Alguem aqui compoe?

Autor Mensagem
stratopeido
Veterano
# fev/06


digo.. ñ composicoes d instrumentais autistas no fruity loops a lá "my guitar doesn´t shred without you" falo d letras, melodias, harmonias, etc.. Como é o metodo d composiçao de vcs? fazem a letra e depois o acompanhamento, ou o contrario? e d que forma q isso é feito?

nettoroses
Veterano
# fev/06
· votar


ei mano naum siga uma regra pra fazer musica
ela deve ser criada de maneira espontanea
por exemplo se surgir uma letra massa ou uma melodia,a faça e dps coloque a harmonia,ou faça a harmonia ao msm tempo que faz a musica!
ou ao contrario
começando por riff massa sei la!

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


opa, valeu ae modera heheeh, tranquei sem querer


nettoroses

Mas oq eu to procurando sao dicas, quero saber como é q o pessoal daqui compoe, se usam metaforas, se escrevem em prosa e encaixam na letra, se fazem uma letra ja pensando numa melodia ou o contrario..

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


acredito q exista tb alguns exercicios d composição, acho uma aera pouco explorada essa da composicao popular, é muito dificil achar material sobre ela

skyzitty
Veterano
# fev/06
· votar


Eu faço letras desde os doze anos. O problema é q eu, mesmo tocando teclado, naum sei fazer melodias... mas minhas letras são maneiras

nettoroses
Veterano
# fev/06
· votar


ah mano
cria 1 um riff principal
ai ponhe uma letra em cima
dps cria a introdução ,cria o refrão
muda a harmonia de alguma parte e ponhe o solo
pronto!

rodrigo monteiro
Veterano
# fev/06
· votar


Quanto ao corpo da música... vai experimentando... quando você fizer alguma coisa legal, imagina a continuação, vai mexendo, tocando e trocando. Mas a principal dica é: seja extremamente crítico... não ache que uma coisa é legal só pq foi fez quem fez, entende? Tava agora mesmo bolando um riff no violão... tava legalzinho, mas não saía daquilo. Fiquei experimentando outras combinações, nas mesas casas e cordas... e saiu. É assim que eu faço.

Quanto à letra... cara... eu faço assim: enquanto estou tocando o riff, vou cantando qualquer coisa que sai... pra ter pelo menos uma melodia. Com ela, vou encaixando alguma letra, mas tudo aleatoriamente e naturalmente.

A melhor dica é: se vc fizer uma música, experimente tocá-la no dia seguinte. Se não estiver um saco... é pq deve estar boa. Ok?

Steve Morsa
Veterano
# fev/06
· votar


as vezes vem um riff na minha cabeça, ai faço ele na guita e tento trabalhar nele...

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


rodrigo monteiro

valeu, acho q tento compor d maneira bem parecida com a sua


A melhor dica é: se vc fizer uma música, experimente tocá-la no dia seguinte. Se não estiver um saco... é pq deve estar boa. Ok?


acho q ja ouvi isso aqui em algum lugar heheeh

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/06
· votar


Eu

depende do tipo de composição, eu estou andando ultiammente em dois extremos
ora compondo coisas mais puxado pro post-punk/industrial
ora compondo coisas folks

pras coisas mais pesadas geralmente eu começo com algum tipo de loop de bateria no fruity loops e vou colocando nuances nele, adicionando baixo, alguns efeitos, uma melodia, intersecções, um monte de coisas, ai depois eu penso em que letra eu vou por naquilo, de acordo com o "mood" que tá passando

pra coisas moais acusticas eu geralmente componho a letra primeiro e quebro a cabeça pra encaixar uma melodia no violão que dê para canta-la sem tropeços.

não quer dizer que eu seja muito bem sucedido no que eu faço

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


Componho.
Pra banda, ando compondo músicas Classic Rock. Algumas lembram Clapton, outras AC/DC.

Individualmente, tenho composto na parte erudita, mas também metal, blues, jazz e funk.

Composição gravada, tenho uma só, guitarra. =]

janick
Veterano
# fev/06
· votar


stratopeido
Componho musicas da minha banda e algumas instrumentais só minhas. Uso MUITO Fl Studio 5 e Guitar pro. Pego a guitarra e faço a ideia da musica, o esqueleto. Depois monto ela no guitar pro(jogo os orgãos a carne e a pele), dpois passo no FL Studio p passar Sf2, dpois gravo no cubase. No Fruit Loops faço algumas batidas de eletronic de brincadeira tbm.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# fev/06
· votar


stratopeido
Eu naum tenho um jeito especifico de compor...mas na maioria das vezes, eu penso no que a musica quer passar! Ai apartir de um riff, eu começo a trabalhar toda a musica (digo no caso de musica instrumental)!

Esse riff na maioria das vezes acaba virando o Tema, e o resto da musica vai vindo naturalmente...

Jah a letra, eu penso no tema como se fosse real! Eu tento me por naquele lugar ou situação, e no ponto de vista do personagem começo a compor! Naum me importo muito com rimas, porque ateh a rima vai vindo naturalmente..

Eu to falando tudo isso, mas na verdade sou totalmente iniciante!
Comecei a compor de verdade, naum faz nem dois meses! hehehe
falow

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


a verdade é q bateu uma inspiraçao p/ compor vendo o documentario do bob dylan heheh, to pensando em compor mais nessa praia do folk, ate pq acho q esse é o metodo mais puro d composiçao.. Mas outra duvida q tenho é se vcs usam o ingles ou o portugues pra compor, acho q compor em ingles num pais q fala portugues, é meio brega, seila heheh, por outro lado parece q é mais facil, e é um metodo d filtrar so quem ta realmente interessado na sua musica

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# fev/06
· votar


stratopeido
Cara, acho isso muito estranho...eu tenho vergonha de compor e gravar em portugues! (se bem que ainda nunca fiz isso..) Sei lah, parece que estou ''castelando'' demais!

Por isso prefiro compor em portugues, depois passar pro ingles! Acho legal tambem misturar um pouco, ingles e portugues!! Mas to pra gravar minha primeira composição com letra, ainda naum sei se vai ser em portugues ou ingles! hehehe..
falow

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn

putz, vc compoe em portugues e depois passa por ingles??? n sei como vc faz, mas pra mim algo diz q isso n funcionaria direito hehe. Quanto a ter vergonha d cantar em portugues, acho q tenho uma noção do pq, vc ja percebeu como ingles ta virando uma especie de lingua "poetica"? é so vc dar uma passada nesses blogs e flogs toscos da vida q ta cheio d citações, poeminhas bregas em ingles, vc ja tentou passar eles pra portugues? haha faça isso uma vez, é estranho, mas nos mesmos acabamos entendendo q o portugues é uma lingua vulgar. Ha tb o negocio q ja falei, cantando em ingles vc ja filtra quem ta interessado na sua musica, e mesmo essas n vao entender metade a n ser q peguem a letra e leiam depois, acho q é uma maneira d evitar se expor

John Elf
Veterano
# fev/06
· votar


Eu componho.

rodrigo monteiro
Veterano
# fev/06
· votar


Ah sei.....o filme do Bob Dylan. Aliás, ver documentários sobre grandes bandas e cantores é sempre meio suspeito... normalmente SEMPRE dá uma vontade de sair compondo...

Acho legal a área do folk... quando era mais novo, compus muitas e muitas músicas no folk. Só cuidado pra não se perder: o próprio Bob Dylan, no filme, dizia que vivia compondo e tal... mas, se vc for analisar, ele tem muito mais letras ruins do que boas... o negócio é isso mesmo. Vai escrevendo e reescrevendo, de repente vc consegue um "blowin´in the wind", imagina?

O inglês é mais fácil pra compor pq, pelas palavras terem menos sílabas, é mais fácil encaixá-las numa melodia. Nunca compus em inglês, mas...

Stratopeido, tens MSN? Acharia legal se a gente pudesse trocar umas idéias em relação à novas canções, que tal? O meu é: rodrigombds@hotmail.com

StoneColdDead
Veterano
# fev/06 · Editado por: StoneColdDead
· votar


as vezes vem m riff na minha cabeça ai eu penso em levanta da cama e tira na guita no meio do caminho eu esqueço e adeus obra prima uiwhuiahwiuah

StoneColdDead
Veterano
# fev/06
· votar


falando serio, tenho q começar a compor, mas soh mto preguissoso(???) tipo devo te mais de 15 riffs e todos ficam soh no riff mesmo, ai eu mostro pro meu professor e ele fica me xingando pq eu nao treabalho neles, um dia ele ateh fez uma musica ensima dum riff meu, fico massa, vo ve se agora com banda eu faço alguma coisa.......

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


rodrigo monteiro

Eu n diria q o bob dylan tem letras "ruins" heheh, mas q ele tem muitas q deixam muito a desejar, se comparadas a blowing in the wind e with god on our side, ja te adiciono, so vou trocar d pc

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


StoneColdDead

Eu n sei oq acontece a noite, mas parece q quando vc esta quase dormindo, vc entra num estado mais criativo, seila, ja percebi isso, mas ainda n descobri exatamente oq acontece

Kirk_Hammett
Veterano
# fev/06
· votar


Eu quase nunca tenho idéias bacanas

a ultima coisa foi um solinho bem pequeno, deve ser uns 10 compassos

e na virada eu compus um dedilhado tb

mas musica inteira foi só 1 e nem terminei ainda

stratopeido
Veterano
# fev/06
· votar


Kirk_Hammett

mas instrumental? pq se vc olhar bem a maioria das composicoes, sem ser progressivo ou alguma outra piracao, a letra e melodia nem sao grandes assim

spy2k
Veterano
# fev/06
· votar


Eu componho cara, mas vou deixar para entrar em detalhes num próximo post quando o tempo me for mais amigável.

:)

spy2k
Veterano
# fev/06
· votar


rodrigo monteiro

engraçado você ter dito sobre ser crítico e não se deixar levar por algo legal, pois comigo acontece realmente ao contrário. eu tenho (tinha) uma auto-estima muito baixa e mesmo ficando bom ou muito bom (opiniões externas) eu não gostava.

stratopeido

você tem que saber quando está fazendo algo bom ou meia-boca. acho que isto é principal. vai chegar numa hora em que você não vai ter mais 3 idéias boas mas sim uma muito boa.

quando aos métodos...

experimente, vire de cabeça para baixo, começe pelo groove de baixo, ou pela harmonia (particularmente mais fácil para mim, mas é tudo relativo).

algo que tem me espantado é compor em dupla ou em grupo. compor com AMIGOS é algo inacreditável. sabe, aquele teu amigo que tu conhece desde a infância? este mesmo.

se quizer conversar (isto é para todos): necoremains @ hotmail.com

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Alguém falou que não se deve usar regras para compor....

Tambem acho.

A composição na minha opinão, é onde realmente o lado profissional, técnico da coisa fica um pouco de lado para dar margem ao artista que existe dentro de nós.

Aí realmente a música deixa de ser um conjunto de regras e fórmulas para ser realmente a expressão máxima concreta do sentimento humano, a arte.

Quando acontece de eu compor, simplesmente acontece. Descubro alguma combinação, dedilhado, passagem que soam bem no violão e daí saio incrementando, modificando e cantarolando.

Escolho um tema e depois é um pulo pra letra.

Recentemente, eu imaginei um tema que julguei ser bem sentimental e começei a fazer a musica em cima daquele tema específico.

E eu sempre, não sei pq, costumo começar pelo refrão. Acredito q é a peça fundamental do quebra-cabeça musical. Por isso precisa ser posto primeiro, como base para o resto. É a partir dele que sei por onde posso ir, e sobre o que posso conversar com o ouvinte, sem fugir do assunto para o qual a canção é proposta.

Acredito que no fim das contas, não há uma maneira de compor somente. Há sim maneiras diferentes de inspiração... mas isso é uma outra história...

Espero ter ajudado no meio de tantas dicas importantes!

spy2k
Veterano
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

Só cuide-se pra não se prender em refrões assim como eu me prendo em não fazer refrões para as minhas canções.

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


spy2k

huahuahua essa foi boa... mas tipo tu tem msm esse problema?

spy2k
Veterano
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

Geralmente minhas canções não possuem refrões, sinceramente acho difícil trabalhar com eles.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem aqui compoe?