De Mississippi para o mundo.

Autor Mensagem
Guilherme.
Veterano
# jan/07 · Editado por: Guilherme.
· votar

Luigi LeBeau
alguma ideia pruma biografia?
Então cara, tenta fazer de alguma banda/artista mais desconhecido, que é pro pessoal conhecer, se não der, posta a biografia de algum conhecido que enriquece o tópico da mesma maneria :)

Penta_Blues
Obrigado pela colaboração ao tópico! Sobre a sua observação - muito boa por sinal - acho o seguinte: Independente dos escravos imigrantes serem africanos, o som não deixa de ter nascido nas lavouras dos EUA, sendo os lamentos cantados por africanos ou americanos. Pelo menos isso é o que eu sempre soube...

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar

Guilherme.
mas aki, poucas pessoas conhecem Leadbelly e Blind Lemon (soh os bluesmen mesmo! ehehehe)
vou tentar por da Bessie Smith ou da Ma Raney... ou ainda do Willie Dixon! eh... vou bolar algo! eheehhe

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

Luigi LeBeau
Boa, cara. Vou pensar em algo também, nacional talvez.

Penta_Blues
Moderador
# jan/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa tarde!!!

Guilherme.
Cara, o interessante é estabelecer sob que ponto de vista analisamos o Blues. Se como uma forma de expressão ou como um gênero musical.
Como forma de expressão, o Blues tem raízes mais profundas que os campos de algodão. Cantores africanos chamados "griots" já usavam esta forma de expressão meio cantada/meio recitada de versos longos, livres e poéticos.
Como gênero musical o Blues se desenvolveu a partir da adaptação de instrumentos e do surgimento de uma notação musical que possuia estrofes construidas a partir de três breves frases musicais com doze compassos.
Claro que seu ponto de partida, seja qual for, nunca poderá ser definido pois seus autores (negros) eram oprimidos pelo sistema da época e seus divulgadores (brancos) escolhiam o que bem entendessem, ou seja, a verdadeira origem se pedeu.
Valeu!!!

Eric Clapton
Veterano
# jan/07
· votar

Eu sou fanzaço do Eric Clapton... apesar dele não tocar somente blues.
Mas o From The Cradle, por exemplo, é animal!
Curto muito o timbre dele tb!
(2)

Guilherme.
Veterano
· votar

Penta_Blues
Pode crer... Mas ainda acredito que esteja correto o título do tópico, pois o Blues foi exportado de Mississippi(até onde eu sei), independente das etnias que o fizeram.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar

Keb'Mo, alguém já ouviu esse cara? Simplesmente espetacular, padrão do clapton, a última grande revelação que vi.

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

jimmt vandrake
Já ouvi, sonzeira... Alguém citou aqui no fórum, talvez até seja você que tenha citado, mas não me lembro.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar

Guilherme.
Olha só. o site do cara é
www.kebmo.com da para ouvir muitas amostras dele lá, mas separei este trecho aqui, http://www.sonybmgmedia.com/streams/wm.asx?id=1020291

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar

Boa noite!!!

Guilherme.
Tem um nome aqui no Brasil que é respeitadíssimo no cenário Blues.
O cara se chama Robson Fernandes, toca gaita e já tem uns dois CD´s lançados.
Valeu a pena ouvir este cara!
Valeu!!!

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar

Essa aqui tbm é foda:
http://www.sonybmgmedia.com/streams/wm.asx?id=287473

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar

jimmt vandrake
ah, eu falo sempre do Keb' Mo por aki... ele h fera, dos novatos eh o melhor mesmo (talvez junto com o Bonamassa)... muito loko!!

Penta_Blues
cara, eu vi alguns shows dele, ele tem um estilo meio "fritador louco" ehehehe, tipo Sonny Boy I, bem legal, o cara q faz dupla cmg de blues antigo (violão, gaita e vozes) foi aluno dele, mas prefere o estilo de Sony e Brownie...

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar

Luigi LeBeau
Putz ainda bem que vcs conheçem, se não eu ia ficar sozinho por aqui e boiando.

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar

Bom dia!!!

jimmt vandrake
Não é o tipo de Blues que prefiro. Na minha opinião trata-se de um músico com influências Blues, mas o "sabor" Blues em suas músicas está muito "diluído" pro meu gosto.
Eu não o classificaria como Bluesman. Só minha opinião...
Valeu!!!

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

Penta_Blues
Tenho um cd aqui do Robson Fernandes, realmente, é muito bom...
Cara, sobre o keb'mo, também acho um tanto quanto diferente o seu formato de blues, voltado ao pop, mas ainda acho bom o som.

Todos
Esse tópico tá bem legal.

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar

Boa tarde!!!

Guilherme.
mas ainda acho bom o som.
Quanto a isso eu também concordo com vc. O cara é muito bom!
E como não gosto de rótulos muito rígidos, Keb'Mo também frequenta tranquilamente praias Bluesy...rs
Valeu!!!

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

up.

Guilherme.
Veterano
· votar

B.B. King

Riley B. King, mais conhecido como B.B. King, nasceu em um plantação de algodão em 16 de setembro de 1925 em Itta Bena, perto de Indianola no Mississippi, Estados Unidos da América.

Teve uma infância difícil – aos 9 anos, o bluesman vivia sozinho e colhia algodão, trabalho que lhe rendia 35 centavos de dólar por dia. Começou por tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Igreja com a Second Street e chegou mesmo a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite. Hoje é um dos mais reconhecidos guitarristas de Blues da atualidade. Por vezes, referido como o Rei do Blues.

B. B. King começou a tocar na rua para ganhar alguns trocados, ainda em sua cidade natal. No ano de 1947, partia para Memphis, no Tennessee, apenas com sua guitarra e $2,50 dóláres. Como pretendia seguir a carreira musical, a cidade de Memphis, cidade onde se cruzavam todos os músicos importantes do Sul, sustentava uma vasta competitiva comunidade musical em que todos os estilos musicais negros eram ouvidos.

Nomes como Django Reinhardt, Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, Charlie Christian e T-Bone Walker tornaram-se ídolos de B.B. King.

"Num sábado à noite ouvi uma guitarra elétrica que não estava a tocar espirituais negros. Era T-BONE interpretando "Stormy Monday" e foi o som mais belo que alguma vez ouvi na minha vida."- recorda B.B. King. "Foi o que realmente me levou a querer tocar Blues".

A primeira grande oportunidade da sua carreira surgiu em 1948, quando actuou no programa de rádio de Sonny Boy Wiliamson, na estação KWEM, de Memphis. Sucederam-se atuações fixas no "Grill" da Sixteenth Avenue e mais tarde um spot publicitário de 10 minutos na estação radiofónica WDIA, com uma equipe e direcção exclusivamente negra. "King’s Sport", patrocinado por um tónico, tornou-se então tão popular que aumentou o tempo do transmissão e se transformou no "SEPIA SWING CLUB".

KING precisou de um nome artístico para a Rádio. Aquilo que começou por ser "BEALE STREET BLUES" foi abreviado para "BLUES BOY KING" e eventualmente para B.B.KING. Por mera coincidência, o nome de KING já incluia a simples inicial "B", que não correspondia a qualquer abreviatura.

Pouco depois do seu êxito "THREE O’CLOCK BLUES", em 1951, B.B.King começou a fazer turnês nacionais sem parar,atingindo uma média de 275 concertos/ano. Só em 1956 B.B. e a sua banda fizeram 342 concertos! Dos pequenos cafés, teatros de "gueto", salões de dança, clubes de jazz e de rock, grandes hotéis e recintos para concertos sinfónicos aos mais prestigiados recintos nacionais e internacionais, B.B. KING depressa se tornou o mais conceituado músico de Blues dos últimos 40 anos, desenvolvendo um dos mais prontamente identificáveis estilos musicais de guitarra, a nível mundial. O seu estilo foi inspirador para muitos guitarristas de rock - MIKE BLOOMFIELD, ALBERT COLLINS, BUDDY GUY, FREDDY KING, JIMI HENDRIX, OTIS RUSH, JOHNNY WINTER, ALBERT KING, ERIC CLAPTON, GEORGE HARRISON e JEFF BECK foram apenas alguns dos que seguiram a sua técnica como modelo.

Em 1969, B.B.KING foi escolhido para a abertura de 18 concertos dos ROLLING STONES. Em 1970 fez uma turnê pela Uganda, Lagos e Libéria, com o patrocínio governamental dos E.U.A.

Começou a participar da maioria dos festivais de Jazz por todo o Mundo, incluindo o NEWPORT JAZZ FESTIVAL e o KOOL JAZZ FESTIVAL NEW YORK, a sua presença tornou-se regular no circuito por universidades e colégios.

Em 89 fez uma tourne de três meses pela Austrália, Nova Zelândia, Japão, França, Alemanha Ocidental, Holanda e Irlanda, como convidado especial dos U2, participando igualmente no álbum "RATTLE AND HUM", deste Grupo, com o tema "WHEN LOVES COMES TO TOWN".

Em 26 de Julho de 1996, B.B.KING, aproveitando o fato de ter um concerto agendado para Stuttgart, Alemanha, deslocou-se propositalmente de avião até à base aérea de Tuzla, para atuar perante tropas da Suécia, Rússia, Bélgica e E.U.A., estacionadas na Bósnia num esforço conjunto de manutenção da paz. No dia seguinte, voou para a base aérea de Kapsjak, para nova atuação junto de tropas norte-americanas. B.B.KING confessa: "Foi emocionante atuar para estes homens e mulheres. Apreciamo-los e queremos que eles saibam que têm o nosso total apoio na sua árdua tarefa de manutenção da Paz."

B.B.KING terminou 1996 com uma turne pela América do Sul, com concertos no México, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e, pela primeira vez no Perú e Paraguai. O "REI DOS BLUES" totaliza mais de 77 países onde atuou até hoje !

Ao longo dos anos tem sido agraciado com diversos " Grammy Awards": melhor desempenho vocal masculino de Rhythm & Blues, em 1970, com "THE THRILL IS GONE",melhor gravação étnica ou tradicional, em 1981, com "THERE MUST BE A BETTER WORLD SOMEWHERE", melhor gravação de Blues tradicionais, em 1983, com "BLUES’N JAZZ" e em 1985 com "MY GUITAR SINGS THE BLUES". Em 1970, "INDIANOPOLA MISSISIPI SEEDS" concede-lhe o "Grammy" de melhor capa de álbum. A Gibson Guitar Co. nomeou-o "Embaixador das guitarras GIBSON no Mundo" - quem poderia desempenhar melhor este papel?

Curiosidades

Uma das imagens de marca de King é chamar às sua guitarras o nome de "Lucille" - uma tradição que vem desde a década de 1950. No inverno de 1949, King se apresentou num salão de dança em Twist, no Arkansas. Com o intuito de aquecer o salão, acendeu-se um barril meio cheio de querosene no centro do salão, prática muito comum na época. Durante a apresentação, dois homens começaram a brigar e entornaram o barril que imediatamente espalhou chamas por todo o lado. Durante a evacuação, já fora do estabelecimento, King apercebeu-se de que tinha deixado a sua guitarra de 30 dólares no edifício em chamas. Voltou a entrar no incêndio para reaver a sua Gibson acústica, escapando por um triz. Duas pessoas morreram no fogo. No dia seguinte, soube que os dois homens tinham começado a briga devido a uma mulher chamada Lucille. A partir dessa altura, passou a a designar as suas guitarras por esse nome, para "se lembrar de nunca mais fazer uma coisa daquelas."
Quando foi perguntado ao cantor John Lennon sobre sua maior ambição, ele disse que era tocar guitarra como B.B. King.
BB King era considerado o melhor guitarrista do mundo por Jimi Hendrix.
Um anime japones por nome "Beck - Mongolian Chop Squad" teve influencias do bluesman BB King. Por vezes, ele é citado e ainda tem a guitarra "Lucille".

A Guitarra

Iniciou utilizando uma Fender Telecaster
Passou a utilizar uma Gibson ES-355, modelo que foi substituído pela B.B. King Lucille, um modelo baseado na ES-355.
Uma das características de King é chamar às sua guitarras o nome de "Lucille" - uma tradição que vem desde a década de 1950.
No dia 19 de dezembro de 1997, apresentou Lucille ao Papa João Paulo II em um concerto no Vaticano.
No dia 5 de novembro de 2000, doou uma cópia autografada de Lucille para o Museu de Música Nacional, Estados Unidos da América.

Honras e Prêmios

Em 15 de dezembro de 2006 o Presidente americano George W Bush prêmiou King com a Medalha Presidencial da Liberdade.
Em 2004, ele foi premiado como Ph.D honorário da Universidade de Mississippi e o Conservatório Sueco Real lhe premiou com o Prêmio de Música Polar, por suas contribuições significantes para os blues.
King foi agraciado com a Medalha Nacional de Artes, em 1990, nos Estados Unidos da América.
Ganhador de diverosos Grammys de 1971 a 2006.

Algumas Músicas

Three O Clock Blues (originalmente a primeira música que levou B.B King ao sucesso)
Why i sing the blues?
The Thrill is Gone
Rock Me, Baby
No Body Loves Me But My Mother
Riffin
Blues Funk

Albums

King of the Blues (1960)
My Kind of Blues (1960)
Live at the Regal (Live, 1965)
Lucille (1968)
Live and Well (1969)
Completely Well (1969)
Indianola Mississippi Seeds (1970)
B.B. King In London (1971)
Live in Cook County Jail (1971)
Lucille Talks Back (1975)
Midnight Believer (1978)
Live "Now Appearing" at Ole Miss (1980)
There Must Be a Better World Somewhere (1981)
Love Me Tender (1982)
Why I Sing the Blues (1983)
B.B. King and Sons Live (Live, 1990)
Live at San Quentin (1991)
Live at the Apollo (Live, 1991)
There is Always One More Time (1991)
Deuces Wild (1997)
Riding with the King (2000)
Reflections (2003)
The Ultimate Collection (2005)
B.B. King & Friends: 80 (2005)

Frases e Citações

"Chegar aos 50 já parecia difícil para mim. Cresci no campo, não tínhamos remédios, médicos e hospitais como na cidade. Dirigi caminhão, trator, colhi algodão, arei com mulas. Naquela época, se a gente não tivesse brancos que se importassem conosco, não haveria mais negros no Mississippi. Um branco podia matar um negro quando quisesse que nada lhe acontecia. Mas tinha muitos brancos que defendiam a gente. Tive sorte."

"Não tive a sorte de alguns músicos de rock'n'roll. Um monte deles vai para a estrada por três ou quatro meses e depois param por dois ou três anos. Nunca consegui fazer isso, sou um cantor de blues. Nós, músicos de blues, não somos muito populares, não tocam nossas músicas como fazem com outros estilos. Aprendi cedo que eu tinha que ir pessoalmente levar minha música porque as pessoas não a recebem pelo ar. Por isso não me aposento, não posso me dar este luxo."

-----------------------------
Fonte: Wikipedia
Site Oficial: BBKing.com
-----------------------------

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar

Boa tarde!!!

Guilherme.
B.B. King: Simplesmente exemplo de humildade!...
Valeu!!!

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

Penta_Blues
É, o cara é foda.

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar

Guilherme.
Bem, então vou mandar uma trinca de Reis que valem por uma quadra de Ases...rsrsrs
BB King, Freddy King, e Albert King...
Valeu!!!

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

Penta_Blues
Rsrs...

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

Penta_Blues
O que acha de postar biografias mesmo dos mais famosos?

Penta_Blues
Moderador
# jan/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Guilherme.
Cara, acho que conhecimento nunca é demais.
Até porque muita garotada aqui do FCC não conhece nem mesmo os mais famosos...
Aliás, não só a garotada...rsrsrsrs
Valeu!!!

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar

Penta_Blues
Rs... Pode crer.

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar

Postarei mais biografias...

Luigi LeBeau
Veterano
# fev/07
· votar

Guilherme.
valeu animal!! a majestade eh merecida!!

Bem, então vou mandar uma trinca de Reis que valem por uma quadra de Ases...rsrsrs
BB King, Freddy King, e Albert King...

e vale mesmo! soh uam duvida, a guitarra de Albert chama-se "Lucy", e a do Freddy, tem nome??

Até porque muita garotada aqui do FCC não conhece nem mesmo os mais famosos...
Aliás, não só a garotada...rsrsrsrs

verdade....

eu prometi algumas mas ainda naum fiz, estive meio correndo, farei assim q der!!!
valeu!!

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar

Luigi LeBeau
Pode crer, quando sobrar um tempo, posta aí umas biografias :)

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa noite!!!

Gostaria de começar minha primeira (espero de muitas, caso vcs gostem) biografia com um Bluesman que eu considero fundamental no desenvolvimento da guitarra Blues.
Um cara que influenciou músicos como BB King, Buddy Guy, Otis Rush, Chuck Berry, Jimi Hendrix, Steve Ray Vaughan, James Brown e o menos conhecido Eu mesmo...rs
T- Bone Walker
Aaron Thibeaux Walker nasceu em Linden (Texas) no dia 28 de maio de 1910. Seu nome vem da palavra crioula "T-Bow" ou "T'Beau" que significa bonito, mas seu apelido alguns afirmam que provém da degeneração de seu nome quando este foi escrito de maneira equivocada (T-Bone).
Ainda garoto interessou-se por música quando começou a frequentar a "Holy Ghost Church", em Dallas, após a separação de seus pais. Seu padrasto e seu primo lhe ensinaram a tocar banjo e permitiram mais tarde que tocasse em sua banda.
Em 1920, acompanhava Blind Lemon Jefferson pelas ruas de Dallas como seu guia e também como coletor das doações dos ouvintes, passando a latinha entre os presentes.
Em 1924 passou a fazer parte do Big B Tonic Medicine Show (aqueles shows que vendiam tônicos milagrosos) como músico, bailarino, cantor e comediante.
No final dos anos 20 fez turnê com a cantora Ida Cox e em 1929 entrou pela primeira vez em estúdio.
Embora suas primeiras gravações tivessem sido feitas no Texas, foi na Califórnia que seu estilo se definiu, quando após ter tocado banjo, bandolim, violão, ukelele, órgão, piano e violino, optou pela guitarra.
Até 1935, como se viu, seus instrumentos eram entre outros o banjo e o violão mas, a partir deste ano, ao se mudar para a Califórnia, decidiu-se pela guitarra, introduzindo-a no Blues influenciado pelo estilo de Blind Lemon.
Foi um virtuoso do instrumento em sua época e utilizava técnicas e recursos jazzisticos que outros Bluesmen nem sequer imaginavam, tocava com os dentes e com a guitarra atrás da cabeça (lembra alguém?!...rs).
Suas principais influências foram o já citado Blind Lemon Jefferson, Charlie Christian, Django Reinhardt, Scrapper Blackwell, Lonnie Johnson, Louis Jordan, Jimmy Rushing e Leroy Carr.
Em 1939 gravou "T-Bone Blues" e seguiu gravando canções que aumentaram sua reputação como Bluesman e permitiram manter sua popularidade. Interessante destacar que T-Bone gravou com vários Selos, entre eles a Columbia, Capitol, Black & White e Imperial.
Em 1962 T-Bone atravessou o Atlântico para cantar na Europa participando do "I American Folk Festival" juntamente com John Lee Hooker, Sonny Terry & Brownie McGhee e Willie Dixon.
Vencedor do Grammy com o álbum "Good Feeling", de 1973, T-Bone parou de gravar e se apresentar no ano seguinte, por conta do agravamento de uma úlcera estomacal provocada pelo alcoolismo.
T-Bone Walker, como a maioria dos Bluesmen, gostava de mulheres, jogo e bebida, mas foi um bom pai de família, apesar de namoros e filhos extra-conjugais. Faleceu no dia 16 de março de 1975 num hospital e foi enterrado no cemitério de Inglewwod, Los Angeles.
Valeu!!!

Guilherme.
Veterano
# fev/07
· votar

Penta_Blues
Boa!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a De Mississippi para o mundo.