Voz, violão e muita história pra contar

Autor Mensagem
Guilherme.
Veterano
# fev/07 · Editado por: Guilherme.


Folk rock é um gênero musical que combina elementos de música folclórica e rock and roll.

O termo surgiu em um movimento que cresceu nos Estados Unidos e Canadá em meados da década de 1960. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. O repertório era desenvolvido a partir de fontes folclóricas e também de outros artistas como Bob Dylan.

O estilo passou também para a Europa em um distindo e eclético gênero chamado folk rock britânico, pioneiro com bandas como Pentangle e Fairport Convention, que apesar de começarem como o mesmo som das bandas estadunidenses, encontrou elementos locais do Reino Unido para suas composições.

A partir da década de 1970 começaram a surgir ramificações no estilo que consistiam no relacionamento com outros gêneros musicais contemporâneos, tais como o acid folk, folk psicodélico (relacionado com o rock psicodélico) e folk progressivo (relacionado com o rock progressivo). O folk progressivo foi representado pela banda Jethro Tull principalmente nos álbuns Songs from the Wood (1977) e Heavy Horses (1978); apesar disso outros álbuns da banda também são bastante relacionados com o estilo.


--------------------
Fonte: Wikipedia
--------------------


Pra quem ouve folk, eu agradeceria se ajudassem a postar biografias, curiosidades, dicas de discos/artistas, enfim...


Abraço.

Atomic
Veterano
# fev/07
· votar


folk rock eu n posso ajudar, mas se estiver interessado em folk metal avisa \../

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar


Atomic
Hehe, blz...

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar


Mais alguém?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


folk :)

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar


ServeTheServants
Ae cara, você que curte os folks da vida ae, seria legal colaborar com o tópico :)
Valeu.

Bruno Grilo
Veterano
# fev/07
· votar


eu tenho toda a discografia do The Chieftains

é um folk irlandês, com mtas flautas e instrumentos celtas, banda excelente

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar


Bruno Grilo
Vou dar uma pesquisada sobre a banda, valeu a dica.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Folk Rock = Bob Dylan

"Exageros" à parte.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


fã de mp3
Ele que teve a ideia de eletrificar as proprias musicas ahaha, tá valendo.
Mas também, só depois que ele viu os Byrds fazerem isso, sacou que era uma forma melhor de alcançar plateias maiores, e se livrar dos pela sacos tradicionalistas fãs do Peter Seeger... foi a melhor coisa que ele fez na vida.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


ServeTheServants
Ele traiu o movimento folk, digamos assim. xD

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


fã de mp3
Ele traiu tudo que aconteceu com ele de 1961 até 65 praticamente auhahhau Maggie's Farm no Newport Folk Festival foi praticamente o maior xingamente já televisionado ahaha e meio que sem querer.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Acontece que o público dele era purista e maniqueísta. Tem até um paralelo interessante com o Caetano Veloso e a Tropicália.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


fã de mp3
Pois é, como um critico disse numa resenha ai dos melhores cds com maior influencia no mundo musical, teve estilhaços do Dylan até na tropicalia, tanto que o Pericles Cavalcanti e o Caetano não hesitaram em fazer logo uma versão da It's All over Now Baby Blue, que virou Negro amor... e um monte de gente regravou.
E na outra onda, da jovem guarda, os Renato e seus Blues Caps fizeram uma versão medonha junto com o... se não me engano Zé Ramalho, da Mr Tambourine Man : \

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


ServeTheServants
Aproveitando o assunto Dylan, cê ouviu o novo dele, "Modern Times"?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


fã de mp3
Ouvi sim! Gostei muito, tirando o fato dele ser 98% plagiado ahaha, mas não é plagio segundo ele, é licensa poética auhuha.
Velho safado.
Pega músicas dos anos 30, 40 de proposito, modifica uma coisinha ali e outra aqui, e fala que é dele no encarte do cd.
O pior é que ele pode fazer isso porque já virou propriedade comum as musicas, e não tem mais problemas com royalities ou coisa do tipo.

Mas ele faz um belo trabalho mostrando para novas gerações as músicas que ele ouvia, os spirituals, etc e tal.
Da mesma maneira que ele fez com os folks antigões que ele ouvia com o Good As I Been To You e o World Gone Wrond, ele tá fazendo agora com o Love And Theft e o Modern Times, e ele tá meio que seguindo um padrão bizarro, dois discos tributo, e um disco de originais foderrimas, que no caso foi o Time Out Of Mind, que eu estou ouvindo agora... (Not Dark Yet é uma das composições mais belas dos anos 90 para mim, e do catalogo inteiro dele)

Agora to na espera para o disco que vai suceder o Modern Times.
Espero que me surpreenda como o Time Out Of Mind.

Ou não.
Ele tem credito para ter parado faz tempo ahaha.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


ServeTheServants
Também gostei dele. Achei um Dylan mais polido, mas ainda sim Dylan. Na verdade só conheço as antigas dele, então não posso traçar um paralelo de tudo (a discografia dele é imensa!). Quanto as plágios, ele é um velho sem-vergonha! xDD Mas gostei do álbum, de qualquer maneira. O que gosto no Bob Dylan é esse jeito folk de cantar, sem frescuras, sem empostações ou forçadas. Acho ele (mesmo fanho) muito mais cantor que muito "virtuose" por aí. xD

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


fã de mp3
Pois é, acho que esse é o motivo principal de eu ser tão obsecado por Folk Music. É o estilo mais sem frescura, mais "punk" que existe haahha Ve os folks mais antigões, os caras eram do crime praticamente ahaha, o Woody Guthrie tinha a manha de ter um violão com um adesivo escrito "Essa maquina mata fascitas" e isso nos anos 50, que todo mundo cantava sobre coisas fofas ahahah. Por falar em voz sem frescura, Leonard Cohen, um dos bardos do folk mais poeticos do mundo, conhece? A voz do cara, desde os primeiros lps, com 30 anos já era meio cavernosa, agora, ´ta parecendo um arroto, daqui uns 2 anos, só os cachorros vão ouvir ele hahaha.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


ServeTheServants
o Woody Guthrie tinha a manha de ter um violão com um adesivo escrito "Essa maquina mata fascitas"

Hahaha, já tinha lido sobre isso. Inclusive escrevi com gilete no meu 1º violão exatamente isso. xDD

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


Guilherme.

E o Neil Young??

Por favor, Donovan não!!!!!

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar


Indico Damien Rice, pra quem não conhece procure conhecer, muito bom o som. Falando nisso, alguém ouviu o último disco, o "9"? O que acharam?
(particularmente prefiro os anteriores)

Guilherme.
Veterano
# fev/07 · Editado por: Guilherme.
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Hum? O texto é do Wikipedia, amigo. Conforme for, iremos discutir aqui alguns artistas que não foram citados lá ou que não foram comentados.

Atomic
Veterano
# fev/07
· votar


dei uma ouvida nesse the chieftains, true total \../

ROTTA
Veterano
# fev/07
· votar


Folk rock é um gênero musical que combina elementos de música folclórica e rock and roll.

Acho que não é tão folclórico assim... =)
Creedence entre nisso, não?
Abraços.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


Marco Alan Rotta
De principio é folk de folk-lore mesmo cara, veja a musica Folk Bulgara, mesmo a Folk Americana, todos os elementos dela são das historias fantasticas do velho oeste etc e tal, um belo exemplo são musicas como Ghost Riders In The Sky, e por ai vai, é que nos EUA a musica folk anda numa linha muito fina junto com a música Country... e o Blues tradicional acustico tambem, então o que diferencia geralmente um do outro, é mais o esquema de acordes, as vezes nem tanto a letra...

Tanto que um dos primeiros a fazer disparate entre country e folk foi o proprio Wood Guthrie, que se juntou com o Sonny Boy Williamson e o Leadbelly para cantar por ai as mazelas dos EUA que cada um bem conhecia. As vezes lembrando um country muito rapido, e um blues com muitas palavras, tanto que o estilo que o Woody meio que criou foi o Talkin' Blues, que praticamente todos os folks imitaram durante um tempo, até o Dylan mostrar que dava para fazer uma boa canção de folk, mesmo com temas sérios (ou não), mas sem ser apenas um fluxo de palavras seguido por uma melodia G, D, C :)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Donovan é outros 500, mas o Dylan tambem é, então é injusto falar que ele não faz um som folk. É o mesmo que renegar a Joni Mitchell também, sendo que ela é uma das donzelas do folk ahaha junto com a Joan Baez.

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar


Up, porque mesmo que não gostem de folk, é um assunto interessante. O que pode acrescentar algo em sua cultura musical.

Bruno Grilo
Veterano
# fev/07
· votar


Atomic

muito loko, fala ae!! hhuehuehuehue

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar


Sabem de algum folk nacional? Acho que Belchior pode ser considerado.

grafitte
Veterano
# fev/07
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voz, violão e muita história pra contar