Sou apenas um executador?

Autor Mensagem
theax
Veterano
# dez/06


(Por favor, eu estava em dúvidas entre postar aqui ou no fórum de bateria; moderados analisem e mudem se necessário)

Bom, na minha banda, na qual eu sou o baterista...

Situação: O vocalista que acabou de compôr uma música passa-a pra gente, mas uma coisa eu não acho certo e não sou de acordo:

- Ele vem e começa a falar que aqui a bateria é assim, pega, senta na bateria e começa a me ensinar. Ou seja, parece que eu estou lá apenas para executar, e não para criar.

Isso é comum, é normal? Eu não consigo imaginar por exemplo (para quem os conhece (Iron Maiden como exemplo)), o Steve Harris chegar no McBrain e começar a falar que aqui é assim, aqui é assim, etc..

Eu já falei com ele, e todos da banda falam que isso tem que ser assim porque o cara que compôs a música já tem composta na mente a bateria também.

O que vocês podem dizer sobre isso?

Blackus
Veterano
# dez/06
· votar


ele compôs a música e a produziu na cabeça dele.. t certo ué.. não que tu tenha que aceitar tudo, tu pod emudar, ver o que o resto acha e tal mas é por aí...

22222 oirartnoc oa
Veterano
# dez/06
· votar


theax
ele tah certo, vc que pode dar umas ideias, mas a musica é dele. qd vc fizer a musica vc diz como fica

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


se a banda achar melhor a bateria dele...
mas se não achar, mostra uma levada melhor

pacman jp
Veterano
# dez/06
· votar


22222 oirartnoc oa
ele tah certo, vc que pode dar umas ideias, mas a musica é dele.

Não concordo... às vezes, o guitarrista da minha banda faz as músicas, mas ele pede opinião pro batera pra ele fazr algo parecido com o q ele quer...

e quendo ele escreve as letras, ja monta uma expresão vocal básica, mas sou eu (sou vocalista) quem dá forma pra letra, mudando onde acho queprecisa, saca?

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


theax
Se ele compõe bem a bateria, ótimo! Há músicos compositores que, mesmo não sendo multiinstrumentistas, compõem bem para outros instrumentos. Na Música Clássica é assim. A sua função como músico instrumentista é dar um "toque a mais", através da dinâmica, etc. Uma mesma partitura nunca é tocada "100% igual" duas vezes. Cada execução é única.

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Uma mesma partitura nunca é tocada "100% igual"

Encore

ahahah zuera

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2
Máquina é máquina, músico é músico... E vice-versa!

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


mas é que nem eu falei, se vc tá incomodado com isso, mostra uma levada na bateria melhor do que a dele. Se ele gostar, ótimo

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3
e assim sucessivamente

Daydream
Veterano
# dez/06
· votar


Uia, fala para ele tocar sozinho. Tipo aqueles peão que vão no Raul Gil que tocam bateria, flauta, cantam e chupam cana ao mesmo tempo.

LuizJu88
Veterano
# dez/06
· votar


Nao acho certo isso nao...sempre componho(sou guitarrista) peço opinioes pra todos da banda...faço o basico e depois deixo cada um viajar na sua...contanto q nao saiam MTO da ideia inicial...

As vezes rola de compor uma musica inteira sozinho...mas nao eh sempre assim nao

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Daydream
Uma coisa é compor uma música, outra coisa é executá-la.

Daydream
Veterano
# dez/06 · Editado por: Daydream
· votar


fã de mp3
Convenhamos, o cara acabou de falar que o cara senta na bateria e toca como ele quer, leu lá em cima? Então para que o cara tem banda? É o fim da picada, tudo bem se o cara chegar e falar "ouve ai como eu fiz... O que você acha?" Ai muda de questão, mas agora toca assim do jeito que eu quero. Quem é ele? O Malmsteen? Isso não é uma banda (no sentido interpretativo da palavra), o cara leva a carreira solo e os outros apenas o acompanham?. Sei lá, acho que humildade e sucesso (da banda) caminham juntos se têm equilibrio. Olha o Axel Rose ele tinha este mesmo pensamento...

theax
Veterano
# dez/06
· votar


Daydream

Pois é Daydream, é o que eu acho. Poxa, eu canso de falar pra eles:

Peguem, vamos ser profissionais, gravem a composição e depois eu produzo minha bateria. Sozinho com a música virgem de bateria, eu poderei criar arranjos legais, eu poderei identificar o que é aqui e o que vai ali, qual o espírito da coisa e o que deixará o ouvinte mais arrepiado (rs). Geralmente, quando eu estou com uma música sem bateria, eu fico ouvindo várias vezes, muitas vezes até conseguir encontrar coisas legais em seu momento certo, a hora de parar a bateria, ou a hora de pegar pesado, etc..

Agora, se o cara aparece, senta na bateria e começa a me ensinar a música, como eu vou poder mostrar o que posso fazer na música? Claro, eu sou um EXECUTADOR.

Mas não adianta, e é por isso e por outras que a banda não vai dar certo. Pelo menos até os caras virarem profissionais, e pararem com isso.

Tem uma questão, eu sou o terceiro baterista deles. Conheci todos os outros, e na época a banda vivia reclamando que eles não produziam, não queria ensaiar, não queria compor batera, etc.. Agora, entro eu que tô com uma vontade imensa de fazer tudo o que está a meu alcance, como produção de batera, letras de música, etc., aí os integrantes não concordam.

Raven_Heart
Veterano
# dez/06
· votar


Quando vou passar alguma música minha pro pessoal da banda, sempre faço umas observações, do tipo "aqui e aqui TEM que ser assim, porque senão não vai fechar com a idéia que eu tive pra música." Quer dizer, tem certas passagens que precisam ficar do jeito que o compositor quis, senão perde alguma coisa que o cara quis por ali, como uma ênfase em alguma parte, ou a música ir "crescendo" antes do refrão, por exemplo. Explico bem pra banda quais são essas partes pra gente manter, e o resto a gente vai experimentando...todo mundo opina. As vezes não concordo com algumas mudanças, mas a maioria vence, e eu tenho que ceder.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Daydream
Convenhamos, o cara acabou de falar que o cara senta na bateria e toca como ele quer, leu lá em cima?

Li.

Então para que o cara tem banda? É o fim da picada, tudo bem se o cara chegar e falar "ouve ai como eu fiz... O que você acha?" Ai muda de questão, mas agora toca assim do jeito que eu quero. Quem é ele? O Malmsteen? Então não é uma banda, o cara leva a carreira solo e os outros integrantes são contratados.

Isso seria o mesmo que ele entregar uma partitura para o músico. Como provavelmente ele não sabe escrever partitura, ele precisa sentar na bateria e expressar suas idéias. É como falei lá em cima (me parafraseando): a função de um músico instrumentista é dar um "toque a mais", através da dinâmica, etc. Uma mesma partitura nunca é tocada "100% igual" duas vezes. Cada execução é única. Isso não tira o mérito de quem toca tal instrumento. Tem bandas em que todos compõem. Tem bandas em que um só ou dois compõem tudo. Vai do músico aceitar isso ou não. Agora, se ele se sente desconfortável quanto a isso, é melhor ele ou conversar com o compositor, ou partir para outra, porque melhorar não é a tendência.

theax
Veterano
# dez/06
· votar


Raven_Heart

Certo, mas isso não rola lá.

Devo acrescentar ao meu último post que grande parte das músicas foram compostas com os outros antigos bateristas. Quem teve de compor os arranjos da batera foi o compositor mesmo pq diz ele que os outros bateristas antigos não se interessavam por isso. Qaundo eu entrei na banda, mudei muita coisa nas músicas que eu achava que devia mudar, pq tava sempre uma mesmice, sabe.

Pensei que depois de eu entrar eu ia poder fazer as novas músicas, mas isso não aconteceu. Ele chegou e falou: criei uma nova música, dexa eu passar pra vc. Eu falei: não é melhor eu levar a gravação e compor lá em casa? Ele disse: não, não, bestera, vou falar, olha só... Aqui você bate três vezes, aí depois ali, ali, pera aí, dexa eu sentar aí, eu vou te ensinar...

É chato isso, parece que eu não tenho utilidade.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Raven_Heart
Explico bem pra banda quais são essas partes pra gente manter, e o resto a gente vai experimentando...todo mundo opina. As vezes não concordo com algumas mudanças, mas a maioria vence, e eu tenho que ceder.

Banda é que nem casamento (ou pior, muito provavelmente): às vezes, é preciso ceder e fazer concessões, porque cada pessoa tem uma idéia diferente.

theax
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3

Devo confessar que esta é a minha primeira participação em uma banda, por esse motivo, criei este post, pra ter as dicas de todos. Talvez eles estejam certo, ou eu errado. Confesso também, que eu posso mudar uns toques aqui e ali (isso eu tenho que fazer milagres, para achar partes em que eu possa mudar), mas não a composição no geral.

Então, eu ainda não sei, quem está certo ou errado.

Daydream
Veterano
# dez/06
· votar


theax
Será que não foi por este motivo que os outros bateristas desanimaram?
Sei lá, acho que você tem total liberdade de chegar e falar com todo mundo, conforme o Raven_Heart disse, é claro que quem compõe a música sempre têm uma idéia dos instrumentos, mas o restante da banda têm que ter liberdade de opinar e inserir seu estilo musical. Fale com ele, pois cada um tem um gosto e estilo diferente de tocar e é isso que forma a banda em si. Tente conversar com o pessoal, e sei lá, tome cuidado, porque já vi muita gente na mesma situação que desanima por causa disso. Se você é mente aberta e concorda com que todos tem que por a mão no bolo, converse com o pessoal ou monte uma banda com estas características.
Abraços !!!

theax
Veterano
# dez/06 · Editado por: theax
· votar


Daydream

Exatamente Daydream, eu sou da idéia de que todos, sem exceção tem de participar. Eu penso dessa forma, pelo seguinte: eu posso ter criado a música, mas acredito que banda é um espírito só, ou pelo menos é pra isso, senão, que adianta? Acho que todos devem opinar, assim, a música sai a característica de uma banda unida, e não de um carinha só. Acredito também, que se todos colaboram, conversam, discutem, um sucesso sem dúvida é quase que uma certeza, mesmo que um sucesso de vida.

Só uma coisinha a mais: todos os bateristas foram tirados, ninguém pediu pra sair. Na verdade, eu acho que a banda desanimou com os bateristas antigos, e agora, se acostumou a isso. Pode ser q eu esteja errado. Lembrando que aqui não estou desmerecendo ninguém, apenas dizendo o que a banda sempre disse a respeito dos antigos bateristas.

Raven_Heart
Veterano
# dez/06
· votar


não, não, bestera, vou falar, olha só... Aqui você bate três vezes, aí depois ali, ali, pera aí, dexa eu sentar aí, eu vou te ensinar...

É, assim é complicado mesmo...não dá pro cara querer que vc faça EXATAMENTE o que ele pensou, isso tira toda a personalidade, criatividade e expressao do músico, que são coisas que realmente fazem a diferença...como eu disse, é importante manter a intenção que o cara teve dentro da música, mas "maquinizar" os outros não é certo.

Banda é que nem casamento (ou pior, muito provavelmente): às vezes, é preciso ceder e fazer concessões, porque cada pessoa tem uma idéia diferente.
Exato.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


theax
Você não está errado, está certíssimo! Significa que você se preocupa em ser mais, como dizem, pró-ativo. Mas (in)felizmente, numa banda, às vezes é preciso ceder (no bom sentido, claro).

Daydream
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3
Bom, ai vai de cada um, sou adepto ao: me mostra o que você fez e te mostro como farei. Só assim para ter um estilo musical diferente, pois se eu fosse compor tudo na banda seria meu estilo e não o da banda. Então acho que seria mais fácil explicar aos outros integrantes que sou eu quem faço as músicas e as letras e vocês apenas as "executam", como o theax disse (hehe tem um desenho que minha filha assiste no discovery kids que me lembra muito este toque de: É meu, é minha, eu faço).

Daydream
Veterano
# dez/06
· votar


Raven_Heart
Concordo Plenamente !!!

theax
Veterano
# dez/06
· votar


Raven_Heart

Ceto, ele teve a idéia dele. Mas eu acho que do jeito que ele faz não é certo cara. Pra mim, ele poderia falar:

"Olha, seria interessante uma levada mais pesada nessa parte, já nessa, deixa sem bateria pq eu gostaria que enfatizasse mais a melodia, aqui, você pode fazer uma parte mais leve, mais baladinha, aqui, você faz um final bem pesado mesmo. Certo? Entendeu? O resto é contigo, os arranjos, como você vai incrementar tudo, etc.. Pronto, eu gravei a composição aqui, agora ela é toda sua, pra fazer o que quiser, levando em conta minhas considerações que já falei."

É isso que eu acho que é uma banda profissional. Simplesmente eu faria a bateria, traria de novo pra ele, quem sabe uma gravação ou mostraria pra ele mesmo como ficou. Ele poderia até falar: "Cara, acho que vendo assim ao vivo, você não acha melhor aqui ser mais baladinha?".

Eu acho que banda é isso. Uma música não é feita de uma hora pra outra, e não pode ter só um espírito.

Daydream
Veterano
# dez/06
· votar


theax
Agora concordo com você também. Monopolizar não pode.

Raven_Heart
Veterano
# dez/06
· votar


theax
Sim, é mais ou menos isso que eu disse...concordo também...tem que chegar num acordo.

kosmo
Veterano
# dez/06
· votar


é uma banda ou uma carreira solo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sou apenas um executador?