Música Instrumental é para poucos (infelizmente)

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Provoco:

Música em um idioma estrangeiro, tocada para um ouvinte incapaz de entender uma palavra, equivale a música instrumental?

PguitarMaxx
Veterano
# dez/14
· votar


entamoeba
Na minha opinião sim! suahsuS

Mas hoje em dia as pessoas vão atras das letras no terra, logo decoram a letra e a tradução

fernando tecladista
Veterano
# dez/14
· votar


entamoeba
Música em um idioma estrangeiro, tocada para um ouvinte incapaz de entender uma palavra, equivale a música instrumental?

E um CD como o do ed motta - "dwitza"
que ele próprio chama de instrumental vocal?

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/14 · Editado por: Reinaldo Camargo Filho
· votar


Comigo, quando era criança, de 3 a 5 anos, só gostava das músicas de games e músicas eruditas (as que tinham composição excelente ou ao menos com melodia marcante), ficava tentando reproduzir com a boca os toquinhos das músicas dos games de MSX antigões como Goonies, Death Wish, de games do Nintendo 8 bits como Mario 1 e 3, Micro Machines, de games antigos de DOS como Doom, World Circuit da Microprose e assim sucessivamente, tanto que quando lançaram as primeiras ferramentas para brincar com música, eu sempre ficava mexendo o dia todo quando criança ainda, Mixman, eJay e outras tools bem toscas se comparadas as DAW's que produzo música atualmente.

Só complementando que não me agradavam as músicas que tocavam no cenário do pop rock, samba e essas coisas populares, tirando o fato que gostava de ouvir a melodia de certas músicas que tinham solos de guitarra ou piano tocando.

Somente na adolescência é que comecei a aprender a tocar violão e guitarra somente para produzir samples para as minhas músicas e então acabei tomando gosto por música com vocais, além do fato que tinha amigos, fazíamos rodinhas de música e pediam para eu tocar e cantar, no começo eu só tocava para os outros cantarem, mas achava interessante o fato de que outros amigos conseguiam tocar e cantar ao mesmo tempo, então acabei treinando os vocais.

Meu carinho mesmo é por música instrumental, acredito que 90% da minha coleção de músicas (de outros artistas) é composta por músicas instrumentais, das músicas que componho, 80% são instrumentais, as que tem voz são apenas para passar uma mensagem para quem não sente a mensagem através da melodia e utilização modal.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Julia Hardy

Como Radiohead e Fresno.


Radiohead não po, os caras são esforçados, não é nada de super jazz ácido, mas tem hora que eu até me surpreendo com a inteligência, sutiliza e bom gosto deles para com as harmonias de suas músicas.

Casper
Veterano
# dez/14
· votar


Cara Julia Hardy:

A senhorita conhece Radiohead o bastante para
coloca-lo na mesma frase que está escrito Fresno?

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Casper
O Casper. Deixei um MP, dá uma olhada lá

pianoid
Veterano
# jul/15 · Editado por: pianoid
· votar


entamoeba
Música em um idioma estrangeiro, tocada para um ouvinte incapaz de entender uma palavra, equivale a música instrumental?

depende

voz em si é um dos mais difíceis e versáteis instrumentos musicais

o problema não é voz: é letra

Música é uma arte abstrata por natureza. O ritmo, andamento, instrumentação e harmonia são capazes de evocar sentimentos como alegria, tristeza, terror, angústia, felicidade etc. Mas por si só, música nada diz, não conta nenhuma história, não faz nenhuma afirmação ou questionamento. Quando você coloca voz, inevitavelmente você coloca palavras na boca e a literatura ali presente tem a força de monopolizar a atenção das pessoas.

Pessoas são materialistas por natureza, por isso a dificuldade em apreciar artes abstratas, como pura música instrumental, sem letra e voz. Enquanto foi apenas um deus abstrato, um foguinho numa figueira, o deus dos judeus não fez muito sucesso, não? Como os deuses populares da antiga grécia, teve que descer ao nível de seus seguidores, andar entre eles, e sentir em sua carne divina suas mazelas pra ganhar sua simpatia e alcançar a popularidade, não? É assim letra em música: o verbo ganha vida ao se aproximar de nós, ao invés de ser inalcançável harmonia das esferas.

Música vocal essencialmente se divide em duas: quando voz é usada como mais um instrumento em elaborada e abstrata música instrumental, ou quando alguém abre a boca sob holofotes pra fazer a manifestação de suas idéias que extasiam milhões e é acompanhado por alguns acordes modestos de músicos nas sombras.

mesmo sem entender a letra, você sabe claramente quando está ouvindo música ou poesia entoada.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: entamoeba
· votar


pianoid
Música é uma arte abstrata por natureza.

Você pode representar sons presentes na natureza, como o canto de um pássaro. Não deixaria de ser música e não seria abstrata.

Mas por si só, música nada diz, não conta nenhuma história, não faz nenhuma afirmação ou questionamento.

A fala, por si só, também não faz isso. Convencionamos códigos para que ela funcione. Na música isso também ocorre! Ainda que não almejemos obter a precisão de outras linguagens, ao longo do tempo estipulamos significado para algumas combinações sonoras.



O exemplo acima, como uma boa imagem, diz mais do que mil palavras! Utilizei ele para demonstrar com construímos significado combinando sons não-verbais. Não dá pra dizer que o som do exemplo é abstrato!

Pessoas são materialistas por natureza, por isso a dificuldade em apreciar artes abstratas

Não acho que esta seja uma boa explicação.

Música vocal essencialmente se divide em duas: quando voz é usada como mais um instrumento em elaborada e abstrata música instrumental, ou quando alguém abre a boca sob holofotes pra fazer a manifestação de suas idéias que extasiam milhões e é acompanhado por alguns acordes modestos de músicos nas sombras.

mesmo sem entender a letra, você sabe claramente quando está ouvindo música ou poesia entoada.


Concordo parcialmente! Ao meu ver, você ilustra dois extremos e ignora que aí no meio há musicas que possuem ambas características.

pianoid
Veterano
# jul/15 · Editado por: pianoid
· votar


bem, talvez eu pegue 2 extremos, mas você não faz diferente com 2 exceções (canto de pássaros e palavras isoladas) rs

o som do exemplo não diz nada para quem não tem o devido contexto cultural: já o ouviu várias vezes em cenas fail

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


pianoid
o som do exemplo não diz nada para quem não tem o devido contexto cultural: já o ouviu várias vezes em cenas fail

Assim como uma frase não diz nada para quem não fala aquele idioma! Você aprendeu a falar do mesmo jeito que aprendeu o que significa aquele som de fail.

Da mesma maneira que algumas palavras não são articulações completamente abstratas, vide as onomatopeias, os sons musicais também podem copiar alguns sons da natureza, como a descendente do gemido ou o ritmo do coração.

pianoid
Veterano
# jul/15 · Editado por: pianoid
· votar


mas é exceção, cara. Quantas linhas melódicas realmente parecem gemidos ou canto de pássaros? quantas realmente significam alguma coisa, objetivamente?

uma frase tá em língua estrangeira? é só traduzir. uma frase melódica por sua vez não tem tradução objetiva, ou tem tantas traduções quantas forem as interpretações pessoais...

entamoeba
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: entamoeba
· votar


pianoid
mas é exceção, cara.

Não, não é. É que você não está compreendendo a dimensão da bagaça! Mas, para tal, é preciso ter boa vontade e querer entender.

shoyoninja
Veterano
# jul/15
· votar


Música em um idioma estrangeiro, tocada para um ouvinte incapaz de entender uma palavra, equivale a música instrumental?


Diria que não...

A voz codifica bem mais do que apenas as palavras e é possível compreender contexto emocional apenas pela forma como é emitida. Há mais timbres possíveis, até a respiração...

É muito mais informação.

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


entamoeba
tudo bem

eu fico sem entender e você, sem responder ;-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Instrumental é para poucos (infelizmente)