Da garagem para os palcos: Dúvidas de uma banda iniciante

    Autor Mensagem
    Revo
    Veterano
    # out/05


    Olá para todos do fórum.

    Primeiramente, como já foi dito no tópico, minha banda e eu estamos querendo sair da "garagem" para tocar, a princípio, para um pequeno público.

    O problema é que nós não temos os equipamentos de som ideais para tal.

    A banda consiste em 4 integrantes:

    -Baterista;
    -Baixista;
    -Guitarra solo;
    -Vocal / Guitarra base.

    Cada qual com o seu instrumento.

    O tipo de música tocada é bem "eclético", diga-se de passagem, algo bem próximo das chamadas "bandas-show", ou seja, tocamos rock nacional, pop, punk-rock, pop-rock, e por aí vai.

    A questão é a seguinte: Qual equipamento de som nós deveríamos ter (comprar, no caso) para termos uma satisfação sonora dentre o objetivo destacado acima (fazer pequenos shows), lembrando-se que o orçamento inicial da banda é excasso?

    Alguns detalhes são os seguintes:

    -A guitarra base é uma Shelter SX, modelo SG;
    -A guitarra solo é uma Shelter SX, modelo Les Paul Custom;
    -O baixo é um Samick;
    -A bateria é uma Remo, 8 peças;

    -Dinheiro em caixa: R$ 3.000;

    -Nenhum integrante possui ainda uma aparelhagem de som (caixas amplificadas, microfones, etc.) própria.

    -Talvez seria interessante que cada integrante comprasse o seu próprio equipamento, para ficar algo mais justo.

    Mais algum detalhe se faz necessário?

    Aproveitando a deixa:
    Eu, como guitarrista solo, tenho como fontes de distorção uma singela Zoom505. Sei que é ultrajante tocar com esse pequeno aparelho. Mas como eu nunca saí de casa pra tocar, contentava-me com a minha guitarra, a pedaleira e as caixas acústicas do meu aparelho de som. Porém, eu nunca toquei com um pedal de efeito. Não sei se fui bem específico quanto ao estilo musical da banda mas, como sei que a qualidade dos pedais de efeitos analógicos é muito superior à pedaleira digital, gostaria de saber quais eu deveria comprar.
    Como um fato isolado ao tópico, informo que tenho algo em torno de R$500 para os pedais, e não gostaria de me desfazer da Zoom505, a não ser que haja alguma alternativa com mais custo/benefício.

    Espero por respostas.

    Obrigado, Revo

    Alan411
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revo
    vamos por partes..

    pelo q vcs tem em caixa..e pelo meu conhecimento em guitarra acho q seria interessante vcs comprarem um Amplificador razoavel , e uma pedaleira..p/ os guitarristas...nao manjo nada de batera..

    assim com 100 reais vc aluga um equipo de som foda..com microfone , Pas, retorno...p/ seu show..sei q vai dar preju no começo mais p/ mim é melhor vc ter prejuizo mas ter um som de qualidade...

    qto aos seus 500 acho q da p/ tu pegar um pedal bom de distorção!
    ai tu usa a zoom p/ demais efeitos..

    Rod_bass
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revo

    Não manjo de preços de aparalhagens, mas acho que R$ 3.000,00 já é um bom começo, pois vocês já têm os instrumentos, o que facilita um monte. Vai aparecer mais gente, com mais experiência, dando idéias legais. Então, de passagem desejo boa sorte nesta caminhada, valew?!

    Revo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rod_bass

    Obrigado pelo incentivo.


    AlAnEsTeVeScOrMaCk

    Bom, eu gostaria de algo mais específico.

    Resumindo:

    Nós temos os instrumentos, mas não temos caixas pra tocar.

    Como é que nós ensaiamos, então?

    Bom, o vocal / guitarra base e eu somos próximos, então, de vem em quando a gente combina pra passar umas músicas sozinhos, com as caixas acústicas do meu aparelho de som, que tem uma potência razoável. Já com o baterista e o baixista, a gente se reúne em um estúdio para tocar, que já tem toda a aparelhagem de som, o que facilita o trabalho.
    Mas queremos ser independentes de estúdio e, é claro, economizar esse dinheiro... Pra comprar uma aparelhagem legal. E seria interessante também que nós tivéssemos nossa própria aparelhagem, pois alugar não seria uma opção tão plausível no momento.
    Como disse, somos apenas iniciantes, mesmo. Ninguém ainda tocou pra valer em público, mas como a gente tem um entrosamento e um som bacana, pensamos que seria uma boa experiência tocar para o público, mesmo que seja apenas para nossas famílias e próximos.
    Com o tempo, nós vamos aprendendo e, sem dúvida, sentindo quais as necessidades reais de uma banda. Mas, a princípio, precisamos de um equipamento pra ensaio e pequenos shows.

    Obrigado pela atenção, Revo

    Claudio Natureza
    Veterano
    # out/05
    · votar


    dá pra começar com o seguinte equipamento:

    duas caixas de 300 watts = 500,00
    uma mesa ciclotrom de 6 canais = 350,00
    um ampli de 400 watts = 500,00
    um mic Behringer XM 8500 = 110,00
    um pedestal = 30,00
    um cabo para mic = 30,00
    um ampli de guita Rage58 da Peavey (30 watts) = 450,00
    um ampli de baixo Meteoro = 450,00
    cabo para mesa, ampli e cauxa = 50,00
    pedaleira Behringer = 350,00
    cabos para o ampli, Pa e caixas = 50,00

    2870,00

    se vc comprar usado vc arruma ai por uns 2400,00

    vai ter que ligar a guita base na mesa, junto com a voz.

    pra show pequeno não precisa microfonar nada.

    já dá pra começar.

    Revo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Claudio Natureza

    Muito obrigado pela sua ajuda !

    Mas pelo que foi listado, vejo que por aqui eu consigo um preço muito mais em conta! Tem alguma idéia em que nós poderíamos utilizar o restante do dinheiro, se em algum tipo de amplificador melhor ou algo parecido? Vale lembrar que o pedal fica por minha conta, então sobra R$350 a mais no orçamento e, ainda, os cabos eu mesmo faço. E a propósito, qual seria o pedal mais indicado?

    Novamente, obrigado pela ajuda.

    Abraço, Revo

    Claudio Natureza
    Veterano
    # out/05
    · votar


    compra um XV Amp da Behringer, ele é melhor que o zoom, mas dá pra começar com o zoom também.

    e se der compra mais um ampli Peavey Rage 158, pois a mesa não produz distorção e não reproduz os efeitos adequadamente, e ai o guita base fica meio prejudicado.

    um abç.

    Revo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Claudio Natureza

    Olha, amigo:
    Eu estava olhando em alguns sites de venda pela internet sobre o amplificador Peavey Rage158, mas na descrição aparece que é de 15W RMS. Isso não seria pouco?
    Outra pergunta:
    A Behringer XV-Amp é uma pedaleira, o que substitui minha Zoom505. Acho que seria uma boa troca, mas o que eu faço com a antiga? Algum pedal interessante?

    Grato pela atenção, Revo

    Claudio Natureza
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Claudio Natureza
    · votar


    Revo

    15 watts dá legal, eu já tive um desses e o bichinho fala muito.

    quanto aos pedais, vai do gosto do freguês, mas eu costumo usar uma GT6, e também tenho um whawha Cry Baby
    eu uso um overdrive da oner também, pra um som "quase limpo".

    eu acho que vc devia primeiro pegar o XV Amp, ver se ele cobre todas as necessidades e só depois pegar um pedal de distorção, ou delay, o que for necessário.

    mas não sou a pessoa mais indicada pra te falar sobre pedais, pois sou vocalista, e agora nem base de guita tô fazendo, tô só no violão, porque tô com dois guitas bons na minha banda.

    se quiser ouvir nosso trabalho:

    www.tramavirtual.com.br/kuarup/artista

    Revo
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Revo
    · votar


    Claudio Natureza

    Resumindo:

    Cada integrante com sua própria caixa amplificada.
    O vocal com o microfone, amplificador de potência e 2 caixas acústicas.

    Certo?

    Eu ainda fico meio confuso com essas medidas de potência sonora.
    Esses watts seriam todos em RMS?

    Teria como você se basear com os produtos do site http://www.submarino.com.br/ para me mostrar exemplos?

    Revo

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    nas bandas que toquei cada um era responsavel pelo seu equipamento, o guitarrista tinha sua guitarra seus pedais e seu ampli tudo comprado com o dinheiro dele
    a mesma coisa com os outros músicos
    isso pq se o cara sai da banda e entra outro geralmente esse já tem o equipamento no estilo dele
    se o cara não tinha um equipamento razoavel a gente ficava no pé até ele providenciar, pra não ter problema de no dia do show o cara aparecer sem pedal de distorção pq não conseguiu emprestar do amigo dele

    se desse pau, em algum equipamento de alguem as despesas com conserto era do proprio dono, já que ele tambem usava o equipamento dele sozinho

    o vocalista era responsavel pela compra de mesa de som, microfone, efeito de voz, caixa de retorno (pelo menos isso pra ensaio) isso era considerado como equipamento pessoal dele já que pra voz sair usa-se pelo menos isso - mesmo que depois na hora de tocar todo mundo usasse a mesa dele


    agora se for montar um PA com potencia, algumas caixas de frente + alguns retornos e isso for comprado pelo grupo todo
    a banda fazia um relatorio com o preço pago e quanto cada um tinha de percentual sobre o equipamento do grupo
    se alguem resolve sair da banda é feito um levantamento de quanto esta valendo o equipamento usado, e o cara leva o percentual dele dele em $dinheiro$ conforme vai aparecendo os shows, pra evitar do cara chegar em um determidado ensaio e dizer:

    po, cara, num da mais, vô te que sai da banda, mas vcs são ainda meus amigos..... mas tô levando o equalizador e a potencia pq foi +/- o valor que investi, e pode ficar com o troco

    Revo
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Revo
    · votar


    fernando tecladista

    Sim, foi mais ou menos esse o sentido do "-Talvez seria interessante que cada integrante comprasse o seu próprio equipamento, para ficar algo mais justo.".
    E a respeito do dinheiro em caixa, todo o equipamento, tirando a caixa do baixista, ficaria em família. Então não haveria tanto problema com uma possível dispersão da banda.

    Obrigado pela atenção, Revo

    Revo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fica aí a minha dúvida, então:

    Como não conheço muito sobre equipamentos de áudio, eu precisaria de algumas fontes de referência.
    Alguém poderia me listar esses equipamentos de algum site da internet? Assim ficaria mais fácil para eu poder ter uma breve noção do que minha banda precisa.

    Revo

    Revo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Redirecionando para o novo tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/112827/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Da garagem para os palcos: Dúvidas de uma banda iniciante