As aventuras de uma banda iniciante

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# ago/05 · Editado por: Claudio Natureza


Beleza galera?

Como minha banda, A Kuarup, está começando agora a fazer shows por ai afora, queria contar como tem sido esse começo de carreira pra gente, quem sabe pra dar uns toques em quem tá começando ou até pra receber algumas dicas de quem já está na estrada há algum tempo.

Nossa banda toca uma fusão de rock com ritmos brasileiros e reggae, e só toca músicas próprias.

fizemos apenas cinco shows, a maioria gratuito, já que nossa intenção no momento divulgar o trabalho.

vou começar falando sobre os shows que fizemos nesse final de semana, em dois locais completamente distintos.

no sábado tocamos num clube numa cidadezinha chamada São José de Inbassaih, local bem maneiro no início da Região dos Lagos, há cerca de 60 kms do Rio de Janeiro.

Era um festival de rock, onde tocariam várias bandas de Heavy Metal e de Hardcore, e nós tocamos uma fusion que tem forte sotaque brasileiro, o que realmente não era a praia de ninguém que estava ali.

ressalto que conhecidos na plateia eram apenas três pessoas, o resto nunca ouvira falar sequer do nome da nossa banda.

inicialmente subiram uns caras bem jovens que tocavam cover de Guns, e logo depois rolou uma banda cover de Evanescensse, sendo a nossa banda a terceira a entrar.

Toda a galera reunida, e todos metaleiros, e nós começamos a mandar um som meio instrumental, numa fusion de hard rock com baião, que não conseguiu prender a atenção da galera de forma muito segura, sendo que alguns chegaram a simular um forrozinho, meio que de sacanagem.

mas quando iniciamos a segunda música, uma mistura que inicia com um reggae, e depois vai virando um baião rock progressivo, a galera começou a pular junto, e aqueles que torciam o nariz pra banda começaram a perceber que a banda mandava direitinho.

da terceira música em diante foi só agito, com a roda de porrada funcionando geral, neguinho tomando altos estabacos na frente do palco , e a galera mandando ver no repertório, que foi de oito músicas próprias.

dai pro final conseguimos um desempenho muito bom no show, com pouquíssimos erros, o que elevou a pressão das músicas, com tods atuando perfeitamente, sendo os erros inperceptíveis.

Ao final do show a rapaziadinha estava amarradona, gritaram o nome da nossa banda pra caraio, e gritaram o meu nome direto, e era "é Natureza, é Natureza, é Natureza", geral, o que me deixou até meio sem graça, pois nunca tinha ouvido tantos "fans" maneiros saudando a nossa banda.

Resumo, foi muito bom tocar no meio dos metaleiros, que souberam entender nosso som e respeitaram e curtiram o nosso trabalho.

Amanhã eu boto aqui um resumo do show que fizemos no domingo, numa comunidade onde só rola funk e pagode, não percam...heheh!

JediKnight
Veterano
# ago/05
· votar


Ae Claudio, parabéns!!!!

Só não entendi isso:


caras bem jovens que tocavam cover de Guns, e logo depois rolou uma banda cover de Evanescensse

Resumo, foi muito bom tocar no meio dos metaleiros,

Ed_Vedder
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza

Cara, qualquer som "bem feito" é respeitado... os próroprios tietes ficam sem graça de avacalhar...

Isso ae, sucesso e boa sorte pra vcs :)

Papa Urubento XVI
Veterano
# ago/05
· votar


ninguem tem preconceito com som bom e honesto, independente do ambiente.

a nao ser q seja num lugar de gente muito bitolada, tipo evento de black metal ou de hardcore... mas esses lugares a gente aprende a evitar.

no mais, boa sorte. =]

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


JediKnight

tinha umas oito bandas lá fio, essas duas ai foram de uns carinhas de 16 anos que eram meio qie iniciantes na brincadeira, mas que depois ouviram as outras bandas na moral e eram uns muleques bem maneiros e humildes.

Enfim, num universo de oito bandas, tinha de tudo, trash, cover do sepultura, e essas duas bandinhas que eu falei, que eram bem iniciantes.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Ed_Vedder

é isso ai velho, mas quem sai pra tocar em qualquer canto como nós, que não amarelamos em canto nenhum, passa por umas paradas sinistras..valeu.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Papa Urubento XVI

é que ainda não contei o que rolou num afesta junina de uma favela que nós fomos tocar ontem, maior comédia.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# ago/05
· votar


Legal cara, parabéns!

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
Um show no meio dos metaleiros e outro na galera do funk... isso que é diversificar guri!
:)

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
Nossa banda toca uma fusão de rock com ritmos brasileiros
Aêêê.

e reggae
Nãããããooooooo!!!

e só toca músicas próprias.
Aêêê de novo.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Rodrigo rvssvr
valeu ai, o negócio é escancarar.

maggie

mas no reduto fanqueiro o baguio complicou um pouco..heheh!
Fritz_mkvl

um reggae com peso e bons solos fica massa.

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
Eu não curto não velho, mas se você gosta que sou eu pra questionar? Boa sorte com o trabalho e parabéns pela iniciativa de só tocar músicas próprias.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


valeu meu camarada, mas o reggae que a gente faz é muito diferente, algo próximo do Rappa.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


ClaudioNatureza

Muito boa sua iniciativa aí pelo Rio, saiba que é a mesma que a nossa pelo sul. O som q com certeza vai ser um pouco diferente, mas tem que ser né.. cada um faz o seu :D

E esse lance de lugares onde não são nossa praia, saiba q são constantes.

Esses tempos atras tocamos numa festa da Federal aqui de Curitiba numa chacara, eram 4 bandas. a nossa de reggae e o resto rock muito pesado.
E a galera acabou pirando no nosso som com o tempo, no começo rola aquela desconfiança, mas depois de uma guitarra com peso bem tocada, de teclado com varias psicodelias, com muita vibra a galera entra no clima e pira no som...

E sobre lances sinistros de novo.. já to aí a 14 meses na estrada diretão e até o hj o lance mais loco e horrivel q aconteceu foi ir tocar numa cidade chamada Ponta Grossa, fica a 110km de Curitiba, fomos em um micro onibus, duas bandas de reggae aqui de Curitiba, Rudah e Alta Maré, chegando lá na balada, lugar maneiro, povo sinistro!!!!! só deu viado e lesbica..... a parada era mó "Priscila a Rainha do deserto" antes da gente tocar rolando "I Will Survive" tudo a ver né?? e na hr de tocar os cara mandando beijo pra gente no palco e ninguem curtindo o som de nenhuma das duas bandas........ muito foda huauhauhauhahu e pra completar a noite na hr de ir embora não deixaram a gente ir embora dizendo que tinhamos roubado dois CDj's e aí queriam nos revistar e tal... aí nós mesmos chamamos a polícia dizendo que se alguem fosse nos revistar seria a polícia e não os seguranças do local. e aí veio duas viaturas, geral em todo mundo, no bonde, nas mochilas, todo mundo engolindo o "basê", e no fim, lógico, não estava conosco os aparelhos, aí fomos as duas bandas prestar queixa contra o bar na polícia, pois não recebemos nosso cachê, e ainda fomos tachados de ladrão, mas o processo corre até hj!!

Mas pra compensar, já tocamos em lugares inesquecíveis como Expoingá 2005 em Maringá-PR 450km de Curitiba pra 3mil pessoas, muito irado!! muita vibra, tocamos em Joinville pra uma galera muito massa tb sei lah pra qts pessoas mas tava cheio umas 500, 600. na Lapa tb foi um lugar q a gente não botava fé q ia ser massa e fui muito irado!
Mas a melhor de todas foi viajar quase 900km pra ir tocar em Porto Alegre.... melhor cidade q a gente já tocou!! melhor receptividade do público, de quem nos chamou, esquema bem profi, galera com vibra e de palavra!!

Cara....... posso te dar um conselho apenas...... eu sei q a gente tem que começar tocando meio que de graça pra ganhar publico, pra divulgar o trabalho! mas isso é vício q destrói, pq ninguem trabalha de graça e alguem sempre tá ganhando com seu trabalho, por mais que as vezes seja simbólico, tem que haver algo em troca, pq qt mais se toca de graça, mais vão querer q vc toque assim novamente. Esse é um processo q as vezes eu passo ainda, mas hj já sou bem mais centrado quanto a isso para fechar shows. Pq as vezes a gente acha que não vai aparecer oportunidade pq agora o cachê é X, mas aparece! pode ter certeza q aparece!!! No começo tem que ser mesmo, mas só te digo pra não viciar :D

Abraço guri! boa sorte na estrada!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


valeu Durval, legal vc também contar sobre as experiências de sua banda, e com certeza não temos intenção de tocar de graça, mas no show de sábado foi no esquema de festival, muitas bandas, e nós topamos pra mostrar o trabalho, e no domingo foi pra levar um pouco de música que não seja pagode/funk pra galera.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


e mal ou bem esse trabalho cultural rendeu um futuro show num centro comunitário lá da região (pago), e uma entrevista na rádio FM local, com inserção de uma música nossa na programação da rádio.

e também mandamos várias cervas e pra tos de manjubinha...hehehe!

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza

Tá certo, não digo que não vale a pena, vale sim, mas tem que ter essa mentalidade de saber o que é bom e o qu e não, pq de explorador e mal carater nesse ramo tá cheio.

Evento comunitário é sempre massa tocar!! eu adoro, me sinto muito bem por isso, nós aqui já tocamos para uma pastoral, num evento q ocorre todo 1º domingo do mes, onde é feito um grande churrasco e mais algumas atrações para ajudar as finanças da casa, e é com grande prazer que faremos isso novamente e quantas vezes for preciso, eventos beneficentes fazem bem a nós mesmos, é bom saber que você pode ajudar com o seu trabalho!

E pra fora, é muito díficil a gente conseguir ir, pois não somos conhecidos, digos nós, eu, vcs, e quem está começando, e para se conseguir essa oportunidade as vezes não podemos cobrar em dinheiro, mas podemos ter outros retornos, como entrevistas, mídia, inserção de música nas rádios, programas de tv e coisas do genero. Isso as vezes não custa ao produtor do evento, pois ele tem contatos, e pra você será um ganho enorme ;) é tudo uma questão de negociação.

mas continue aí..... quem sabe a gente não faz um show junto aí pelo Rio! eu to vendo algo em Niterói, mas vai demorar um pouquinho ainda! qd rolar te aviso e quem sabe podemos fazer juntos!

Abraço!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê

beleza cara! Niteroi é um centro de muito reggae, e é uma cidade muito maneira.

eu toparia tranquilo tocar com vcs lá, quando rolar me avisa.

um abraço.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza

Eu to ligado, nasci lá... morei 10 anos e ainda tenho bastante ligação com a city! mas é isso aí!

Se no feriado de setembro não for tocar acho que vou estar por lá curtir uns dias!

Abraço!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê

porra cumpade, tu é de Nikiti? só podia ser, sangue bom como vc é...

de vez em quando eu vou lá na Cantareira, tu conhece?

Alexandre Souza
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
então cara, o festival da cultura começou quarta-feira, se nao me engano vai passar toda quarta a noite, doze musicas por noite... mas eu não consegui assistir pra ver qualé, vou ver se quarta agora eu assisto.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Alexandre Souza

me fala uma coisa, essa tv cultura aqui no Rio pega?

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Claudio Natureza

Já sou praticamente um curitibano.. 12 anos aqui, mas com muitas histórias por Niterói e Rio..

Conheço a Cantareira sim, to sabendo q tá rolando uma Quinta Reggae por lá agora tb, mas não lembro a onde.

Converso com uma amiga que está produzindo a banda Aliança q eh de lá, tem os loco do Nayah, a rapaziada do Canamaré (Maurus e Zeco) q já andei conversando para trazê-los para Curitiba com o 3º cd deles q lançaram faz um tempinho né.

O domingo quando to la sempre rola o saco de são francisco neh, nao sei se jah pintou por lah!

Tenho um AP em Icaraí na Gavião Peixoto, o mesmo onde morava aí.. aí volta e meia quando bate a saudades estou por aí!

Na capitar... q eu sou completamente perdido pra balada com boa música!

abraço!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê

eu fico mais em Itaipuaçu, que fica do outro lado do morro de Itacoatiara,

Quando vc vier pra esses lados me dá um toque que eu vou te apresentar a rapaziada lá da área.

um abraço.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza

pode deixar :D Itacoatira é irado......... pra dizer a verdade é a melhor praia de niterói e rio junto :D (apenas minha opinião) hehehe

pro outro lado do morro só fui pelas trilhas sabe, mas não cheguei a ir até o final..

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


dá uma olhada ai na minha área.

http://www.itaipuacu.net/fotos/index.htm

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
Pra quem gosta de praia deve ser muito chato morar aí não é não?

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
Posta uns sons pra galera de novo.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


muito lindo.......... com certeza vou aparecer por aí.....

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
deixa eu gravar bem gravado que eu posto.

um abç.

Durval Dellê

aparece ai velho, vamos fazer um luau nessa praia com muito reggae.

abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As aventuras de uma banda iniciante