Duvidas sobre unidade de compasso!

    Autor Mensagem
    Lucas_Aprendiz
    Veterano
    # mai/08


    Galera que entende de musica e de partituras, eu estou estudando a pouco tempo o livro do Almir: Harmonia e Improvisação, e eu não quero prosseguir muiiiiiito a frente sem que haja alguma dúvida:

    O que é a unidade de compasso e como ela funciona. E onde ela integra com a unidade de tempo????

    Obrigado galera ....

    PS: Esse livro é show galera .... vale a pena!!!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Cada figura tem um valor:

    Semibreve = 1/1
    Mínima = 1/2
    Semínima = 1/4
    Colcheia = 1/8
    Semicolcheia = 1/16
    Fusa = 1/32
    Semifusa = 1/64

    A fórmula de compasso tem no numerador a quantidade de tempos e no denominador a figura que vale por um tempo:

    2/4 ===> 2 tempos x a figura que vale 1/4, a semínima. Ou seja, a unidade de tempo é a semínima. E a unidade de compasso é a figura que vale por um compasso inteiro, que é a mínima...

    ================//================

    Em compassos compostos, você deve observar para ver se ele é binário, ternário ou quaternário. Para isso basta dividir o numerador por 3. Se for 9/8, por exemplo, o compasso é ternário composto. Então você já sabe que o compasso tem 3 tempos...

    O denominador é que complica um pouco. O compasso composto tem os tempos divididos em três parte de tempo e não em duas. O denominador representa a figura que é repetida 3 vezes parar formar um tempo só. Ou seja, nesse exemplo, o 8 indica que são 3 colcheias que formam um tempo. Logo, a unidade de tempo é uma semínima pontuada...

    Como o compasso é ternário, você deve somar a unidade de tempo 3 vezes, obtendo uma mínima pontuada ligada em uma semínima pontuada. Como é necessário uma ligadura para representar a fórmula de compasso, você não chama de unidade de compasso, mas sim de unidade de som. Só para não passar em branco e não levantar dúvidas depois: Se fosse binário ou quaternário composto, não ia precisar de ligadura e seria unidade de compasso normalmente...

    ( Sei lá porque tem esse nome de unidade de som, enfim )...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre unidade de compasso!