[Band Discussion] O que você acha do A-ha?

Autor Mensagem
Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06 · Editado por: Mery-_- fã do A-ha


Quem nunca ouviu Take on Me na vida??? Ou Early Morning? Pois é são essas e outras dezenas de músicas que faz do a-ha a melhor banda de pop rock dos últimos 20 anos! Conheça mais um pouco sobre ela:


O a-ha é uma banda norueguesa formada em 1982, obtendo sucesso mundialmente a partir de 1985 quando lançou seu primeiro álbum, Hunting high and low.


O a-ha tem a seguinte formação:

-Morten Harket:Vocalista

-Magne Furuholmen:Teclado/Guitarra/Backing vocal

-Paul Waaktaar-Savoy:Guitarra/Backing vocal

Paul e Magne eram amigos desde criança, estudavam na mesma escola, embora em séries diferentes. Formaram diversas bandas até terminarem na mesma banda, o Bridges,no final da década de 70,no começo Paul e Magne dividiam vocais até que aos poucos Paul foi tomando o lugar de Magne, o Bridges era composto também por Viggo Bondi(Baixo) e Oystein Jevanord(bateria).
Eles conseguiram gravar um LP independente chamado Fakkeltog, o disco foi totalmente auto-financiado, os membros do Bridges tentavam vender os LPS diretamente para as lojas, não obtendo muito sucesso.Foram fabricadas 1.000 cópias do LP. O grupo ainda chegou a trabalhar no segundo LP, mas como Paul e Magne tinham a intenção de ir para a Inglaterra tentar uma carreira internacional e os outros membros do grupo queriam permanecer na Noruega a banda rompeu.


Enquanto isso Morten participava do grupo de covers Soldier Blue junto com seu irmão Hakoon. Durante uma das apresentações do Bridges ele foi apresentado a Magne, que mais tarde se entusiasmou com o talento de Morten, chamando-o para ir com eles para a Inglaterra, mas devido a um mal entendido eles acabaram indo sem o Morten.
Paul e Magne vão sozinhos para a Inglaterra levando 2.000 Libras de suas economias,depois de 6 meses sem conseguir nada eles voltam para a Noruega sem nenhum centavo,de carona.
Eles resolveram procurar Morten novamente e tentar persuadir o vocalista a se juntar a eles. Desta feita eles conseguem, a dupla já queria retornar à Inglaterra,porém Morten os convenceu que ao invés de irem logo para a Inglaterra eles deveriam preparar alguma fitas demo,então eles foram para a casa de verão da família de Paul em Asker,terminaram passando 6 meses ensaiando e gravando,dessas sessões surgiram Living a boys´s adventure tale e Lesson one (pré take on me).

A escolha do nome da banda ocorreu de forma curiosa, Paul tinha um caderno onde costumava escrever suas composições e idéias, e num certo dia Morten estava folheando este caderno e achou a palavra a-ha em uma das composições, ele pensou que daria um ótimo nome para uma banda, o nome estaria na boca de todas as pessoas e seria fácil de ser lembrado.

Ao retornarem a Londres começou uma maratona de ligações às gravadoras,a banda passava por imensas dificuldades,e decidiram re-gravar algumas de suas demos em um estúdio de melhor qualidade,acabaram escolhendo o estúdio de John Ratclif,segundo Magne porque tinha um exemplar do fliperama Space invaiders.E foi através de Ratcliff que a banda veio a conhecer seu empresário Terry slater,ele era um conceituado descobridor de talentos, tinha trabalhado em grandes gravadoras e estava procurando por um grande projeto.Ele se interessou pela banda e promoveu audições com gravadoras,na audição com a Warner Terry usou de toda sua experiência para conseguir um bom contrato para a banda afirmando que uma gravadora concorrente tinha oferecido o dobro do valor que a Warner queria,resultado:a Warner aumentou o valor do contrato e na verdade não havia gravadora nenhuma na história.Em dezembro de 1983 o a-ha assina com a Warner por 125.000 Libras.

O a-ha passou a ano de 1984 gravando material e produzindo para o primeiro álbum.Em Outubro a Warner lançou o primeiro single da banda:Take on me,porém não obtém sucesso,somente na Noruega o single vai bem,chegando ao 3ºlugar na chart de lá.Em Abril de 1985 o single é re-lançado na Europa em uma versão remixada de take on me,fracasso novamente.
Em Agosto o single Take on me é lançado nos EUA e em Setembro na Europa pela terceira vez,desta vez com uma ampla campanha publicitária,incluindo um folheto em forma de quadrinhos junto como single além da gravação inovadora do videoclip de take on me que rendeu diversos prêmios.Desta vez o sucesso foi grande,conseguindo o 1°lugar nos EUA e o 2°na Inglaterra.

Em Outubro sai o primeiro álbum da banda:Hunting high and low.O álbum obtém o 2°lugar na Inglaterra e o 1°na Noruega,são lançados 4 singles,além de take on me,The sun always shines on Tv,Hunting high and low e Train of thought,além de um só lançado na Noruega:Love is reason. São gravados videoclips para Take on me, The sun always shines on tv, Hunting high and low e Train of thought


Em Janeiro a banda consegue pela primeira e única vez (pelo menos até agora) o 1°lugar na chart da Inglaterra,com o single The sun always shines on Tv,obtendo também com este mesmo single o 20° nos EUA.
Em 1986 sai o segundo álbum do grupo:Scoundrel days,conseguindo repetir o sucesso do primeiro,obtendo o 2° lugar na Inglaterra.São lançados 3 singles:I´ve been losing you,Cry wolf e Manhattan skyline.São feitos videoclips para os singles.Com a repercussão dos 2 álbuns e dos vídeos,a banda ganhou vários prêmios MTV awards e uma indicação ao Grammy.

Em 1987 a banda grava uma música para o filme 007:the living daylights,é lançado o single e vídeo dessa música.Em 1988 sai o terceiro álbum, são lançados 4 singles:Stay on these roads,Touchy!,The blood that moves the body e You are the one.São lançados videoclips para as 4 músicas além de um videoclip para there´s never a forever thing.

Em 1989 a banda vem ao Brasil pela primeira vez e faz 5 shows,2 no Rio e 3 em São Paulo.


Em 1990 sai o quarto álbum:East of the sun west of the moon,que surpreendeu a todos,pois mudou completamente o estilo da banda,o disco tem um som quase acústico e com os pianos quase que substituindo os teclados,tem também a estréia de Magne nos vocais em the way we talk.
São lançados 3 singles e vídeos para:Crying in the rain,I call your name e Early morning. Em 1991 a banda lança o single e vídeo de Move to Memphis para promover a coletânea Headlines and Deadlines-the hits of a-ha.

Em 1991 a banda fez turnê pela América do Sul(chegando a ser lançado o vídeo),nesta turnê a banda passou por várias cidades do Brasil,e neste mesmo ano a banda tocou para 198.000 pessoas no Rock in Rio 2.

Em 1993 sai o quinto álbum de estúdio:Memorial beach,o álbum de menor sucesso de vendas lançado pela banda,muito disso se deve à péssima promoção do álbum pela Warner.São lançados single e vídeo para:Dark is the night e Angel.

Em 1994 a banda esteve em turnê por vários lugares e lançou mais um vídeo e single para Shapes that go together,tema das Paraolimpíadas de 94.

Em 1995 Morten anuncia seu 1° trabalho solo:Wild seed e causa um mal estar no grupo,pois Paul e Magne foram pegos de surpresa e estavam trabalhando em demos para um novo cd do a-ha.O cd Wild seed obteve um grande sucesso na Noruega apenas,onde vendeu 200.000 cópias.Não chegou a ser lançado nos EUA.O disco foi lançado no Brasil,onde o Morten esteve fazendo promoção em programas de Tv e rádio.
Paul funda a banda Savoy,ao lado de sua esposa Lauren Savoy e do baterista Frode Unneland,e em 1996 é lançado o primeiro álbum pela Warner chamado Mary is coming,neste trabalho Paul assume todos os vocais.

Morten chega a lançar outro trabalho,só que desta feita em norueguês,em Dezembro de 1996:Vogts villa,em 1997 o Savoy lança o segundo trabalho:Lacluster me,em 1998 o terceiro e mais bem sucedido:Mountains of time.Magne se dedicou à arte e a trilha sonora de filmes e séries na Noruega.


No final de 1998 o a-ha recebe um convite para tocar no show do prêmio Nobel da Paz e resolvem retomar os trabalhos,no evento eles tocaram the sun always shines on tv e Summer moved on(inédita na época),foi anunciado para junho de 1999 o novo álbum do a-ha,porém o trabalho foi adiado várias vezes,sendo finalmente lançado em Abril de 2000,o nome do disco:Minor earth major sky,agora pela Warner alemã,que fez uma excelente promoção na Alemanha,porém no resto do mundo a promoção foi fraca,com o disco acabando nem sendo lançado nos EUA.Na Alemanha o disco ficou com o 1°lugar e obteve a 27°na Inglaterra.
São lançados os singles:Summer moved on,Minor earth major sky e Velvet.São lançados vídeos para as três músicas além de um vídeo para I wish I cared.Foi lançado também um boxset com os 3 singles+1single disponível apenas nessa boxset:The sun never shone that day.

No final de 2000 a banda decide começar uma turnê e passa por Japão,Alemanha,Rússia,Estônia,Suíça,Noruega e Dinamarca.Em 2001 o a-ha lança o Dvd do show de Vallhall que ocorreu no dia 24/03/2001 na Noruega.

Magne fez sua estréia em 2001 como artista solo,lançando o EP Dragonfly,onde ele toca todos os instrumentos além de cantar.Em outubro de 2001 o Savoy lança seu quarto álbum Reason to stay indoors.


Em 2001 a banda volta ao estúdio e em Abril de 2002 a banda lança seu sétimo álbum de estúdio:Lifelines.Destaque para a nova parceria Morten/Magne e o grande número de composições de Magne.Destaque também por ter vários produtores.O álbum alcançou o 1°lugar na Alemanha e Noruega.Novamente este trabalho não foi lançado nos EUA.Foram lançados os singles:Forever not yours,Lifelines e Did anyone approach you.Foram lançados vídeos para as 3 músicas.
Em junho a banda começa nova turnê que passou por diversos países Europeus além do Brasil,onde fez 5 shows em Agosto, em São Paulo(2),Barretos(1),Rio(1) e Porto Alegre(1)


Após a turnê de Lifelines em Dezembro de 2002,a banda confirma a intenção de lançar um cd ao vivo da turnê.A banda gravou todos os shows das últimas 6 semanas da turnê e escolheu a músicas de acordo com a qualidade do som.Passaram 2 meses mixando este trabalho e em 24/03/2003 lançou o cd How can I sleep with your voice in my Head-a-ha live,o trabalho vem em 3 versões,a normal com 14 faixas,a limitada com 2 cds e faixa de vídeo,a limitada Digipack,2 cds,faixa de vídeo com poster.Tmbém não foi lançado nos EUA.Infelizmente este trabalho ainda não foi lançado no Brasil (o 1°disco do a-ha que não foi lançado aqui).
Foi lançado o single e vídeo para The sun always shines on tv Live.A banda promoveu este trabalho nas tvs e rádios da Europa.

Em Outubro-Novembro de 2003 o a-ha sai em uma mini-turnê pela Rússia,Ucrânia e Noruega,sem nenhum disco novo,eles basearam o repertório no último álbum Lifelines.Os membro do a-ha anunciam que 2004 será dedicado para as carreiras solo.

(biografia extraída do site A-ha Brazilian Page)


No final de 2005 eles lançaram o novo álbum Analogue, com músicas irreverentes e abusando de novas formas de tocar. Dentre essas está a poderosa Celice que trás um polêmico clipe que gerou muitas discussões em todo mundo. Ela inclusive quase faz parte da trilha sonora do filme "O Código Da Vinci", filme inspirado no livro polêmico de Dan Brown que vendeu mais de 250 milhões de cópias no mundo inteiro. Mas a música não chegou a entrar na trilha do filme.

Atualmente (2006), acabaram de finalizar a pequena turnê no Reino Unido fazendo três shows em três cidades diferentes. Os detalhes dos shows podem ser acompanhados no site www.geocities.com/ahanordeste

-----

Bem gente, é isso aí. A banda é muito boa, com músicas que exigem muita reflexão, bons músicos e instrumentais, letras profundas e uma boa reputação no mundo. Conheçam esta banda!

Super abraço.
Mery

X_ NaTaShA_AnGiE_ X
# jul/06


Mery-_- fã do A-ha
bem gay
mais eu gosto

The Splinters
Veterano
# jul/06
· votar


É muito boa!
Gosto de todas as composições. :)

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06
· votar


X_ NaTaShA_AnGiE_ X
Gay??? Olha não tenho nada a ver com a sua opinião, não. Mas tenho certeza de que gays eles não são não!! rsssss

Helder Bello
Veterano
# jul/06
· votar


Eu gosto muito daquele álbum de 90 ... acho que é "East of the Sun, West of the Moon" ou algo parecido. É muito bom.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


eu nao gosto
mas tenho um amigo que é fan ;P

jOe_RaMoNe
Veterano
# jul/06
· votar


O a-ha tem a seguinte formação:

-Morten Harket:Vocalista

-Magne Furuholmen:Teclado/Guitarra/Backing vocal

-Paul Waaktaar-Savoy:Guitarra/Backing vocal




Eles não tem baterista?
0.o

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06
· votar


Claro que têm. Mas ele não faz parte do grupo em si. O grupo a-ha, é somente e apenas o Morten, Magne e o Paul. Mas se você tivesse lido toda a história, veria que logo a abaixo vem informando o nome dos outros componetes que completam a sonoridade do grupo. Mas na década de 80, o grupo era constituído somente por eles três, já que os teclados faziam todo o resto.

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06
· votar


Helder Bello
Exatamente. Eu também gosto muito! Principalmente de "Crying in the Rain", "East of the Sun" e "Waiting For Her". Foi por causa desse disco que eu conheci o A-ha!

Helder Bello
Veterano
# jul/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha

Oh sim ... foi com esse álbum que também conheci a emérita e famigerada banda ... bons tempos, hehe.


Abraços.

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06
· votar


Helder Bello
Oh sim ... foi com esse álbum que também conheci a emérita e famigerada banda ... bons tempos, hehe.

Caramba!! Precisa esculhambar?? rsrsrsrsrs
Aí está o link do vídeo do mais novo single/hit do a-ha: Analogue

http://www.youtube.com/watch?v=EaxDnlF5_qQ&search=analogue

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha

Gostei dessa ultima música

=)

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


nem conheço =/

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


Gay??? Olha não tenho nada a ver com a sua opinião, não. Mas tenho certeza de que gays eles não são não!!
eles eu naums ei ams as musicas... ehehe
soh conheco as mais famosas, naum gosto nem um pouco...

Rock Charles
Veterano
# jul/06
· votar


nem conheço =/
(2)

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06 · Editado por: Mery-_- fã do A-ha
· votar


Midgard
Rock Charles
Pois deviam. Não sabem o que tão perdendôôôôô!!!

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06
· votar


Este é um vídeo muito legal da música Forever Not Yours. Acompanhem todos os detalhes!!!

http://www.youtube.com/watch?v=SUbZ0I_PYQo&search=a-ha

Lord Satariel
Veterano
# jul/06
· votar


a-ha perfeitamente bom

teuabreu
Veterano
# jul/06
· votar


Eu curto , a minha favorita é The sun always shine on TV!!!

Dogs2
Veterano
# jul/06
· votar


gosto sim, mas prefiro Air Supply, que é meio parecida

marcus c. f.
Veterano
# jul/06
· votar


Bah, me cadastrei neste fórum só pra responder a esta mensagem!!! :-)

Tenho 23 (não tenho mais de 30, hehehe) e o a-ha é a minha banda preferida!!! Preferida, número 1! Eles são um dos motivos de eu começar a aprender teclado!

Só que eu acho que o a-ha não é muito reconhecido pelo que faz... Uma vez mostrei a música "Stay On These Roads" do a-ha a um amigo e ele disse: "Ah, é essa música? É famosa! Mas o a-ha tá fazendo um cover de outra banda, né?" Putz, o a-ha tem até um disco chamado com o mesmo nome!!

Ficam aqui as minhas recomendações... Pena que não consegui escolher poucas, hahaha:
-
Hunting high and low (lenta)
Take on me
The sun always shines on TV
-
Scoundrel days
Manhattan skyline
The swing of things
I've been losing you
-
Stay on these roads (lenta)
Out of blue comes green (lenta)
-
Crying in the rain (lenta)
Early morning
Slender frame
-
Memorial beach (lenta)
How sweet it was
Cold as stone
-
Minor earth major sky
You'll never get over me (lenta)
-
Lifelines (lenta)
Oranges on appletrees
-
Todas live que conseguirem :-)
-
Analogue
Celice
Cosy prisons (lenta)
Keeper of the flame (lenta)
Make it soon (lenta, mas de repente fica completamente pirada na distorção da guitarra... serve pra assustar o cachorro)

Coldplay
Veterano
# jul/06
· votar


Pow, A-ha é uma das bandas q eu mais ouço...
os caras tem muitas composições ótimas.
não são nem um pouco repetitivos nas melodias
acho q criatividade deles maravilhosa
eu ouço a discografia td varias veses por mês, mas o ao vivo de 2003 é insuperável...
é isso ae, adoro essa banda

Coldplay
Veterano
# jul/06
· votar


marcus c. f.
Tenho 23 (não tenho mais de 30, hehehe)
eu tenho só 17 e depois q fiquei sabendo q eles tinham mais de 5 musicas q eu gostava e nunca soube q era deles, procurei saber mais sobre a banda e hj sou fã msm!!!
\o/

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# jul/06
· votar


marcus c. f.
Coldplay
Minha nossa! Estou muito feliz mesmo por saber que não estou sozinha neste fórum.

Isso que o Marcus fez foi escolher as melhores e mais conhecidas de cada disco da banda; e incrivelmente, são as mesmas que eu gosto mais, lembrando que as mais desconhecidas do a-ha, são muito mais bonitas. Exemplo: The Weight of the Wind, Out of Blue Comes Green, Lamb to the Saughter, Waiting for Her, Memorial Beach, East of the Sun, Little Black Heart, são extraordinariamente lindas. Precisam ouvir essas. Mas todas do grupo são 1000!

Coldplay
Veterano
# jul/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha
como tu conheceu A banda?
eu conheci por curiosidade msm, e depois q eu ouvi I call your name, q pra mim é a mais linda de tds, eu realmente xonei pela banda!
o foda é q quando vc vai falar de A-ha pra alguem, ou manda uma musica, a pessoa logo pensa, "pow, bandinha pop anos 80", mas se conhececem pelo menos meia dúzia de musicas... com certeza pensariam diferente

MatheusMX
Veterano
# jul/06
· votar


Meu pai curte mto hehe
Eu acho legal

marcus c. f.
Veterano
# jul/06
· votar


@Mery
Legal! :-)
A lista estava ficando grande, então comecei a podar alguns itens... "Lamb to the slaughter" e "Little black heart" foram duas que eu ia colocar mas tirei da lista na última hora, hehehe. E "Waiting for her" eu não poderia ter esquecido :-P

@Coldplay
Eu também comecei a gostar do a-ha aos poucos, vendo que várias músicas que eu já gostava eram deles... ;-) E depois descobrindo que as menos conhecidas também eram muito boas!

Vídeo que eu recomendo:
http://www.youtube.com/watch?v=u25kT367mRU&search=a-ha%20live

alexandrespa
Veterano
# jul/06
· votar


O que você acha do A-ha?
A-hahahahahahahahahahahahahahahaha

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Não lembro de nenhuma música...

marcus c. f.
Veterano
# jul/06
· votar


@Coldplay

Verdade. Dá mais status gostar de metal ou música clássica (ou os dois juntos, hehe) do que gostar de pop dos anos 80 :-D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Band Discussion] O que você acha do A-ha?