Álbuns conceituais interessantes

Autor Mensagem
prescot_san
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58
AYREON – The Human Equation
O melhor, muito bem pensada a história, sem contar as zilhões de participações especiais.

Fante
Veterano
# nov/06
· votar


felipecfh
mas eh uma historia sobre um personagem q tem esses negocios na mente ou sao varias musik sem nexo mas com o msm tema?

Progger58
Veterano
# nov/06
· votar


Para a turma que gosta de um bom prog metal, eis aqui um dos melhores discos conceituais do gênero, na minha opinião:

PAYNE'S GRAY – Kadath Decoded

Álbum inspirado na epopéia gótica "The Dream-Quest of Unknown Kadath" (À Procura de Kadath), de autoria do mestre americano do estranho e do macabro Howard P. Lovecraft, contando uma estória onírica sobre Randolph Carter (personagem principal de muitos de seus escritos) em sua busca desesperada por Kadath, uma lendária e misteriosa cidade, com suas estruturas em forma de arcos e cilindros espiralados, postados entre monstruosas torres e zigurates, que em épocas imemoriais teria existido no hoje gelado Continente da Antártida. A estória se desenvolve em uma dimensão onírica, com as criaturas mais bizarras entrando e saindo a todo instante do enredo, sempre permeado de muito mistério, climas sombrios e horror, elementos comuns na obra do autor.

Maravilhoso este disco, não só em relação ao conceito em si, mas musicalmente também!!!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


Nina Inch Nails - The Fragile

Eu poderia escrever um tratado sobre ele... mas já escreveram, então... http://www.oindividuo.com/convidado/martim19.htm

fã de mp3
Veterano
# nov/06
· votar


pacman jp
"Status Quo"
certa vez, admitia a possibilidade da minha banda ter esse nome...
me lembro de um filme em que o protagonista principal usava muito este termo (creio que era um suspense ou um filme policial).
hj, num me lembro mais nem qual era o filme, muito menos o que queria dizer o termo... hehehe :S
se puderem ajudar com um dos dois... agradeço!


Para sua infelicidade - : ( - já existe uma banda chamada "Status Quo", surgida lá na década de 60 na Inglaterra e que fez relativo sucesso por lá. Se não me engano, até já vieram para o Brasil recentemente.

"Statu quo" (a expressão correta) vem do latim, e significa isso: http://www.sualingua.com.br/04/04_statuquo.htm

Sobre o filme não faço a mínima idéia.

fã de mp3
Veterano
# nov/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Só reiterando o que eu mesmo tinha dito (e peço perdão pela redundância), álbuns conceituais não são exclusivos do "rock progressivo" ou do "prog metal" (essa associação existe porque praticamente todas as bandas progressivas fizeram álbuns conceituais - inspirados nas suítes, sinfonias e óperas da Música Clássica), pois existem vários álbuns conceituais feitos por bandas ou artistas de outros subestilos do Rock ou até de outros estilos musicais (segundo a Wikipedia, o 1º álbum considerado como conceitual foi "The Lure of the Grand Canyon" de Johnny Cash, um artista country!).

Lokko_
Veterano
# nov/06
· votar


Metropolis Pt2 - Scenes From A Memory do Dream Theater
The Wall do Pink Floyd
Be do Pain Of Salvation

Progger58
Veterano
# nov/06
· votar


Com certeza, fã de mp3, inclusive um dos mais importantes discos conceituais da história não é progressivo: Tommy do The Who. Outro é o Ziggy Stardust, do David Bowie, e muitos outros exemplos mais.

Sir Cam
Veterano
# nov/06
· votar


Dream Theater - Scenes from a Memory, Six Degrees of Inner Turbulence
Pink Floyd - The Wall
The Who - Quadrophenia, Tommy
Iron Maiden - Seventh Son of a Seventh Son

Esses são muito bons

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# nov/06
· votar


recomendo

abigail e abigail 2: the revenge

e the graveyard

todos do king diamond

bassbart
Veterano
# nov/06 · Editado por: bassbart
· votar


Eu sei que existem muitos albuns conceptuais bons


mas tem muitas vezes que uma banda diz que vai lançar um álbum "conceptual" o que está vindo é merda

assim quando dizem que vai ser um "regresso as origens"(Ver St. Anger)

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


Haggard - eppur si muove
conta a vida de Galileu Galilei. As canções retratam os estudos do astrônomo e matemático, a sua teoriae como ele teve que negar tudo que havia desenvolvido para escapar da perseguição da Inquisição

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


o Scenes from a memory eh muito loko \o\

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


axo q tds os discos do rhapsody,
blind guardian
tuatha de danann

Progger58
Veterano
# nov/06 · Editado por: Progger58
· votar


Midgard
o Scenes from a memory eh muito loko \o\

É sobre "regressão", não é isso? Um cara chamado Nicholas procura um psicoterapeuta para tentar descobrir a origem de insistentes pesadelos que vem tendo todas as noites e descobre que foi uma mulher em outra encarnação, chamada Victoria, vivendo um triângulo amoroso com dois irmãos, tendo sido assassinada por um deles enquanto estava com o outro, igualmente assassinado, num caso típico de crime passional. O enredo é meio intrincado e parece que no final o psicoterapeuta é o próprio assassino reencarnado. Se não estou equivocado é por aí mesmo. ;-)

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58

poiis eh cara :) mas tipo eu nao parei ainda pra analizar a historia mas eh por aih mesmo :)
gosto mais pela sonoridade \m/

Lokko_
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58
sim hehe

por isso eu coloquei o Be do Pain Of Salvation, o cd foi muito criativo
eu destaco a “Vocari Dei Sordes Aetas - Mess Age”, que tem mensagens deixadas por fãs para Deus, numa secretária eletrônica disponibilizada no site da banda.

lobz
Veterano
# nov/06 · Editado por: lobz
· votar


Roots - Sepultura
Beneath the Remains - Sepultura
Chaos A.D. - Sepultura
Arise - Sepultura
Clay Man - In Flames
The Bleeding - Cannibal Corpse
Scenes From A Memory - Dream Theater
Train of Thought - Dream Theater
Far Beyond Driven - PanterA
Reign in Blood - Slayer




São os que eu mais gosto


EDITED
Drean theater mato

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


lobz
\O\O

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar


Dark Side Of The Moon, Animals, Wish You Were Here e Sgt. Peppers

Progger58
Veterano
# nov/06
· votar


Phantom Of Death
Sgt. Peppers

Só vejo as pessoas dizendo que Sgt. Peppers é conceitual, mas nunca vejo ninguém explicando qual é o conceito. Afinal, qual é o fio condutor que faz com que este disco seja considerado efetivamente conceitual??

Sephiro
Veterano
# nov/06
· votar


Pra quem gosta de Metal, Progressivo e Conceitual de ótima qualidade, não pode ficar sem ouvir Metrópolis Pt. 2 - Scenes From a Memory.

Destaque para a instrumental "Dance of Eternity", onde eles mudam o tempo da música na sequência 5/8;5/8;7/8;5/8;7/8;5/8;5/8;7/8. Se brincar é difícil de tocar até pra eles mesmo. Os solos do Petrucci mesclados com os do Rudess em "Strange Deja Vu" também arrasam.

Esse álbum vai além do conceitual comum onde todas as músicas têm uma temática em comum, mas não necessariamente continuam a música anterior. Neste, cada música é continuação da anterior, é como se o álbum inteiro fosse uma música só. Ou seja, foi construído nos moldes das grandes peças de música clássica, que são divididas em cenas. Nesse álbum eles chamaram cada música de cena, daí também o nome cenas de uma memória.

Enfim, ótimo álbum. ;)

menina da lua
Veterano
# nov/06
· votar


AYREON – The Human Equation

O melhor mesmo!

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


AYREON
Tds do ayreon sao conceituais e mt bons

Valefort
Veterano
# nov/06
· votar


AYREON – The Human Equation

esse e com o LaBrie?

prog foda?
se fo eu vo baxa
\o\

fã de mp3
Veterano
# nov/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Progger58
Só vejo as pessoas dizendo que Sgt. Peppers é conceitual, mas nunca vejo ninguém explicando qual é o conceito. Afinal, qual é o fio condutor que faz com que este disco seja considerado efetivamente conceitual??

A princípio, ele seria conceitual pelo simples fato de ter faixas interligadas, sem interrupção (se não me engano, é o primeiro álbum a ter esse artifício). Porém ele não segue uma história fixa ou central; cada música conta uma história. Mas logo na 1ª faixa, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", eles cantam o seguinte:

"It was twenty years ago today
Sgt. Pepper taught the band to play
They've been going in and out of style
But they're guaranteed to raise a smile
So may I introduce to you
The act you've known for all these years
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band."

Em português seria:
"Faz vinte anos hoje (que)
Sgt. Pepper mandou a banda tocar
Eles andaram entrando e saindo de moda
Mas garantem levantar um sorriso
Portanto permita-me apresentar a vocês
O show que conhecem há tantos anos
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band."

Logo depois:

"We're Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
We hope you will enjoy the show
We're Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Sit back and let the evening go
...
It's wonderful to be here
It's certainly a thrill
You're such a lovely audience"

"Somos Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Esperamos que gostem do show
Somos Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Se acomode e deixa a noite passar
...
É maravilhoso estar aqui
É com certeza uma alegria
Vocês são um público adorável"

Ou seja, o "conceito" do álbum seria esse: uma "típica" banda de baile imaginária que apresenta suas músicas num show eclético, como é o show de uma banda de baile eclética. Por isso as músicas são diferentes entre si. Na penúltima música há até um bis:

"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)"

"We're Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band
We hope you have enjoyed the show
Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band
We're sorry but it's time to go.
...
We'd like to thank you once again
Sergeant Pepper's one and only
Lonely Hearts Club Band"

"Somos Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Esperamos que tenham gostado do show
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Lamentamos mas está na hora de irmos.
...
Gostariamos de agradecer vocês mais uma vez
A primeira e única Banda dos Corações Solitários
Do Sargento Pimenta"

Ou seja, o "conceito" seria esse: um show dentro do disco.

Progger58
Veterano
# nov/06
· votar


Beleza, fã de mp3, obrigado pela explicação.

prescot_san
Veterano
# nov/06 · Editado por: prescot_san
· votar


Valefort
esse e com o LaBrie?

prog foda?
se fo eu vo baxa
\o\

É com o Labrie sim, pode baixar, esse álbum é foda

Haggard - eppur si muove
Foda tbm

fã de mp3
Veterano
# nov/06
· votar


Progger58
De nada. ; )

Thombjork
Veterano
# nov/06
· votar


Pois é. Vou ser clichê e citar a moça do meu nick^^.

Todos os álbuns da Björk são conceituais, mas vou destacar um em especial - Homogenic, de 1997 (não obstante, está listado no link da wikipedia acima).

O nome reflete a textura do álbum - homogêneo, as músicas tem um sabor único. Musicalmente, a definição que a própria Björk gosta de dar ao álbum se trata de "techno islandês"; a música eletrônica sendo trabalhada na assepsia da palavra "elétrico" tal qual o martelo de Thor na mitologia nórdica. As batidas eletrônicas do álbum são a textura da energia da Islândia - país que apesar de estar logo abaixo do polo norte, convive com o gelo e o calor, a força destruidora e renovadora da natureza e ao mesmo tempo, um pais que em pouquissimo tempo se tornou um dos mais modernos do mundo. Batidas eletrônicas feitas apartir de explosões vulcânicas, geysers, fendas terrestres e até terremotos, somado com a tradição européia - todas as músicas são arranjadas para octeto de cordas. A música de Homogenic serve de vitrine para a beleza selvagem, modernidade e tradição da Islândia. Já no aspecto lírico, Homogenic narra a história de uma pessoa esgotada, que está cansada de viver no passado e agora vive no presente. Ela, vestida como uma guerreira futurista na capa, combate os empecilhos de sua vida não com o ódio, e sim com o amor - é um álbum sobre o real, o violento, o amoroso, o morrer para nascer novamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Álbuns conceituais interessantes