De Mississippi para o mundo.

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


Presente para o povo do fórum, to postando um cd do André Cristovam chamado Mandinga, ótimo cd, muito bem trabalhado, você percebe que ele tem um vocabulário muito maior que de outros músicos de blues, o único porém é o Disco sem em Português o que não agrada muito a alguns, mas eu não me importo, acho até legal.

http://www.4shared.com/file/9436266/fb97cb33/Mandinga.html

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


Outra coisa legal é que ele não soa como cópia, ele é um bluesman autêntico, diferente de outros bluesmans Brasileiros.

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


Valeu Atum Bluesman.

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


Biografia: Flávio Guimarães

Em vinte anos de carreira, Flávio Guimarães produziu quatro cds próprios e nove com o Blues Etílicos. Gravou dezenas de participações em discos de artistas dos mais diferentes estilos, tais como Titãs, Fernanda Abreu, Cássia Eller, Zélia Duncan, Luiz Melodia, Renato Russo, Zeca Baleiro, Fagner, Rita Lee, Kid Abelha, Ed Motta, Gabriel O Pensador e Alceu Valença, entre outros.

Foi escolhido duas vezes por B. B. King para abrir seus shows no Brasil, em 1999 e 2004. Tendo participado dos nossos principais festivais internacionais: Free Jazz, Rock in Rio II, Heinecken Concerts, Nescafé Blues e Natu Blues Festival, tocou com Buddy Guy em 1989 e 1991 e com Magic Slim em 1993 e abriu a turnê brasileira de Robert Cray em 1997.

O músico é o único endorser das gaitas Hohner em toda América do Sul.

Sua gaita pode ser ouvida em diversas trilhas e comerciais, destacando-se a recente Bang Bang, da Globo. Mesmo sendo basicamente um músico de Blues, Guimarães está finalizando um CD de música brasileira, onde uma das músicas, Girando na Renda, em parceria com Pedro Luís e Sérgio Paes, acaba de conseguir o terceiro lugar no Festival de Música da Cultura.

Flávio mantém um constante intercâmbio com alguns dos melhores gaitistas do mundo. Realizou shows e gravações com Charlie Musselwhite, Howard Levy, Mark Hummell, Mark Ford e Sugar Blue. Participou da banda que acompanhou Taj Mahal no Brasil, dentro do Heinecken Concerts, em 1999. O show se transformou em especial da TV Cultura. Fez parte também das bandas de Brian Lee e Walter Wolfman Washington em seus shows no país.

Sua apresentação na convenção mundial de gaitistas, realizada em 1996 nos Estados Unidos, rendeu uma ótima crítica na publicação especializada American Harmonica Newsletter: " Flávio tem um ótimo toque na gaita e imaginação que o leva bem além de uma performance convencional. Ele toca Blues com um estilo jazzístico e empolgou o público na convenção do SPAH, em St. Louis."

Em maio de 2003 apresentou-se em Miami com a banda Iko Iko, no Tobacco Road e com Bruce Ewan and the Solid Senders no Baltimore Blues Festival. Já tocou também na Holanda, Inglaterra e Argentina.

Em 2004, tocou no Festival de Blues e Jazz de Rio das Ostras, na mesma noite que Stanley Jordan. Abriu pela segunda vez, juntamente com o Blues Etílicos, o show de B. B. King no Rio. Foi convidado para ser o diretor musical da Natu Nobilis Blues Band. A banda, por ele formada, incluiu Nelson Faria e Otávio Rocha nas guitarras, Toni Botelho no contrabaixo e André Tandeta na bateria, além do convidado especial, Paulo Moura, no clarinete. Com um repertório mesclando blues, jazz e música brasileira e um show totalmente instrumental, a banda foi a principal atração nacional do Natu Nobilis Blues Festival, realizado nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba em abril.

O maestro Paulo Moura retribuiu o convite, convidando-o para alguns dos mais expressivos festivais de música instrumental do país: o Festival Instrumental de Cascavel, no Paraná, em 2004 e o do Conservatório Musical de Tatuí, no estado de São Paulo, em 2005.

Ainda em 2005, participou do Festival Visa Blues and Jazz, em Búzios e no festival Música e Estilo, no Fashion Mall, no Rio. Fizeram parte da programação destes festivais nomes como Vernon Reid, Ed Motta, Leo Gandelman, Francis Hime, Yamandu Costa e Paulo Moura entre outros.

Lançou em novembro de 2005 seu quarto cd pela Gravadora Eldorado.

Em junho de 2006, Flávio preparou sua banda para uma turnê no Brasil com o lendário bluesman Charlie Musselwhite. Apresentaram-se juntos no Programa do Jô Soares e realizaram cinco shows nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Seu novo cd, em parceria com a Prado Blues Band, sai dia 15 de agosto próximo, pelo selo Chico Blues' Records.

---------------------------------------------------------------------- ----------

Vejamos o que a crítica especializada diz de seus trabalhos anteriores:

"Navegaita é uma viagem além do blues tradicional, em direção à música brasileira, onde o virtuosismo do artista faz a gaita dialogar com as percussões de um maracatu, com clarineta, berimbau e atabaques."
CLASSE , Revista de bordo da TAM. 30/10/2002.

"Considerado com justiça o maior gaitista de boca do Brasil."
Jornal da Tarde, José Nêumane (editor). 3/11/2002.

"Virtuose e pioneiro do blues no Brasil, Flávio Guimarães depurou este seu terceiro CD solo em quase dois anos de trabalho. As músicas se sucedem em suaves variações, descortinando-se um horizonte sonoro novo: a quase mescla do blues com a música popular brasileira. O charme de Navegaita está em manter as digitais de cada gênero, sem deixar de fazê-los discutir amigavelmente. Exemplo raro de respeito às diferenças no ambiente da pura navegação sonora. "
Revista BRAVO. Luiz Antônio Giron. 12/2002.


---------------------------------------------------------------------- ----------
Sobre o CD Cor do Universo, do Blues Etílicos, lançado em 2003 :

"A veterana banda carioca de blues roqueiro raramente erra. O instrumental é ótimo e não há gaitista como Flávio Guimarães".
Folha de São Paulo, 26/5/2003.


---------------------------------------------------------------------- ----------
Sobre seu segundo CD, On The Loose, lançado em 2000:

"On The Loose mostra o gaiteiro do Blues Etílicos decifrando a matemática do blues, na qual menos é igual a mais. Desenvolve um fraseado sutil, melódico e com poucas notas exploradas ao máximo."
Folha de São Paulo, janeiro de 2000

"Graduado na matéria blues made in Brasil, Flávio Guimarães puxa o nível para cima e mostra como se faz no seu novo CD."
O Globo, janeiro de 2000

"Flávio é top de linha indiscutível no país. Titãs, Kid Abelha, Cássia Eller, Fernanda Abreu, O Pensador e Luiz Melodia atestam..."
Revista SHOWBIZZ, 6/1999


---------------------------------------------------------------------- ----------
Sobre Little Blues, seu primeiro CD:

"Flávio Guimarães lança um disco solo de blues e jazz de uma competência atroz. Sua voz ganha uma maior cadência blues, ele segura bem na gaita."
Jornal do Brasil, Julho de 1995

"Guimarães faz show entre o blues e o jazz. Em duas apresentações no Centro Cultural, gaitista do Blues Etílicos mostra porque é o melhor do Brasil."
Folha de São Paulo, setembro de 1995

Fonte: Flávio Guimarães - Site Oficial

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


Mas o fato é que gosto demais de guitarristas como Blues Saraceno
q de Blues soh tem o nome...

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


Guilherme.
bela biografia....
sabe oq eu vou fazer, tentar arrumar de fazer uma entrevista com o Andre ou com o Marcos e postar aki!! seria loko!
a amanha (ou depois) coloco outra pqna biografia, talvez Leadbelly (genial!) ou Sonny Boy Williamsom ou ateh do Robert Johnson!
abraços!
ouviram o som do Blind Lemon?

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


Luigi LeBeau
Ouvi, bem legal, não é todo mundo que vai gostar mas... \o\
Depois baixa o Cd do André Cristovam que postei^^

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/07
· votar


Atum Bluesman
Depois baixa o Cd do André Cristovam que postei^^

eu jah estou em 20% do CD ...

Luigi LeBeau
ouviram o som do Blind Lemon?

vou baixar agora ...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jan/07
· votar


Não se pode esquecer o Zé da Gaita...

O cara foi dos primeiros em Blues no Brasil e principalmente no cenário carioca. Se confunde com a Rádio Fluminense e o Circo Voador...

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


Luigi LeBeau
Sim, tente fazer isso...

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


Atum Bluesman
eh um Blues bem rural, ele eh da decada de 20 afinal!! hehehhe assim como Leadbelly e Johnson...

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


outra pequena biografia, seguida de um som, claro! hehehehe
Leadbelly:Huddie Leadbetter, conhecido como Leadbelly (barriga de chumbo) era filho de um negro com uma india e nasceu em Mooringspot, Lousiana, em 1889. Leadbelly tocava gaita, piano, acordeon, bandolin e violão (principalmente de 12 cordas, que conheceu no Texas). Ele tbm foi o bluesman preferido da policia: foi acusado ateh de homicidio e passou algumas temporadas na prisão.
Aos 10 anos ganhou um acordeon e aos 13 ja tocava em bailes da região. Ele dizia: "os franceses da Louisiana gostavam de acordeon, nos, negros, gostavamos mesmo de violão. Então eu tocava os dois e ficava numa boa!". Como praticamente todos os negros do campo, Leadbelly colhia algodão e cuidava de gado durante a semana. Ele mesmo admitia ser "um menino terrivel": Aos 15 anos foi acusado de engravidar a filha de um vizinho, um ano depois, a mesma menina, solteira, engravidou de novo e Leadbelly teve q se mandar dali (naturalmente!): armou-se com um violão e uma Colt (sim, aos 16 ele tinha um revolver!) e foi tentar a vida na cidade grande, Dallas! Sua vida na cidade, a principio, não era tão diferente: trabalhava nas fazenda na epoca da colheita e nos clubes e bordeis na epoca do plantio. Porem, sua "maldição" era forte: em um baile, um cara abriu sua cabeça com uma garrafa, em outro, um assaltante "esculpiu" um colar em seu pescoço que ficou pra vida toda, com uma faca. Leadbelly naum era nenhum coitado tbm: mulherengo, qse sempre "passava a vara" em todas mesmo, mas uma vez levou um NÃO de uma moça e resolveu estupra-la (falem serio, v6 achavam q o Mike Tyson q era barra pesada neh??). Resultado: sua primeira condenação a cadeia (q, no terceiro dia, fugiu por uma plantação!). Em outra ocasião, enquanto Lead atravessava um rio com dois companheiros, uma discussão se iniciu e um deles disse q Huddie viu "partes" da mulher do outro: sem pensar duas vezes, Lead sacou a arma e lhe deu um tiro na testa: 30 anos de prisão em 1917! Dizem q, dessa vez, Leadbelly tentou se matar, mas naum teve sucesso. Ateh q certo dia o governador do Texas foi visitar a prisão e Laedbelly tocou o Blues pra ele, q ficou encantado e prometeu q libertaria Leadbelly. Em 1925, ele foi solto! Mas em 1930 ele voltou pra cadeia, dessa vez por esfaquear 6 homens q queria por uisque em sua marmita! Mas dessa vez, sua sorte iria mudar: Lomax, um pesquisador de musicas do sul dos EUA ouviu Huddie na cadeia e ficou impressionado. Pagou sua liberdade e o contratou para ser seu motorista, em 1931.
Leadbelly então decidiu se aquietar um pouco, casou-se em 1935 e mantia um comprometimento profissional muito responsavel. Curiosidade: durante toda sua vida, Leadbelly fez sucesso como musico independente, nunca fechou com gravadoras e suas gravaçoes eram feitas numChale de uma amiga de Lomax, em Connecticut.
Leadbelly virou um musico muito ouvido por universitarios (mas raramente tocava para eles, plateia branca era coisa rara para um negro nos EUA) por ser um sujeito engajado em causas trabalhistas.
Leadbelly foi o primeiro musico de folk e blues e tocar fora do sul dos EUA e o primeiro musico americano a tocar na Europa, pouco antes de morrer. De 1949 data seu ultimo registro, para a biblioteca do Congresso, o negão ja estava muito debilitado por conta da esclerose lateral. Em 6 de dezembro de 1949, Huddie Leadbetter morre em Nova Iorque.
no inicio dos anos 60, jovens como Bob Dylan mostravam ao mundo musicas inspiradas por Leadbelly (e em seu contemporaneo, Woody Guthrie) q se tornara um dos musicos mais influentes da musica folk americana!

Leadbelly - Midnight Special

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


Luigi LeBeau
\o\

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


Atum Bluesman
"Carne de Pescoço" do André Cristovam, achei muito boa, cara!

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Se vcs querem ouvir blues de verdade começe ouvindo robert johnson(raiz pra kct, déc de 20 e 30), depois ouçam mais muddy waters, bb king e john lee hooker.Agora q vc já tem noção do que é o blues ouça buddy guy, eric clapton, robert cray, stevie ray vaughan e também jimi hendrix é lógico.Valew.

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


(raiz pra kct, déc de 20 e 30),
foi postado ja dois anteriores: Blind Lemon e Laedbelly!! hehehe
o foda de por a biografia do Johnson eh q tem muitas historias em cima,e h muito isterio, eh foda de escrever, usaria muitas linhas... ai ninguem le... se quiserem de algum bluesman ai, podem pedir, ai eu vejo oq eu posso fazer! hehehehehehehehe abraços!!

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


se bem q o Leadbelly ficou grande pra porra... mas vale a pena ler, eh rapidinho e a historia dele eh show!! ehehehe

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jan/07
· votar


Para mim o Luther Allisson é um dos melhores, seguido pelo Elmore James e o Blind Lemmon Jefferson... pelo menos são os que eu mais costumo escutar.
Leadbelly escutava mais... agora nem tanto.

Dos atuais (e bota atuais nisso) eu gosto do Johnny Lang, um menino que foi "abençoado" pelo Eric Clapton... literalmente.

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


ServeTheServants
puts, Luther Allison eh legal pra caramba!! Elmore James dispensa comentarios, ams o Johny Lang deixou de fazer Blues ja faz um tempinho... grvaou com o Hanson e td...

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Luigi LeBeau

verdade véio... não se sabe nem como o cara morreu direito.

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


Mais discos? biografias? curiosidades? artistas?


up.

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


zoso
veja entaum a historia do Blind Lemon, q ta na pagfina dois, as hipoteses de morte dele saum sinistras! ehehe

Guilherme.
amanha coloco outra, e uma musica tbm, claro! hehehehe

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


Luigi LeBeau
Valeu :)

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


Pô, cara, Eric Sardinas é um blues com muita "pegada", achei bem legal o som.

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


Guilherme.
alguma ideia pruma biografia?

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

Guilherme.
Eu tinha originalmente postado este texto em outro tópico, mas acho que aqui também é um bom lugar pra ele ficar.
Quero iniciar minha participação neste tópico com o mais simples sobre o assunto Blues: seu significado...
A palavra Blues já existia no vocabulário inglês "isabelino" muito antes do gênero surgir nos Estados Unidos trazido pelos escravos africanos. O? termo tinha várias acepções: nos anos 30 e 40 do século XIX dizer "I´ve got the blues" significava estar entediado, cansado da monotonia, do ócio. Nos anos 60 do mesmo século a palavra recebeu uma conotação de infelicidade. Mais tarde no início do século XX, ao se usar pela primeira vez o termo blues para o título de uma música, Hart Wand deu à palavra o significado de saudade quando, ao tocar uma breve melodia, um zelador afro-americano que o ouvia passou a acompanha-lo assobiando a mesma canção disse "isso me dá saudades (blues no original) de Dallas".

Guilherme.
Me permita mais uma observação.
O título do tópico não faz justiça à mais provável origem do Blues. Se me permite, na minha opinião, seria "Da Africa para o mundo".

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

Luigi LeBeau
Tudo indica q Jefferson comçou tocando em puteiros (sim, puteiros!), e sempre terminava a noite embriagado e com algumas... meninas de la...
Cara, me permita questionar esta parte do post. Não sei te dizer se é real ou se é pra deixar Blind Lemon com a "aura" de bluesman, mas a história que eu sei conta que Blind Lemon era um cara extremamente religioso. Tanto assim que aos domingos não interpretava Blues. Chegava cedo em casa após duras jornadas tocando por trocados nas ruas e não bebia, tanto que sua mulher tomava uisque escondido, mas os ouvidos aguçados que possuia lhe permitiam saber o quanto tinha na garrafa chacoalhando a mesma.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

Luigi LeBeau
Lá vou eu de novo...rsrsrs
Cara, Leadbelly se casou com a menina que engravidou um ano depois, aos 16 anos e, mais tarde aos 35 casou-se novamente. Em 1930 ele foi acusado de assalto e tentativa de homicídio.
Acho que vc tá querendo dar muita má fama ao Blues, hein meu camarada...rsrsrs
Quanto a biografias, conheço algumas de caras que me influenciam bastante: Albert King, Freddy King, Albert Collins, T-Bone Walker, Muddy Waters, Bo Diddley, Buddy Guy e mais alguns.
Valeu!!!

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues
sobre o Leadbelly:
naum, em 30 ele foi preso, a historia q eu escrevi foi sobre a acusação (em cima de documentos, naumd a rpa saber se rolou mesmo ou naum td isso) eheheh e em 35 se casou definitivamente, com Martha Leadbetter... aos 16 ele fugiu da cidadezinha dele, dizem q a vizinha teria outro filho dele, mas nunca foi comprovado (seria impossvel....DNA naum eh taum antigo! eheheeh

sobre o Blind Melon: sim, provavelmente ele era bem religioso, mas q bebia bebia, isso eh fato! ehehe e qnto a tocar na zona, era normal, era o unico lugar q ele tinha pra ganhar dinheiro mesmo...

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/07
· votar


Acho que vc tá querendo dar muita má fama ao Blues
Penta_Blues
eu naum, os caras q eram barra pesada! hehehehehehehe
logico q toda essa biografia gira em torno de hipoteses, pois tem-se pouquissimos documentos provando isso td.... vide a historia de Robert Johnson (q eh mais famosa)....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De Mississippi para o mundo.