Legião Urbana: O Começo de tudo

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP

Como o Roberto, o Erasmo e a Wanderléa são a síntese da Jovem Guarda; e Caetano, Mutantes e Gil são a síntese da Tropicália.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo
Eu acho que a ultima preocupação de um artista é ser ententido pelo grande público. Música não é comercio, mas sim, sacerdócio!

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro

Aí a história é outra, né?!?!

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo

Mas Legião Urbana não determinou nada, ao contrário, foi enquadrada. Tanto é que já veio na onda daquela banda que o Renato Russo teve com o Dinho Ouro Preto. Eles estavam dentro do contexto e não o contrário...

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro


O lirismo do RR tb não é la essas coisas.

Antes de criticar,tente ao menos superar.

Faça algo melhor entao?ja q nao é la essas coisas,vc poderia fazer melhor nao?

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro
Eu acho que a ultima preocupação de um artista é ser ententido pelo grande público. Música não é comercio, mas sim, sacerdócio!

Mas ocorre exatamente o oposto quando esse artista é gerado no seio de um contexto. Ele passa a ser o representante de todo um conjuntode coisas além apenas da arte. Ele passa aser a síntese de seu tempo.

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro

Pega aí algum primeiro artista de algum desses estilos: Clássico, Barroco, Romântico, Renascentista, entre outros... Veja a nacionalidade dele e confronte com a de outros do mesmo estilo. Será que são todos do mesmo país???

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP
Com certeza amiguinho. Nunca misture a escola erudita á popular. Uma coisa é uma coisa(MUSICA) outra coisa é outra coisa(barulho). Na escola erudita a MUSICA esta em primeiro lugar eo musico é apenas um operário. Na popular o que importa ao cara é ganhar grana, virar ídolo, comer as gatas, enfim..., a música, mesmo de verdade nem lhe passa pela cabeça!

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP
Mas Legião Urbana não determinou nada, ao contrário, foi enquadrada. Tanto é que já veio na onda daquela banda que o Renato Russo teve com o Dinho Ouro Preto. Eles estavam dentro do contexto e não o contrário...

Negativo! Essa banda (Aborto Elétrico), já foi gerada no contexto punk, eles eram punk mesmo sem banda. É tanto que o guitarrista Kadu Lambach foi dispensado da banda porque não "respirava da mesma atmosfera" punk da época (Ele tinha formação clássica e queria colocar solos kilométricos nas musicas do Aborto).

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


TODOS

a música, mesmo de verdade nem lhe passa pela cabeça



O que é MÚSICA DE VERDADE????

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP
albertoellobo
Realmente, gerado num contexto onde oque vale é a grana, o "musico" passa a valorizar mais a grana do que a arte, esquecendo-se de ser um artista e passanda a ser um mero feirante!

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro
Com certeza amiguinho. Nunca misture a escola erudita á popular. Uma coisa é uma coisa(MUSICA) outra coisa é outra coisa(barulho). Na escola erudita a MUSICA esta em primeiro lugar eo musico é apenas um operário. Na popular o que importa ao cara é ganhar grana, virar ídolo, comer as gatas, enfim..., a música, mesmo de verdade nem lhe passa pela cabeça!

Discordo, eu gosto de Hard Rock e Thrash Metal pela música única e exclusivamente. Música expressa sentimentos e aquilo me faz sentir bem apenas por escutar e executar...

Aliás as convenções teóricas que regem o estudo de música foram convencionadas por pessoas que não eram formadas. Depois foi sofrendo alterações. A música erudita foi originada pela deformação da música popular de antigamente e depois de mais deformações deu origem à outro tipo de música popular...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo
Eu pensei que vc soubesse...

Bog
Veterano
# ago/06
· votar


Essa discussão de simples x complicado nunca vai ter um vencedor. Existe espaço para ambos. Parece que estão aqui querendo comparar romance com crônica, conto com poesia... Qual tem o maior mérito literário? Eu posso muito bem tocar Legião com um violão numa rodinha de amigos hoje, mas isso não quer dizer que eu não possa escutar Led Zeppelin amanhã. Fica parecendo que uma coisa exclui a outra...

Engraçado que mesmo na música erudita existem os simples e os complicados. Quem é melhor, Bach ou Mozart? Para mim, Jesus Alegria dos Homens e o Réquiem são obras-primas, e o mérito de uma não diminui as qualidades da outra. Não importa se Jesus Alegria dos Homens é uma musiquinha simples, composta para uma estudante de piano, e que até eu consigo "quase" tocar no violão. E o que dizer da melodia quase infantil da Ode à Alegria da 9a. Sinfonia?

Um último comentário sobre a questão da simplicidade: nem sempre o que é simples é óbvio. É perfeitamente óbvio que a roda tinha que ser redonda.... depois que alguém inventou ela. Eu trabalho com pesquisa, e muitas vezes me surpreendo com "insights" simplícimos - mas que eu nunca tive! Você pensa que "tava na cara", mas muitas vezes é incapaz de enxergar aquilo sozinho. Acho que muita música simples é assim. Fácil de tocar, mas a criatividade para fazer aquilo soar como música tem sim seu valor artístico.

Mas o Latino é sofrível! :-P

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo
Negativo! Essa banda (Aborto Elétrico), já foi gerada no contexto punk, eles eram punk mesmo sem banda. É tanto que o guitarrista Kadu Lambach foi dispensado da banda porque não "respirava da mesma atmosfera" punk da época (Ele tinha formação clássica e queria colocar solos kilométricos nas musicas do Aborto).

Então cara. E o Legião Urbana veio daí, eles foram gerados pelo contexto e não o contrário...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP
De onde vc tirou essa teoria?

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
Quem é melhor? Mozart, sem dúvida!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Agora eu vou almoçar que estou bebendo desde as 9:30 e ainda não comi nada...
abraços a todos!!!!!!!!!!!!!

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP
Então cara. E o Legião Urbana veio daí, eles foram gerados pelo contexto e não o contrário...

Mais do que isso: eles foram gerados e traduziram o contexto, se tornado uma síntese.

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
Acho que muita música simples é assim. Fácil de tocar, mas a criatividade para fazer aquilo soar como música tem sim seu valor artístico.


Concordo em gênero, número e grau.

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro
Agora eu vou almoçar que estou bebendo desde as 9:30 e ainda não comi nada...
abraços a todos!!!!!!!!!!!!!


Vlw, Samuray!
Abraços, cara!
Bom dia aí em JP...
e lembre-se: URBANA LEGIO OMNIA VENCITI!
Hahahahahaa

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro
Eu pensei que vc soubesse...

Analizando assim do jeito que foi colocado, fico com a impressão de que ninguém nunca saberá o que é MUSICA DE VERDADE, pois não existe verdade absoluta.

Flying CCCP
Veterano
# ago/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


ilzo fuzaro
De onde vc tirou essa teoria?

Eu não tenho certeza absoluta sobre quando e onde ( acho que falava em Grécia ), mas estava lendo isto num livro sobre história da música onde falava sobre as primeiras conveções sobre teoria e notação musical. Ou você acha que a teoria da música foi criada por algum cara formado???

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Mas o Latino é sofrível! :-P(2)

Hauahauuaa

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP
ilzo fuzaro
Bog
edmilson bueno ribeiro

Galera, agora quem vai nessa sou eu. Não estou no Japão e aqui são exatamete 3h30 minutos da madruga, hahahaha. Preciso dormir...

Abraços a todos e fiquem na paz...depois continuamos nosso sadio debate, rsrsrsrs

Fuiz!

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo
ilzo fuzaro

Valeu samurai, lobo, pokemón, whatever, também estou indo...

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP

Todos



\0/

Fuiz

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar


Putz, não imaginei que fosse ver um tópico tão acalorado de Legião por aqui tão cedo!!! Acho que só assim pro Samuray sair da toca, uhauhauhauha. É claro que essa eu não posso perder!!!!
Não li tudo, óbvio, mas dei uma passada por cima, e é o seguinte:

Primeiro de tudo: Legião é simplesmente foda, e ponto final. Não adianta discutir, é o mesmo que querer argumentar que 1+1 não são 2, huauhauhaua!!!

A simplicidade dos arranjos da Legião em nada muda a qualidade da banda. A Legião era uma banda punk, não uma banda de metal melódico ou sei lá o que. Tanto que antes do Dado entrar, o guitarrista era um tal de paraná, que era super fodástico, tocava muito, fazia solos mirabolantes, ou seja... estragava a música, destoava, não tinha nada a ver, tanto o Renato quanto o Bonfá eram contra aquela pirotecnia, e ele saiu. Precisando logo de um guitarrista, resolveram chamar um amigo que sempre quis ter uma banda: O dado! Ele nunca tinha pego numa guitarra, mas já sabia o que era "um sol, um dó, e um lá"... huauhauhauha!!! Mas nem ligaram, porque, segundo o próprio renato russo, eles tavam afim mesmo era de fazer barulho. Na primeira vez que eles se apresentaram, tocando ainda é cedo, o Renato Russo cantou e tocou baixo, o bonfá na batera, e dado ficou fazendo "aquele barulhinho na guitarra".... e dai foram em frente, seguiram aprendendo e crescendo, mas sem nunca perder de vista o projeto original da banda.

E existe rock nacional sim. Não interessa que tenha sido criado nos E.U.A. O rock só se propagou no mundo inteiro devido a absurda influência cultural dos E.U.A no mundo? Óbvio que sim, se o rock tivesse nascido na Tailândia provavelmente nunca teríamos ouvido falar. Mas não é porque nasceu nos E.U.A que não presta. Veio pra cá, a gente gostou, e agora faz o rock aqui. E dai que não nasceu aqui? Se fazemos rock no Brasil e nos identificamos com ele, estamos fazendo rock nacional.
A bossa nova é uma mistura de Samba com Jazz, e não é "meio americana" por causa disso. Ainda que nosso amigo Ilzo tenha dito que não teve Jazz no meio, tenho certeza que ele sabe disso. Qualquer zé mané que se disponha a pesquisar sobre o assunto por meia hora sabe disso, é claro que nosso amigo Ilzo, excelente professor de música que é, também sabe. Talvez ele tenha feito uma demonstração de nacionalismo fundamentalista, mas isso não vai mudar a história.

E me divirto a bessa com essa história de "o dado não sabe tocar, o dado isso, o dado aquilo". O cara, tocando o que ele sabia, fez história na maior banda que o Brasil já teve, marcou e, quase 10 anos depois do seu fim, continua a marcar e tocar o coração de milhões de brasileiros. Viveu do jeito que quis, fazendo o que quis, do jeito que quis, e ficou milionário no processo. Acho que ele morreria de rir se por acaso lesse esse tópico. Enquanto que muito sujeito que se acha o o tal, o próximo passo da evolução musical da humanidade, nunca vai sair do bar da esquina.

Urbana Legio Omnia Vincit!

Alexandre Souza
Veterano
# ago/06
· votar


Quem não começou a tocar seus primeiros acordes no violão com as musicas da Legião?

eu e a torcida do flamengo

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


Quem não começou a tocar seus primeiros acordes no violão com as musicas da Legião?

eu e a torcida do flamengo



Que azar.... a Legião Urbana, agora, deixou de ser uma importante por causa disso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Legião Urbana: O Começo de tudo