Prós e contras de ter uma banda!

Autor Mensagem
Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


Kyrinus

E como faz!

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Eu ia fazer um tópico sobre o assunto "tocar só ou com banda?", mas já tinha esse, então, o removo das cinzas e faço as minhas observações. O original não foi muito longe, mas eu acho o tema interessante, vamos ver se dá mais ibope dessa vez...

Não estou falando de treino ou estudo. Me refiro a tocar "mesmo". Fazer uma música. Ensaio, gravação e até apresentação.

Se sozinho, você pega BTs e toca/canta ou faz tudo na base do "one man band". Se numa banda, você faz a sua parte e os outros as deles.

E aí?

Tocar sozinho é meio que uma masturbação artística? Você e seu instrumento (com o perdão do duplo sentido), alcançando algum prazer momentâneo, mas, de certo modo, frustrante? Ou o lado bom (fazer exatamente do seu jeito, no seu tempo, sem discussões) compensa a solidão?

Tocar com banda é um exercício de paciência infinito? As coisas nunca saem como você quer? O batera teima em fazer uma batida que não tem picas a ver com o que você gostaria? O cara do teclado bota um volume ensurdecedor direto no PA e cobre o som da banda? O guitarrista quer fazer solos de meia hora em todas as músicas? O lado bom (trocar ideias, aprender com os pontos de vista dos demais instrumentos) compensa os problemas?

Qual a sua visão/experiência sobre o assunto?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ
lembro de uma frase do filme "Boleiro". O ator interpreta um técnico de futebol que foi jogador da seleção Brasileira, e ele disse algo assim:
"A noite eu sempre sonho que to no campo jogando, nunca sonhei que tava sentando no banco sendo técnico."

O recordista mundial de todos os tempos em embaixadinhas também deve sonhar que ta no campo fazendo gol. O guitarrista mais rápido de todos os tempos deve sonhar que ta no palco tocando.
E assim deve ser para qualquer um que toque no quarto, de frente a uma câmera, gravando um vídeo para o YT.

Banda tem problema de relacionamento, calote(isso quando ganha), problemas inesperados, risco de ser roubado....mas que área da vida não tem essas coisas?

To sem banda porque não tenho tempo e não conheci pessoas legais para tocar, mas quero ter uma outra. Tive numa banda 11 anos.

ogner
Veterano
# ago/15 · Editado por: ogner
· votar


JJJ
Cara depende!!

Tocar soinho no quarto, com BT, ficar tocando junto com musicas é divertido, mas cansa...

Agora, tocar sozinho compondo, gravando, pensando nos outros instrumnentos e executando esses instrumentos pra gravar, é outra coisa.
Conseguir reroduzi-los as vivo depois..
Tem um User aqui do forum que faz isso. a pouco tempo atras postou o LP dele aqui...Muito bacana!

Mas tocar com banda e tocar com banda! So nao vale a pena se for MUITO ruim mesmo. Mas a verdade é que tem muita gente sem noçao em banda mesmo. Nao é facil... Hehehehe!!

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Toquei com banda a vida toda.

Gostava dos ensaios, do processo de criação, da cerveja depois do ensaio, de só falar em música 24 hs por dia e ser insuportável para todos mundo que não fosse da banda, das viagens, e principalmente do palco! Em bares, botecos, boates, casa de shows, ao ar livre, escolas, teatros.... foi um período inesquecível de minha vida.

Mas... passou!

Hoje não quero mais ser artista, prá ser sincero nem músico... só quero arranjar e compor. Mal pego num instrumento atualmente... e o pouco que pego é para verificar um arranjo, tirar uma melodia, uma sequência harmônica, transcrever e etc., coisas que a prática com o instrumento são melhores que a teoria, um sequencer, DAWs, VSTs e etc.

E graças a modernidade tecnológica não preciso de ninguém para compor.

eric bluesman
Veterano
# ago/15
· votar


Acho que nossas referências acabam sendo bandas portanto vc acaba querendo reproduzir isso , tenho um Professor de guitarra que passou um problema de longos anos, jazzista querendo mostrar seu trampo arrumou uma dificuldade enorme de encontrar uma gig que desse "liga " e isso q conhece um monte de gente , tocava na noite com um monte de gente , mas na hora de gravar seu trampo foi so agora que começou a produção de um dvd em estudio , na verdade ele sempre quiz mas nao havia ainda dado certo , acredito que é meio geral isso, agente as vezes se decepciona com uma galera e desiste , deixa pra la mas é sempre ótimo tocar com amigos, vc acaba sendo obrigado a correr mais atraz , estudar se reciclar alem de poder dividir tristezas e alegrias com um time .

JJJ
Veterano
# ago/15 · Editado por: JJJ
· votar


Pois é, galera. Minha experiência é mais ou menos parecida com a do Lelo e do Luiz_RibeiroSP, só que, ao invés de longos períodos com banda e depois sem, eu fui mais "pipocando": 5 anos com, 3 anos sem, 4 anos com, 5 anos sem e por aí vai...

Mas uma coisa que eu reparei nessa longa jornada e uma vez comentei em outro tópico com o velho óg é sobre a diferença entre os dois mundos. Engraçado porque parece ser mais ou menos a mesma coisa (tocar...), mas é completamente diferente. São dois mundos a parte...

Outra curiosidade é que nos momentos em que tive banda, quase não toquei sozinho e dediquei meu tempo "livre" mais à gravação e composição. Já quando não tive banda, praticamente não compus.

6Strings
Membro Novato
# ago/15
· votar


Os primeiros meses geralmente são muito bons: empolgação, energia, criatividade, etc.

Com o tempo sempre aparece alguma implicância com algo ou alguém, aí o projeto começa a descambar.......e vai até acabar....

Aí são mais 6 meses - 1 ano em casa sem banda, até começar a bater aquela tristeza e saudades de fazer um som....

Estou nesse ciclo desde 2007

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Prós e contras de ter uma banda!