Revista VEJA matéria interessante

Autor Mensagem
LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues

É realmente ele tocava com naturalidade, mas tocava mal, se tu assistir direito um show dele vai perceber os inumeros erros, pouca tecnica, as notas soavam sujas, pouca versatilidade, o cara só utilizava pentatonicas, repetia dezenas de vezes as mesmas pentatonicas, não vejo nada de tão interessante nos riffs dele tambem.

Eu sei q ele influenciou muita gente, mas isso não impede de outro guitarrista aparecer e superar ele, o q já aconteceu faz tempo. O q é ter feeling? Não ter tecnica? ou é tocar fazendo careta pra mostrar q aquela musica está tocando seu coração? ou é colocar fogo e quebrar a pobre da guitarra? Se isso é ter feeling então meus amigos eu não to interessado em ter feeling

Johnny Favorite
Veterano
# out/06
· votar


LeandroCZ
inseto ignorante.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# out/06
· votar


puta merda, ja deixei de contrariar esse leandro cz aiii, pra mim ele nao conhece de musica porra nenhuma, acho sinceramente que ele só quer criar polemica.

LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


Johnny Favorite

Pra q me ofender cara, estou postando um fato. Hendrix é um guitarrista influente mas ruim.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# out/06
· votar


LeandroCZ

vc toca guitarra??? adorariamos escutar alguma coisa sua, algum "feeling" vc tem??

Johnny Favorite
Veterano
# out/06
· votar


LeandroCZ
Vc ofendeu uma legião de guitarristas com sua ignorancia! rs...zuera..

LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


Johnny Favorite

Não ofendi não, só to falando de um guitarrista fraco chamado Hendrix.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


ahuhaahuahauhauhauahuahuahauhauhauahuahuahauhauaauauahuauhaahaha

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Bog
Sério, meu, você precisa urgentemente aprender um pouco mais sobre como funciona uma discussão / argumentação. Os teus posts têm um número alarmante de falácias, talvez a maior proporção de falácias por post que eu já vi neste fórum. Você parece ser um seguidor fiel de um manual de falácias que eu vi uma vez, que ensinava a "vencer" uma discussão sem ter razão alguma. Uma das técnicas mais engraçadas era a de falar coisas absurdas e sem sentido, e insistir nelas até a outra pessoa ficar sem paciência e partir para a agressão. Aí você diz: "viu, está me insultando, perdeu a razão, não tem argumentos contra o que eu digo".


Cara, passa esse link pra mim.

fã de mp3
Veterano
# out/06
· votar


Isto explica muita coisa:

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=128988&page=2#8

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=144036&page=0#11

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=143797&page=1#20

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=145510&page=0#22

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=92872&page=15#25

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


LeandroCZ
E já q vcs sabem tanto de musica me expliquem o q o Hendrix faz de tão especial, façam uma analise das musiquinhas do Hendrix me dizendo o q ele fazia de tão sensacional.

Cara, caso vc não saiba, a Escala Pentatônica é a escala mais utilizada na música moderna e não só em Rock, mas em Blues, Jazz, Heavy Metal e Country só pra exemplificar. Então, não é privilégio só de Hendrix a "overdose" de Pentas.
Mas vamos aos exemplos de parte do que ele fez:
HEY JOE - seu solo é feito sobre uma Pentatônica de Em. Repare na execução de Bends e Double Stops.
ANGEL - nesta música ele toca uma Escala de D em oitavas.
STAR SPANGLED BANNER - lembra algo? Nesta Escala de E ele usa o Modo Lídio.
LITTLE WING - nesta música ele usa o Campo Harmônico de G e faz um empréstimo modal (naquela época) quando utiliza um acorde de F. A Escala utilizada é uma Diatônica de G.
CHANGES - Repare que nesta música ele usa uma Penta-blues em Em.
FOXY LADY - outra que usa Penta-blues, mas repare na técnica de se tocar notas percussivas.
THE WIND CRIES MARY - nesta ele usa o polegar para tocar a nota grave do acorde enquanto libera os outros dedos para improvisar. A guitarra soa como piano...
MANIAC DEPRESSION - o atrativo desta música é sua fórmula baseada num compasso 3/4. Já tentou tocar assim? Se hoje não é comum usar esta fórmula pra se tocar Rock, imagina na época...
PURPLE HASE - conhece? Então deve saber que no solo desta música não existe apenas a Pentatônica de Em. Perceba que também é usada a Escala de E Mixolídio e E Dórico.
Pelo jeito não é só Pentatônica que Hendrix usa...
Quanto à técnica, recomendo os exemplos a seguir:
ALAVANCA - Fire, Message to Love.
BENDS - Hear my Train a Coming, Purple Hase, Spanish Castle Magic.
LIGADOS - Hey Joe, Red House.
DOUBLE STOPS - Lover Man
FEEDBACK - Star Spangled Banner, Foxy Lady.
WAH WAH - Voodoo Child.
Suficiente?
Valeu!!!

pacman jp
Veterano
# out/06
· votar


LeandroCZ
E já q vcs sabem tanto de musica me expliquem o q o Hendrix faz de tão especial

bem, ele influencipou milhares, entre eles Malmsteen, Vai, Michael Angelo e até Petrucci...
ele reinventou o modo de tocar guitarra...
ele criou a distorção, qdo estourou o alto-falante de um cubo, e posteriormente, induzindo um mau-contato do seu cabo...
é referencia até hoje, quando se fala de guitarristas...
ele aumentava o numero de voltas dos fios de cobrenas bobinas dos captadores, para aumentar o campo magnético deles e ter maior captação...
ele foi uma das principais atrações do Woodstock, em 69, festival q marcou mais do que qualquer outro...
ele criou músicas q são executadas até hj, por ele (gravações) e por outros artistas q as regravam...
ele criou Hey Joe, Little Wing, Voodoo Child, entre poutrasdiversas pérolas do Rock De Verade!

enfim... ele é mais q um guitarrista, ele é uma lenda!

pacman jp
Veterano
# out/06
· votar


e detalhe...

se o Petrucci toca como/o que toca, agradeça a ele...

LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
Cara, caso vc não saiba, a Escala Pentatônica é a escala mais utilizada na música moderna e não só em Rock, mas em Blues, Jazz, Heavy Metal e Country só pra exemplificar. Então, não é privilégio só de Hendrix a "overdose" de Pentas.
Mas vamos aos exemplos de parte do que ele fez:
HEY JOE - seu solo é feito sobre uma Pentatônica de Em. Repare na execução de Bends e Double Stops.
ANGEL - nesta música ele toca uma Escala de D em oitavas.
STAR SPANGLED BANNER - lembra algo? Nesta Escala de E ele usa o Modo Lídio.
LITTLE WING - nesta música ele usa o Campo Harmônico de G e faz um empréstimo modal (naquela época) quando utiliza um acorde de F. A Escala utilizada é uma Diatônica de G.
CHANGES - Repare que nesta música ele usa uma Penta-blues em Em.
FOXY LADY - outra que usa Penta-blues, mas repare na técnica de se tocar notas percussivas.
THE WIND CRIES MARY - nesta ele usa o polegar para tocar a nota grave do acorde enquanto libera os outros dedos para improvisar. A guitarra soa como piano...
MANIAC DEPRESSION - o atrativo desta música é sua fórmula baseada num compasso 3/4. Já tentou tocar assim? Se hoje não é comum usar esta fórmula pra se tocar Rock, imagina na época...
PURPLE HASE - conhece? Então deve saber que no solo desta música não existe apenas a Pentatônica de Em. Perceba que também é usada a Escala de E Mixolídio e E Dórico.
Pelo jeito não é só Pentatônica que Hendrix usa...
Quanto à técnica, recomendo os exemplos a seguir:
ALAVANCA - Fire, Message to Love.
BENDS - Hear my Train a Coming, Purple Hase, Spanish Castle Magic.
LIGADOS - Hey Joe, Red House.
DOUBLE STOPS - Lover Man
FEEDBACK - Star Spangled Banner, Foxy Lady.
WAH WAH - Voodoo Child.
Suficiente?
Valeu!!!



Me diga algo q o Hendrix faça q outros não fazem bem melhor.Isso é muito pouco pra ser considerado o melhor, eu aceito quando falam o mais influente, mas ele ta longe de ser o melhor.

pacman jp

Hey Joe não é dele, é uma cover.E são todas musicas muito conhecidas sim, mas mal feitas. Obrigado Hendrix por ter iniciado um modo diferente de tocar, mas agora felizmente existem muitos melhores.


se o Petrucci toca como/o que toca, agradeça a ele...

Eu prefiro agradecer ao Steve Morse

LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


Steve Morse sim influencia e toca muito, não é igual a algumas enganações famosas!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa noite!!!

LeandroCZ
Me diga algo q o Hendrix faça q outros não fazem bem melhor.Isso é muito pouco pra ser considerado o melhor, eu aceito quando falam o mais influente, mas ele ta longe de ser o melhor.
Vamos fazer o seguinte: já que vc acha esta amostra do que Hendrix fez (e olha que é só amostra) pouco, que tal agora vc relacionar o que outros fizeram pra serem considerados, segundo vc, melhores ou mais influentes que Hendrix?
Valeu!!!

fã de mp3
Veterano
# out/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Repito: isto explica muita coisa:

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=128988&page=2#8

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=144036&page=0#11

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=143797&page=1#20

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=145510&page=0#22

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=92872&page=15#25

LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues


Em nenhum momento eu falei q havia outro mais influente q o Hendrix, mas felizmente existem guitarristas q aperfeiçoaram e muito a maneira de tocar guitarra e fazem musicas muito mais interessantes, mais bem elaboradas, se tu toca guitarra tu deve saber muito bem disso. Existem dezenas de guitarristas melhores.

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


edmilson bueno ribeiro
Johnny Favorite
Fritz_mkvl
fã de mp3
Penta_Blues
pacman jp

Esse é o cara que considera isto como argumento e diz que isto e isto são "argumentos ridículos". Tsc, tsc...

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


LeandroCZ
Existem dezenas de guitarristas melhores.

Técnica??? Mas você mesmo disse que não gosta de Dream Theater por causa da técnina dos músicos...

Do contrário é gosto x gosto. E aí, para o seu desespero, não é você ou outro fanzoca de Dream Theater que irão me dizer o que é bom gosto. Nem se estes outros fanzocas forem críticos. E nem você depois que aprender a tocar algo...

Skinwalker
Veterano
# out/06
· votar


ele foi ameaçado de ser banido no ultimo topico que ele tumutou-disvirtuou... ta na hora hein moderador... querer dar uma opniao uma vez td bem agora todo topico isso? n vo nem discutir mas gostaria de ban pra n perderem tempo com besteira

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# out/06
· votar


gente, vcs ficam perdendo tempo com esse zé ruela, tenha dó hauhuahhauhuahauha

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

LeandroCZ
Se vc ler atentamente meu post, eu perguntei sobre melhores ou mais influentes. Se vc não consegue achar nenhum mais influente, então, por favor, nos exemplifique os melhores, mas faça a gentileza de justificar como eu tentei fazer, pois só achar que é melhor fica com cara de gosto, e gosto não se discute...

...mas felizmente existem guitarristas q aperfeiçoaram...
Disse a palavra chave: APERFEIÇOARAM. Agora cite um que mais criou. Vários criaram, mas gostaria que me dissesse quem criou mais que Hendrix.

e fazem musicas muito mais interessantes, mais bem elaboradas,...
Interessantes pelos padrões de hoje? Meu caro, vc deve analizar a obra em seu contexto e não nos dias de hoje, mas ainda assim, caso queira, vc encontrará muita coisa na obra de Hendrix que mesmo hoje pode ser considerado atual. Imagine para aquela época...
Algum guitarrista está hoje tão à frente do seu tempo?! Acho que se conta nos dedos da mão do Lula...

se tu toca guitarra tu deve saber muito bem disso...
Na verdade ainda hoje tento ser guitarrista, apesar de ter começado a tocar em 85... E exatamente por achar que sou guitarrista é que procuro enxergar além do gosto pessoal quando estudo algum guitarrista e sua obra...

Existem dezenas de guitarristas melhores.
Depende dos parâmetros que vc usar. E já que são parâmetros demais, reitero o meu pedido a vc. Apresente guitarristas melhores que Hendrix no conjunto da obra e não numa determinada técnica, pois todos os guitarristas são melhores num e piores noutro aspecto.

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa noite!!!

Flying CCCP
Cara, vc tem razão. Tentei fazer um post fundamentado em argumentos, mas o cara parece que nem deu atenção, ou então lhe falta conhecimento para contra-argumentar com base em dados e não em achismo...
Valeu!!!

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Algum guitarrista está hoje tão à frente do seu tempo?!

Jeff Beck.

Atoyot
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues

Apresente guitarristas melhores que Hendrix no conjunto da obra e não numa determinada técnica, pois todos os guitarristas são melhores num e piores noutro aspecto.

Não sei se já escutou, mas Shawn Lane, que teve uma breve carreira de cerca de pouco mais de 20 anos (acabou de morrer em 2003) certamente tinha uma obra maravilhosa de fusion/música indiana (além de ser um grande intérprete de hendrix), que eu nunca vi ningúem imitar na guitarra. Acredito que ele é, no conjunto de sua obra, um pouco mais inovador que Jimi.

Shawn Lane já tocava com tappings e fritava já no final dos anos 70, época em que Van Halen começou a experimentar com tais técnicas.

http://www.youtube.com/watch?v=yXADYMCreLg

Em 1979, acredito que nenhum guitarrista estava tocando frases de shred de maneira tão rápida. Só 5 anos depois é que Malmsteen começaria a fazer seu sucesso.. com técnica bem menos apurada.

Outro exemplo de um guitarrista que foi mais além do que Hendrix na minha opinião é John Mclaughlin, que também na década de 60 tinha tanto uma técnica quanto conhecimento harmônico muito mais desenvolvidos do que Hendrix, mesmo para tocar blues..

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
Foi o que eu disse... Vai dar pra contar nos dedos...rs
Valeu!!!

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
Só estou aproveitando pra fazer propaganda hehehe.

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Atoyot
Obrigado pela dica, meu camarada!
Vou procurar conhecer melhor Shawn Lane porque confesso não conhecer profundamente sua obra. Já John Mclaughlin é mais a minha praia...rs
Quanto a inovar, sem dúvida muita gente inovou, Eddie Van Halen, Malmsteen, entre tantos outros excepcionais guitarristas, mas quero ressaltar a importância de Hendrix sobretudo pelas consequências do seu trabalho e acho que é isso que o nosso colega LeandroCZ não consegue ou não quer enxergar...
Valeu!!!

LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


Atoyot

Shawn lane sim foi um super guitarrista, merece meu respeito.


Penta_Blues
Cara, caso vc não saiba, a Escala Pentatônica é a escala mais utilizada na música moderna e não só em Rock, mas em Blues, Jazz, Heavy Metal e Country só pra exemplificar. Então, não é privilégio só de Hendrix a "overdose" de Pentas.
Mas vamos aos exemplos de parte do que ele fez:
HEY JOE - seu solo é feito sobre uma Pentatônica de Em. Repare na execução de Bends e Double Stops.
ANGEL - nesta música ele toca uma Escala de D em oitavas.
STAR SPANGLED BANNER - lembra algo? Nesta Escala de E ele usa o Modo Lídio.
LITTLE WING - nesta música ele usa o Campo Harmônico de G e faz um empréstimo modal (naquela época) quando utiliza um acorde de F. A Escala utilizada é uma Diatônica de G.
CHANGES - Repare que nesta música ele usa uma Penta-blues em Em.
FOXY LADY - outra que usa Penta-blues, mas repare na técnica de se tocar notas percussivas.
THE WIND CRIES MARY - nesta ele usa o polegar para tocar a nota grave do acorde enquanto libera os outros dedos para improvisar. A guitarra soa como piano...
MANIAC DEPRESSION - o atrativo desta música é sua fórmula baseada num compasso 3/4. Já tentou tocar assim? Se hoje não é comum usar esta fórmula pra se tocar Rock, imagina na época...
PURPLE HASE - conhece? Então deve saber que no solo desta música não existe apenas a Pentatônica de Em. Perceba que também é usada a Escala de E Mixolídio e E Dórico.
Pelo jeito não é só Pentatônica que Hendrix usa...
Quanto à técnica, recomendo os exemplos a seguir:
ALAVANCA - Fire, Message to Love.
BENDS - Hear my Train a Coming, Purple Hase, Spanish Castle Magic.
LIGADOS - Hey Joe, Red House.
DOUBLE STOPS - Lover Man
FEEDBACK - Star Spangled Banner, Foxy Lady.
WAH WAH - Voodoo Child.
Suficiente?
Valeu!!!


Não vejo onde essa tua analise mostra q Hendirx foi o melhor, legatos? Hendrix era fraquissimo nessa tecnica e nas outras q vc falou, ele não sabia palhetada alternada, sweep, tappings, os bends dele eram ruins, etc..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Revista VEJA matéria interessante