Autor |
Mensagem |
Dogs2 Veterano |
# mar/07 · Editado por: Dogs2
· votar
fernando tecladista
não cria, ele apenas remixa
Ele cria. Eu tenho um DJ na banda, sei o que tô falando. Obviamente ele não tira o som "do nada", mas o processo criativo é todo dele com base em algo que ele mesmo escolhe em gravar ou samplear. E mesmo assim quando a gente precisa de um som mais exdrúxulo (xilofones, caixinha de música...) eu faço o arranjo na partitura e ele vê e organiza no Fruity Loops, eu não posso negar que ele seja um músico apenas porque tem um equipamento que a manipulação é diferente de outros.
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/07
· votar
eu faço o arranjo na partitura e ele vê e organiza no Fruity Loops, eu não posso negar que ele seja um músico apenas porque tem um equipamento que a manipulação é diferente de outros.
então esse tá mais no que eu comentei lá no começo:
pode até ter um cara que além de ser dj ele saiba de música, arranhe alguns acordes no violão e saiba a diferença de tempo forte e tempo fraco, mas o que não é o caso da maioria
mas a maioria dos que vejo sendo ou querendo ser chamado de "músicos" seus conhecimentos não passam de play e crossfader e de sua pastinha entupida de CDs prontos
|
eeevee Veterano |
# mar/07
· votar
putaquepariu, pelo jeito, 90% desse fórum tem uma mente fechada do caraio...
neguinho só sabe falar mal, mas se fosse pra subir num palco e fazer uns "scratchzinhos", umas "mixagem", ninguém ia conseguir...
|
Guilherme. Veterano |
# mar/07
· votar
neguinho só sabe falar mal, mas se fosse pra subir num palco e fazer uns "scratchzinhos", umas "mixagem", ninguém ia conseguir...(2)
|
eeevee Veterano |
# mar/07
· votar
o pessoal não reparou um detalhe. O q é que os djs fazem? Pegam pedaços de música pré-feitas, e juntam de forma a criar algo novo a partir desses sons. E que diabos faz um cara com uma guitarra, um teclado? Junta umas notas que já existem, pra criar algo novo a partir delas.
Pra mim, diferença zero, só muda o instrumento.
|
# mar/07
· votar
neguinho só sabe falar mal, mas se fosse pra subir num palco e fazer uns "scratchzinhos", umas "mixagem", ninguém ia conseguir...(2)
praticamente ninguem sabe medicina mas todo mundo reclama de médico ou todo mundo sabe escalar time de futebol, mas não dura uma semana como tecnico em um timinho capenga....
eeevee
o apice da mente fechada foi quando eu fui tirar OMB e ai falei que sou tecladista e eles responderam
não existe tecladista, ou é organista ou pianista teclado é só uma parte de um instrumento
dá até pra encarar o conceito de DJ = músico quando o cara acaba fazendo algo parecido como percussionista usando os scratchzinhos
e inserindo loops, samplers em tempo real e etc...
só que acho que o cara deixa de ser músico em trocentos casos
não dá pra um zé roela subir no palco e pedir um Sol Maior e o DJ sair correndo atras de uma música que ele não conhece
ou alguem chegar com uma gaita e falar "manda um blues ai"
ou eu olhar pra ele e comentar que hoje a tarde revisei o solo e pretendo fazer em Mixolidio
ou "dá pra tocar hoje meio tom abaixo por estou gripado"
DJs são otimos no que fazem mas são DJs com seus aparatos e etc
idem a instrumentistas com seus intrumentos e suas escalas
já fiz umas putarias com DJ ele soltava as músicas dele e eu fazia umas bobeiras no teclado pra encher ou o inverso eu tocava pra valer e ele fazia seus scratchzinhos, mas em nenhum momento eu me senti DJ e ninguem quis me chamar disso só porque estava enfiado no mundo dele
mas se tudo que participa do processo musical acaba ganhando o status de músico, dá pra classificar até o operador da mesa de som como sendo Músico
|
BreakingBoyBenjamin Veterano |
# mar/07
· votar
eu gosto demais, eh algo que me leva a um plano de pensamentos e relaxamente sem igual...trance eh muito adrenalina
|
Flirting With Suicide Veterano |
# abr/07
· votar
Eh..O foda eh qndo remixam os classicos,vira uma porcaria(p nao dizer coisa pior!),Mas geralmente kem faz isso,sao os DJs q soh kerem dinheiro mesmo...Ganhar as custas dos outros,sendo q nao tem criatividade p fazer uma musica decente...
Porem,ainda existem DJs, q fazem musicas legais,sem copiar ninguem!!
Sao raros,mais ainda existem!!
Rsrsrs..
|
Reinaldo Camargo Filho Veterano |
# abr/07
· votar
jOe_RaMoNe
mas existem muitos, ótimos DJs que fazem um puto som, não se pode generaliza a coisa, soh porque 5 ou 6 fazem um troço lixo, ñ que dize que todos façam o troço lixo.
Sim, disse tudo.
Galera que fica menosprezando os DJ's são aqueles que na realidade tem medo de serem ultrapassados por uma nova geração de músicos que se utilizam de auxílios tecnológicos para reproduzir, criar, mixar seus sons. É assim como tinha gente que tinha medo de computador antigamente. (ainda existem alguns).
_Raulzito_
DJ's: musicos de verdade ou macacos amestrados!?
Na moral, essa frase foi de uma infelicidade tremenda.
OBS: Vão ouvir DJ's de qualidade antes de postarem algumas asneiras, ouve algumas do projeto Gouryella, ouçam ligaya por exemplo e vejam como soa aquela harmonia. Nesse site aqui www.di.fm você pode diferenciar bem os estilos dos tipos de música eletrônica.
Homem da Ciência
Aqui DJ é quem fica colocando para tocar músicas nas festinhas hahahahaha
Tá aí, um cara que compra o equipamento só para ficar dando play nas músicas, alterando no máximo, tempo, crossfade, etc. Isso aí é fake DJ. Eu até considero DJ de verdade aqueles que fazem um puta de um mix em casa (estúdio) e chegam na balada e põe seu Set tocando e no máximo faz uma paradinha ou outra, pois pelo menos ele compôs seu set inteirinho.
Nomes de bandas ou single DJ's que eu recomendo: Gouryella (ferry corsten + tiesto), Pervading Call, Crystal Method, ATB, DJ Tiesto, Ferry Corsten, Armin Van Buuren, Paul Oakenfold, Astrix, DJ Marky, Bomfunk MC's, Groove Armada, Kristoff, Schiller, Scooter, Ian Van Dahl, Eskimo, Atomic Pulse, etc, etc, etc.
|
# abr/07
· votar
eeevee
E que diabos faz um cara com uma guitarra, um teclado? Junta umas notas que já existem, pra criar algo novo a partir delas.
Ta aí, você não sabe mas muitos dos que eu citei, sabem muito de teoria musical, a maioria deles (digo os de trance) sabem tocar Teclado (piano), alguns até guitarra e outros instrumentos, etc. Eu por exemplo uso minha guitarra para fazer alguns samples. É que ultimamente eu não tenho composto nada pois eu deixo minha guita no estúdio que a minha banda toca.
BreakingBoyBenjamin
eu gosto demais, eh algo que me leva a um plano de pensamentos e relaxamente sem igual...trance eh muito adrenalina
Verdade cara, Trance é muito foda mesmo, eu amo Trance, na moral, som fodão!!!
|
Clave Veterano |
# abr/07
· votar
Dogs2
Já devem ter dito isso aqui - estou pegando o bonde andando. Mas o Fatboy é músico. Ele era baixista do grupo "The Housemartins", que fez relativo sucesso aqui no Brasi nos anos 80. Seu nome é Norman Cook.
Aliás, os Housemartins deram bons filhotes: além do Fatboy, tem também o "Beautiful South", formado por Paul Heaton e Dave Hemingway.
Abraço,
|
Guilherme. Veterano |
# abr/07
· votar
Ouçam Zero 7, Portishead, Massive Attack, Air...
|
jimmy vandrake Veterano |
# abr/07
· votar
Eu particularmente não vejo o DJ como músico, mas respeito muito os bons profissionais que sabem dar o clima a um evento mantendo as pessoas alegres e satisfeitas, o que julgo tarefa difícil.
Sou meio das antigas e para mim só é músico o cara que toca algum instrumento, pode até ser triangulo.
Chamar de macacos amestrados acho muito hostil, não é nada disto.
|
# abr/07
· votar
eu só não entendi até agora qual o motivo de querer chamar um DJ de músico
o cara é bom e é DJ, o outro também é bom e é músico, porque tem que querer enlatar tudo em um pote só?
os dois podem ter seu trabalho cada um com seu "rotulo" não precisa ser o mesmo
|
# mai/07
· votar
DJ
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/161397/
|
Basshero Veterano |
# mai/07
· votar
Patife ruleia
Hehehe
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
fernando tecladista
ué, se ele faz música é músico.
|
# mai/07
· votar
Dogs2
ué, se ele faz música é músico.
ele me acompanha em uma jam tocando algo de improviso?
|
Bog Veterano
|
# mai/07
· votar
fernando tecladista
Ué, eu não sei improvisar. Sempre me perco nas escalas. A mãe da minha ex-namorada também, era professora de piano, mas não sabia tocar nada improvisado. Logo, nós não somos músicos, é isso?
|
# mai/07
· votar
Bog
eu te passo a partitura, tablatura ou cifra
|
Guilherme. Veterano |
# mai/07
· votar
Procurem John Mayer no U tube. Tem um video dele com um DJ, é uma JAM bem bacana.
|
# mai/07
· votar
Guilherme.
é esse onde o DJ no inicio solta uma música dos rolling stones?
|
Bog Veterano
|
# mai/07
· votar
fernando tecladista
Então, ok, certamente não podemos chamar DJ de instrumentista. Mas e compositor? E arranjador?
Acho que a confusão está simplesmente no fato de que existem vários tipos de coisas que as pessoas chamam de "DJ". Desde aquele carinha que fica só colocando músicas na festinha de formatura, até um cara que praticamente remixa toda uma música mudando instrumentos, batidas ou o tempo.
Enquanto os primeiros definitivamente não são músicos, os outros podem até ser vistos como algo entre um produtor e um arranjador. Esses aí "montam" uma música, mesmo que seja usando pedaços de músicas já existentes. Eu mesmo uso samples de bateria e baixo - o fato de usar instrumentos pré-gravados nas minhas musiquinhas torna elas menos "músicas"? Acho que alguns DJs podem sim ser considerados "músicos", mesmo que só componham usando sampler e loops infinitos de batidas eletrônicas.
Se a música que eles compõem é do seu agrado, se é tecnicamente complexa, se é bem-fundamentada teoricamente, aí já são outros 500. Mas tem DJ fazendo música. E quem faz música é músico.
|
# mai/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar
Bog
certamente não podemos chamar DJ de instrumentista. Mas e compositor? E arranjador?
concordo, pode chamar até de produtor
existem vários tipos de coisas que as pessoas chamam de "DJ". Desde aquele carinha que fica só colocando músicas na festinha de formatura
sim, comentei isso lá no inicio, tem que separar, só não acho justo chamar esse tipo de DJ de músico com o argumento de " os cara agitam a galera em uma balada, então também são músicos "
um DJ moby além de DJ também é músico
mas eu não chamaria esse do video acima (pelo menos do que vi no video) ou um DJ Malboro de músico (sem nenhum preconceito ao estilo dele)
tem operador de mesa de som que trabalha tanto quanto músico no show: controla o som, acerta nivel de retorno, regula efeitos, tem até alguma participação diferente como alguma bricadeira com delay ou pan em certa música, outros até são encarregados de soltar alguns loops pra certas músicas.... e não são chamados de músicos e não fazem a minima questão disso
no final é só uma questão de rótulo pra vender melhor seu produto
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar
fernando tecladista
eu te passo a partitura, tablatura ou cifra
uma coisa é ser instrumentista, outra ser músico. Varèse é um grande músico e não tocava bem nenhum instrumento, mas compunha as músicas pela física e o estudo de ondas sonoras.
E sobre o papo de partitura, cada um tem seus métodos, 99,999% dos músicos usam a partitura como linguagem, mas outros não. John Cage tem muitas músicas que ele usava formas próprias de notação, e os Dj's também tem sua linguagem.
|
# mai/07
· votar
mas se for partir pra esse lado mais experimental, até ó pedreiro da obra aqui do lado é músico
é só ele gravar a betoneira , barulho de pá, enchada, martelo e palavrões, juntar tudo isso e roda de tras pra frente ao mesmo que soma o radio AM fora de sintonia aplicado com um ring mod de uma zoom 505 deve dar um resultado interessante
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar
fernando tecladista
Varèse não é experimental, ele apenas faz as coisas do jeito dele. Experimental é fechar os olhos e fazer, já ser original é abrir um terceiro olho (no bom sentido hahah).
Ele é inovador, eu diria.
Bah, esses conceitos são muito embaralhados, então nem dá pra se aprofundar.
|
jet Veterano |
# mai/07
· votar
Vocês estão rebaixando o conceito de músico... Assim como nem todo instrumentista é músico, DJ também não é.
Como o cara disse ali em cima, se DJ é músico, um operador de mesa de som também é, um moleque fuçando no Sonar também é, um bêbado batucando na mesa do bar também é...
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
jet
e qual o conceito (não tô perguntando o SEU conceito, e sim o conceito) de músico?
|
klypterosforme Veterano |
# mai/07
· votar
Julinha---pink floyd
pois é, cara =\
por isso que eu larguei de ouvir rádio e etc.
tá tudo muito comercial hoje em dia, e com isso,
as pessoas acabam esquecendo quem são os verdadeiros
gênios da música. triste.
Ex:
O que eu fiz com sua opinião agora. Dou um comando e PAN! Uso como se fosse minha ou pudesse crescentar algo melhor.
Impossível você já disse tudo! Boa, muito boa!
|