Há espaço para erros na música atual?

Autor Mensagem
ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06


"There is no noise, only sound" frase dita por John Cage

Seguindo a idéia básica de que música é um monte de barulho organizado, qualquer um pode dizer que esses barulhos todos devem ter alguma coisa em comum para se encaixar. Não ter erros.

Afinal, de que adianta você se matar para tocar sua guitarrinha, se o baterista e o baixista de sua banda não estão entrosados? E de que adianta você ser uma espécie de Rimbaud cantarolando suas letras com seu instrumento vocal, se tudo o que está acontecendo ao seu redor simplesmente não se encaixa com o que você está cantando? Muito desses barulhos organizados levam a crer que não é qualquer barulho que pode se colocar num contexto para que se chame de música, porque muitos não combinam, não criam a chamada "textura" que tantos compositores (não somente músicos)¹ procuram na hora de compor suas obras, para que a pessoa simplesmente ouça uma canção com uma letra apoteótica de amor, mas não sinta aquele sentimento que a letra quis passar, ou uma música onde a guitarra chora, ou quer te esgoelar, só que ela não sente sequer o gosto da lágrima ou um aperto na garganta.

Desse comprometimento que o músico teoricamente - veja bem, teoricamente - tem que ter com a textura que uma música tem, nasce tambem o comprometimento que o músico tem com não errar. Cá entre nós, realmente para um ouvinte casual de música não tem nada mais gostoso do que ouvir uma música redondinha, com todos esses componentes que criam ela: textura, ritmo, suavidade (ou agressividade), harmonia, cor, gosto, e tudo mais o que seus instintos sinestésicos podem te propor em matéria de som. Você ouve tal música, e nem sente ela passar, quando você vai ver ela já acabou e você já está repetindo ela, seja voltando atrás a agulha do seu vinil, ou apertando o botão de Previous do seu player de mp3. Só que até quando isso vale? Considerando que cada um tem sua verdade, é muito facil dar uma estimativa de 45% para sempre e 45% até uma determinada quantidade de tempo e 10% de indecisos, e claro, é muito facil tambem inventar uma estatistica. Assim como é fácil tambem inventar uma fórmula básica para se fazer música e se afundar nela até não poder mais. Só que... tem um problema. A música já tem gente até o caroço de que foi até o fundo dela e não voltou mais. Gente de todas as partes do mundo que já cansaram - literalmente - dos padrões ritmicos do blues, e adaptaram eles de todas as formas possiveis. Gente que usa os padrões do heavy metal para cantar qualquer coisa que soe parecida com as bandas que essas pessoas adoram, e, pasmem, até para ritmos que são considerados um poço sem fundo de criatividade justamente por não terem especificamente nenhuma regra para ser seguida, estão esgotados, como o jazz por exemplo. O que tem de gente que pega todos os padrões criados por bandas de ragtime, e bebop dos anos 20 e 30 e depois simplesmente camuflam elas para parecerem algo novo é incrivel. E isso em toda parte do mundo. Toda.

São 7 notas, e nenhum erro em comum com todas essas pessoas. Nenhum deslize. Nenhum nada.

Daí repito a pergunta, até quanto isso vale? Até quando vale correr em circulos em volta de um estilo músical? Até quando vale esperar que no seu grupinho de músicos alguem cometa um deslize só para você se acachalhar de rir e ligar correndo para os homens da seguradora do seu estilo músical virem dar um "cala boca" na pessoa que errou apontando o que ela fez de errado aqui, ali e acolá.

A música clássica, ao contrario da música contemporania e popular (que inclui tudo o que você mais adora, até aquela banda que você acha que não se encaixa em nenhum desses dois estilos) sempre foi um celeiro para grandes talentos, músicos que preferem dar a vida à um instrumento, conhecer onde está cada nota dele, saber o que pode fazer com cada uma delas, e quando e como fazer. E as vezes você para e pensa "O que será que eu estou fazendo errado, porque eles tiram notas dos extremos de tudo, e eu só consigo manter um padrão repetitivo?" Bom, não querendo pagar uma de pseudo-conhecedor de música, porque ninguem conhece, e eu estou bem abaixo disso realmente já que não conheço as tradições músicas da Mongólia por exemplo, mas de uma coisa eu posso afirmar que você precisa: errar.

"Errar?" Oh sim, errar.

Porque por mais que pareça inacreditavel, por mais que Debussy com sua La Mer pareça algo que foi feito duma patada só, por mais que Beethoven seja intimidador só pelo fato de ele ser surdo e ser lembrado até hoje por suas magnificas composições, eles usaram todas as experiencias que eles tem com as notas para errar. Eles testaram muitas alternativas para as saidas que uma nota poderia ter, e como ela poderia confluir com outra nota para que seja feito o barulho organizado e muitas vezes foi chegada a conclusão que a nota que menos se esperava, abria o melhor caminho. Veja, eu não estou falando de execução das obras, e sim do processo de composição, e sinceramente, para mim se eles errassem no processo de execução, para mim seria fascinante do mesmo jeito, já que pelo menos eles estariam abertos à improvisar em cima da própria obra.

Coisa que acho que não precisa-se nem de uma mão para contar quantos artistas contemporanios e populares fazem.

Tentativa e erro. Tentativa e erro. Tentativa e erro. Tentativa e erro.

Qual o problema de uma desafinada? Se no final das contas, ela só mostra que você é realmente um humano com sangue dentro de suas veias ao invés de um sintetizador.
Qual o problema de uma nota fora do tempo? Se no final das contas, ela mostra que os seus instintos são tão falhos quanto os de qualquer outro.

São nessas pequenas nuances que para eu - um admirador acima de tudo - da música, em suas variadas formas, acha a beleza nela. Seja no barulho dos dedos correndo por uma escala num violão, ou seja pela joelhada que o pianista deu na hora de se levantar da cadeira para sair depois de se matar tocando o piano como se fosse a ultima coisa que ele fosse fazer na vida. Todo esse barulho. Todo esse som. Toda essa música.

Exceto pela equipe sobre humana, e seus dedos em riste.

Talvez não está na hora de essa chamada "evolução" da música parar, e olharmos para trás um pouco? Olharmos para o porque de estarmos fazendo o que estamos fazendo com todos esses instrumentos e tecnologia ao nosso dispor, e nos espelharmos no principio basico de que tudo é barulho e o barulho organizado é música, e de que vale tudo, desde que seja feito com honestidade e vontade de expressar suas emoções?

Não deixem, por favor, a música ser relegada à função de alegoria, a mesma função que um vaso tem na mesinha de canto da sua sala de estar. Façam o que quiserem fazer, e deixem os outros fazerem o que quiser. Todo mundo tem o direito à música.

1 - eu coloquei músicos entre parenteses porque nem todo músico se dá o trabalho de fazer algo próprio como perpetuação do seu trabalho para a humanidade, ou pelo menos para um pequeno grupo de pessoas, e sim adora fazer sucesso com o trabalho dos outros, seja fazendo versões de músicas já bem conhecidas que são quase garantia de fazer sucesso, seja apenas apropriação de um estilo próprio de alguem, que acaba sendo emulado por essa pessoa.

eeevee
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Belo texto, man. /o/

Concordo com isso tudo que tu escreveu.
*Quem não erra, é pq não tenta algo novo.*

LuizJu88
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Otimo texto kra...vc mesmo q escreveu??
Parabens! o/

Atum Bluesman
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Parabéns, um dos melhores senão o melhor texto que já li sobre música.

Dogs2
Veterano
# out/06
· votar


Se a gente arriscar muito, vamos errar muito. Mas também vamos acertar, e nesse acerto saem as coisas criativas e boas que a música precisa. Sem ruído ou com ruído, sem erro ou com erro.

gostei do que vc falou Thiago

joe_harris
Veterano
# out/06
· votar


*Quem não erra, é pq não tenta algo novo.*
(2)

sobrevivente
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Texto muito fera cara! Muito bom mesmo! \o/

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06
· votar


eeevee
joe_harris
Obrigado caras!! Se todo mundo continuar seguindo os padrões e receitas de bolo, não vamos sair desse buraco que a música se encontra nunca, só quando poucos conseguirem sair desse buraco, que vão soterrar novamente toda essa merda que toma conta da música desde o começo dos anos 80, e que nunca mais saiu de cena.

Atum Bluesman
Valeu por ler man! _o/

Dogs2
O ruido É a música man, olha a cara do Sonny Boy Williamson de feliz quando ele ouve um pitch alto pra caralho de gaita http://www.sonnyboy.com/harp/sbw_harp.gif

Dogs2
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
aí eu já num sei
isso pode ser uma coisa mais subjetiva do que parece

Dogs2
Veterano
# out/06
· votar


huahua que foto

eeevee
Veterano
# out/06
· votar


Sonny Boy Williamson
foda demais! \o/

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Po cara, todo esse texto bem redigido, todas essas idéias bem colocadas... pra depois cair na mesmice de dizer que a música está estagnada e tem que inovar?

Bom respondendo ao título do tópico, sim acredito que sim.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
O problema é que é uma mesmice simplesmente por não ter fim isso... quando não precisar mais ser dito, ninguem mais vai escrever uma linha sobre o assunto saca?

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


ServeTheServants
Puxa, mas isso já é dito a tanto tempo. Acho que mesmo na época do Bach já deviam dizer esse tipo de coisa. Será que as inovações já não tomam seu rumo naturalmente? Se bem que reclamar dessa mesmice talvez seja parte do processo.
Mas de qualquer o texto tem uma idéias bem legais. Só achei que no final caiu no lugar comum.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
E inovou não inovou? Foram criadas aos poucos coisas, mas daí entra o fato de se conformar com o que já tem, ou querer mais. Apesar de eu achar que o pouco que foi "criado" que todo mundo gosta, foi criado simplesmente por incorporar coisas de paises que nunca tiveram uma expressão músical e foram vitimas do oportunismo de algumas pessoas.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
E inovou não inovou?

Não entendi a que se refere essa frase.


Apesar de eu achar que o pouco que foi "criado" que todo mundo gosta, foi criado simplesmente por incorporar coisas de paises que nunca tiveram uma expressão músical e foram vitimas do oportunismo de algumas pessoas.

Está falando do Blues por exemplo, ou da música Indiana com algum caras que vieram do progressivo?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
Do Blues mesmo, tradições trazidas de outros lugares, e incorporadas à tradições do lugar onde elas foram parar.

Não entendi a que se refere essa frase.
a música inovou no final das contas, não ficou só na música classica, ou na música de folclore, acho que em grande parte aos músicos rabugentos que não se contentaram em ver os outros fazendo a mesma coisa durante séculos

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Então, será que isso não é o natural? Precisa ter toda semana um texto reclamando que ninguém inova?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
Acho que não é natural não, como diria o John Doe de Seven - Os Sete Crimes Capitais: "Wanting people to listen, you can't just tap them on the shoulder anymore. You have to hit them with a sledgehammer, and then you'll notice you've got their strict attention"

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Não sei não, acho que depois de muitas marretadas elas não fazem muito mais efeito do que um tapinha no ombro.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
Também, mas não custa tentar, se bem que meu texto era mais um manifesto sobre o erro mesmo, usar o erro como ferramenta para criar algo novo é só consequencia.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Ah sim, nisso concordo com você.

Luigi LeBeau
Veterano
# out/06
· votar


Sonny Boy Williamson
naum sabia q alguem o conhecia aki no forum.... fantastico!

eu acho q ta faltando lugar rpa acerto na musica atual! ehehehe

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/06 · Editado por: ServeTheServants
· votar


Luigi LeBeau
É uma pena que poucos conheçam esse tiozinho, que o cara é simplesmente o mais genial da gaita, o rei dos tongue blockings!!

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Gostei do texto, destaque para estas duas partes:

Bom, não querendo pagar uma de pseudo-conhecedor de música, porque ninguem conhece, e eu estou bem abaixo disso realmente já que não conheço as tradições músicas da Mongólia por exemplo, mas de uma coisa eu posso afirmar que você precisa: errar.

Não deixem, por favor, a música ser relegada à função de alegoria, a mesma função que um vaso tem na mesinha de canto da sua sala de estar. Façam o que quiserem fazer, e deixem os outros fazerem o que quiser. Todo mundo tem o direito à música.

gsprs
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
Muito bom mesmo cara..
Palavras totalmente sem discriminação musical..

Parabéns..
Você fala várias verdades que nós "conservadores" não queremos enxergar.

Zakk Wylde_
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants

Ótimo texto, man!

Você ainda tem aquela coluna no cifra?

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Talvez não está na hora de essa chamada "evolução" da música parar, e olharmos para trás um pouco? Olharmos para o porque de estarmos fazendo o que estamos fazendo com todos esses instrumentos e tecnologia ao nosso dispor, e nos espelharmos no principio basico de que tudo é barulho e o barulho organizado é música, e de que vale tudo, desde que seja feito com honestidade e vontade de expressar suas emoções

yeah!!!!!

Kirk_Hammett
Veterano
# out/06
· votar


Há espaço para erros na música atual?

Não

Kirk_Hammett
Veterano
# out/06
· votar


ServeTheServants
que vão soterrar novamente toda essa merda que toma conta da música desde o começo dos anos 80, e que nunca mais saiu de cena.

Bom, eu prefiro os anos 80 aos 70

farofao rlz

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Há espaço para erros na música atual?