, porque a mídia bota lá e talz. Mas porque foi o cara lá e não o mané meu vizinho, que toca tão mal quanto? QI: Quem Indica. Muitas decepções na música advém disso: fulano que toca pior vai pra frente pois é conhecido de quem pode colocá-lo lá em cima, enquanto os competentes lutam pra caramba mesmo e labutam para conseguir reconhecimento. Às vezes, vale a pena a socialização, buscar esses contatos. Mas só faça isso quando tiver certeza que tem nível bom o suficiente pra fazer bom som, e outros músicos lhe tenham garantido isso.

Tem de parar, às vezes, de tocar só em casa aquelas maravilhas de Bach e Mozart, sair um pouquinho e conhecer o professor emérito não-sei-de-quê que sempre aparece na tevê ou jornal, falar com ele, jogar conversa fora e aproveitar uma ou outra pra tocar pra ele ver. E correr atrás de apresentações importantes sim, mesmo que não tenha muita esperança de conseguir, pois você não tem chance nenhuma quando não tenta.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


fernando tecladista

depois da sua resposta desisto de responder!

Chespirito
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat

? Ficavam insistindo pra você desistir? Huaahahahaahau

Sim, ao inverso hehehehehehe!!! =)

marcelomendes
Veterano
# out/08
· votar


fernando tecladista

depois da sua resposta desisto de responder! [2]

huashuashuahuahuau até desanimei ._.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


"pq você deixou de ser músico profissional?"

Deixei aos 18 anos (Eu tocava contrabaixo na banda do trio parada dura) e fui trabalhar em uma siderurgica, mas fazia alguma coisa sem compromisso, tocava em estúdio, fazia partituras, fazia algúns arranjos para bandas e etc..Mas era só nas horas de folga. Eu parei porque a "grana" era pouca. Voltei Ha 7 anos, mas foi depois que me aposentei. É complicado viver só de música no Brasil.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


old steel
é ser professor,e não se ater a preconceitos sobre qualquer tipo de música,do MPB ao Axé,pois somente desta forma conseguirá sobreviver nessa profissão

Se não for desta forma, voce tem que ter alguém que te "enfie" dentro do sistema, ou faz como eu, vai dar aulas e suportar uma "muntueira" de alunos chatos que está na aula para satisfazer o desejo do pai ou da mãe,(velhos frustados) e ainda ter que fazer os "bosta" tocar em 6 meses de aula. Aí voce não trabalha por prazer, só pelo dinheiro. E música voce tem que fazer por ou com prazer. Sei lá... Acho que é por aí.
Um abraço

busterchair
Veterano
# out/08
· votar


pq kero ganhar dinheiro e viver bem
quero poder viajar nas minhas férias, ter casa própria, carro e outros confortos

infelizmente aqui no Brasil não tem como mesmo!!

eduardo_du
Veterano
# out/08
· votar


Ainda não desisti, eu já tive bandas, sempre foi mais diversão mesmo, gastávamos todo o chache (o maior foi de 100 reias) em cerveja. Não me arrependo.
Agora quero levar profissionalmente, vou estudar muito e seguir carreira solo, mpb.
É o meu plano pro futuro.
(Tenho apenas 17 anos, se isso é idade pra desilusões?)
Abraços rapaziada.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


eduardo_du
(Tenho apenas 17 anos, se isso é idade pra desilusões?)

A idade não é, mas se prepare para a luta, que não é nada fácil.
Um abraço

raphael.lisbboa
Veterano
# out/08
· votar


foda, eu não desisti, um dia gravo minhas musikas, mas por enquanto parei pra focar nos estudos e na minha profissão e garantir o futuro, a musika vai ser minha diversão, o qual eu quero ter grana pra poder financiar...
depender de aceitação e de fikar indo de porta em porta pedir pra tokar eh dose...

Bog
Veterano
# out/08
· votar


jimmy vandrake
Pardal

Eh isso ai, senhores!

Eh curioso como alguns moleques pensam que trabalhar como músico devia ser diferente de outras profissões. Em toda e qualquer profissão existe concorrência, altos e baixos, a necessidade de estudar, frustrações, acertos, erros, e muitos sapos para engolir. Que bom que temos aqui gente que enxerga a obviedade disso - tanto amadores quanto profissionais! :)

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


Bog

Por favor, seja menos arrogante em seus posts.

Obrigado.

Abs.

Slash_1989
Veterano
# out/08
· votar


a vida eh um moinho...
vai triturar teus sonhos taum mesquinhos
e reduzir suas ilusões a pó.

Bog
Veterano
# out/08 · Editado por: Bog
· votar


supermulti

Por favor, explique isso.

Eu nem mesmo vim falando que sabia de algo que ninguém sabia ou coisa do tipo. Só elogiei as opiniões de OUTRAS pessoas, e expliquei o motivo. Se isso te incomoda, paciênica...

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


supermulti

Cara, o que o Bog tem muito a ver sim, procede e não é arrogante, mas a realidade. Ser músico é muito mais que fazer umas aulas de guitarra, juntar os colegas que tocam, ensaiar umas músicas e cair no palco da gandaia. É um trabalho como qualquer outro, que exige dedicação e estudos. É comum que músicos profissionais trabalhem a técnica e a interpretação das músicas por seis, oito ou até doze horas por dia. É um horário flexível, mas há intépretes que são rigorosíssimos consigo mesmos.

Quanto aos músicos populares, não pretendo comentar nada, pois generalizar é impossível. Há sim os que não tratam como trabalho, vomitam qualquer coisa pro público e vivem de gravações lançadas em CD´s e em rádios. E há os que tratam como trabalho mas acabam se limitando pois o grande público, transformado em massa homogênea acerebrada, não ouvirá dia após dia algo com mais que quatro acordes, num ritmo diferente do quaternário, e principalmente se não tiver quadratura.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que você deixou de ser músico?