Álbuns conceituais interessantes

Autor Mensagem
Humangous
Veterano
# nov/06
· votar


Ninguém lembrou do clássico Queensryche e o seu Operation Mindcrime? Um dos melhores albuns conceituais dentro do metal!

Fupoi Priest
Veterano
# nov/06
· votar


Pra mim, o melhor disco conceitual é o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles. Mas como tem gente que não o considera conceitual, pra esses eu fico com "Abigail", do King Diamond.

Mummy
Veterano
# nov/06
· votar


Pra mim os melhores discos conceituais são todos os do rapper yankee 50 Cent. Todas as músicas são uma merda só. Melhor "concept (shit) albuns", impossível.

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


Lembrei-me de mais alguns:

ELOY – Power and the Passion

O tema deste álbum é uma viagem no tempo, contada através da estória de um jovem (Jamie), filho de um cientista, que se vê transportado para o passado após ingerir acidentalmente um comprimido fabricado pelo pai, indo parar na Idade Média, nos arredores de Paris, onde conhece uma garota chamada Jeanne, filha de um rico proprietário de terras ("Journey Into 1358"). Na seqüência os dois se apaixonam e compartilham uma experiência alucinógena após fumarem juntos um "baseado" ("Love Over Six Centuries"). Jamie conhece o pai de Jeanne, que o acolhe na condição de que ele ajude, com os seus conhecimentos do século XX, a controlar uma revolta de trabalhadores, mas ele se vê de repente num profundo dilema moral ao constatar a situação de penúria em que vivem os camponeses naquele lugar e a forma como são tratados, acabando por juntar-se a eles na rebelião contra o senhor feudal ("Mutiny"), em conseqüência do que acaba sendo feito prisioneiro ("Imprisonment"). Um guarda então o liberta ("Daylight") e ele consegue escapar com a ajuda de um mágico excêntrico que vive em uma catacumba ("The Zany Magician"), conduzindo-o de volta ao Século XX ("Back Into the Present"). A estória termina com a doce lembrança de sinos tocando ao longe, a saudade de Jeanne, o profundo desejo de que ela estivesse ali com ele, naquela que eu considero uma das músicas mais lindas e emocionantes deste álbum: "The Bells of Notre Dame".

ELOY – Ocean

Álbum inspirado no mito platônico sobre o continente perdido de Atlântida, descrevendo desde a criação dos oceanos pelo deus Poseidon, o surgimento da civilização atlante e o seu apogeu, num mundo perfeito com seletos habitantes dotados de imensa sabedoria e riquezas ("Poseidon's Creation"), em seguida descrevendo o aparecimento da raça humana nesse lugar, com os defeitos a ela imanentes, provocando em seguida o declínio dessa civilização à medida que seus habitantes vão se tornando cada vez mais perversos, corruptos e gananciosos ("Incarnation of the Logos" e "Decay of the Logos"), culminando com a ira dos deuses e sua decisão de destruir aquela civilização por completo ("Atlantis' Agony At June 5th -8498, 13 P.M. Gregorian Earthtime"). Interessante como as músicas deste álbum conseguem realmente transmitir uma paisagem sonora condizente com a narrativa e uma atmosfera de apocalipse ao tema, ao longo de todas as faixas.

TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA - Beethoven's Last Night

Este álbum conta a história da última noite de Beethoven. Trancado no seu quarto, ele é visitado por uma bela mulher, Fate (destino) e seu filho corcunda e anão, Twist (reviravolta), e também por Mephistopheles (o tinhoso). Enquanto o canhoto quer trocar suas músicas por sua alma, Fate mostra à Ludwig como foi sua vida, e lhe dá a chance de mudar o que quiser. Porém, Ludwig faz de tudo para preservar sua obra.

rubia
Veterano
# dez/06
· votar


the dark side of the moon- Pink Floyd

dã, conheci por causa do professor do cursinho que disse que, a nao vem ao caso, dã, enfim, akela música do relógio, e os demais arranjos do disco são um tesão......

Sephiro
Veterano
# dez/06
· votar


rubia
professor do cursinho...hn... ¬¬

Fastturtle
Veterano
# dez/06
· votar


Sephiro
uhsahusahusahuas

rubia
Veterano
# dez/06
· votar


Sephiro
Fastturtle

É sério, ele disse que estávamos tão desanimados p/ o vestiba que c escutassemos este disco iríamos c suicidar

skyzitty
Veterano
# dez/06
· votar


Humangous

vc sabe me dizer alguma coisa sobre este Operaton Mindcrime? Sempre ouvi falar dele mais nunca soube do conceito.

skyzitty
Veterano
# dez/06
· votar


up

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


skyzitty

Queensryche - Operation Mindcrime

T'aí o conceito dele:

http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_mindcrime#Story (história completa - com spoilers!)

http://savageblue.wordpress.com/2006/08/12/queensryche-operation-mindc rimeoperation-livecrime/ (pequeno resumo em português)

http://whiplash.net/materias/traducoes/004782-queensryche.html (tradução em português das letras)

Progger58
Veterano
# mar/07
· votar


Mais dois conceituais excelentes:

Iona – Beyond These Shores

Inspirado na mítica viagem do monge irlandês St. Brendan através do Oceano Atlântico, séculos antes da expedição comandada por Cristóvão Colombo, durante a qual veio ele a descobrir terras exóticas e desconhecidas, conforme descrições contidas em um escrito antigo intitulado Navigatio Sancti Brendani, sendo-lhe por muitos atribuída a descoberta do Novo Mundo.

Iona – The Book of Kells

Inspirado em um manuscrito medieval, de mesmo nome, produzido por monges celtas e considerado uma relíquia histórica da Irlanda, contendo iluminuras e textos dos quatro evangelhos em latim.

Guilherme.
Veterano
# mar/07
· votar


Já falaram do OK Computer?

Progger58
Veterano
# mar/07
· votar


Não tenho certeza, Guilherme, mas é outro disco conceitual belíssimo também.

Fastturtle
Veterano
# mar/07
· votar


fã de mp3
\o/ foda pra kramba operation mindcrime \o/

Guilherme.
Veterano
# mar/07
· votar


Progger58
Bom, como estou com preguiça de procurar por ele aqui. Vamos lá:




Radiohead - Ok computer

Experimentalismo de primeira, juntamente com uma atmosfera que faz viajar. Riffs de guitarra expressivos, bateria e baixo fazendo uma "cozinha" imprevisível... No vocal, Thom Yorke mandando muito como sempre. O disco retrata a virtualidade que invade a vida real, mas não deixando de falar da vida própriamente dita. Sintetizadores e aparatos eletrônicos dão toques indispensáveis, cheios de "feeling". É um tanto quanto difícil expressar OK Computer através das palavras, a melhor forma de compreender é ouvindo. Pois então, ouçam.

Sir Cam
Veterano
# mar/07
· votar


Recomendo o Tyranny do Shadow Gallery também, um álbum conceitual muito foda que trata principalmente do assunto da guerra no oriente médio, detalhe para a virtuosidade dos músicos também, lembra muito Dream Theater.

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


The wall...

Fastturtle
Veterano
# mar/07
· votar


Sir Cam
luis alexandre
\o/

Humangous
Veterano
# mar/07
· votar


Nada supera o Dream Theater com o Scenes From a Memory, o Queensryche com o Operation Mindcrime e as obras conceituais do Ayreon! Muito louco! Avantasia também é muito bom!

JucaSG
Veterano
# mar/07
· votar


sei la, talvez nao concordem, mas pra mim

Scenes from a memory - DT
Dark side of the moon - PF
Sgt Peppers - Beatles

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Progger58

The Wall.
A genialidade e, em cada canção, associar o 'muro' a um tema é perfeito: a crise com a mulher, a educação rígida, as drogas, os movimentos juvenis fanáticos e irresponsáveis, a solidão etc. elementos que compõem um drama existencial, no qual são construídos barreiras..., verdadeiros muros de limitação e repressão no indivíduo.

Roger Waters foi muito competente.
Um obra do Floyd perfeita.
Lembro que no Show no Rio em 2002, as nossas palmas eram demonstração de agradecimentos por coisas como The Dark Side e The Wall.

patrick87
Veterano
# mar/07 · Editado por: patrick87
· votar


IMAGO MORTIS - Vida.The Play of Change

Banda nacional.

Conta a historia da Vida, uma doença sem cura com os ultimos momentos da vida de um cara.
É levado por um ambulancia,No quarto do hospital recebe a visita de 3 personagens, um medico , um padre e outro q me eskeci ( :p ), ae tem um momento de procura por Deus, logo em seguida recebe a visita do Diabo, no final nao resiste, e só resta a Saudade(ultima faixa em portugues, inclusive a palavra "Saudade" não existe na lingua inglesa).

Passando por varios sentimentos (expressos em cartas no encarte no cd) q representam cada musica.

O cd possui um jogo interativo do milenar I-ching chinês. onde vc faz uma pergunta sobre sua vida passada ou futura sem respostas de simples "sim" ou "nao". escolhendo as cartas vc recria a historia da morte e no final encontra a resposta para sua pergunta.

muito bao!

patrick87
Veterano
# mar/07 · Editado por: patrick87
· votar


Tbm curto o Scenes From a Memory
do Dream Theater

Eric Clapton
Veterano
# mar/07
· votar


Álbuns conceituais interessantes

o Melhor de todos:

Genesis - "The Lamb Lies Down on Broadway (ano 1975)

Incrível!!!!!!!!

Sephiro
Veterano
# mar/07
· votar


rubia

Em todo o caso o seu professor do cursinho tem razão...ótimo álbum...e a música do relógio (Time) é realmente um tesão... ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Álbuns conceituais interessantes