leitura em compasso 6/4

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Kirk_Hammett



trocou tudo heauheuaheuaheuaheh



hauhauaha, foi a pressa
tava arrumando os esquemas pra a viagem

Diego João Lucas e Diego
Veterano
# jan/10
· votar


"Também ha aquele lance de que nem sempre se pode multiplicar os numeros por 2 que o que vai da é o certo...
o 8/8 por exemplo, não é o mesmo que o 4/4.... "


Primeiro não existe 8 por 8
è simples só exite compassos simples com 2, 3 4, 5 e 7 tempos, ou seja o número que fica por cima do compasso, agora o número debaixo pode ser semibreve, mínima, seminima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa.
Portanto para se saber se existe o compasso é simples:
fórmula para achar o compasso composto do simples:
por exemplo tenho um compasso 3 po4, qual é o composto?
Fácil é só multiplicar por 3/2
Então 3/4 x 3/2= 9/8 ( três seminimas pontuadas ou notas equivalentes a essas seminimas)
3/4=compasso ternário simples
9/8=compasso ternário composto

NÃO TEM COMO ACHAR UM 8 POR 8 MESMO, NÃO EXISTE

O NÚMERO DE CIMA DO COMPASSO COMPOSTO SÓ PODE SER 6, 9, 12, 15 OU 21 ( TODOS SÃO DIVISIVEIS POR 3, NOTARAM, ENTÃO PARA SE ACHAR O COMPASSO SIMPLES DO COMPOSTO É SÓ DIVIDIR POR TRÊS O NÚMERO DE CIMA DO COMPASSO E POR 2 O NÚMERO DEBAIXO)

Ken Himura
Veterano
# jan/10
· votar


Diego João Lucas e Diego
Não, não é bem por aí não.

Na música ocidental, só existem compassos binários, ternários e quaternários. O resto, que aparentemente não se encaixam nisso, são mistos - isto é, fusão de dois ou mais tipos de compasso.

Na música oriental, existe compasso de tudo quanto é tamanho, até tempos incompletos, como 10,5/4 por exemplo.

Necrophagist
Veterano
# jan/10
· votar


no guitar pro tem compasso 8/8
:D

fernando tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


bom o tópico é antigo....
6/4 é o composto de 2/2

são duas pulsações (tempo) cada uma com 3 "minimas"

----------------------------------------

Necrophagist
no guitar pro tem compasso 8/8
em sequenciadores tem essa "coisa" aparece no meu teclado também
sentende que isso vem de baterias eletronicas e sequenciadores antigos (decada de 80)
você tinha um pattern que só roda "um" compasso então se você quer uma levada com um detalhe mais de compasso sim e compasso não:
tum ta tum ta/ tum ta tum péin/

, então você faz um compasso de 8/8

Jabijirous
Veterano
# jan/10
· votar


Como não existe um compasso 8/8????????? Claro que existe!!


são 8 colcheias! O denominador é a unidade de tempo!!! e 8 é a colcheia, logo, existe sim!!

Você pode trabalhar de diversas maneiras tipo:

3+2+3
3+3+2
4+2+2
2+3+2+1
e por aí vai!!

fernando tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


são 8 colcheias! O denominador é a unidade de tempo!!! e 8 é a colcheia, logo, existe sim!!

não existe

compassos simples são 2, 3, 4, 5 e 7
compostos são estes simples multiplicados por 3
6,9,12,15 e 21

e só



"porque só" também não faço ideia, não escrevi a historia da música e nem pretendo muda-la, sempre quando se fala de musica ocidental são estes

Diego João Lucas e Diego
Veterano
# jan/10 · Editado por: Diego João Lucas e Diego
· votar


Necrophagist
no guitar pro tem compasso 8/8


Jabijirous
Como não existe um compasso 8/8????????? Claro que existe!!


são 8 colcheias! O denominador é a unidade de tempo!!! e 8 é a colcheia, logo, existe sim!!

Você pode trabalhar de diversas maneiras tipo:

3+2+3
3+3+2
4+2+2
2+3+2+1
e por aí vai!!


No cara música não é assim, ir pegando e somando e dá, música é matemática certa, as únicas somas que se podem fazer são:
de compassos quinários 5por4, 5 por8
que se soma um 3por4 mais um 2por4, ou vice e versa
e o setenário 7por4 ou 7por8
que se soma um compasso quaternário e um ternário ou vice- e- versa
então não vem com essas somas absurdas que não dão certo!!!
NO GUITAR PRO TEM 27por4 , tem 31 por 9. fala sério, não existe ne amigos, então você tem que saber usar o programa, nem tudo que parece é!!! VALEU!!!

Diego João Lucas e Diego
Veterano
# jan/10 · Editado por: Diego João Lucas e Diego
· votar


Ken Himura
Não, não é bem por aí não.

Na música ocidental, só existem compassos binários, ternários e quaternários. O resto, que aparentemente não se encaixam nisso, são mistos - isto é, fusão de dois ou mais tipos de compasso.

Na música oriental, existe compasso de tudo quanto é tamanho, até tempos incompletos, como 10,5/4 por exemplo.


Lógico que não vamos entrar nos méritos de compassos orientais, e quem disse que no ocidente eu não posso usar um 7 por 4, eu uso nas minhas transcrições e não sou do oriente, fala sério cara, música é uma linguagem mundial, não tem dessa, de cá usa esses compassos, e de lá usam esses, eu postei para dar uma luz para alguns que estavam sem saber o que é compasso simples e o que é composto, só pra facilitar!!!

Ken Himura
Veterano
# jan/10
· votar


No cara música não é assim, ir pegando e somando e dá, música é matemática certa, as únicas somas que se podem fazer são:
É cara, você tem que escutar Bartók, Stravinsky e Ligeti então. Quer algo mais puramente matemático que (2+3+2+3) / 8 ?

=p

Bartók - Dança em Ritmo Búlgaro #1 ( Compasso: 4+2+3/8):
http://www.youtube.com/watch?v=8CU_8CwFVvs

Bartók - Dança em Ritmo Búlgaro #2 ( Compasso: 7/4):
http://www.youtube.com/watch?v=WyjulJp8oMA

Bartók - Dança em Ritmo Búlgaro #3 ( Compasso: 5/4)

Bartók - Dança em Ritmo Búlgaro #4 ( Compasso: 3+2+3/8)

Bartók - Dança em Ritmo Búlgaro #5 ( Compasso: 2+2+2+3/8):
http://www.youtube.com/watch?v=rXVnd2NvNi4

Bartók - Dança em Ritmo Búlgaro #6 ( Compasso: 3+3+2/8):
http://www.youtube.com/watch?v=aMVDz-VQY6M


Não achei gravações da 3 e da 4, só procurar depois.
Lógico que não vamos entrar nos méritos de compassos orientais, e quem disse que no ocidente eu não posso usar um 7 por 4, eu uso nas minhas transcrições e não sou do oriente, fala sério cara, música é uma linguagem mundial, não tem dessa, de cá usa esses compassos, e de lá usam esses, eu postei para dar uma luz para alguns que estavam sem saber o que é compasso simples e o que é composto, só pra facilitar!!!
Quem disse que não pode usar no ocidente? Você tá ficando louco.

Só existem 3 tipos de compassos: binários, ternários e quaternários. O resto é mistura entre esses. Daí que vem o nome COMPASSO MISTO.

Diego João Lucas e Diego
Veterano
# jan/10
· votar


Ken Himura
Só existem 3 tipos de compassos: binários, ternários e quaternários. O resto é mistura entre esses. Daí que vem o nome COMPASSO MISTO.

Me impressionei agora com sua cultura musical, isso que é música de verdade Bartók,Stravinsky> olha nesse forum estamos tentando apenas explicar compassos simples, compostos, E MISTOS, já que você gosta de falar, quem não sabe que pra se ter um compasso quinario tenho que ter um binario mais um ternario ou vice e versa, pra se ter um ternario tenho que ter um quaternario mas um ternário e vice e versa, e várias somas de compassos como você gosta das músicas orientais, mas cara não me interessa nem um pouco músicas desses caras, mas se você gosta, é seu gosto, gosto não se discute!!!

Ken Himura
Veterano
# jan/10
· votar


Diego João Lucas e Diego
Amigo, se não te interessa este tipo de música, só posso lamentar. Agora, se você quer ser verborrágico e falar do que não sabe bem, não posso deixar.

Tipo isto aqui:
pra se ter um ternario tenho que ter um quaternario mas um ternário e vice e versa
Você se referia ao compasso de 7 ao invés de 3, não?

---
Mas de fato, já que você diz que as somas são inúteis, qual a diferença entre o 5/4 em que o binário vem antes do ternário e o que o ternário vem antes do binário?

Em números: (2+3)/4 e (3+2)/4.

Jabijirous
Veterano
# jan/10
· votar


Diego João Lucas e Diego


Amigo pegue um BOM livro de teoria e leia e depois vá nos grandes mestres, bartok é um deles!!

Ah você quer algo mais popular, pega o dream theater, ta cheio de "contas matemáticas"

Depois de ler seu BOM livro de teoria, vá ler um BOM livro de história da música!!

Aí a gente conversa!!

Diego João Lucas e Diego
Veterano
# jan/10 · Editado por: Diego João Lucas e Diego
· votar


Ken Himura
Mas de fato, já que você diz que as somas são inúteis, qual a diferença entre o 5/4 em que o binário vem antes do ternário e o que o ternário vem antes do binário?

Olha primeiro eu errei na hora de escrever, estava tarde, posso ter trocado o ternário pelo compasso setenário, blza!!!
Agora onde eu disse que as somas são inúteis, aí você já está inventando, se estou somando um ternário e um quaternário, um binário mais um ternário, agora está errado é você meu amigo!!!

Jabijirous

Amigo pegue um BOM livro de teoria e leia e depois vá nos

grandes mestres, bartok é um deles!!

Ah você quer algo mais popular, pega o dream theater, ta cheio de "contas matemáticas"

Depois de ler seu BOM livro de teoria, vá ler um BOM livro de história da música!!

Aí a gente conversa!!


Amigo pode ficar tranquilo, cada um escuta e lê o que quiser, não tenho nada contra quem escuta música Búlgara, mas cara meu negócio não é isso, você está discutindo uma coisa que não tem nada a ver com o forum, aqui estamos discutindo o compasso 6 por 4, ou não leu no começo, aí vcs veêm com esses artistas aí, não tem nada a ver!!!

Ken Himura
Veterano
# jan/10
· votar


Jabijirous
É. Estamos dando pérolas aos porcos.

Ken Himura
Veterano
# jan/10
· votar


Diego João Lucas e Diego
A propósito, existe diferença. É a acentuação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a leitura em compasso 6/4