Prós e contras de ter uma banda!

Autor Mensagem
Rmiguez
Veterano
# ago/08


Galera,

Eu componho e tava aqui pensando, será que vale a pena juntar no meu trabalho outras influências musicais? Será que, com toda a tecnologia que temos disponível hoje em dia, não é mais jogo divulgar meu trabalho sozinho?

Enfim... Quem também compõe e já viveu essa dúvida, quais os prós e os contras de se ter uma banda fixa?

Eu pensei nos prós:

- Algumas idéias de outras pessoas podem ser enriquecedoras
- A responsabilidade pelo trabalho fica dividida
- Você cria um relacionamento bacana com o pessoal da banda

E nos contras:

- Pode ter gente cabeça dura que não aceita opiniões diferentes
- O seu trabalho pode perder um pouco a autenticidade
- Podem rolar diferentes níveis de interesse na banda, por exemplo, o guitarrista quer um lance mais sério e o batera só quer se divertir

Alguém pensa em algo mais?

Abs

James Smith
Veterano
# ago/08 · Editado por: James Smith
· votar


Po e complicado isso, mas tem muita coisa boa e ruim nisso antes eu tinha uma banda antigona de Thrash, que o baixista era tirado a gatão pras meninas e ficava falando pra elas que a banda foi ele que fundou e que fica tudo nas costas dele e isso e aquilo que fulano toca mal e etc, tudo mentira ou seja sempre tem uns que se acham o gostosão da banda que quer isso e aquilo e não vai fazer isso nem aquilo ae fode a banda e outras coisas la...

Mas tbm e muito bom vc ter amigos de fé na banda que curtem o mesmo som que vc, que tenha o mesmo pensamento e que seja humildão entende, ae e sempre bom trabalhar com esse tipo de gente, porque que vc ensina e aprende tbm e isso e muito bom pra uma banda. Respeitar a ideia do integrante analizar se e boa ou não e chegar a uma conclusão, Tudo na Calma. Hoje tenho uma banda de Brutal/Death Metal que esta muito bem, todos são pessoas legais, confiaveis e boas de trabalhar.

Essa e minha opinião.

TG Aoshi
Veterano
# ago/08
· votar


Heh...!

Depende de que ponto vc quer analizar isso.
Acho que é diferente analizar isso sob o ponto de vista de quem apenas compõe, de alguém que apenas toca e de quem toca e compõe...

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


PRÓS
- sair do seu quarto e tocar com pessoas de verdade
- aprender a lidar com diferenças e "egos"

CONTRAS
- lidar com compromissos de cada um dos membros da banda
- comprometimento de certos membros

fernando tecladista
Veterano
# ago/08
· votar


com toda a tecnologia que temos disponível hoje em dia, não é mais jogo divulgar meu trabalho sozinho?

as vezes até depende do estilo:
se você vai cantar bolero, música romantica, modinha jabá, pode ser sozinho
se vai cantar sertanejo tem que ser em dupla
se é algo mais bossa/jazz em trio ou quarteto é bom
se é algo rock ou até pop-rock é melhor banda de quatro ou cinco pessoas
se é pagode no minimo oito

tem exceções e parece bobeira, mas é como o púlico vê os estilos
os cantores solo famosos de rock/pagode/pop que tem por ai sairam de bandas, dificil ver algum tentando decolar sozinho

tem banda que reformulou completamente que poderia muito bem o cantor da formação original continuar como solo, mas o cara insiste em banda: Andre Matos, Roger (ultrage a rigor), Humberto Gessinger, parece que sozinho não vinga, o Paulo Ricardo (rpm) parece que só vai pra frente quando monta uma banda onde se destaca um pouco os outros músicos como integrantes (não como acompanhantes) quando fica solo é sofrivel
agora qualquer cria pop-jabá (wanessa camargo, latino...)aparece sozinho e ninguem questiona se tem banda e seus integrantes

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


TG Aoshi

Eu componho, canto e toco (porém toco mal ainda) e minha percepção é de que o pessoal que NÃO compõe devia pelo menos se interessar por acrescentar algo pra música!

erico.ascencao

Essa de tocar com pessoas de verdade não ta descartado... apenas não ter uma banda fixa.. mas sim chamar músicos pra tocar sempre que necessário... mas valeu, concordo bastante contigo nos contras!

fernando tecladista

Eu concordo contigo, rola tanto desse esteriótipo que até eu quando me peguei pensando em banda com 3 pessoas descartei a ídeia (o estilo é pop rock)

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/08
· votar


Eu acho complicado compor com outras pessoas, porque é algo que eu nunca fiz.
O mais próximo disso que eu fiz foi quando o vocal da minha banda me mandou um GP com uma música dele e falou: pode mudar tudo
Dai eu fiz tudo do meu jeito só aproveitando umas idéias, mas sem perguntar nada a ele.
Mas quando eu faço uma música minha, eu não gosto de pedir opinião aos outros caras da minha banda não.

qew
Veterano
# ago/08
· votar


E nos contras:

- Pode ter gente cabeça dura que não aceita opiniões diferentes
- O seu trabalho pode perder um pouco a autenticidade
- Podem rolar diferentes níveis de interesse na banda, por exemplo, o guitarrista quer um lance mais sério e o batera só quer se divertir


cara, nisso aki, eh com o tempo que vc encontra os caras certos, pra ter uma banda, no mesmo nivel que vc quer, no comeco vai rolar isso ae sim, mas depois se vc vai ser o "chefe" vc vai despedindo e trazendo outros integrantes ate tds ter o mesmo interesse na banda, pode ser: serio, zuacao, fikar eternamente tocando na garagem, fazer shows no mundo inteiro, ser um sucesso relampago...

no comeco pra vc formar logo a banda pega quem topar, depois vai aparecendo mais pessoas, e vc ja vai conhecendo quem tem interesse no que VC quer seguir....

Gabriel Chincha
Veterano
# ago/08
· votar


a real é (mais uma vez) essa pessoal:

O vocalista pensa que é Deus.
O backin pensa que é vocalista.
O guitarrista pensa que é o líder.
O tecladista pensa que é maestro.
O baixista pensa que faz falta.

O baterista pensa que é músico.
O percussionista pensa que é amigo do baterista.
O produtor pensa que é da banda.
O empresário pensa que vai se dar bem.
A gravadora pensa que só tem otário.


Sem mais........

Renan Vuorinen
Veterano
# ago/08
· votar


Cara, ter banda é muito bom, tocar junto com pessoas legais que estejam dispostas a se comprometer com o grupo e tocar.

O problema é encontrar essas pessoas, normalmente muitas alterações são feitas pelo percurso, e isso é necessário, é dificil encontrar pessoas com pensamentos parecidos, então deve-se aproveitar a individualidade de cada um e estabelecer regras e objetivos, feito isso deve-se definir as funções de cada um, para que todos possam contribuir e não fique só um fazendo tudo.

Flexibilidade é necessário, pois lidar com pessoas é dificil, com tudo certo e organizado fica beleza, deve-se apenas ter paciencia para deixar tudo ok.

Ter banda é muito bom, e para ela deve-se estabelecer laços de amizade, dai da certo.

Abraço

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


The Root Of All Evil

Eu ache bacana quando nego adiciona idéia nas minhas músicas...

qew

Pois é, espero que sim, pq na verdade o que eu quero mesmo é trabalhar com uma banda... e já estou mais ou menos nesse esquema que vc falou... "selecionando" o pessoal.

Gabriel Chincha

hauhauhauhahuahauhua


Renan Vuorinen

Concordo contigo cara.. são algumas dificuldades mas no final acho que vale a pena!

Renan Vuorinen
Veterano
# ago/08
· votar


Rmiguez

Vale muito a pena sim cara, é maravilhoso tocar com uma banda unida, que luta em conjunto pelos seus objetivos.

Os problemas são comuns e servem para reforçar a parceria da banda, pois supera-los é um desafio que todos os integrantes devem superar juntos.
Abraço

Byzkoitu
Veterano
# ago/08
· votar


O salto de aprendizado q tive com minha banda foi beeem maior do que quando eu tocava sozinho.....

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


Renan Vuorinen

É verdade, o lance de desenvolver união é um fator importante!

Byzkoitu

Cara, tinha esquecido desse ponto, aprendizado é uma parada fundamental! E realmente uma galera junta trocando idéia sempre aprende algo...

Vlw

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Acho que não existem contras de se ter numa banda!

Até porque só há uma banda a partir de quando todos estes 'contras' são amenizados:

Como vai haver banda se um dos integrantes é otário? Vai nesse caminho

Banda é a fusão de todos em um só, a partir do momento em que possa ser possível essa harmonia

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante

Pois é cara..estou mesmo falando na parte anterior da coisa... no momento em que, quem já tem composições, deve optar por ter uma banda ou continuar trabalhando sozinho!

vlw!

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Rmiguez
Ah, saquei!

Nesse caso é melhor adaptar a música ou os integrantes aos estilos!

fernando tecladista
Veterano
# ago/08
· votar


Rmiguez
por um lado é quase certo que não vingue o teu primeiro projeto, pelos próprios contras já levantados ai e outros fatores, como o próprio gargalo que é o mercado, mas pode ser que de futuro

deve ser interessante você se projetar como músico, independente da banda, tenha uma banda mesmo que para tocar cover e paralelo a isso vai trabalhando seu projeto

------------------------------------------
essas são minhas composições
esse é meu estilo
esse é meu projeto

------------------------------------------



alguem vê você tocando na noite e chega:
-legal vocês tocando "jota quest", tem composições próprias também
- tenho vou tocar uma daqui a pouco
- legal, tem um bar lá em tal lugar onde vira um som mais próprio, passa lá e fala com fulano



ou alguem esbarrar no teu trabalho (pela net, naquele tal bar...) e perguntar:
-você tem banda?
-sim eu tenho
- então quero te produzir

você junta a galera da tua banda e nada que umas 2 semanas de ensaio não deixe suas músicas redondas, já que todos estaram engajados já que existe um foco

como pode ocorrer outro fato, aparece outro cantor se projetando:
-blz de música, posso gravar?
- sim pode a música é minha


e as vezes em banda pelo ideia de fidelidade, grupo, união.... alguem da banda entra no registro da música com os créditos de compositor, somente porque ele sugeriu uma passagem de sus4 em um trecho e esse cara na hora resolve dar uma de bundão e não aceitar que outro grave

---------------------------------
nessas traves de tentativas você acaba tendo outras
- músico que participou da composição e não quer que o outro grave porque ele saiu da banda e não gosta do novo cara que entrou
- outro que está na banda e não tem cabeça pra compor mas fica achando que todo mundo deve ganhar igual
- a ideia de compor em grupo é otima, mas sempre vai ter um que tem mais visão do que fazer (comportamento de macho predominante) esse naturalmente acaba conduzindo melhor o trabalho, após umas 5 músicas se vê que praticamente as ideias dele acabam ficando em destaque e os outros "machos seguidores" acabam até não tendo ideias interessantes e no final as ultimas músicas somente acabam tendo um consenso do resto da banda

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


fernando tecladista

Bacana tua visão cara... deve fazer isso profissionalmente, não?

Eu infelizmente além de tudo sinto uma certa necessidade de banda... por que conheço bastante teoria pra compor.. e toco o básico pra me encontrar.. mas não tenho segurança suficiente pra tocar sozinho ainda...

Daí criei esse tópico por que fico sempre na indecisão de inverstir mais nos estudos do instrumento ou apostar mesmo na voz e contar com uma banda...

acho que a boa saída é ter tempo e determinação pra fazer os 2...!

Vlw as dicas ae!

Byzkoitu
Veterano
# ago/08
· votar


Rmiguez

Realmente, acho q o fator determinação é o que conta mais na sua decisão, heheh tempo se arruma ^^
igual diz um amigo meu "que que voce faz da meia noite as seis?"

e tem mais um ponto q voce disse de optar por um ou outro,
qto mais versatil for o músico ele acaba se tornando "melhor q os outos"

fernando tecladista
voce ta na estrada já cara?
suas sacadas sobre o assunto parece que vem de experiência!!

flwww

Gabriel Cervi
Veterano
# ago/08
· votar


Tocar em banda é BEM mais legal que tocar sozinho, no quarto.
Na banda você pode pirar a vontade, pode fazer macaquices e etc...
E em casa não ^^

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


Gabriel Cervi
E em casa não ^^

como nao?
:P
iaueghoiehoieuhe

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


Byzkoitu

Pois é... só tenho um pocuo de medo de confundir versatilidade com falta de foco... e acabar fazendo mil coisas e nenhuma dela BEM FEITA de verdade!

Mas por um lado concordo com vc!

Abraço!

Byzkoitu
Veterano
# ago/08
· votar


Rmiguez

Verdade
ahauh só nao pode virar musico pato neh?
tipo
Pato: caminha, nada e voa. Mas não faz nenhuma das coisas bem

Naum adianta nada tocar um poquinho de cada coisa e ser mais ou menos em tudo como vc disse ^^

Abraço!

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


Byzkoitu

hauahuahua

vou adotar a expressão "músico pato" daqui pra frente!

vlw

fernando tecladista
Veterano
# ago/08
· votar


Rmiguez
Byzkoitu
Bacana tua visão cara... deve fazer isso profissionalmente, não?
voce ta na estrada já cara?


nem tanto
ainda tenho um emprego paralelo, agora consegui ter uma agenda que tem coisa marcada praticamente todo fim de semana, as vezes é com a banda de classic rock, as vezes tocando com algum que chama, as vezes tocando em casamento
ainda falta de minha parte ter uma dedicação maior nesse lado de composição
mas comecei aprender desde os 11 e hoje tenho 33, então já dei cabeça muita por ai, já montei muita banda que não foi pra frente, já vi muita briga de pessoal de banda por isso e aquilo, já fiquei um tempo praticamente afastado....

acho que você tem que estar na ativa pra ser visto, seja lá tocando o que for, embora eu toque em casamento, faça uns bicos por ai seja lá tocando o que for, quando alguem vem falar comigo o meu cartão de visita é a banda de classic rock, não vira muita grana, mas se toca em uns lugares de responsa, tem uma agenda boa e nisso o pessoal te valoriza como músico

mas ainda que sair um pouco disso e criar algo meu, preciso organizar as ideias, montar um site cabaninha e mostrar isso para os outros, mas não posso ficar no aguardo que isso de resultado e ficar sofrendo porque as portas não se abrem, se isso não for pra frente pelo menos toquei por ai músicas de outros e ganhando uma grana, enquanto que em um projeto próprio grana demora muito pra aparecer

vitaoma
Veterano
# ago/08
· votar


Cara, eu acho isso uma coisa muito discutível.
Eu acho que você tem que se enturmar pra tocar, não tocar pra fazer amizade. Lógico que tem tudo isso aí, de experiência, de diversão etc que acaba definindo vocês melhor.
O Satriani falou numa entrevista que era muito imporante tocar com os outros e para outros.

Mas o que eu teria contra é que, quando penso numa música, geralmente penso em tudo junto. Eu sou violonista, mas e se o cara do vocal não gostar da letra? E se o baixista não gostar da linha de baixo? Temos sempre que estar aberto a sugestões, mas não significa que devemos sempre aceitá-las.
No fundo, eu acho que cada um deveria dar suas idéias e adápta-las de uma forma que o conjunto prefira. Acho que é isso.

Rafael Walkabout
Veterano
# ago/08
· votar


Claro que tem prós e contras, mas eu não vejo nenhum contra que seja suficientemente relevante a ponto de NÃO montar uma.

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


vitaoma

Pois é cara.. já eu gosto justamente de pensar na minha parte (voz e violão) e deixar a galera adicionar o resto... não tenho muita paciência pra pensar na bateria.. montar a linha do baixo.. e etc.. seria mais um sacrificio do que um prazer, e não quero músicas apenas voz e violão!


Rafael Walkabout

É... tb to quase concordando com isso... o único ponto que me desmotiva é pessoas desinteressadas! Do tipo que praticamente tudo é prioridade sobre a banda!

É raro achar gente motivada nisso...

Abraços

Kyrinus
Veterano
# ago/08
· votar


Gabriel Chincha

O baixista pensa que faz falta.

ele não pensa, ele faz! xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Prós e contras de ter uma banda!