Vocês usam ou já usaram wah-wah no Teclado?

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# jul/05


Será que existe um pedal de teclado específico para wah-wah?
Pois eu fiz um teste usando o meu wah-wah de guitarra na saída do teclado.

Principalmente com os sons de clavi ficam muito bons..... mas gostaria de saber se existe mesmo esse pedal especifico.

E se vocês, caso utilizem, quais as aplicações que usam no teclado ?

Abraço!!!

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Nunca ví específico pra teclado, não. De guitarra funciona muito bem!
Eu uso de pedaleira. Não é a mesma coisa, mas dá pra bincar legal. =)
Usar com EPs é bem legal.
Clavi, nem se fala!

haniel cedraz
Veterano
# jul/05
· votar


Bico
kra eu tou querendo comprar uma pedaleira de guitarra pra colocar no teclado...vc sabe alguma boua que de certo?

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


haniel cedraz
Cara, na verdade a que eu uso é de baixo. Não comprei ela pra usar no teclado, não. Era pro meu baixo mesmo, mas gostei dos resultados no teclado e uso muito mais nele (mesmo pq, o meu é o PSR-520. Precisa de uma ajudinha externa pra melhorar os timbres, né.. hehe).

Agora... Depende do quais efeitos vc vai usar. Pq talvez, compense muito mais comprar pedais de efeitos separados, analógicos. Já q efeitos digitais constumam ser de qualidade inferior (apesar de q ultimamente, dizem q não estão devendo nada à qualidade dos analógicos)...

Vc pretende usar oq?

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Eu tenho impressão que o Jordan Rudes do Dream Theater usa wah-wah em alguns de seus solos de Leads. Eu acho que não tem um pedal específico para teclado, seria o de quitarra mesmo.
Eu só não uso porque o meu teclado tem um ótimo wah-wah que pode ser controlado em tempo real pelo joistik up. É muito louco fazer isto! E o efeito é perfeito e você pode configurar a intensidade da abertura e se quiser adiciona até um drive para ficar mais nervoso!
Sem propagandas, mas a Korg está de parabéns com os seus processadores de efeitos.!!!!! Muito completos!!! No meu são dois processadores independentes, imagine um OASYS com 12insert+2master com 185 diferentes efeitos! Caaarrraacccaaassss!!!!!!

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Massa..... legal q tem mais gente que usa....

Eu tenho uma Zoom 505 II além do pedal de Wah-wah.. mas a pedaleira não to usando no teclado não..... mas sabe que não é uma má ideia :D

Agora o wah-wah com clavi fica muito irado mesmo.

E pelo jeito é esse o lance né... ligar na saída do teclado né... como fazemos com a guitarra mesmo :D

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Usar pedaleira realmente não é má idéia, mas usar Zoom 505, talvez seje, hehe. Sério mesmo.

Não sei qual teclado vc tem, mas se for um teclado legal, com certeza os efeitos dele devem ser bem melhores q os da 505.

Eu só uso pedaleira pq meu teclado deixa a desejar. E a minha tb é Zoom, ehe. Mas é a BFX-708. Melhorzinha... E o mais legal dela, é o pedal de expressão. E uso tb um pedal de Turbo Overdrive da Boss.

Pretendo fazer um de trêmolo e um de volume nessa férias. =)

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


eu tenho dois.... um deles é o 520 como vc tb citou acima.... :D nele acho que vou fazer umas doideras com a pedaleira :D

Não sou louco de trocar os timbres do Juno-D pelos da pedaleira :D hehehe

mas é no Juno-D que ligo o wah-wah..... mas enquanto fica desligado o wah-wah, por mais que o sinal esteja passando pelo pedal, não sinto perda :D

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Aaah.. Então, vai fundo! Hehe!

mas enquanto fica desligado o wah-wah, por mais que o sinal esteja passando pelo pedal, não sinto perda :D

O famoso True by Pass. =)

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Eu não vejo motivo para usar pedaleira de guitarra no teclado!
Pelo menos no meu eu já liguei uma zoom e não faz nada de mais que os processadores de efeito do meu teclado faz.
Usar no PSR-520 talvez até seja...

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey
Pois foi oq eu disse...
O 520 tem os efeitos, mas dependendo, não dá pra usar alguns ao mesmo tempo ou muitos deles são bem mais limitados do q os de uma pedaleira. Aí q ela ajuda. =)
E o pedal de expressão acaba sendo muito útil tb!

O uso pedaleiras em teclados melhores, realmente não deve fazer diferença. Mas uns pedais analógicos, às vezes podem fazer diferença sim. Até mesmo em teclados mais legais. Principalmente de overdrive, distorções e por aí (pra quem usa)...

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Bico
Saquei :)

mano_a_mano
Veterano
# jul/05
· votar


Eu acho que dá para usar um desses pedais de Wah-Wah de guitarra, deve ser a mesma coisa... Se bem que, como o teclado é um instrumento stereo, aí seriam necessários dois... ou não?

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


mano_a_mano

vc tem razão.... eu ainda não tive esse problema pq ultimamente to usando o teclado em mono...

mas no stereo não sei se tem solução usando um wah-wah de guitarra. pq por mais que vc utilize saída estereo e cabo estereo, o wah-wah é mono e saída dele tb.... vai acabar ficando mono :D

o jeito é fazer igual ao metalkey q tem o efeito de wah-wah no teclado (para quem pode né) se não usa em mono mesmo :D

o meu teclado até tem efeito de wah-wah, mas acho que é no multi-efeito, aí não dá pra controlar em tempo real esse efeito.... eu acho né.. mas vou até ver (o dia q for tocar com o estéreo).

fernando tecladista
Veterano
# jul/05
· votar


eu tenho um roland d-20 que de efeitos internos tem só reverb e delay (e os delay fraquinhos) eu uso uma zoom 505-II mas não uso muito o wah-wah uso mais o flanger, o oitavador (para baixo) para dar mais peso em alguns leads, e os delays e as vezes um ou outro efeito

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


fernando tecladista

usar o wah-wah da zoom é uma bosta mesmo :D nem faça isso :D

o bom de usar wah-wah é em pedal de wah-wah mesmo, um especifico :D

na zoom eu tb uso o flanger, oitavador e um pouco de distorção para uns timbres de organ no 520 :D

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Na minha opnião, qualquer auto-wah é uma bosta. =)

E até q a 505 quebra um galho em relação à efeitos de ambiência, algumas modulações e tal. Agora... Distorções, não. Hehe!
Já é querer demais dela. =P

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Bico

Pra guitarra um timbre de distorção com brilho é difícil mesmo.

mas para organ, onde é apenas um pouquinho rola sim :D pelo menos eu acho que tá legal :D

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
É...
Se bem q, levando em consideração aquela distorção e o overdrive do 520... Heheh, até a 505 ganha! Mesmo pq, nela vc pode regular e tal.. No 520 é só um "liga e desliga". =P

Mas se for colocar um drive mais nervoso, ainda acho q não é uma boa solução, hehe!

Sobre wah-wah... Essa semana vou levar meu teclado na casa de um amigo guitarrista evou testar o Cry Baby dele no meu teclado, hehe. Sentir a diferença. =D

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


massa....... o meu eu esqueci o nome.... começa com S.......

mas é bem bom :d eu gosto bastante dele. além de fazer o wah, ele dá um brilho muito legal, q fica massa fazer o "sapinho" sabe?

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Hehe! Isso vc tirou de Chaves?
"O sapinho faz wah, wah-wah, waaah.."
=P

fernando tecladista
Veterano
# jul/05
· votar


uma vez eu precisava tocar aquela musica love theme que era abertura da novela celebridade, e a tal da noiva que tava casando queria igualzinho o cd, eu tinha um ritmo legal, mas não tinha o efeito do wah-wah no teclado que é o que chama atenção na guitarra da musica, neste zoom 505-II consegui jogar uma regulagem do efeito que trabalhava na mesma região e dinamica da guitarra do ritmo do meu teclado até que ficou bom, mas deu um trabalho enorme

SpyWebUSA
Veterano
# jul/05
· votar


Olha o Wah-Wah para a Guitarra funciona mesmo tipo para o teclado. Mas depende do tipo do pedal. O meu que eu tinha fazia direto, mas nao fica aquele negocio " nossa que maravilhoso" mas eh massinha

Uriah
Veterano
# jul/05
· votar


Wah Wah em teclado tive melhores experiencias com os modelos feitos pra contra-baixo, que abrangem uma maior frequencia sonora que os de guitarra (basicamente medios e agudos, cortando os graves).

Quanto ao famigerado auto-wah de teclado, tinha essa impressão de que não prestava também. Até ouvir dois em especial: o Nord Electro, e principalmente o PC2. Este último é absolutamente sensacional. Ouçam uma amostra de Clavinet com wah e overdrive dele aqui:

http://www.kurzweilmusicsystems.com/downloads.html?Id=1673

Na seção "Classic keys", timbre chamado Step Wah, número 5 dali.

Valeu, postem opiniões.

Pianist
Veterano
# jul/05
· votar


Bico
Pretendo fazer um de trêmolo e um de volume nessa férias. =)
Enssina ae como que você faz o pedal de volume e o de tremolo por favor...
Falae...

V. Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Já usei um monte de pedais no teclado. No final, acabei tirando tudo. Peguei do meu irmão, que toca guitarra. Testei alguns timbres.. mas eu não curti.
O efeito do teclado (Wah-Wah) é muito inferior ao pedal. Isso é.

Zara
Veterano
# jul/05
· votar


Ja usei muito wah wah no teclado, rolava muito em Prog Rock, Funk e Fusion. Só q o wah wah já era, e eu fiquei triste.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Galera, vcs aqui falando de processadores de efeito, e essa é uma perguntinha básica.

O que vcs acham dos efeitos que temos nos teclados em modo geral?
São bons? Posso abrir um tópico caso isso fuja do assunto aqui conversado.
Roland -
Korg -
Tamaha -
Kurzweil -

Pergunto isso, pq esses efeitos nunca foram tratados aqui, pelo menos eu nunca ouvi falar, se isso também é peso na hora de comprar um teclado?

Eu já usei um processador de efeito delay e distortion (organ) e me surpreendi com o resultado, parecia aquelas bandas que usam organ pesado com driver.

Agora wha wha eu sou apaixonado, principalmente em guitarra, porém cai bem em uma clavi, isso se for muito bem tocada e em E.piano funk. Vai depender da criatividade do músico

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Uriah
Primeiramente: Bem-vindo, usuário novo! =P

Quanto ao famigerado auto-wah de teclado, tinha essa impressão de que não prestava também. Até ouvir dois em especial: o Nord Electro, e principalmente o PC2. Este último é absolutamente sensacional. Ouçam uma amostra de Clavinet com wah e overdrive dele aqui:

Eu vou ouvir!
Falei q era uma bosta pq minhas referências são auto-wah de pedaleiras e de teclados mais toscos, hehe.

E sobre o wah-wah de baixo ser melhor, faz sentido mesmo...
Pedais, amplis e tal de contra-baixo dão melhores resultados em teclados do q os de guitarra.
Desconsiderando os específicos pra teclados, logicamente.

Pianist
Enssina ae como que você faz o pedal de volume e o de tremolo por favor...
Falae...

Cara, ainda vou pegar os projetos, mas não é difícil fazer esses pedais. Vc pode dar uma pesquisada aqui mesmo no Cifra Club, no fórum de pedais e pedaleiras, pricipalmente.
Têm vários sites explicando e tal.. O mais difícil, é encontrar os componentes necessários. O pedal de volume, o difícil vai ser fazer a carcaça, pq de resto é muito simples. Basicamente um potênciômetro só.
Quando eu terminar alguma coisa, eu posto aqui.

Zara
Seja bem-vinda, usuária velha!
hah! =)

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22

Eu uso muito delay do teclado..... e o Juno-D tem um processador muito bom, que dá pra configurar o tempo de repetição, intensidade da repetição, abertura de frequencia na repetição (tipo se vc quer que vá ficando com eco por exemplo ou abafado) e mais umas coisinhas.

O wah eu já não uso do teclado.. pq gosto de poder controlar o som com o pé, aí nesse caso o wah-wah de guitarra/baixo se encaixa muito bem.

Distorção eu uso do teclado mesmo para os organs, mas bem pouco.

Agora os que mais uso são Cutoff e Ressonance para os synths, que são em tempos reais, além do Decay tb (vibrato do timbre) q tb é em tempo real.... e fica muito legal ser usado e tb tem o Release, q nada mais é que o Sustain, q vc pode regular atraves de tempo real (não é melhor do que ter pedal, mas pra quem não tem ajuda e muito).

Fora isso existem os trocentos multi-effects q cada um usa do jeito que gosta né :D

no 520 tento fazer milagre com esses digital effects, pelo menos dá pra timbrar, nem que seja um pouquinho, os timbres que vem nele, dá até pra colocar uma distorção em organ se vc quiser :D, ...... aí vc precisa estar com pilhas no teclado, para que ele guarde todas essas alterações na memória :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vocês usam ou já usaram wah-wah no Teclado?