Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Studio próprio e comercial. Vale a pena com poucos conhecimentos musicais?

      Autor Mensagem
      Chiasaru
      Membro Novato
      # 22/jun/18 21:29


      Gosto de compor e tenho criatividade melódica embora pouca teoria musical. Estou pensando em fazer faculdade de música, mas não é uma decisão. Queria mesmo é um dia ter um Studio, tanto como meio de ganhar dinheiro quanto para gravar minhas composições. Será que é uma boa ideia? Quais conhecimentos eu precisaria adquirir ou aprofundar para administrar um studio musical?

      entamoeba
      Membro Novato
      # 22/jun/18 23:30 · Editado por: entamoeba
      · votar


      Se você quer ter um estúdio e tem verba para investir nisso, a fundo perdido, vale a pena. Ter um estúdio é um investimento fantástico para quem é músico. Se aprende muito com um estúdio.

      Agora, se espera ter retorno financeiro, você vai precisar de bem mais do que "conhecimentos musicais", amigo. Quem abre um negócio sem pesquisar muito antes está fadado ao fracasso.

      JJJ
      Veterano
      # 24/jun/18 09:47
      · votar


      Para gravar suas ideias basta um home Studio, que pode ser algo simples, com pouco gasto e muito útil pra pegar o básico.

      Agora, ganhar dinheiro é outro papo... Já vi muitos abrirem e fecharem em questão de meses. Tem que ver se tem público alvo por perto, se tem concorrência, calcular custos de investimento inicial e da manutenção. Não dá pra fazer nas coxas.

      fernando tecladista
      Veterano
      # 24/jun/18 10:35
      · votar


      embora pouca teoria musical.
      Estou pensando em fazer faculdade de música

      faculdade na verdade já é pra quem é meio pica no instrumento e quer se aperfeiçoar, eles pegam pesado na teoria e te cobram tecnica é pre requisito, por isso tem prova de aptidão
      você não vai aprender música do zero na faculdade

      tem outras faculdades ai mas é licenciatura
      mas é pra aprender tecnicas de como dar aula pra criança métodos de bandinha rítmica, integrar o aluno ao ambiente musical, não é faculdade pra aperfeiçoar em instrumento

      ---------------------------------------------------------------------------------
      Queria mesmo é um dia ter um Studio, tanto como meio de ganhar dinheiro
      quanto para gravar minhas composições.

      você pode ter um estúdio pra alugar para ensaios onde não precisa de um equipamento super profissional, boa parte dos estudios que fui tem lá uma mesinha da behringer e uns mics até sem nome, uns ampli meia boca pra ensaiar, porque isso é coisa que o pessoal detona com o uso, mics somem...

      ter um estudio para gravação já é outro caminho
      se quer gravar bandas tem que ter um equipamento melhor pra fornecer, melhores microfones equipamentos para captar o audio
      sala com acústica tratada
      se for só pra gravar tem gente que não precisa ser músico, isso ajuda, tem que ter bom gosto e técnicas, saber timbrar um instrumento, mixar a gravação

      por outro lado tem gente que grava tudo em um PC com um teclado controlador do lado, se tem um vocal ou guitarra grava ali mesmo, bateria virtual
      isso já é um outro caminho

      Adler3x3
      Veterano
      # 24/jun/18 11:34 · Editado por: Adler3x3
      · votar


      Melhor por enquanto é ir com o que tem.
      Isto é usar o seu computador e ir aprendendo na simplicidade.

      Pode usar softwares gratuitos e/ou programas com um custo benefício razoável.

      Aqui no fórum tem muitos posts a respeito.
      Tem um post que fiz especialmente para iniciantes:

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

      E ir aprendendo.

      Casper
      Veterano
      # 24/jun/18 11:41
      · votar


      Estúdio para dar retorno tem que disponibilizar
      equipamento que quem tem estúdio caseiro
      não possui. É um investimento inicial pesado.
      Concordo completamente com o entamoeba.

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # 24/jun/18 13:02
      · votar


      Chiasaru
      Vou tre perguntar uma coisa: Você tem um imóvel PRÓPRIO no qual vc vai montar seu estúdio?
      Se não tem, ou se vc não vai contar com o apoio de familiares (uma casa sem uso, que lhe será emprestada de bom grado, por exemplo) prepare-se, pois a possibilidade de dar errado é muito grande.
      Alugar um imóvel comercialmente para transformá-lo em um estúdio, é fracasso quase na certa...
      Abç

      ejames
      Membro Novato
      # 24/jun/18 20:11
      · votar


      Chiasaru, acho que você não tá tendo noção dos custos. Equipamentos, aluguel, tratamento acústico da sala, conta de luz, sendo isso tudo só para um estúdio de ensaio - se for falar de gravação pode multiplicar isso várias vezes.

      Quais conhecimentos eu precisaria adquirir ou aprofundar para administrar um studio musical?
      Tudo depende de que papel você quer fazer. Necessário mesmo é só o dinheiro, tendo isso você pode simplesmente contratar alguém para projetar o estúdio, produtores e técnicos de som, de forma que você nunca vai precisar sequer botar um pé dentro do estúdio.

      Estou pensando em fazer faculdade de música
      Faculdade de música pouco vai ajudar em qualquer coisa relacionada com teu objetivo, como já falaram. No seu caso, um curso de produção musical faria muito mais sentido.

      Não quero parecer grosso nem chato, mas gravação e produção por si já são mundos bem grandes e complexos. Exigem muito estudo e e prática, sendo que você parece estar mais perdido que cego em tiroteio. Administrar um negócio então, outra história; ainda mais quando é algo que só é do interesse de uma parcela minúscula da população como é o caso de um estúdio.

      Não tô falando isso para te desanimar, mas não dá nem para responder suas dúvidas de forma objetiva pois são perguntas muito genéricas. Se o seu objetivo é produzir, corra atrás. No Youtube, aqui no fórum e em outras comunidades voltadas para produção existe muito material sobre isso, desde a introdução ao assunto até coisas avançadas. Converse com pessoas do meio, apure suas dúvidas e defina melhor o que você quer seguir.

      Filippo14
      Veterano
      # 25/jun/18 10:54
      · votar


      Acho que seria mais barato e inteligente aprender trabalhando no estudio dos outros para nao errar quando for fazer o seu. Tratar estudio como negócio é quase cagada na certa. Tecnologia hoje ficou muito barata, homestudios existem a dar com pau e o grande diferencial hoje de um estudio são as pessoas que nele trabalham, então focaria em ser uma pessoa interessante e capaz, antes de gastar dinheiro em um estudio.

      Se o investimento, digo GASTO, não atrapalhar as suas finanças pessoais, faça um estudio com o maximo que voce possa pagar e seja feliz, estudio ensina muito, mas exige um cuidado e manutenção $$.

      Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Studio próprio e comercial. Vale a pena com poucos conhecimentos musicais?

      306.408 tópicos 7.907.227 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital