Devo apenas tocar o que gosto ou devo gostar do que toco?

    Autor Mensagem
    phmaster
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: phmaster


    Eis uma questão que está presente na vida de todo profissional, seja ele músico ou não, desde o dia em que ele toma a decisão de seguir uma carreira.

    Tocar o estilo musical que gosta ou se adaptar ao que o mercado quer ouvir... A resposta está longe de ser fácil e muito menos definitiva. Não pensem que este questionamento "ideológico" se limita ao ramo musical. Quantas vezes os profissionais do "mundo corporativo" não se deparam com dilemas como, "Sou formado em administração, mas queria mesmo ser publicitário", "Sou jornalista, mas será que se eu me especializar em fotografia meu leque de opções de trabalho irá aumentar?".

    Vejam bem, em nenhum momento eu quero que o músico pense que exista uma imposição sobre o que é certo ou errado, cada caso tem de ser analisado individualmente. O mercado musical, a moda, fatores externos que ditam tendências influenciam muito na decisão de um profissional, mas não é verdade absoluta, por exemplo, que alguém que toque apenas um estilo musical ficará sem emprego. No fundo, suas opções serão extremamente limitadas e seu leque de trabalhos será influenciado pelos fatores acima citados, tendo momentos onde ele terá sua agenda lotada e em outros momentos, poderá fazer apenas pequenas participações.

    É bom ressaltar que um determinado músico que opte por tocar um único estilo, deverá entender que ele deverá ser muito bom nesse estilo, uma vez que seu mercado de trabalho é limitado e a concorrência provavelmente será muito acirrada. Outros como ele, estarão disputando o mesmo posto naquela banda ou estarão enviando seus trabalhos para o mesmo produtor ou casa noturna. Já para um músico que tem no ecletismo a tônica de seu trabalho, a tarefa não é fácil, mas traz sem dúvidas, mais alternativas, pois, se o mercado de Hard Rock, por exemplo, não está em alta, este músico pode migrar para um estilo que tenha um mercado aquecido, como MPB, por exemplo. Claro que são estilo totalmente opostos, mas como profissional, o músico deve "pesar" os prós e os contras do caminho que quer tomar em sua carreira.

    Para um exemplo prático, posso citar minha própria trajetória profissional. Quando me formei em Administração, eu já tinha uma queda por Marketing ou Propaganda, mas descobri isso no 3º ano da faculdade e optei por terminar o curso e me especializar depois. Antes de me formar, comecei a trabalhar em uma grande empresa do segmento de Agronegócio, onde eu era estagiário do departamento de Orçamentos e Custos (departamento financeiro). Devo admitir para vocês que nunca, nunca me imaginei fazendo algo rotineiro, onde eu acordasse sabendo o que ia fazer no expediente de trabalho, mas devo admitir também que o fato de fazer algo rotineiro, me ajudou a ter disciplina e isso me possibilitou galgar alguns degraus que irei comentar nos próximos posts. Mas para encurtar a história, mesmo não fazendo algo que fosse o meu ideal, aprendi a conviver com aquilo, criando novas ferramentas para fazer as velhas coisas que me ensinaram, aprendi a desenvolver uma nova rotina e com ela, gostar do que eu fazia. Isso foi bom para mim e foi bom para a empresa. A recompensa veio com uma visibilidade maior, onde acabei sendo promovido para o departamento de Marketing.

    Isso teve um custo? Sim! Era complicado dormir pensando: "Quando será minha vez?", "Quando conseguirei realizar meu sonho?"... Mas com paciência, acabei conquistando um dos meus sonhos e seguindo esta filosofia, um músico pode se adaptar ao mercado e carimbar seu nome em diversos estilos e se manter ativo nos altos e baixos de cada um deles. Mas... e aquele músico que eu comentei acima? Que toca um único estilo. Este músico está condicionado às idas e vindas do seu estilo? De certa forma sim, mas é bom lembrar que pra todos os estilos existe um público fiel e que não se importa com os modismos. Por isso volto a dizer, seja o melhor no que faz, isso vai te dar autonomia e longevidade em sua carreira, independente de seu estilo ou idade. Acredite em você, se esforce para melhorar a cada dia, corra atrás, faça contatos, mantenha-se atualizado e leia meu blog [url=www.profissaomusico.blogspot.com]www.profissaomusico.blogspot.com [/url].
    Até a próxima!

    Deji
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    editado pela moderação: usuário suspenso por 10 dias

    toty
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    acho q vc deve fazer o q te faz feliz!!!

    espero de certa forma ter respondido. :)

    Paulo Feresin
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    toque o que vc gosta!

    ou se quiser ficar rico, forme um grupo de pagode... taí o dilema!

    _Manuella_
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Vc deve saber bastante, música em geral, ou pelo menos um pouco de cada coisa (e especialidade no que mais gostar, ou nas "áreas mais importantes" para o estilo de música).

    Toque oq vc gosta!

    Vick Vaporub
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Os dois!

    Espero ter ajudado :] ...

    phmaster
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Acho melhor você pedir pra algum moderador colocar seu tópico em "Música em Geral".

    Obrigado RockGuy... vou tentar fazer isso!
    Valeu

    Chespirito
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Devo apenas tocar o que gosto ou devo gostar do que toco?

    As duas coisas!!!

    TWT ICE
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    deve tocar oq gosta

    nicida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    o que você prefere... ser mais uma bandinha emo na mtv... ou ter um estilo próprio que você mesmo aprova?

    axo que o bom senso já diz... não prescisa ser músico pra saber disso...

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    o que você prefere... ser mais uma bandinha emo na mtv... ou ter um estilo próprio que você mesmo aprova?


    ser mais uma bandinha emo na mtv.......
    que cobra 49.000 por show mais:
    01 onibus leito ou 18 passagens areas, mais "900,00" de diaria de alimentação, mais 750,00 de diaria de estrada, mais hotel para 18 pessoas, mais 2 vans de transporte local
    http://www.sucoaquino.com.br/nx_zero.htm

    Eis uma questão que está presente na vida de todo profissional, seja ele músico ou não
    músico tem muito preconceito com isso e aquilo, é só ver outras profissões que não tem muito disso não, se a oportunidade é boa, abrace, senão outro faz isso no seu lugar
    jogador de futebol e tecnico estão no corintians em um campeonato e no outro estão no palmeiras
    advogado as vezes defende gente boa (que é um pé rapado) e em outros casos defende bandido (que tem grana)
    engennheiro projeta viaduto (que dá status) mas também bloco popular (que deve dar grana)


    depois de certa idade você chega a conclusão de que música é sempre 7 notas em um tipo de escala divididas em compassos de 4 tempos e que toda ideologia que você achava que tinha não passava de um preconceito do tipo "maria vai com as outras"

    se o estilo por questões pessoais não agrada, encha o bolso de grana com ele e faça algo nem que seja filantropico nos espaços de folga, tocando o que te agrada (toque na praça, no asilo, feche a rua) com o seu super instrumento e seu super ampli que comprou a vista com a grana que ganhou

    Tô Ligado
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    fernando tecladista
    Pode Cre Irmão........pô, disse tudo mesmo...sábias palavras

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devo apenas tocar o que gosto ou devo gostar do que toco?