signo de compasso

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # jun/07


    Pessoal,

    Me ajudem com algumas dúvidas por favor:

    1) O compasso binário só pode ser representado por 2/4 ou por outras frações também?

    2) Aprendi que o número de cima representa o número de tempos em cada compassos e o número de baixo representa o tipo da figura que representa esses tempos. Assim um compasso binário significa que é composto por dois tempos e que a figura utilizada é a quarta parte da semibreve, ou seja, a semínima.

    Contudo, não entendo porque ao invés de apenas semínimas, vejo alguns compassos binários compostos por mínimas, colcheias, etc.

    Alguém sabe me explicar qual é de fato a função do denominador no signo de compasso?

    Grata desde já.

    Thio
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Até onde sei, o denominador indica qual a figura rítmica que corresponderá a cada pulsação dentro de um compasso; e o numerador indica quantas pulsações terá cada compasso.
    Compasso binário é o que contém duas pulsações, não importando o denominador.

    Dogs2
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Dogs2
    · votar


    patti
    1) O compasso binário só pode ser representado por 2/4 ou por outras frações também?

    4/8, 8/16...

    porém isso é um desperdício e aumenta a pulsação

    2) Aprendi que o número de cima representa o número de tempos em cada compassos e o número de baixo representa o tipo da figura que representa esses tempos. Assim um compasso binário significa que é composto por dois tempos e que a figura utilizada é a quarta parte da semibreve, ou seja, a semínima.

    É.

    Contudo, não entendo porque ao invés de apenas semínimas, vejo alguns compassos binários compostos por mínimas, colcheias, etc.

    Uai, porque na música existem notas que devem ser tocadas mais rápidas que a semínima... dã


    Alguém sabe me explicar qual é de fato a função do denominador no signo de compasso?


    Você já respondeu: "representa o tipo da figura que representa esses tempos"

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    1) O compasso binário só pode ser representado por 2/4 ou por outras frações também?

    Binários simples:
    2/8, 2/4, 2/2 etc...

    e tem também os binários compostos:
    6/4 6/8, 6/16 etc...


    2) Aprendi que o número de cima representa o número de tempos em cada compassos e o número de baixo representa o tipo da figura que representa esses tempos. Assim um compasso binário significa que é composto por dois tempos e que a figura utilizada é a quarta parte da semibreve, ou seja, a semínima.

    O numero de cima indica o numero de pulsações num compasso, agora o de baixo indica que figura representará cada uma dessas pulsações...

    Tipo, você lê esses dois compassos que eu vo escreve abaixo do mesmo modo, PORÉM, eles estão escritos com figuras diferentes, porquê?
    Porque no primeiro cada pulsação é de uma semínima, no segundo cada pulsação é de uma colcheia e etc...


    4 | | | | (quatro semínimas por compasso)
    4 º º º º

    4 |- |- |- |- (quatro colcheias por compasso)
    8 º º º º


    Cada numero de baixo é como um "R.G." da figura, ou seja, se em baixo estiver um 4, ele representa a figura semínima, se em embaixo estiver um 16 ele representa a figura colcheia, e o de cima indicará o numero dessas figuras que terá em um compasso.

    Minow
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Contudo, não entendo porque ao invés de apenas semínimas, vejo alguns compassos binários compostos por mínimas, colcheias, etc.

    Acho que o que voce não entendeu foi o seguinte:
    Num compasso 2/4, em cada compasso vão existir o tempo de duas semínimas, mas não necessariamente em semínimas. Exemplo: pode ter apenas uma mínima (ocupa o tempo de duas semínimas), ou quatro colcheias (idem).

    patti
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cada numero de baixo é como um "R.G." da figura, ou seja, se em baixo estiver um 4, ele representa a figura semínima, se em embaixo estiver um 16 ele representa a figura colcheia, e o de cima indicará o numero dessas figuras que terá em um compasso.

    [i][/i]

    Deixa eu ver se entendi, Rodrigo...
    Em um compasso 2/4, haverá sempre dois tempos mas esses dois tempos pode ser formado por figuras de notas e pausas diferentes, desde que somando-as resulte em dois, o que equivale a duas 2 semínimas que é quarta parte da semibreve.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a signo de compasso