Álbuns conceituais interessantes

Autor Mensagem
Progger58
Veterano
# nov/06 · Editado por: Progger58


Bem, pessoal, não consegui encontrar nenhum tópico relacionado com o assunto, então decidi postar este aqui.

Discos conceituais, como muitos colegas já sabem, são aqueles que têm um fio condutor do início ao fim, seja uma estória, um tema específico, enfim, são aqueles discos em que todas as faixas têm relação com o todo, com o tema principal proposto, alguns destes, inclusive, sendo inspirados em obras literárias. Nada mais natural, portanto, que tenhamos a curiosidade de saber qual é o conceito por detrás de cada disco conceitual que gostamos, por isso pensei em abrir este tópico, a fim de que aqui postemos os conceitos daqueles que bem conhecemos.

Já que iniciei o tópico, vou citar alguns trabalhos que considero sensacionais nessa linha:

RENAISSANCE – Scheherazade & Other Stories

Inspirado conceitualmente nos contos árabes das 1001 noites, e tendo como base musical a suíte sinfônica "Scheherazade", do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, este álbum conta a estória de uma bela jovem, chamada Scheherazade, ameaçada de entrar na lista de ex-esposas de um sultão, que tinha por hábito decapitá-las na manhã seguinte às núpcias, com medo de traição. Para escapar da decapitação, ela contava toda noite ao sultão um novo capítulo de interessantes histórias que nunca tinham fim, de forma que o sultão, sempre muito interessado no capítulo seguinte, foi adiando a execução dela até que, depois de mil e uma noites, finalmente desistiu de seu intento, fazendo de Scheherazade sua rainha.

CAMEL – Nude

Este disco conta a estória de um soldado japonês da 2ª Guerra Mundial que ficou esquecido pelos seus companheiros em uma ilha deserta, dado como morto, ali permanecendo por 29 anos defendendo como bom soldado aquele pequeno pedaço do Império, sem saber que a guerra tinha acabado. Resgatado e aclamado como herói, ele não consegue mais se adaptar à vida moderna, preferindo retornar à vida de isolamento em sua ilha. O disco descreve passo a passo desde a vida pré-guerra do soldado (com a música "City Life"), seu destacamento para o exército ("Drafted"), o momento em que foi deixado para trás ("Beached"), sua vida na ilha ("Landscapes", "Changing Places"), o seu resgate e o retorno como herói à terra natal ("Pomp & Circumstance", "The Homecoming"), os seus sentimentos ao se dar conta de quanto tempo de sua vida ele perdeu por uma causa inútil ("Reflections") e de que a invencibilidade do Império não era verdade ("Lies"). É então que, em sua festa de aniversário de 50 anos ("The Birthday Cake"), ele se convence definitivamente de que não tem mais como viver em sociedade, decidindo por retornar à vida de isolamento que tinha antes na mesma ilha ("Nude’s Return"). Uma estória triste e baseada em um caso real.

CAMEL – Dust and Dreams

Baseado no livro The Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira), de John Steinback, contando a estória de uma família de trabalhadores rurais pobre durante a Grande Depressão de 1929, gente que perdeu seus bens na crise e que parte em busca de uma vida melhor, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de melhores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo em que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser até pior do que aquele que deixaram para trás.

E aí, quem mais pode listar e explicar outros bons álbuns?

Demétrio.

Fante
Veterano
# nov/06
· votar


os que mais gosto sao:

Temple of Shadows - Angra
The black Halo - Kamelot

pacman jp
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58

só pra esclarecimento...

esses albuns/bandas são de progressivo?


temos grandes exemplos, como

The Wall - Pink Floyd, que muitos acreditam contar a história do próprio Roger Waters;

Temple of Shadows - Angra, que conta a história de um cavaleiro medieval que começa a discordar dos propósitos da Igreja e abandona a guerra (mais ou menos assim);

Rising Moangá - Glory Opera (banda de Prog/Power Metal de Manaus, Amazonas), que conta a história de Moangá, um índio que se apaixona pela lua (acho q é isso mesmo...)

tem também o Metal Opera Pt. 1 e 2 do Avantasia, e uns outros muito bons, os quais não me lembro o nome, mas tem nesse forum uns tópicos sobre... só buscar ai... hehehe

Progger58
Veterano
# nov/06
· votar


só pra esclarecimento...
esses albuns/bandas são de progressivo?


Olá, pacman, estes três álbuns que listei são de progressivo sim.

Aproveitando o ensejo, por acaso o "jp" no seu nick tem alguma coisa com João Pessoa/Paraíba? Pergunto isto porque é nesse Estado que eu moro.

Saudações,
Demétrio.

dani_low
Veterano
# nov/06
· votar


quase todos do dt sao conceituais

Progger58
Veterano
# nov/06 · Editado por: Progger58
· votar


Uma banda cujos discos me parecem TODOS conceituais é o AYREON. Pelo menos estes são:

AYREON – The Final Experiment

O fio condutor deste álbum é a estória sobre uma guerra final devastadora destruindo completamente a vida na Terra, no ano de 2084, tornando-a inabitável, tendo alguns sobreviventes dessa guerra, colonizadores que estavam em Marte e que assistiam enquanto o planeta era destruído, descoberto uma forma de enviar mensagens no tempo, através de telepatia, e na esperança de alterar o rumo dos acontecimentos é enviada então uma mensagem de alerta para o passado, sendo o recebedor dessa mensagem telepática um menestrel cego do século VI, de nome Ayreon.

AYREON – Universal Migrator – Partes 1 e 2

Continuação do "The Final Experiment". A experiência falhou e o planeta Terra foi mesmo destruído no século XXII. O álbum conta então a estória dos descendentes daqueles primeiros colonizadores de Marte, que conseguem construir uma máquina, denominada Dream Sequencer, a qual lhes permite visualizar o passado, através de hipnose. Dentro dessa máquina eles conseguem regredir no tempo, voltando à infância e até outras vidas passadas, regredindo mais e mais e chegando até à formação do universo.

AYREON – Into the Electric Castle

Mais uma típica jornada de ficção científica com a assinatura Arjen Lucassen, este álbum narra a estória de oito personagens de épocas completamente diferentes (um hippie, uma indiana, um bárbaro, um 'homem do futuro', uma egípcia, um romano, um highlander e um guerreiro medieval) que se vêem brusca e repentinamente em uma outra dimensão, às portas de um misterioso castelo, sem conseguirem em princípio entender que lugar é aquele e o que estão fazendo ali. Uma voz vinda do céu, então, lhes diz que aquela é uma dimensão diferente, feita de sonhos e medos, e que para eles reencontrarem seu caminho de volta às suas respectivas épocas e dimensões precisarão adentrar os portões atômicos do Castelo Elétrico à frente deles, dentro do qual serão forçados a confrontar seus piores medos, sendo advertidos de que nem todos conseguem sobreviver à traiçoeira jornada dentro do castelo. Ao final dessa difícil jornada, aqueles que conseguiram vencê-la descobrem então que a voz que os guiara era na verdade de um alienígena, de uma galáxia distante, pertencente a uma espécie que criou o planeta Terra e seu povo como um tipo de experimento para que pudessem estudar suas emoções, uma vez que eles próprios haviam perdido a capacidade de senti-las.

AYREON – The Human Equation

Narra a estória de um homem em coma devido a um acidente de carro. Ao seu lado, num quarto de hospital, estão seu melhor amigo e sua esposa, que tentam descobrir as causas do misterioso acidente, já que ocorrera em uma estrada tranqüila, sem problemas na pista e nem no veículo, em plena luz do dia. Paralelamente à trama do hospital, embora conseguindo escutar o que acontece no quarto, o acidentado se encontra em uma outra dimensão, vendo-se imerso em um mundo estranho onde suas emoções, tais como medo, razão, raiva, amor, orgulho, agonia e paixão (emoções estas com a maioria das quais ele nunca se importara) vão se personificando para confrontá-lo com momentos decisivos de sua vida. À medida em que se vê confrontado com suas memórias e com as escolhas que fez em cada uma delas, ele vai pouco a pouco se dando conta dos eventos que culminaram no acidente que o vitimou, inclusive aquele que teria sido por assim dizer a gota d’água para esse desfecho, o fato de ter visto sua esposa e o amigo abraçados enquanto passava de carro. E descobre que a única forma de sair do coma é se redimindo dos males que fez, inclusive por julgar mal sua esposa e o amigo. São 20 dias de luta pela vida, a cada dia uma batalha interior diferente, culminando finalmente no regresso de um homem modificado e redimido dos males que praticou.

Demétrio.

fã de mp3
Veterano
# nov/06
· votar


Aqui está a lista (quase) completa de todos os álbuns conceituais da história (em ordem cronológica):

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_concept_albums

Dos que já ouvi, recomendo:
Quadrophenia - The Who - ópera rock
Tommy - The Who - idem
Tubular Bells - Mike Oldfield
The Lamb Lies down on Broadway - Genesis
Ziggy Stardust and the Spiders from Mars - David Bowie
The Wall - precisa dizer de quem? - ópera rock

Ou seja, tenho muuuitos ainda para ouvir.

Nota: praticamente todas as bandas progressivas gravaram álbuns conceituais, mas há muitos exemplos fora do gênero progressivo.

pacman jp
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58

não... hehehe

esse JP é de Ji-Paraná, Rondônia, cidade onde moro atualmente...
mas sou mineiro, de Ipatinga.


AYREON – The Human Equation

quando eu citei outros q não me lembrava o nome, este era um deles...
vi em um outro tópico, mas não consegui baixar nada (na verdade, num me lembro de ter tentado... hehe).

olha ai:
The Human Equation = CD Perfeito

thor_
Veterano
# nov/06
· votar


Nightfall in Middle-Earth do Blind é o melhor hahaha
tem tb o V do Symphony X, q narra a historia de atlantida

Very Ape
Veterano
# nov/06
· votar


The Wall - Pink Floyd, que muitos acreditam contar a história do próprio Roger Waters;

é a história dele msm

Space Ace
Veterano
# nov/06
· votar


99% dos albums do king diamond sao conceituais

Mummy
Veterano
# nov/06
· votar


"Thick As A Brick", do Jethro Tull

Progger58
Veterano
# nov/06 · Editado por: Progger58
· votar


Aqui está a lista (quase) completa de todos os álbuns conceituais da história (em ordem cronológica):]

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_concept_albums

Que link sensacional esse aí, heim? Muito bom mesmo!!!

Mummy
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58

Tentei entrar naquele endereço mas recebi isso:

The requested page title was invalid, empty, an incorrectly linked inter-language or inter-wiki title, or contained unsupported characters.

Aproveito pra perguntar se por acaso você já leu um livreto escrito pelo jornalista Jeferson Araújo Pereira, chamado "As Obras Primas Do Rock Progressivo".

Valefort
Veterano
# nov/06
· votar


achoque todos do Kamelot

e Aurora Consurgens do Angra...

Progger58
Veterano
# nov/06 · Editado por: Progger58
· votar


Mummy,

Não estou conseguindo editar a mensagem acima, então aqui vai o link novamente:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_concept_albums

E respondendo à sua pergunta, não conheço ainda o livro a que você se referiu.

Mummy
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58

Caramba - agora sim - muito bom aquele link ! Aliás, sensacional. Valeu pela dica.

Quanto ao livro, olha, eu tenho ele aqui no computer, mas pra transcrever aquele catatau de informação aqui, vai ficar complicado. Caso você (ou qualquer outro membro aqui deste fórum) queira, é só me mandar o e-mail, que eu envio o arquivo. Garanto que é bem bacana.

Fante
Veterano
# nov/06
· votar


Valefort
Aurora Consurgens do Angra eh conceitual?????ainda n ouvi.....

skyzitty
Veterano
# nov/06
· votar


Destra- banda de white prog metal paulista, já razoávelmente conhecida no Brasil. O segundo álbum da banda, "Joe's Rhapsody", conta a estória da vida de Joe, e sua jornada desde sua fuga de casa, à sua ascenção no sub-mundo, sua prisão e condenação: morte. Como a banda é cristã, a moral da estória é que Joe, em algum momento, entregará a sua vida a Jesus Cristo. Um EXCELENTE álbum.

Ivory Gates- banda de prog tbm paulista. O segundo álbum da banda, "Status Quo", é inspirado no livro 1984, do autor ingles George Orwell. O livro conta estória de uma sociedade controlada pelo governo, que tem nas mãos uma arma para controlar o que as pessoas fazem até dentro de suas casas: uma máquina chamada O Grande Irmão(Big Brother). A idéia do reality show saiu deste livro. As letras são ótimas, as músicas melhores ainda.


Aquaria- speed metal melódico. O primeiro registro da banda, "Luxaeterna" conta a estória da gênese da mitologia grega, um pouco distorcida, é verdade, pelos membros da banda. Nela, a toda poderosa Gaia, criadora da agora caída raça humana, é condenada pelos outros deuses a se tornar humana e pagar por seus crimes. O álbum é meio clichê, mas bom mesmo assim.


Mindflow- um prog metal simplesmente fantástico. O primeiro registro da banda, "Just the Two of Us... Me and Them" conta a estória real de um dos membros da banda, não me recordo agora quem, que, através de um sonho, descobre que o primo irá morrer num desastre de avião.


Bem, é isto, estes são o que eu sei. Gostei muito deste tópico, foi uma grande idéia do Progger58

fã de mp3
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58
Mummy
Tem coisas que que só a Wikipedia faz por nós. ;D

felipecfh
Veterano
# nov/06 · Editado por: felipecfh
· votar


Fante
Sim, é conceitual...
“Aurora Consurgens”, mesmo nome do livro escrito por São Tomás de Aquino e que foi utilizado por Jung para estabelecer relação entre os sonhos e os diferentes estados mentais. Ao contrário do último álbum da banda, o consagrado “Temple Of Shadows”, o novo disco não girará em torno de uma história. Porém, as letras possuem um tema em comum: as diversas perturbações mentais , como suicídio, esquizofrenia, dificuldade de adaptação, bipolaridade etc.

Fonte:Site Oficial Angra

Dogs2
Veterano
# nov/06
· votar


fã de mp3
Tubular Bells - Mike Oldfield

siniiiiiistro

Valefort
Veterano
# nov/06
· votar


Fante

mt bem, o felipecfh poupou meus esforços e respondeu pra mim... :D

Rachmaninoff
Veterano
# nov/06
· votar


Não esqueçam do Metropolis Pt. 2 do Dream Theater, que narra a história de um cara chamado Nicholas, que descobre fatos de sua vida passada, que envolvem até chifre.

Na Wikipédia inglesa tem o resumo da história.

Fante
Veterano
# nov/06
· votar


felipecfh
ah sim... vlw a resposta, mas acho q eles deveriam faze um album em torno d uma historia outra vez..... ToS fiko mto perfeito, alem da historia c otima

felipecfh
Veterano
# nov/06
· votar


Valefort
\m/

Fante
ah sim... vlw a resposta, mas acho q eles deveriam faze um album em torno d uma historia outra vez..... ToS fiko mto perfeito, alem da historia c otima

Como assim!? Mas o Aurora é baseado em uma história...

Progger58
Veterano
# nov/06
· votar


skyzitty
Gostei muito deste tópico, foi uma grande idéia do Progger58

Beleza, skyzitty, fico feliz que tenha apreciado o tópico.

Aproveitando o ensejo, cito mais alguns álbuns conceituais dos quais gosto bastante:

CAMEL – The Snow Goose

Inspirado em um pequeno livro, de mesmo título, de autoria de Paul Gallico, este disco (completamente instrumental) conta a estória de um artista corcunda chamado Philip Rhayader, que em razão de sua deficiência física resolve se isolar da sociedade morando em um velho farol abandonado, na costa leste da Inglaterra (em Essex), onde passa o tempo pintando e cuidando de aves feridas em um santuário por ele ali construído com essa finalidade. Uma garota, chamada Fritha, lhe traz certo dia uma gansa-das-neves ferida, e os dois juntos conseguem reabilitar a bonita ave, a quem dão o nome de La Princess Perdue (a princesa perdida). Fritha passa a visitar a gansa com freqüência, mas com a chegada da primavera e a partida da ave em seu instinto natural de migração para o Norte, suas visitas cessam, ficando Rhayader mais uma vez sozinho e triste. Com a chegada do inverno seguinte a gansa retorna e com isso Fritha também volta a fazer suas freqüentes visitas. O ciclo se repete a cada ano, e com o tempo vai se desenvolvendo uma profunda relação de confiança, amizade e afeição entre os três. É 1940 e a Alemanha invade a França, deixando milhares de soldados ingleses encurralados nas praias francesas de Dunkirk, fazendo com que o governo britânico lance um apelo desesperado a todos aqueles que possuam pequenos barcos a ajudarem no perigoso resgate de seus soldados, levando-os a salvo para navios maiores em alto mar. Rhayader decide se juntar a centenas de outros voluntários e dar também sua parcela de contribuição, conseguindo bravamente resgatar inúmeros soldados em seu pequeno barco, sendo o tempo todo acompanhado por La Princess Perdue, lá do alto. Enquanto isso, numa de suas idas ao farol, Fritha (agora já moça) encontra um quadro pintado por Rhayader com ela e La Princess Perdue, e descobre naquele instante que seus sentimentos por aquele homem eram bem mais fortes do que afeição e amizade. Ela espera ansiosamente por sua volta, mas eis que uma tarde ela vê La Princess Perdue retornar sozinha ao santuário, e naquele momento tem a certeza, dentro de seu coração, de que Rhayader não retornará jamais, de que ele sucumbira ao fogo inimigo em uma de suas heróicas missões. Com as aves voando em círculo ao seu redor, ela sabe em seu íntimo que é a alma de Rhayader lhe dizendo adeus. Por algumas semanas ela ainda prossegue o trabalho iniciado por Rhayader, mas logo em seguida o local é bombardeado por um avião inimigo, levando à destruição completa do santuário.

CAMEL – Harbour of Tears

Trata-se de um disco conceitual (dentre os muitos na carreira do Camel), contando a saga de imigrantes irlandeses que partiram para a América na virada do século XIX para o século XX, em busca de melhores condições de vida, dentre os quais estava o avô do Andrew Latimer (líder e guitarrista da banda), o qual também foi imigrante. O título do disco se refere a um porto localizado na costa da Irlanda, Cóbh Harbour, de onde partiam os navios com essas pessoas. Era o local das despedidas, o "porto das lágrimas", a última visão que aquelas pessoas tinham de sua terra natal, despedindo-se dela e de seus entes queridos ao som das ondas do mar. É impossível não se emocionar profundamente com a singela beleza desse disco, com os climas criados, com os melancólicos solos de guitarra de Latimer em faixas como Harbour of Tears e The Hour Candle (A Song for My Father), a última do álbum.

CAMEL – Rajaz

O conceito de Rajaz é explicado no próprio encarte do disco, nos seguintes termos: "A música dos poetas conduzia antigamente as caravanas através de grandes desertos. Cantada ao ritmo dos passos dos camelos, despertava cansados viajantes para seu único objetivo... o fim da jornada. Esta poesia é chamada 'Rajaz'. É o ritmo do camelo." O disco é todo em cima desse tema mágico sobre a solidão do deserto e seus mistérios.

Demétrio.

smilerocks
Veterano
# nov/06
· votar


coheed and cambria !!

pacman jp
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff
Não esqueçam do Metropolis Pt. 2 do Dream Theater

como pude me esquecer deste...

muito bom...
a meu ver, é o melhor e mais "audível" album do Dream Theater (sem querer entrar nos méritos do adjetivo, por favor...)




skyzitty
"Status Quo",

certa vez, admitia a possibilidade da minha banda ter esse nome...
me lembro de um filme em que o protagonista principal usava muito este termo (creio que era um suspense ou um filme policial).

hj, num me lembro mais nem qual era o filme, muito menos o que queria dizer o termo... hehehe :S


se puderem ajudar com um dos dois... agradeço!

Valefort
Veterano
# nov/06
· votar


pacman jp

q isso cara
escuta train of trought

mt foda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Álbuns conceituais interessantes