Plágios: Cite os mais famosos e descarados

Autor Mensagem
redstratocaster
Veterano
# jul/12
· votar


gui7

JESUIS!!

Onde q Smells like teen spirit se parece com Wild Thing?


Midgard
todo mundo plagiou malmsteen


Eita tópico bão!

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


l.m.g

heeh. Led é o campeão do plágio na minha opinião. Uma das minhas 5 bandas prediletas, mas eu não posso fechar os olhos pra isso, ou melhor, tampar os ouvidos...

Abs

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


MauricioBahia

Realmente, adoro Led, mas eles eram uns ladrões ducareleo...kkk.

De qualquer forma, o maior plágio que já ouvi na vida é Surf in USA dos Beach Boys....roubada nota por nota de Chuck Berry , Sweet Sixteen.

Ouçam o assalto a mão armada:

http://www.youtube.com/watch?v=gbRKfieMsdQ


Agora a original:



Rafa Farias
Veterano
# jul/12
· votar


Pessoal riff's, solos etc não são considerados plágios. O que é plágio é a letra. Isso sim é plágio!

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rafa Farias

Isso que você disse não é verdade, sou compositor, tenho músicas registradas e conheço a lei, mas acho que todo músico deveria conhece-la.

Pela lei de proteção ao direito de propriedade intelectual, à partir de um número determinado de compassos (não lembro quantos agora), com notas equivalentes é considerado plágio sim. Contudo, não é só esse número que define o plágio, uma banca julgadora deve considerar outras coisas como: a data de criação e da solicitação do registro (se houver) de cada uma das obras; os depoimentos das partes e das testemunhas a fim de verificar se o acusado teve ou não acesso à obra supostamente plagiada; a conclusão do laudo pericial, que faz uma espécie de “prova de contraste”; a análise de provas documentais, como os originais escritos a mão pelo verdadeiro autor, etc.


Isso vale para: Melodia musical, independente de ter letra ou não.

Geist
Veterano
# jul/12
· votar


Olha isso, baixei o Burn My Eyes do Machine Head e enquanto ouvia percebi esse "plágio" Reparem a semelhança maior a partir dos 0:57 com o riff de Symptom of the Universe do Sabbath:





MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"O cantor indie belga de ascendência australiana Gotye concordou em pagar U$ 1 milhão (cerca de R$ 2 milhões) para a família do compositor brasileiro Luiz Bonfá."

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2013/05/17/326081-cantor- indie-e-condenado-a-pagar-r-2-milhoes-a-familia-de-compositor-brasilei ro#5





Lelo Mig
Membro
# mai/13
· votar


MauricioBahia

O cara pensa:

"Vou roubar a música de um compositor brasileiro (3o mundo), desconhecido, ninguém vai notar! Vou me dar bem!"

Sifudeu!.......kkkk

waltercruz
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig
MauricioBahia

A regra é clara, sampleou, tem de pagar, e o pagamento é devido mesmo.
Porém… sei lá, dando minha opnião mesmo, é como se o Luiz Bonfá tivesse patenteado o Dm e o C. Talvez eu esteja sendo um pouco reducionista, mas é essa a impressão que me ficou.

waltercruz
Veterano
# mai/13
· votar


Não sei se já passou por aqui, mas o banco de dados para saber de qual música o trecho foi sampleado:

http://www.whosampled.com

MauricioBahia
Moderador
# mai/13
· votar


Lelo Mig
waltercruz

O gringo não plagiou não, ele copiou exatamente! Pra ter que pagar tal quantia é pq não deve ter adicionado o Bonfá nos créditos e /ou muito menos tentado saber da possibilidade de uso.

Enfim, sufú!!!

Não sei se já passou por aqui, mas o banco de dados para saber de qual música o trecho foi sampleado:

hehe. Depois ouvirei.

Valeu!!!!

waltercruz
Veterano
# mai/13
· votar


sim, na verdade foi mesmo sampleado. EU sei que o pagamento é justo devido ao uso do sample, mas assim, a simplicidade do trecho sampleado é o que mata, saca?

waltercruz
Veterano
# mai/13
· votar


No ramo de samples e música eletrônica a coisa é bem complicada. Exemplo recente: Harlem Shake

http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2013/03/15/processo- contra-uso-legal-de-trechos-de-musicas-em-harlem-shake/

Victorfff
Veterano
# jun/13
· votar


Original:


Plagio:


Hermes GTR
Veterano
# jun/13
· votar


Essa já deve ter sido mencionada, mas não vou ler as 5 páginas de respostas.

Na música Nova Era, do Angra, o riff logo depois do solo foi copiado pelo Parangolé, na intro da música Tomba aê (!).

Abaixo o vídeo com os dois trechos.



antifacebook
Veterano
# jun/13
· votar


Acho que não é exatamente um plágio, mas notem como se parece a melodia de "She came in through the bathroom window"(Beatles) e "What is and what should never be"(Led):




Jochims
Membro
# jun/13
· votar


Tem no youtube uma série de vídeos, que comparam uma musica com a outra, dizendo qual "plagiou"... mas agora eu não lembro o nome destes vídeos!
Mas é muito bom, realmente tem umas bandas que plagiam descaradamente, nota por nota, hahahahahaha, se alguém lembrar do nome do vídeo, fala ai!

Eu sei que o Iron fez 2 minutes to midnight, mas esta musica já tinha sido criada pelo Gers na antiga banda dele, apenas readapto, haha, mas o riff inicial é igual hahaha

Marcelo Bico
Veterano
# jun/13
· votar


Lá no meio da música "Falso Viciado" o Herva Doce tá "chupando" um fraseado de guitarra de algum grupo de rock que meus neurônios queimados me impedem de lembrar.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/13
· votar


Cara, não sabia que o plágio do parangolé era tão na cara. Que vergonha, os caras nem pra dar uma disfarçadinha.

Marcelo Bico
Veterano
# jun/13
· votar


Lembrei: lá no meio da música Falso Viciado do Herva Doce tem uma "citação" à guitarra de Crazy Train, do Ozzy Osbourne.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


Vê se cês não percebem uma certa semelhança entre as músicas:





MauricioBahia
Moderador
# set/14
· votar


Vendeu aproximadamente 200 milhões hein... Feeeeeeliiiiings! É muita coincidência mas, vai que... né?



Em 22 de dezembro de 1988, a música "Feelings" foi oficialmente declarada pela Suprema Corte da California [5] nos EUA como plágio da música de 1956 "Pour Toi" composta pelo frances Loulou Gasté para a cantora Line Renaud.



entamoeba
Membro Novato
# set/14
· votar


Já foi mencionado por alto aqui. Até chamaram a banda plagiada de "desconhecida". Então, para quem não conhece, apresento-lhes Killing Joke.

Nem vou mencionar quem plagiou. Escutem e concluam por si mesmos!


pequenogafanhoto
Veterano
# set/14
· votar


Pearl jam plagiou Substitute do The Who nos versos de Corduroy, só mudou o tom.

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


entamoeba

O riff lembra o do Nirvana, sim. Mas o resto da música não tem picas a ver. Pra mim, não é plágio. Tem vários riffs parecidos por aí (até porque, com 60 anos de rock and roll e trocentas milhões de bandas nesse tempo, quase tudo já deve ter algo parecido!).

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/14
· votar


É maluquice minha ou o riff de baixo dos versos de Roundabout do Yes é quase idêntico ao riff de On The Run do Pink Floyd?
Vou postar os vídeos aqui pra galera comparar:

Roundabout - Yes (1971)
www.youtube.com/watch?v=-Tdu4uKSZ3M

On The Run - Pink Floyd (1973)
www.youtube.com/watch?v=VouHPeO4Gls

entamoeba
Membro Novato
# set/14
· votar


JJJ,
Tens razão. Toda vez que "crio" um riff fico meio paranoico de estar copiando algo que já ouvi em algum lugar. Não dá, né?

Thiago Livgren que toca mais ou menos,
Lembra um pouco, mas na do Yes o riff não é contínuo, tem aquela pausa do groove. Ademais, é uma frase relativamente simples. A probabilidade dela aparecer em mais de uma música é grande.

pequenogafanhoto
Veterano
# set/14 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


Vou listar uns plágios/referências/inspirações só do Kiss. Posso estar viajando em alguns casos, mas por serem de bandas que eles citam como influência e eles mesmos contam que se inspiravam em outras músicas para compor, acho bastante plausível. Pode ser visto como uma boa aula de composição, reciclagem etc. São tantas músicas que poderia render um tópico só de plágios do Kiss, hehe.

>>Os links já vão com o tempo dos riffs

Kiss - Life in The Woods
The Doors - Do It

Kiss - Rise To It
Van Halen - Somebody Get Me A Doctor

Kiss - Deuce
Rolling Stones - Bitch

Kiss - She
The Doors - Five To One

Paul Stanley - Take Me Away
Jeff Beck - Greensleeves

Paul Stanley - It's Alright
Rolling Stones - Brown Sugar

Kiss - Black Diamond
Led Zep - Babe I'm Gonna Leave You

Ace Frehley - Love Me Right
Led Zeppelin - How Many More Times

Kiss - Firehouse
Led Zeppelin - That's The Way

Kiss - 100,000 Years
Alice Cooper - School's Out

Kiss - Rock Bottom
Led Zeppelin - Since I've Been Lovin You

Ace Frehley - I Will Survive
The Doors - Wild Child

Casper
Veterano
# out/14
· votar


Uia:

Eu achava que isso era o original:

Rob Base & DJ EZ Rock - It Takes Two




Até que:

Lynn Collins - think (vá até 1:40)



Rednef2
Veterano
# out/14 · Editado por: Rednef2
· votar


Mortification - The Silver Cold Is Severed - 2001

Black Sabbath - Heaven and Hell - 1980

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Plágios: Cite os mais famosos e descarados