Autor |
Mensagem |
Papa Urubento XVI Veterano |
# ago/05
· votar
eu continuo achando q o livro nao tem nenhuma analogia com nada, e nem precisa, pq a historia se sustenta por ela mesma.
aliás, era o q o proprio Tolkien achava e DISSE no prefácio do livro.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Fritz_mkvl
Mano, calma aí que você está variando. Uma hora SDA é só diversão (concordo). Na outra é uma alegoria da europa em guerra. Se decida.
EH uma alegoria sobre a guerra, FAZ uma analise do ser humano e ainda assim EH UMA DIVERSÃO. Aí eh q está, Tolkien se preocupava mais com a história doq com alegorias, por isso a história dele ficou melhor q a obra de Assis inteira.
|
# ago/05
· votar
esse negocio de encerrar falso moralismo e conceito pré-fabricado numa porra de uma história é uma merda. o cara acaba escrevendo lixos tipo Machado.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/05
· votar
John Elf
Você se contradisse cara.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
eu continuo achando q o livro nao tem nenhuma analogia com nada, e nem precisa, pq a historia se sustenta por ela mesma.
Sim, mas veja bem: a intenção dele era contar uma história. Toda história precisa de um ponto de partida, e ele escolheu como ponto de partida a ganância do ser humano, q muda as pessoas e gera guerras, q era oq estava acontecendo na Europa. Tolkien soube usar isso pra conduzir a história, jah Assis montava uma presepada pra mostrar suas idéias.
|
# ago/05
· votar
os posts do timeisonmyside falando sobre essa porcaria q ele chama de boa literatura brasileira só provam q a burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Fritz_mkvl
Não me contradisse, soh disse q Tolkien conseguiu fazer um livro com conteúdo e q diverte, por isso eh melhor q Assis. O foda eh q as pessoas acham q ou a Arte eh bem feita ou tem conteúdo, e esqcem q ela pode ter os dois. Tolkien tinha os dois, conseguiu equilibrar.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
os posts do timeisonmyside falando sobre essa porcaria q ele chama de boa literatura brasileira só provam q a burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor.
Verdade.
Fritz_mkvl
Oq qro dizer eh: Tolkien soube fazer uma obra divertida, bem feita, e com conteúdo. Ele não deixou q o conteúdo q ele queria passar se tornasse o foco da atenção, ele não permitiu q o conteúdo atrapalhasse a estória. Por isso ele eh foda.
|
# ago/05 · Editado por: Papa Urubento XVI
· votar
o livro é sobre uma história com elfos, anões e trolls. é isso.
quem quer encontrar outros significados, tanto dos fãs q querem encontrar analogias com o mundo real, quanto dos retardados q reclamam q nao conseguem encontrar em Frodo o novo mentor filosófico da nova ordem mundial, está chapado.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/05
· votar
John Elf
Velho você afirmou categoricamente a alguns posts que SDA é só diversão. E um pouco mais afirma que é uma alegoria da Europa. Você se contradisse.
|
hatebreeder Veterano |
# ago/05
· votar
machado de assis soh escreve merda, os livros sao horriveis , historias pouco envolvenrtes
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
o livro é sobre uma história com elfos, anões e trolls. é isso.
Sim, eh isso, uma ótima definição. Mas não tem como não dizer q a Terra Média não se assemelhava com a Europa da época, nem q os personagens mostram a natureza humana.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Fritz_mkvl
Velho você afirmou categoricamente a alguns posts que SDA é só diversão. E um pouco mais afirma que é uma alegoria da Europa. Você se contradisse.
A intenção primária dele eh divertir. Ponto. Para divertir ele criou essa alegoria. Ponto. A alegoria não era o tema central, o tema central era a diversão. Mas essa diversão tem conteúdo. Ponto. Deu pra entender?
|
# ago/05
· votar
John Elf
cara o q vc diz pode fazer até algum sentido, mas na época cada um dos lados envolvidos achava q o outro era a Terra Negra e q o líder do lado oposto era Sauron.
é melhor nao procurar analogias, pq elas nao existem.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Fritz_mkvl
Entenda, ele qria escrever uma porra de um livro pra divertir. Pra isso ele precisava de um tema. E ele achou esse tema na Europa da época. Ou seja, em primeiro plano eh um livro pra divertir. Em segundo plano ele faz um paralelo com o mundo em que Tolkien vivia. Por isso o livro eh bom, o importante eh a história, a narrativa, o entretenimento. A alegoria estava em segundo plano.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/05
· votar
John Elf
Acho que você está vendo pelô em ovo. Se o próprio autor diz que não há analogia alguma como você afirma que há?
|
# ago/05
· votar
se vc entregasse o Senhor dos Anéis para um garoto da Hitlerjugend (se ele jah tivesse sido escrito na epoca), ele estaria convicto de q Stalin é o Senhor de Mordor. e q os aliados são os nazgul. e vice-versa.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
cara o q vc diz pode fazer até algum sentido, mas na época cada um dos lados envolvidos achava q o outro era a Terra Negra e q o líder do lado oposto era Sauron.
Sim, isso eh verdade, cada um veria de um jeito, mas Tolkien era anti-Hitler. Oq ele fez então? Criou um mundo em q um tirano (Sauron) com sede de poder tentava "dominar o mundo". Exatamente oq acontecia na Europa da época. Esse foi o tema, mas não era a parte primária do livro, pq a parte primária era a história, a narrativa, o entretenimento.
|
# ago/05
· votar
cara a história de Sauron é mais velha q o próprio partido nazista. nao havia como traçar esse paralelo. ele começou a escrever as primeiras baladas sobre a Terra-média ainda na I Guerra Mundial.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
A não ser que fosse realmente uma alegoria e Tolkien nãoo tenha revelado por medo de alguma forma de retaliação. Mas sinceramente eu não dou nenhum crédito a essa idéia. Creio que é uma obra fechada nela mesma.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Fritz_mkvl
Acho que você está vendo pelô em ovo. Se o próprio autor diz que não há analogia alguma como você afirma que há?
O autor disse isso por que o tema central não era a analogia, o tema central era a história.
Além disso pode até ser q essa analogia seja subconciente, por assim dizer. Talvez seja apenas influência q ele incorporou inconciente mente. Mas eu não acredito nisso.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
cara a história de Sauron é mais velha q o próprio partido nazista. nao havia como traçar esse paralelo. ele começou a escrever as primeiras baladas sobre a Terra-média ainda na I Guerra Mundial.
PELO Q EU LEMBRE ele começou a escrever O Hobbit no final da década de 20/começo da de 30.
Mas o caso eh: EXISTE SEMELHANÇA entre a Terra-Média e a Europa da época. Se ele quis ou não traçar o paralelo eu não sei, mas o caso eh q HÁ semelhança.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/05
· votar
|
# ago/05
· votar
John Elf
nao cara, ele começou a escrever os textos sobre a Terra-média nas trincheiras da I Guerra. isso se nao me engano está no mesmo prefácio do Senhor dos Anéis, q parece q ninguem aqui leu.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Vcs não estão entendendo oq qro dizer... A história realmente se sustenta por ela própria, não precisa entender a época em q foi escrita pra entender a história, E EH POR ISSO Q A OBRA EH BOA. Mas se vc parar e comparar o cenário da obra com o cenário em q o autor vivia vc vai ver q HÁ SEMELHANÇAS. Isso eh inegável.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
Eu admito, não li SDA.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Papa Urubento XVI
Eu li sim. Veja, pelo q eu li ele começou O Hobbit qdo era professor de redação. Um aluno entregou uma redação, e no verso não havia nada escrito. Então ele escreveu "em um buraco havia um Hobbit" e aí a coisa foi...
Mas isso não vem ao caso, o cenário da Europa na I GM tbém se assemelha com a Terra Média: um mundo se acabando em uma guerra por poder.
|
# ago/05
· votar
olha aí:
His battalion was moved to France in 1916, where Tolkien served as a communications officer during the Battle of the Somme, until he came down with trench fever on 27 October, and was moved back to England on 8 November. Many of his fellow servicemen, as well as several of his closest friends, were killed in the war. During his recovery in a cottage in Great Haywood, Staffordshire he began to work on what he called The Book of Lost Tales, beginning with The Fall of Gondolin.
http://en.wikipedia.org/wiki/Tolkien
a Terra-média é mais antiga q o partido nazista.
|
John Elf Veterano |
# ago/05
· votar
Volto a repetir: Vcs não estão entendendo oq qro dizer... A história realmente se sustenta por ela própria, não precisa entender a época em q foi escrita pra entender a história, E EH POR ISSO Q A OBRA EH BOA. Mas se vc parar e comparar o cenário da obra com o cenário em q o autor vivia vc vai ver q HÁ SEMELHANÇAS. Isso eh inegável.
|
# ago/05
· votar
John Elf
mas cara, a Terra-média JÁ existia antes do Hobbit.
a Terra-média já estava bem desenvolvida antes do conceito do Bilbo aparecer. ele foi colocado num mundo q já existia.
|