Plágios: Cite os mais famosos e descarados

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# out/14
· votar


Eu posso citar 5437 bandas de forró e 3984 dupla sertaneja, pode?

fernando tecladista
Veterano
# out/14
· votar


Eu posso citar 5437 bandas de forró e 3984 dupla sertaneja, pode?
você diz plagio de pegar um pedaço da música e dizer foi sem querer
ou versões em portugues não autorizadas de música gringa?

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


fernando tecladista

Não autorizadas, não sei dizer se é ou não. Mas algumas ficaram bacanas.

Mesmo sendo em forró.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,led-zeppelin-perde-prime ira-batalha-em-acao-de-plagio-em-stairway-to-heaven,1580427

eu não conhecia essa banda, Spirit.

Eis a música cujo riff foi supostamente roubado pelo led:



Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


One More Red Nightmare

Não considero exatamente um "plágio", até porque esta sequência harmônica é manjada e existe em várias canções. Mas que influenciou não há dúvidas. Até porque o Spirit foi banda de abertura do Led Zeppelin por muito tempo e o Led, sabemos, gostava de afanar idéias.

renatocaster
Moderador
# mar/19 · Editado por: renatocaster
· votar


Versão original de Smoke On The Water é um samba brasileiro? Hahaha!



Lelo Mig
Membro
# mar/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

A chance do Deep Purple ter ouvido a versão de 1965, da Astrud Gilberto, é muito grande.

O álbum foi lançado e fez sucesso nos EUA e Europa e os arranjos são do Gil Evans, pianista jazzista bem famoso na época, que com certeza John Lord e Ian Paice, principalmente, ouviam.





entamoeba
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: entamoeba
· votar


Depois de ver que Smoke on the water é plágio de samba, isso até perdeu a graça...





renatocaster
Moderador
# mar/19
· votar


Lelo Mig

A chance do Deep Purple ter ouvido a versão de 1965, da Astrud Gilberto, é muito grande.

O álbum foi lançado e fez sucesso nos EUA e Europa e os arranjos são do Gil Evans, pianista jazzista bem famoso na época, que com certeza John Lord e Ian Paice, principalmente, ouviam.


Interessante isso, né? Como a música pode aproximar dois universos completamente distantes. E já naquela época. Nem entro no mérito da melodia ter sido "chupada" ou não pelos caras do Purple. Não deixa de ser um fato curioso.

entamoeba

A maioria das bandas de rock tem algum "causo" ligado a plágio. Seja intencional ou não, mas tem.

Beto Guitar Player
Veterano
# mar/19
· votar


Não sei se foi citado aqui, pois não li todo o tópico, mas tem um caso que sempre me intrigou e nunca foi de fato resolvido.

A música chamada Die for love de um pseudo artista chamado Marc Ferr era tida como anterior a música Wasting love do Iron Maiden. Essa conversa foi desmentida pelo próprio Marc Ferr (me parece que é um brasileiro que vive fora do Brasil). Apesar de a música levar seu nome, parece que não era dele de fato...

Bom, resumindo a questão, a música Die for love, provavelmente, foi plagiada da música do Iron e não o contrário, como se falava na época que foi lançada naqueles CDs Love Metal da vida.

O que eu não sei ainda é, quem diabos fez e tocou essa música?
Alguém sabe da história com mais detalhes?





Lelo Mig
Membro
# mar/19
· votar


renatocaster

Engraçado que o Blackmore, que normalmente é bastante arrogante, diferente de seus contemporâneos, fala abertamente sobre isso. Tem vários vídeos e entrevistas onde ele entrega a fonte de suas inspirações e mostra no instrumento as alterações que fez.

Não lembro dele citar a "música original" de Smoke on the Water, mas lembro dele falar que o "riff estava na cabeça" e ele e o Iam Paice costumavam tocar em improvisações e aquecimento de ensaios.

mgustavo72
Membro Novato
# mar/19
· votar


Sobre plágios alguém já reparou em '2 minutes to midnight'? A primeira vez que ouvi 'Burn' do Deep Purple lembrei do riff na hora! Depois vi na internet que Martin Birch foi o produtor de ambos! Será que procede?

Lelo Mig
Membro
# mar/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


mgustavo72

Não podemos confundir plágio com "parecer", "lembrar", "referir".... muitas coisas no Pop/Rock se parecem, se assemelham bastante... todo mundo influencia todo mundo e em cada determinada época é bastante provável que muitos estejam sob as mesmas influências.

mgustavo72
Membro Novato
# mar/19
· votar


Lelo Mig

Sim, é verdade! Acho que a convenção de baixo e bateria no início deu a impressão de plágio também. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Plágios: Cite os mais famosos e descarados